Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

O Chery Arrizo 2021 é uma família de sedãs da marca chinesa, que no Brasil é representada pelo Arrizo 5.


O modelo é um sedã médio que foi lançado há poucos anos na China e exportado para diversos países, inclusive o Chile.

Nascido como uma alternativa mais barata em relação ao Chery Arrizo 7, o Arrizo 5 2021 ganhou ainda uma evolução, o chamado Arrizo GX.

Além disso, o Chery Arrizo 5 2021 tem também uma variante elétrica lançada em 2019 na China.

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

Evolução do antigo Chery A5, que inclusive gerou um modelo posterior, o E5, o modelo da Chery chegou para fazer a diferença no segmento de médios.

Fabricado somente em Wuhu e Jacareí, respectivamente na China e no Brasil, o sedã ganhou uma atualização por aqui também.

Com motor 1.5 turbo flex, bem como câmbio CVT, o Chery Arrizo 5 é focado no conforto e na economia.

Chery Arrizo 2021 – detalhes

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O Chery Arrizo é um projeto da montadora de Wuhu, província de Anhui, na região centro-leste da China. Ele surgiu como uma alternativa mais em conta para substituir o antigo A5 – existia um no Campo de Provas da GM em Indaiatuba – e ao seu sucessor, o E5.

Maior que o extinto Cielo (Chery A3), o Arrizo logo foi renomeado como Arrizo 5 por conta de seus dois irmãos. Estes são o compacto Arrizo 3 e o maior, mas ainda médio, Chery Arrizo 7.

Arrizo 5

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Com design moderno, o Chery Arrizo 5 logo chamou atenção por suas linhas sofisticadas, tendo sido apresentado como conceito em 2014. Essa proposta de estilo foi vista pelos brasileiros no Salão do Automóvel de 2014, o último no Anhembi, em São Paulo.

Na China, ele andava camuflado e apresentava o mesmo painel do Celer, que era menor e mais barato. Naquela época, o projeto ainda estava longe do lançamento, que ocorreu na China em novembro de 2015.

Rapidamente, o Chery Arrizo 5 chamou atenção por suas linhas definitivas e interior mais sofisticado que o do Celer. No exterior, como sua proposta era a de ser um sedã barato, a Chery decidiu equipa-lo apenas com motor 1.5 16V aspirado de baixa potência.

Também vinha com transmissão CVT para reduzir consumo e oferecer conforto. Mesmo sendo considerado um sedã médio, tinha equipamentos e mecânica de sedã compacto.

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

Ainda assim, nunca foi um carro pelado ou extremamente simplificado.

Com bom espaço interno e porta-malas condizente com a proposta, o Chery Arrizo 5 entra num segmento forte na China. De olho no mercado exterior, a Chery também se preparava para colocar o Arrizo 5 em outras regiões, especialmente no mercado brasileiro.

Médio com proposta de compacto

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O Chery Arrizo 5 começou sua jornada no exterior em países como o Chile, mas mantendo o conjunto motriz igual ao da China. Com 4,572 m de comprimento, 1,825 m de largura, 1,482 m de altura e 2,670 m de entre eixos, o Chery Arrizo 5 é um médio.

Ele chama atenção por seus faróis grandes e dotados de projetores, além de assinatura em LED numa máscara de fundo preto. A grade hexagonal com friso cromado e logotipo da Chery (novo) é bem equilibrada.

O para-choque tem linhas fluidas e conta com luzes diurnas em LED, dependendo da versão na China, contendo ainda grade inferior e molduras estilizadas. Na China, ele ainda ostenta frisos cromados nas laterais do protetor, que aqui foi modificado.

Com teto curvado e porta-malas curto, o Chery Arrizo 5 tem visual agradável, com lanternas parcialmente em LED. A tampa do bagageiro é envolvente e esconde um compartimento com 430 litros, menos que os compactos, mas suficiente.

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Na coluna C, o sedã apresenta ainda moldura que imita vigia. Os retrovisores são grandes. O para-choque traseiro é bem liso e incorpora a luz de ré, bem como a de neblina no lugar onde geralmente vão os refletores.

Por dentro, o Chery Arrizo 5 tem um painel ainda inspirado no Celer, mas com difusores de ar e console central melhor delineados. A multimídia tem tela sensível ao toque e aplicativos dedicados, enquanto o cluster é analógico e dotado de visual simples.

O acabamento com muitos materiais plásticos duros denúncia sua proposta de acesso. Os comandos do ar condicionado, assim como do volante são interessantes, apesar do aspecto deste último ser muito simples.

Ainda assim, a Chery se preocupou com detalhes como amortecimento da tampa do porta-luvas, por exemplo. Os bancos confortáveis possuem acabamento em tecido ou couro, sendo que na China tem até opção de biton, mas de gosto duvidoso.

Por lá, até opção de teto solar elétrico ele tinha. Conforme o tempo foi passando, o Chery Arrizo 5 ganhou melhoramentos.

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

A versão EX surgiu na China em 2016 e revelou o visual que seria oferecido no Brasil. Nesse caso, essa versão mais completa, tinha para-choque redesenhado com barra metalizada iluminada por LEDs e vincos mais acentuados. Isso conferia ao carro um aspecto melhor.

O modelo tinha ainda cromados na tampa do bagageiro e no para-choque traseiro. Entretanto, havia uma diferença: o interior tinha um painel bem mais sofisticado. O conjunto tinha acabamento central com pintura brilhante e difusores de ar contínuos.

A multimídia tem tela bem maior e integrada ao desenho, que ainda traz cluster analógico, mas renovado. Com botão de partida, o Chery Arrizo 5 EX surgiu com um novo volante, muito melhor visualmente.

O destaque mesmo fica para o ar condicionado automático com comandos sensíveis ao toque, lembrando o Range Rover Velar, mas sem display. O túnel central também é mais moderno que no Chery Arrizo 5 brasileiro.

O painel é muito parecido com o do Chery Arrizo GX, uma evolução mais cara do sedã vendido aqui. Ainda assim, o sedã tinha motor fraco e logo a Chery adicionou mais uma versão na China.

Em 2017, surgiu o Chery Arrizo 5 Sport. Este dispõe de spoilers dianteiros e traseiros, assim como saias laterais estilizadas.

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

Além das rodas mais agressivas, o modelo tem como diferencial o motor. Antes dessa versão, o Chery Arrizo 5 era vendido apenas com motor Acteco 1.5 16V de meros 115 cavalos, sendo apenas um pouco mais potente que o do Celer.

Essa variante de motor foi mostrada no Brasil em 2016, mas deixou claro para a Chery que não vingaria. No caso do Chery Arrizo 5 Sport, o motor era 1.5 Turbo (sem injeção direta) com 152 cavalos na versão manual e 147 cavalos na CVT.

Esse conjunto era exatamente o que se esperava do modelo em mercados como o do Brasil. Antes de chegar aqui, o sedã ainda viu nascer a primeira versão elétrica, que falaremos mais abaixo.

Recentemente surgiu uma atualização dessa, com interior da versão EX.

Chery Arrizo – produção no Brasil

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Em 2017, a Chery entrou em crise e precisava alterar seus planos internos e globais. Vendendo 25% da Qoros, ela decidiu se concentrar em uma gama reduzida de produtos e mais direcionada.

Com sua única operação fabril fora da China no Brasil, ela decidiu vender seu controle para outra empresa. Essa acabou sendo o grupo CAOA, experiente nas marcas Hyundai e Subaru por aqui.

A aposta foi mais que acertada, pois, com marketing mais eficiente e rede instalada, a CAOA poderia reverter o quadro ruim da Chery no Brasil.

Um dos primeiros produtos considerados foi o Chery Arrizo 5. Junto com ele, a CAOA atualizou o crossover Tiggo 2 e nacionalizou os mais sofisticados Tiggo 5x e Tiggo 7.

No caso do sedã médio, ele foi o primeiro da marca com motorização turbo flex no Brasil.

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

Com produção em Jacareí-SP, a agora Caoa Chery – nome da nova empresa com controle acionário nacional – atualizou o produto. O Chery Arrizo 5 nacional assumiu o visual da versão EX na China, porém, manteve o painel antigo.

Talvez por uma questão de marketing, já que o carro é o mesmo, a CAOA divulga o tamanho do carro como sendo de 4,532 m e não 4,572 m. O mesmo em relação ao entre eixos, que é de 2,650 m aqui.

Também se alterou a largura para 1,814 m e a altura para 1,487 m, justificável, devido a calibragem para nossas vias. A intenção deve ser proposital por causa do Chery Arrizo GX, já confirmado para produção nacional.

Feito sobre a plataforma denominada M1X, o sedã compartilha a mesma estrutura com o Arrizo GX e o Arrizo 7. Ele era oferecido aqui nas versões RT, RXS e RTS, mas perdeu as opções de entrada e topo de linha devido às vendas fracas.

Ele mantém o mesmo padrão visual e de acabamento visto na China, inclusive com couro de dupla costura vermelha. Na versão RTS, tinha sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e teto solar elétrico.

Por dentro, o sedã vem com direção elétrica, ar condicionado, bancos em couro, multimídia com tela de 7 polegadas, espelhamento para aparelhos Android e iOS. Com revestimentos e guarnições em preto, o ambiente do Chery Arrizo 5 fica mais sóbrio.

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

Dotado de controle de cruzeiro, o sedã tem ainda vinha com seis airbags na versão RTS 2021, além de controles de tração e estabilidade. Estes dois últimos eram itens de série desde a RT. Também vem de fábrica discos nas quatro rodas, sensor crepuscular e monitoramento de pressão dos pneus.

Na atualização da Caoa Chery, o banco traseiro passa a ter três apoios de cabeça, além do cinto de três pontos (já existente na China) e Isofix. Além do bom conteúdo, o Chery Arrizo 5 brasileiro vem com motorização exclusiva.

Herdado da versão Sport, o motor 1.5 16V Turbo da Acteco tem tecnologia flex com 147 cavalos na gasolina e 150 cavalos no etanol. Essa potência é conseguida a 5.500 rpm. Aos 1.750 rpm, aparecem os 21,4 kgfm nos dois combustíveis. Para um motor turbo, o torque é baixo e obtido em rotação muito alta, como se fosse 1.8 ou 2.0 aspirado.

Ele é equipado com transmissão CVT com simulação de nove marchas e mudanças manuais na alavanca, bem como modo Inverno e Low (relação curta para ladeiras íngremes). Para a linha 2021, essa transmissão recebeu uma atualização no software, novo conversor de torque e bomba de óleo de dupla ação.

Versão elétrica

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

Em novembro de 2018, a Caoa Chery exibiu no Salão do Automóvel 2018 uma série de modelos elétricos. O objetivo era exibir possíveis propostas de carros elétricos e oferecer experimentação do público presente na mostra paulistana.

Um dos modelos exibidos era o Chery Arrixo 5e. A versão elétrica do sedã chinês tem visual exterior igual ao modelo flex feito em Jacareí-SP. Como ainda é um produto feito na China, o modelo exibido tem as mesmas características, diferindo apenas no estilo das rodas de liga leve aro 17 polegadas.

Diferentemente de outras propostas, envolvendo versões elétricas, o Arrizo 5e optou pela discrição. No entanto, o diferencial maior está no interior. Em realidade no acionamento de marcha. Este é um botão giratório com as posições “D”, “N” e “R”.

Mantendo o freio de estacionamento manual, é o único item diferenciado visível no habitáculo do Arrizo 5e. O painel do sedã elétrico é o mesmo da versão com motor a combustão e tinha até o conta-giros no modelo 2017. Porém, este marcava até incríveis 14.000 rpm!

Isso não importa muito, já que potência e torque são oferecidos instantaneamente.

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

Agora, o modelo mais recente na China tem cluster digital com nível de carga e eficiência energética. Além disso, o display da multimídia vertical de 10,4 polegadas, que eliminou os comandos originais do ar condicionado. Este, por sua vez, tem painel redesenhado mais abaixo.

Nessa central de entretenimento, todos os dados referentes ao sistema elétrico e propulsão são apresentados em grafismos interessantes. Ela apresenta informações sobre estado da bateria, tempo de recarga e autonomia, entre outros. Essas foram as mudanças do Chery Arrizo 5e de 2017 para 2019.

Sob o capô, o modelo tem um motor elétrico de 123 cavalos e 28,1 kgfm, ambos a partir de 0 rpm. Equipado com baterias de lítio, o sedã tem autonomia de 410 km no ciclo WLTP, o que significa pouco mais de 300 km na vida real.

Posicionadas sob o assoalho, elas não interferem no espaço interno e nem no porta-malas. O tempo de recarga lenta em tomada de 220V é de oito horas, mas se feita carga rápida em estação de alta potência, 80% do nível é completado em apenas 30 minutos.

O Chery Arrizo 5e vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos e tem máxima limitada em 152 km/h. Na estratégia da Caoa Chery, o Arrizo 5e chegou em setembro de 2019 com um preço que assustou: R$ 159.900.

Ele manteve a suspensão traseira por eixo de torção, mas ganhou freio de estacionamento eletrônico. Na produção nacional, as baterias e outros componentes elétricos serão importados da China, mas o motor pode ser nacionalizado, o que reduzirá seu custo.

A Caoa Chery ainda espera lançar uma versão elétrica do Tiggo 2 e quem sabe os subcompactos eQ1 e eQ, este último uma versão elétrica do QQ.

Chery Arrizo 2021 – novidades

No fim do primeiro trimestre de 2021, a Chery percebeu que não adiantaria manter o Arrizo 5 com tantas versões se suas vendas estavam diminuindo a cada mês. Com isso, decidiu manter apenas a intermediária RXS.

Isso significa que o modelo vai concentrar suas vendas numa versão mais equipada e sem opcionais. Por outro lado, ele deixa de oferecer seis airbags (mantendo apenas dois), bancos em couro e teto solar elétrico.

O preço também ficou mais salgado, ultrapassando o que era pedido pela antiga versão topo de linha e que vinha com os itens citados acima.

Veja as novidades anteriores:

A principal novidade do Chery Arrizo 5 2021 foi a chegada do câmbio CVT, que simula 9 marchas. Essa foi uma excelente notícia para os interessados no modelo, que ficou mais atualizado frente a seus concorrentes.

Junto ao novo câmbio continua o mesmo motor 1.5 turboflex de até 150 cv e 21,4 kgfm de torque (que antes era de 19,4 kgfm). O câmbio subiu de 7 para 9 marchas simuladas e ainda ganhou outras melhorias, como um novo software, bomba de óleo de dupla ação e novo conversor de torque.

A lista de equipamentos também ficou mais recheada, tendo agora novos itens de série como assistente de partida em rampas, nova tela no painel de instrumentos e freio de estacionamento eletrônico. A versão RT passa a dispor de novas rodas de 17 polegadas. O visual continua o mesmo.

Chery Arrizo 2021 – versões

Confira abaixo a única versão disponível no Brasil na gama do Chery Arrizo 5 2021:

  • Chery Arrizo 5 RXS 1.5 Turbo 2021

Cores disponíveis: Preto e Branco (sólidas), Prata e Cinza (metálicas) e Branco (perolizada).

Chery Arrizo 2021 – equipamentos

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

Chery Arrizo 5 RXS 1.5 Turbo 2021

ITENS DE SÉRIE: Luz diurna de rodagem, faróis com guia de LED, acendimento automático e ajuste elétrico de altura, lanternas de LED com neblina, airbag duplo, controles de tração e estabilidade, freio a disco nas 4 rodas, indicador de pressão e temperatura dos pneus, Isofix, alarme, bancos em tecido, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, câmera de ré, volante multifuncional, direção elétrica, piloto automático, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampas, volante com regulagem de altura, partida por botão, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, Bluetooth e USB, computador de bordo, moldura cromada nos vidros, rodas de 17 polegadas, central multimídia com Android Auto e Apple Carplay, entre outros.

Chery Arrizo 2021 – preços

Chery Arrizo 5 2021: preço, versões, motor, consumo, detalhes

Veja o preço da atual linha do Chery Arrizo 5 2021 no mercado brasileiro:

  • Chery Arrizo 5 RXS 1.5 Turbo 2021 – R$ 90.490

O preço atual do Chery Arrizo 5 2021 é bem mais alto do que em seu lançamento no Brasil, o que pode jogar contra um modelo chinês que precisa de muito para convencer no segmento em que atua.

Antes de perder sua versão de entrada, ela sofreu aumento e ficou perto dos R$ 80 mil. A diferença para as outras configurações não era tão grande, sendo necessário cerca de R$ 9 mil para pular para a versão mais completa. Como todas tem o mesmo motor, isso era uma opção interessante.

Por outro lado, a diferença de equipamentos entre essas três versões não é tão grande. Os únicos itens que realmente fazem alguma diferença são as rodas maiores (que pulam de 16 para 17 polegadas), a central multimídia com Android Auto e Apple Carplay (a versão mais barata tem apenas o espelhamento) e os seis airbags, um item de segurança importante, mas que só aparece na versão mais cara.

Além disso, o teto solar era outro item que apenas o Arrizo 5 2021 top de linha oferecia.

Entre os principais concorrentes do modelo chinês estão o Toyota Yaris, que fica entre R$ 84.390 e R$ 102.590 e sempre tem motor 1.5 aspirado de 110 cv, o Volkswagen Virtus, que tem uma linha maior, motorização turbo e preços entre R$ 83.120 e R$ 109.740 (sem contar a versão GTS) e o Fiat Cronos, que conta com propulsor 1.3 ou 1.8 e valores entre R$ 71.390 e R$ 95.290.

Chery Arrizo 2021 – motor

O motor usado pelo Chery Arrizo 5 2021 é sempre o 1.5 VVT Turbo iFlex de 147 cv na gasolina e 150 cv no etanol, a 5.500 rotações por minuto. O torque é sempre de 21,4 kgfm, um pouco melhor que os anteriores 19,4 kgfm, disponíveis a partir de 4.000 rpm.

Esse motor tem instalação dianteira e disposição transversal, com 4 cilindros em linha, turbocompressor, injeção multiponto e duplo comando de válvulas no cabeçote.

O câmbio CVT também foi renovado na última atualização do Arrizo 5 2021, pulando de sete para nove marchas simuladas. Isso ajudou a melhorar o desempenho, já que agora o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, chegando aos 190 km/h de velocidade máxima.

Para efeito de comparação com os rivais citados acima, o Toyota Yaris faz o mesmo em 12 segundos (com máxima de 186 km/h), enquanto o Fiat Cronos tem o mesmo tempo de 9,9 segundos com seu motor 1.8 e o câmbio automático (a máxima é de 196 km/h).

Você talvez imagine que quem oferece algo melhor, por também se beneficiar da motorização turbo, é o Volkswagen Virtus. Mas o modelo com motor 1.0 TSI chega aos 100 km/h também em 9,9 segundos, e tem uma velocidade máxima de 194 km/h. A versão GTS, que tem motor 1.4 TSI, diminui essa aceleração para 8,7 segundos e tem máxima de 210 km/h.

Chery Arrizo 2021 – consumo

Depois da atualização no câmbio CVT, a Caoa Chery divulgou que o Arrizo 5 2021 estaria 11% mais econômico. Suas médias urbanas, conforme os testes do Inmetro, apontam para médias de 7,6 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina.

Já nos trechos rodoviários, o sedã chinês tem um consumo de 9,6 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina, o que representa médias aceitáveis dentro do que o segmento oferece.

Voltando à comparação com o trio Yaris, Cronos e Virtus, vemos que ninguém se destaca em todos os aspectos.

O modelo da Toyota faz 9 km/l (A) e 13 km/l (G) na cidade e 10,6 km/l (A) e 14,5 km/l (G) na estrada. Já o Cronos com motor 1.8 e câmbio automático tem médias de 6,7 km/l (A) e 9,8 km/l (G) em trechos urbanos e 9,3 km/l (A) e 13,2 km/l (G) na estrada.

Finalmente, o Virtus 1.0 TSI faz 7,8/11,2 km/l na cidade e 10,2/14,6 km/l na estrada, respectivamente.

Chery Arrizo 2021 – manutenção e revisão

A manutenção do Chery Arrizo 5 2021 deve ser feita a cada 10.000 km ou 12 meses, conforme a marca determina, para que se continue com a garantia oferecida, que é de 5 anos com quilometragem ilimitada.

O valor total até os 60.000 km é de R$ 4.408,93, dentro do que a concorrência cobra. A única parada que assusta um pouco é a de 40.000 km, que custa mais de R$ 1 mil.

Confira abaixo os valores, que sempre podem ser divididos em 3 vezes:

  • 10.000 km – R$ 529,02
  • 20.000 km – R$ 646,35
  • 30.000 km – R$ 529,02
  • 40.000 km – R$ 1.264,14
  • 50.000 km – R$ 529,02
  • 60.000 km – R$ 911,38

Chery Arrizo 2021 – ficha técnica

Motor

1.5 Turbo

Tipo

Dianteiro, Transversal e TurboFlex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.499

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima 

147/150 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo 

21,4 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

CVT de 9 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteiros) e disco sólido (traseiros)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente do tipo McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga leve de 17 polegadas

Pneus

205/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.532

Largura (mm)

1.814

Altura (mm)

1.487

Distância entre os eixos (mm)

2.650

Capacidades

Porta-malas (litros)

430

Tanque (litros)

48

Carga útil (kg)

391

Peso em ordem de marcha (kg)

1.356

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

Chery Arrizo 2021 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.