Chery Matérias NA Sedãs

Chery Arrizo: versões, motor, equipamento, consumo, mercado, detalhes

Chery Arrizo: versões, motor, equipamento, consumo, mercado, detalhes

O Chery Arrizo é uma família de sedãs da marca chinesa, que no Brasil é representada pelo Arrizo 5.


O modelo é um sedã médio que foi lançado há poucos anos na China e exportado para diversos países, inclusive o Chile.

Nascido como uma alternativa mais barata em relação ao Chery Arrizo 7, o Arrizo 5 ganhou ainda uma evolução, o chamado Arrizo GX.

Além disso, o Chery Arrizo 5 tem também uma variante elétrica lançada em 2019 na China.

Chery Arrizo: versões, motor, equipamento, consumo, mercado, detalhes

Evolução do antigo Chery A5, que inclusive gerou um modelo posterior, o E5, o modelo da Chery chegou para fazer a diferença no segmento de médios.

Fabricado somente em Wuhu e Jacareí, respectivamente na China e no Brasil, o sedã ganhou uma atualização por aqui também.

Com motor 1.5 turbo flex, bem como câmbio CVT, o Chery Arrizo 5 é focado no conforto e na economia.

Chery Arrizo

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O Chery Arrizo é um projeto da montadora de Wuhu, província de Anhui, na região centro-leste da China.

Surgiu como uma alternativa mais em conta para substituir o antigo A5 – existia um no Campo de Provas da GM em Indaiatuba – e ao seu sucessor, o E5.

Maior que o extinto Cielo (Chery A3), o Arrizo logo foi renomeado como Arrizo 5 por conta de seus dois irmãos.

Estes são o compacto Arrizo 3 e o maior, mas ainda médio, Chery Arrizo 7.

Arrizo 5

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Com design moderno, o Chery Arrizo 5 logo chamou atenção por suas linhas sofisticadas, tendo sido apresentado como conceito em 2014.

Essa proposta de estilo foi vista pelos brasileiros no Salão do Automóvel de 2014, o último no Anhembi, em São Paulo.

Na China, ele andava camuflado e apresentava o mesmo painel do Celer, que era menor e mais barato.

Naquela época, o projeto ainda estava longe do lançamento, que ocorreu na China em novembro de 2015.

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Rapidamente, o Chery Arrizo 5 chamou atenção por suas linhas definitivas e interior mais sofisticado que o do Celer.

No exterior, como sua proposta era a de ser um sedã barato, a Chery decidiu equipa-lo apenas com motor 1.5 16V aspirado de baixa potência.

Também vinha com transmissão CVT para reduzir consumo e oferecer conforto.

Mesmo sendo considerado um sedã médio, tinha equipamentos e mecânica de sedã compacto.

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Ainda assim, nunca foi um carro pelado ou extremamente simplificado.

Com bom espaço interno e porta-malas condizente com a proposta, o Chery Arrizo 5 entra num segmento forte na China.

De olho no mercado exterior, a Chery também se preparava para colocar o Arrizo 5 em outras regiões, especialmente no mercado brasileiro.

Médio com proposta de compacto

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O Chery Arrizo 5 começou sua jornada no exterior em países como o Chile, mas mantendo o conjunto motriz igual ao da China.

Com 4,572 m de comprimento, 1,825 m de largura, 1,482 m de altura e 2,670 m de entre eixos, o Chery Arrizo 5 é um médio.

Ele chama atenção por seus faróis grandes e dotados de projetores, além de assinatura em LED numa máscara de fundo preto.

A grade hexagonal com friso cromado e logotipo da Chery (novo) é bem equilibrada.

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O para-choque tem linhas fluidas e conta com luzes diurnas em LED, dependendo da versão na China, contendo ainda grade inferior e molduras estilizadas.

Na China, ele ainda ostenta frisos cromados nas laterais do protetor, que aqui foi modificado.

Com teto curvado e porta-malas curto, o Chery Arrizo 5 tem visual agradável, com lanternas parcialmente em LED.

A tampa do bagageiro é envolvente e esconde um compartimento com 430 litros, menos que os compactos, mas suficiente.

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Na coluna C, o sedã apresenta ainda moldura que imita vigia. Os retrovisores são grandes.

O para-choque traseiro é bem liso e incorpora a luz de ré, bem como a de neblina no lugar onde geralmente vão os refletores.

Por dentro, o Chery Arrizo 5 tem um painel ainda inspirado no Celer, mas com difusores de ar e console central melhor delineados.

A multimídia tem tela sensível ao toque e aplicativos dedicados, enquanto o cluster é analógico e dotado de visual simples.

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O acabamento com muitos materiais plásticos duros denúncia sua proposta de acesso.

Os comandos do ar condicionado, assim como do volante são interessantes, apesar do aspecto deste último ser muito simples.

Ainda assim, a Chery se preocupou com detalhes como amortecimento da tampa do porta-luvas, por exemplo.

Os bancos confortáveis possuem acabamento em tecido ou couro, sendo que na China tem até opção de biton, mas de gosto duvidoso.

Por lá, até opção de teto solar elétrico ele tinha.

Conforme o tempo foi passando, o Chery Arrizo 5 ganhou melhoramentos.

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A versão EX surgiu na China em 2016 e revelou o visual que seria oferecido no Brasil.

Nesse caso, essa versão mais completa, tinha para-choque redesenhado com barra metalizada iluminada por LEDs e vincos mais acentuados.

Isso conferia ao carro um aspecto melhor.

O modelo tinha ainda cromados na tampa do bagageiro e no para-choque traseiro.

Entretanto, havia uma diferença: o interior tinha um painel bem mais sofisticado.

O conjunto tinha acabamento central com pintura brilhante e difusores de ar contínuos.

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A multimídia tem tela bem maior e integrada ao desenho, que ainda traz cluster analógico, mas renovado.

Com botão de partida, o Chery Arrizo 5 EX surgiu com um novo volante, muito melhor visualmente.

O destaque mesmo fica para o ar condicionado automático com comandos sensíveis ao toque, lembrando o Range Rover Velar, mas sem display.

O túnel central também é mais moderno que no Chery Arrizo 5 brasileiro.

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O painel é muito parecido com o do Chery Arrizo GX, uma evolução mais cara do sedã vendido aqui.

Ainda assim, o sedã tinha motor fraco e logo a Chery adicionou mais uma versão na China.

Em 2017, surgiu o Chery Arrizo 5 Sport.

Este dispõe de spoilers dianteiros e traseiros, assim como saias laterais estilizadas.

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Além das rodas mais agressivas, o modelo tem como diferencial o motor.

Antes dessa versão, o Chery Arrizo 5 era vendido apenas com motor Acteco 1.5 16V de meros 115 cavalos, sendo apenas um pouco mais potente que o do Celer.

Essa variante de motor foi mostrada no Brasil em 2016, mas deixou claro para a Chery que não vingaria.

No caso do Chery Arrizo 5 Sport, o motor era 1.5 Turbo (sem injeção direta) com 152 cavalos na versão manual e 147 cavalos na CVT.

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Esse conjunto era exatamente o que se esperava do modelo em mercados como o do Brasil.

Antes de chegar aqui, o sedã ainda viu nascer a primeira versão elétrica, que falaremos mais abaixo.

Recentemente surgiu uma atualização dessa, com interior da versão EX.

Chery Arrizo – produção no Brasil

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Em 2017, a Chery entrou em crise e precisava alterar seus planos internos e globais.

Vendendo 25% da Qoros, ela decidiu se concentrar em uma gama reduzida de produtos e mais direcionada.

Com sua única operação fabril fora da China no Brasil, ela decidiu vender seu controle para outra empresa.

Essa acabou sendo o grupo CAOA, experiente nas marcas Hyundai e Subaru por aqui.

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A aposta foi mais que acertada, pois, com marketing mais eficiente e rede instalada, a CAOA poderia reverter o quadro ruim da Chery no Brasil.

Um dos primeiros produtos considerados foi o Chery Arrizo 5.

Junto com ele, a CAOA atualizou o crossover Tiggo 2 e nacionalizou os mais sofisticados Tiggo 5x e Tiggo 7.

No caso do sedã médio, ele foi o primeiro da marca com motorização turbo flex no Brasil.

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Com produção em Jacareí-SP, a agora Caoa Chery – nome da nova empresa com controle acionário nacional – atualizou o produto.

O Chery Arrizo 5 nacional assumiu o visual da versão EX na China, porém, manteve o painel antigo.

Talvez por uma questão de marketing, já que o carro é o mesmo, a CAOA divulga o tamanho do carro como sendo de 4,532 m e não 4,572 m.

O mesmo em relação ao entre eixos, que é de 2,650 m aqui.

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Também se alterou a largura para 1,814 m e a altura para 1,487 m, justificável, devido a calibragem para nossas vias.

A intenção deve ser proposital por causa do Chery Arrizo GX, já confirmado para produção nacional.

Feito sobre a plataforma denominada M1X, o sedã compartilha a mesma estrutura com o Arrizo GX e o Arrizo 7.

Oferecido aqui nas versões RT e RTS, ambas 2021, (além da RXT, que só aparece como modelo 2020), o Chery Arrizo 5 só difere do chinês por suas rodas de liga leve aro 17 polegadas, cujo desenho é exclusivo do Brasil.

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Ele mantém o mesmo padrão visual e de acabamento visto na China, inclusive com couro de dupla costura vermelha.

Na versão RTS, dispõe de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e teto solar elétrico.

Por dentro, o sedã vem com direção elétrica, ar condicionado, bancos em couro, multimídia com tela de 7 polegadas, espelhamento para aparelhos Android e iOS.

Com revestimentos e guarnições em preto, o ambiente do Chery Arrizo 5 fica mais sóbrio.

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Dotado de controle de cruzeiro, o sedã tem ainda seis airbags nas versões RXT 2020 e RTS 2021, além de controles de tração e estabilidade. Estes são itens de série desde a RT.

Também vem de fábrica discos nas quatro rodas, sensor crepuscular e monitoramento de pressão dos pneus.

Na atualização da Caoa Chery, o banco traseiro passa a ter três apoios de cabeça, além do cinto de três pontos (já existente na China) e Isofix.

Além do bom conteúdo, o Chery Arrizo 5 brasileiro vem com motorização exclusiva.

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Herdado da versão Sport, o motor 1.5 16V Turbo da Acteco tem tecnologia flex com 147 cavalos na gasolina e 150 cavalos no etanol.

Essa potência é conseguida a 5.500 rpm. Aos 1.750 rpm, aparecem os 21,4 kgfm nos dois combustíveis.

Para um motor turbo, o torque é baixo e obtido em rotação muito alta, como se fosse 1.8 ou 2.0 aspirado.

Ele é equipado com transmissão CVT com simulação de nove marchas e mudanças manuais na alavanca, bem como modo Inverno e Low (relação curta para ladeiras íngremes).

Para a linha 2021, essa transmissão recebeu uma atualização no software, novo conversor de torque e bomba de óleo de dupla ação.

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Com esse conjunto, o Chery Arrizo 5 1.5 Turbo Flex CVT vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tem máxima de 190 km/h.

O consumo é de 7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, ambos com etanol.

Na gasolina, o Chery faz 11 km/l no ciclo urbano e 12,9 km/l no rodoviário.

O tanque de combustível tem somente 48 litros.

O Chery Arrizo 5 tem suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção.

Mercado do Arrizo

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O Chery Arrizo 5 tem preço sugerido de R$ 76.490 na versão RT e R$ 85.690 na RTS. A versão RXT 2020 custa R$ 77.590.

Estes valores são bem competitivos, já que geralmente são vistos nos sedãs compactos.

Isso também cumpre a missão original do sedã na China, deixando espaço para um sedã maior e mais caro.

Apesar de tudo isso, o Arrizo 5 ainda não decolou em vendas, emplacando 2.404 unidades em 2019 e apenas 576 no acumulado de janeiro a julho de 2020.

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Entre os compactos, ele foi o último em 2019 e fica à frente apenas do Chevrolet Cobalt em 2020.

Já relacionado com os sedãs médios, ocuparia a oitava posição no ano passado e a nova nesse ano.

As vendas tímidas não parecem ter relação com os preços, muito menos com o marketing agressivo da CAOA.

O motivo provável é o crescimento dos SUVs e crossovers, com queda expressiva dos sedãs médios.

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Em 2019, o Tiggo 2 vendeu 6.250 exemplares, enquanto o mais caro Tiggo 5x emplacou 7.971 unidades.

Em 2020, a dupla emplacou até julho 2.467 e 4.515 unidades, respectivamente.

Já o Tiggo 7 vendeu 2.174 carros em 2019 e 1.151 unidades em 2020.

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Com média mensal menor que este, o Chery Arrizo 5 pode ainda perder a posição e virar lanterna da marca em suas vendas de 2020.

Para o futuro do modelo, a saída será apostar no GX – que é essencialmente o mesmo carro – e na versão elétrica Arrizo 5e.

A Caoa Chery já mostrou e fez o público do Salão do Automóvel andar nele em novembro de 2018.

Versão elétrica

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Em novembro de 2018, a Caoa Chery exibiu no Salão do Automóvel 2018 uma série de modelos elétricos.

O objetivo era exibir possíveis propostas de carros elétricos e oferecer experimentação do público presente na mostra paulistana.

Um dos modelos exibidos era o Chery Arrixo 5e.

A versão elétrica do sedã chinês tem visual exterior igual ao modelo flex feito em Jacareí-SP.

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Como ainda é um produto feito na China, o modelo exibido tem as mesmas características, diferindo apenas no estilo das rodas de liga leve aro 17 polegadas.

Diferentemente de outras propostas, envolvendo versões elétricas, o Arrizo 5e optou pela discrição.

No entanto, o diferencial maior está no interior.

Em realidade no acionamento de marcha. Este é um botão giratório com as posições “D”, “N” e “R”.

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Mantendo o freio de estacionamento manual, é o único item diferenciado visível no habitáculo do Arrizo 5e.

O painel do sedã elétrico é o mesmo da versão com motor a combustão e tinha até o conta-giros no modelo 2017.

Porém, este marcava até incríveis 14.000 rpm!

Isso não importa muito, já que potência e torque são oferecidos instantaneamente.

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Agora, o modelo mais recente na China tem cluster digital com nível de carga e eficiência energética.

Além disso, o display da multimídia vertical de 10,4 polegadas, que eliminou os comandos originais do ar condicionado.

Este, por sua vez, tem painel redesenhado mais abaixo.

Nessa central de entretenimento, todos os dados referentes ao sistema elétrico e propulsão são apresentados em grafismos interessantes.

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Ela apresenta informações sobre estado da bateria, tempo de recarga e autonomia, entre outros.

Essas foram as mudanças do Chery Arrizo 5e de 2017 para 2019.

Sob o capô, o modelo tem um motor elétrico de 123 cavalos e 28,1 kgfm, ambos a partir de 0 rpm.

Equipado com baterias de lítio, o sedã tem autonomia de 410 km no ciclo WLTP, o que significa pouco mais de 300 km na vida real.

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Posicionadas sob o assoalho, elas não interferem no espaço interno e nem no porta-malas.

O tempo de recarga lenta em tomada de 220V é de oito horas, mas se feita carga rápida em estação de alta potência, 80% do nível é completado em apenas 30 minutos.

O Chery Arrizo 5e vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos e tem máxima limitada em 152 km/h.

Na estratégia da Caoa Chery, o Arrizo 5e chegou em setembro de 2019 com um preço que assustou: R$ 159.900.

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Ele manteve a suspensão traseira por eixo de torção, mas ganhou freio de estacionamento eletrônico.

Na produção nacional, as baterias e outros componentes elétricos serão importados da China, mas o motor pode ser nacionalizado, o que reduzirá seu custo.

A Caoa Chery ainda espera lançar uma versão elétrica do Tiggo 2 e quem sabe os subcompactos eQ1 e eQ, este último uma versão elétrica do QQ.

Família Chery Arrizo

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Como já mencionada, a família Arrizo foi criada para ser a linha de automóveis de passeio da Chery.

Compreendo apenas sedãs, o primeiro era um compacto (Arrizo 3 na foto acima), seguido de um médio barato (Arrizo 5), um médio premium (Arrizo GX) e um médio grande, que no caso é o Arrizo 7.

O Chery Arrizo 3 tem 4,458 m de comprimento, 1,755 m de largura, 1,493 m de altura e 2,572 m de entre eixos.

Tem somente motor 1.5 16V com 115 cavalos e transmissão CVT.

Arrizo GX

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Evolução do Chery Arrizo 5, este modelo tem frente mais sofisticada e com faróis de LED, além de traseira remodelada com lanternas em LED.

A estrutura é a mesma do sedã vendido no Brasil, mas mede 4,710 m de comprimento.

Tem aquele painel com multimídia grande, cluster digital e ar condicionado touchscreen.

O motor é o mesmo 1.5 Turbo com câmbio CVT.

Arrizo 7

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Inicialmente cogitado para o Brasil, tendo sido mostrado no Salão do Automóvel 2016, o Chery Arrizo 7 é também maior.

Ele mede 4,650 m de comprimento, 1,820 m de largura, 1,480 m de altura e 2,700 m de entre eixos.

Este sedã tem motor 1.5 Turbo com CVT, além de suspensão traseira multilink e interior mais requintado.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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