Chery Tiggo 3X – reclamações, defeitos e problemas

A Chery está cada vez mais forte no mercado brasileiro, com preços competitivos, pacotes de opcionais interessantes, design melhorado e ganhando a confiança no quesito robustez e durabilidade.

O Tiggo 3X é um exemplo desse avanço da marca, se você está pensando em adquirir um, esse texto vai te ajudar.

tiggo 001

Foi-se a época em que somente as grandes e antigas montadoras tinham espaço no mercado, não muito tempo atrás comprar um carro chinês, coreano ou até francês era motivo de piada, diziam que os carros eram descartáveis e problemáticos, tinham baixo valor de revenda, não tinham peças de reposição e por aí vai.

Talvez isso até tenha sido verdade algum dia, mas hoje as coisas estão diferentes, a Chery e BYD estão aí pra nos mostras a força das montadoras chinesas, e o custo benefício realmente as favorece, mas isso não quer dizer que os carros sejam perfeitos, o mesmo vale para o modelo abordado nesse texto.

Abaixo os principais pontos de reclamação dos donos e defeitos apresentados pelo Tiggo 3X:

Desempenho modesto

Comparado aos principais concorrentes, o Tiggo deixa a desejar nesse quesito, com seu 1.0 turbo rendendo modestos 101 cv e 17,1 kgfm quando abastecido no etanol, aliado ao câmbio CVT e com seus 1250kg, leva eternos 14 segundo na aceleração de 0 a 100km/h, com velocidade final de 172km/h.

Se você gosta de carros ágeis, não se deixe enganar, apesar de turbo, ele não é rápido.

Qualidade baixa do sistema de som

A qualidade do sistema de som é bem questionável, tendo baixa fidelidade e potência. Se você é do tipo que gosta de ouvir música alta e com qualidade, separe um dinheiro para trocar o conjunto original.

Falta regulagens

O volante não tem ajuste de profundidade e os bancos não tem um encaixe muito bom, além de não ter uma regulagem de altura eficiente.

Consumo

Diversos relatos de consumo na casa dos 8 km/l na rodovia, quando abastecido com etanol, na gasolina o consumo fica na casa dos 10 km/l.

Revenda ruim

Apesar da Chery estar cada vez mais forte e com alta adesão no mercado, ainda é difícil vender um Chery usado, e quando ofertado na troca por um outro carro, é muito depreciado.

Comando de válvulas empenado

Alguns relatos de empenamento do comando de válvulas são encontrados na internet, todos foram resolvidos pela rede de concessionárias ainda na garantia, mas vale ficar atento pois se comprar fora da garantia o custo do reparo é elevado. De a partida no carro, de preferência com o motor frio e fique atento a ruídos na parte alta do motor.

Ruídos internos

O acabamento não é dos piores, ganha inclusive de alguns VW, mas ainda assim apresenta ruídos após um certo tempo de uso, vale a pena testar e ouvir com atenção os barulhos.

tiggo 002

Poucas unidades vendidas

O fato dele ter tido uma produção curta e com relativamente poucas unidades vendidas, faz com que o futuro dele no mercado de usados seja um pouco nebuloso. No curto prazo não, mas no longo prazo pode se ter problemas com seguro e aquisição de peças de reposição.

Travamento do câmbio

O câmbio do tipo CVT não costuma ser problemático, mas existem diversos relatos de problemas e alguns de travamento do câmbio, aparentemente todos foram resolvidos pelas concessionárias ainda na garantia, mas de qualquer forma vale uma atenção especial no conjunto.

Conclusão

Tiggo 003

O Tiggo 3x não é um carro ruim, porém é uma aquisição arriscada, na minha visão, pouco tempo de mercado, poucas unidades vendidas para um número relativamente alto de reclamações em componentes críticos como motor e câmbio.

Não teve tempo para ser validado pelo mercado e se firmar, boa parte dos problemas podem ainda não ter aparecido pois, a unidade mais velha foi produzida há cerca de 2 anos.

Juntando isso ao risco de falta de peças no médio-longo prazo, não julgo uma boa compra, a não ser que encontre um exemplar em ótimo estado com preço bem abaixo do praticado pelo mercado.

Existem opções mais seguras no mercado, com um investimento não tão maior.

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.