Qual é a diferença entre pneus slick e de rua?

pneu-slick

Qual é a diferença entre pneu slick de carros de corrida e os pneus normais para carros comuns?


Bem, algumas pessoas ficam imaginando o motivo por trás dessa diferença, já que nenhum carro de rua utiliza pneus lisos como os carros de competição sempre tem.

Os chamados pneus slick, totalmente lisos, são utilizados para pista seca durante as competições, pois possuem maior área de contato com o solo, garantindo assim uma melhor performance.

Pneus sem aquelas ranhuras dos pneus de carros normais acabam tendo mais borracha em contato com o asfalto, por isso a performance melhor.

Se as condições forem de chuva, estes pneus lisos são obrigatoriamente substituídos por pneus com ranhuras, que são canais para escoamento da água na superfície do pneu, melhorando assim o contato entre este e o solo.

Caso contrário, o carro vai aquaplanar e piloto perde o controle do veículo, deslizando com grande perigo para fora da pista.

pneu-de-carro

Fora das pistas de corrida, os carros normais precisam estar aptos a rodar em qualquer condição de tempo, o tempo todo, quer o tempo esteja seco quer esteja chovendo.

Isso significa que é impraticável utilizar pneus lisos, pois se começar a chover, fica praticamente impossível controlar o carro. A pessoa teria que trocar os pneus sempre que chovesse.

Dessa forma, todos utilizam pneus com ranhuras e canaletas para escoamento constante da água, já que não se precisa de tanto desempenho como um carro de corrida.

Por isso é perigoso andar com pneu careca em piso molhado, pois o carro vai ficar com o mesmo comportamento de um pneu liso, ou pneu slick.

Ainda assim, estes pneus comuns são projetados para dar uma performance adequada ao carro, mesmo que seja de alto desempenho, mas com o devido compromisso com a segurança em caso de chuva.

Em países com incidência de neve, os carros geralmente utilizam um jogo de pneus secundário, apto para enfrentar neve e gelo nos meses de inverno.

Categorias Etc
Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.