Citroen DS4: detalhes, equipamentos, preços, motor, desempenho

Citroen DS4: detalhes, equipamentos, preços, motor, desempenho
Citroen DS4

O Citroen DS4 é um dos modelos diferenciados de uma época passada da marca francesa.

Você provavelmente deve se lembrar dos anos em que a Citroen ofereceu aos consumidores brasileiros a sua linha de carros premium “DS”.


Composta pelos modelos Citroen DS3, Citroen DS4 e Citroen DS5, a gama entregava mais refinamento, equipamentos inéditos e motores eficientes.

O Citroen DS4, como o próprio nome indica, era o intermediário deles e custava cerca de R$ 100 mil como 0 km.

No caso do DS4, havia um certo equilíbrio de esportividade entregue pelo irmão menor com a dose de requinte disponibilizada pelo modelo maior.

E o preço também ficava entre esses dois.

Ele nada mais era que um hatch médio de “luxo”, com a finalidade de competir com carros de outras marcas mais renomadas do segmento, como Audi A3, BMW Série 1, Mercedes-Benz Classe A e Volvo V40.

O visual agressivo e o interior com bom nível de acabamento, além da lista de equipamentos cheia de itens de conforto e tecnologia e a motorização eficiente, eram alguns dos chamarizes do Citroen DS4 no mercado brasileiro.

Porém, a falta de tradicionalidade da Citroen no mercado de carros de luxo e o preço um tanto quanto elevado, entre outros itens, fizeram com que o DS4 tivesse uma vida relativamente curta no Brasil.

Ele chegou por aqui em 2013 e foi descontinuado no início de 2017.

Em seu último ano cheio de vendas, em 2016, o Citroen DS4 teve apenas nove unidades vendidas. Um volume bastante baixo, que não chega a dar nem um exemplar comercializado por mês.

Então, mesmo no mercado de usados o DS4 é um carro escasso. Ainda assim, vale a pena saber mais sobre o Citroen.

Confira:

Citroen DS4: detalhes, equipamentos, preços, motor, desempenho

Citroen DS4 – detalhes

Se você notar no DS4 certa familiaridade com o C4 Lounge, não se assuste. Ambos os modelos são parecidos e inclusive compartilham a mesma plataforma.

E isso não é ruim. Por conta dessa familiaridade, ele tem medidas generosas, com 4,28 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,53 m de altura, com distância entre-eixos de 2,61 m.

Vale ressaltar ainda que o modelo tem suspensão ligeiramente elevada, com altura semelhante à da minivan aventureira Aircross, por exemplo.

Tanto é que ele tem um certo jeitão de crossover, muito por conta também da sua carroceria com formas mais musculosas.

Nas demais medidas, há 359 litros de capacidade no porta-malas e 60 litros no tanque de combustível.

No compartimento de bagagens, inclusive, há uma lanterna removível que é recarregada o tempo todo quando montada no carro. Debaixo do assoalho há um estepe de 16 polegadas para uso emergencial.

A respeito do visual, o Citroen DS4 segue a mesma linha mais agressiva e moderna dos carros mais tradicionais da marca francesa.

A dianteira é marcada por faróis afilados e com recorte moderno, além da grade hexagonal que abriga a tomada de ar, o suporte de placa e o logotipo de duplo chevron da Citroen com duas barras cromadas. O para-choque tem formato limpo.

Visto de lateral, ele se destaca pelo vinco que percorre boa parte das portas dianteiras e também por um segundo vinco que nasce nas lanternas e “morre” nas extremidades das rodas traseiras.

Há também uma boa área envidraçada e janelas com moldura cromada.

Outra solução interessante são as maçanetas das portas traseiras embutidas na coluna dos vidros – tal como acontece em modelos como Hyundai Veloster e Honda HR-V –, como tentativa de se aproximar de um cupê.

Há também rodas diamantadas de 18 polegadas.

Visto de traseira, ele exibe um caimento suave do teto, vidro traseiro mais inclinado e lanternas angulosas com iluminação em LED.

Há também um para-choque com recortes modernos e um detalhe cromado central que imita duas ponteiras de escape.

Pulando para o interior, você provavelmente vai reparar que o painel do DS4 é bem semelhante ao do C4 Lounge. Há bons materiais de acabamento, como plásticos emborrachados e detalhes cromados ou em alumínio.

Ele não tem teto solar, mas dispõe de um para-brisa que se estende (como nos modelos C3 e C4 Picasso) por meio de um para-sol deslizante.

O Citroen dispõe ainda de painel de instrumentos com iluminação personalizável com até cinco opções de cores (entre tons de azul, branco e roxo) e bancos com formato esportivo.

Citroen DS4: detalhes, equipamentos, preços, motor, desempenho

Um dos detalhes mais curiosos do Citroen DS4 são os vidros das portas traseiras que não abrem, ao contrário de qualquer outro carro de passeio de quatro portas.

Ventinho no rosto, somente nos bancos da frente. Além disso, o espaço traseiro não é muito amplo, sobretudo para a cabeça dos ocupantes, o que exibe um certo contorcionismo para entrar ou sair do carro.

Nos demais equipamentos, há seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e de tração, freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assistente de partida em rampas, sinalização de frenagem de emergência, fixação Isofix para cadeirinhas infantis no banco traseiro, entre outros.

Ele dispõe também de bancos dianteiros com ajustes elétricos e função de massagem, ar-condicionado automático digital de duas zonas, central multimídia com navegador GPS e Bluetooth, retrovisor interno eletrocrômico, chave presencial, partida do motor por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico, bancos em couro, faróis bi xênon direcionais, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, entre outros.

Em suma, o Citroen DS4 é aquele tipo de carro que tem boas qualidades e atende um público que busca por um carro com visual atraente, interior refinado, desempenho na medida e lista de equipamentos farta em termos de conforto, segurança e tecnologia.

O Citroen DS4, como citado anteriormente, pode ser uma excelente opção de compra entre os usados, visto que já desvalorizou um bocado e pode ser encontrado a preços de outros carros de categorias inferiores.

Citroen DS4: detalhes, equipamentos, preços, motor, desempenho

Citroen DS4 – versões

O DS4 chegou ao Brasil em 2013 em configuração única de acabamento. Todavia, na linha 2015 (anunciada no fim de 2014) ele passou a ser vendido nas configurações Chic e So Chic.

Em todos os casos, o Citroen DS4 contava com motor 1.6 THP e câmbio automático.

Confira abaixo a gama de versões do DS4 no Brasil:

  • Citroen DS4 1.6 THP (2013 a 2014)
  • Citroen DS4 Chic 1.6 THP (2014 a 2016)
  • Citroen DS4 So Chic 1.6 THP (2014 a 2016)

Citroen DS4 – equipamentos

Citroen DS4 Chic

Segurança: airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, sinalização de frenagem de emergência, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, faróis e lanterna de neblina, faróis de neblina com iluminação estática de cruzamento, assistente de partida em rampas, Isofix, luzes durnas de LED, lanterna móvel recarregável no porta-malas, entre outros.

Conforto: ar-condicionado automático digital de duas zonas, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, retrovisores externos elétricos com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos com sistema “um toque” e antiesmagamento, travas elétricas das portas e do porta-malas, porta-luvas climatizado, apoio de braço central dianteiro com porta-objetos, bancos dianteiros com ajuste de altura, bancos traseiros rebatíveis,

Tecnologia: computador de bordo, painel de instrumentos com telas LCD integradas e com cores personalizáveis, central multimídia com CD, MP3, espacialização do som Arkamys, Bluetooth, entradas auxiliar e USB e sistema de navegação com mapas do Brasil, entre outros.

Visual e acabamento: luz de acompanhamento externa após travamento das portas, para-brisa panorâmico acústico com para-sol deslizante, bancos em tecido, volante revestido em couro com detalhes cromados e ajuste de altura e profundidade, aerofólio traseiro, assinatura em LED na dianteira e traseira, rodas de liga-leve de 18 polegadas diamantadas, entre outros.

Citroen DS4: detalhes, equipamentos, preços, motor, desempenho

Citroen DS4 So Chic

Segurança: recebe alerta de ponto cego, retrovisores externos com Tilt Down no lado do passageiro e luz de acompanhamento e faróis bi xênon auto direcionais com lavadores.

Conforto: inclui sensores de estacionamento dianteiros, assistente de estacionamento Park Assist e bancos dianteiros com massagem e regulagem lombar elétrica.

Visual e acabamento: traz também tapetes dianteiros e traseiros, bancos esportivos em couro e tecido, frisos laterais pretos ou na cor da carroceria, Plip com acabamento cromado e pedaleira e soleiras de alumínio com estampa exclusiva.

Citroen DS4 – preços

Quando 0 km, o DS4 era comercializado no mercado brasileiro a preços na casa dos R$ 100 mil.

Todavia, como ele não faz mais parte da linha de carros da Citroën, agora é possível encontra-lo somente no mercado de usados.

Veja abaixo os preços do Citroën DS4 usado no Brasil, conforme a Tabela Fipe:

  • Citroen DS4 1.6 THP: de R$ 47.100 (2012) a R$ 52.160 (2014)
  • Citroen DS4 Chic 1.6 THP: de R$ 66.900 (2015) a R$ 71.450 (2016)
  • Citroen DS4 So Chic 1.6 THP: de R$ 74.350 (2015) a R$ 77.120 (2016)

Citroen DS4: detalhes, equipamentos, preços, motor, desempenho

Citroen DS4 – motor

Assim como praticamente todos os outros carros premium do grupo PSA Peugeot-Citroën, o DS4 esconde sob o capô o motor 1.6 THP (sigla referente a “Turbo High Pressure”) de quatro cilindros a gasolina.

Este propulsor oferece injeção direta de combustível, turbocompressor, duplo comando de válvulas, 16 válvulas e comando por corrente.

No DS4, o motor 1.6 turbo desenvolve 165 cavalos de potência, a 6.000 rpm, e 24,5 kgfm de torque, a 1.400 rpm.

Tal motor é o mesmo já usado no DS3 (neste com uma transmissão manual) e também no DS5, além de outros modelos como C4 Lounge, C4 Picasso, Grand C4 Picasso e carros da Peugeot, como 2008, 3008, 5008, 308, 408, entre outros.

Ele trabalha com um câmbio automático de seis marchas com conversor de torque e tração dianteira.

O comportamento do DS4 é agradável em trechos urbanos e rodoviários.

Apesar das rodas de 18 polegadas com pneus de perfil baixo e a suspensão com acerto mais firme, o Citroen tem uma boa desenvoltura e entrega elevado nível de conforto aos ocupantes.

Ele não é tão esperto quanto o irmão menor DS3, mas também não entrega um desempenho apenas suficiente como o irmão maior DS5.

No caso do DS4, o motor turbo (sem números de potência e torque muito expressivos), aliado à carroceria com peso intermediário, há uma certa esportividade na tocada do dia a dia.

Citroen DS4: detalhes, equipamentos, preços, motor, desempenho

Citroen DS4 – desempenho e consumo

Citroen DS4 1.6 THP

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos;
  • Velocidade máxima de 212 km/h;
  • Consumo de 8,7 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina.

Citroen DS4 – garantia e revisões

Na época, a Citroen oferecia pacotes de revisões a preços fixos para toda a linha DS, sendo o mesmo preço para todos os modelos.

A garantia era de três anos. Logo, pode ser que alguns exemplares ano 2016 ainda estejam dentro da garantia.

Veja abaixo os preços das revisões do DS4:

  • Revisão de 10.000 km: R$ 639
  • Revisão de 20.000 km: R$ 1.015
  • Revisão de 30.000 km: R$ 915
  • Revisão de 40.000 km: R$ 1.088
  • Revisão de 50.000 km: R$ 1.039
  • Revisão de 60.000 km: R$ 1.471

Citroen DS4: detalhes, equipamentos, preços, motor, desempenho

Citroen DS4 – desvalorização e seguro

Para a decepção dos compradores do DS4 como 0 km e para a alegria dos interessados pelo carro no mercado de usados, o Citroen é outro exemplo de francês que apresenta uma desvalorização considerável.

Como referência, o DS4 So Chic 2016 era comercializado na época por algo em torno de R$ 110 mil.

Este mesmo modelo pode ser encontrado entre os usados por aproximadamente R$ 75 mil. Ou seja, desvalorizou cerca de 30% em quatro anos.

Já o custo do seguro varia de R$ 2,5 mil a R$ 4 mil, dependendo do perfil do condutor, localização, entre outros fatores.

Citroen DS4 – ficha técnica

Motor

1.6 THP

Tipo

Dianteiro, transversal, gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.598

Válvulas

16

Taxa de compressão

11:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

165 cv a 6.000 rpm

Torque Máximo

24,5 kgfm a 1.400 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de seis marchas com conversor de torque

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 18 polegadas

Pneus

225/45 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.275

Largura sem retrovisores (mm)

1.810

Altura (mm)

1.533

Distância entre os eixos (mm)

2.612

Capacidades

Porta-malas (litros)

359

Tanque (litros)

60

Carga útil (kg)

472

Peso em ordem de marcha (kg)

1.363

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Citroen DS4 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.