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Diferenças entre tração integral e 4×4

Qual é a diferença entre 4×4 e tração integral?

Algumas pessoas questionam a diferença entre tração integral e 4×4. Em alguns modelos, existem designações da própria marca para cada sistema, enquanto outras simplesmente batizam ambos com o mesmo nome, confundindo ainda mais quem quer saber como funciona a tração nas quatro rodas.


Basicamente, a tração integral é a permanente, onde as rodas possuem tração o tempo todo, enquanto o 4×4 é apenas temporário. Neste último caso, geralmente a tração é traseira e o eixo dianteiro pode ser acionado para transpor terrenos difíceis, o que também pode incluir uma redução. Uma Chevrolet Trailblazer, por exemplo, é assim.

Diferentes tipos de 4×4

O 4×4 pode ser acionado pelo motorista ou ainda pode ser do tipo sob demanda, quando a força pode ser distribuída de forma eletrônica entre os eixos, por meio de acoplamento viscoso, variando assim a tração sem interferência do motorista, que em alguns casos pode ser tração 100% frontal ou até mesmo tração 100% traseira.

Apesar de o projeto ser de tração dianteira, o Suzuki S-Cross realiza a operação descrita acima, por exemplo, embora possa manter também um modo 4×2.

Diferenças entre tração integral e 4x4

Já no caso da tração integral, os eixos recebem força o tempo todo, variando a distribuição de torque de acordo com as características do piso, através de um diferencial central com embreagem de torque, que também compensa as rotações diferentes entre os eixos. O Ford Edge, por exemplo, usa esse sistema, que é batizado de AWD na marca americana.

Ford Edge AWD – ficha técnica

Mecânica
Motorização 3.5
Combustível Gasolina N/D
Potência (cv) 284 N/D
Torque (kgf.m) 34,6 N/D
Velocidade Máxima (km/h) 180 N/D
Tempo 0-100 (s) 9,5 N/D

Consumo cidade (km/l) 6,7 N/D
Consumo estrada (km/l) 9,5 N/D
Câmbio automática com modo manual de 6 marchas
Tração 4×4

Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com quatro discos ventilados.

Dimensões
Altura (mm) 1.744
Largura (mm) 1.934
Comprimento (mm) 4.782
Peso (Kg) 2.040
Tanque (L) 70
Entre-eixos (mm) 2.850
Porta-Malas (L) 912
Ocupantes 5

 

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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