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Diferenças entre tração integral e 4×4

Qual é a diferença entre 4×4 e tração integral?

Algumas pessoas questionam a diferença entre tração integral e 4×4. Em alguns modelos, existem designações da própria marca para cada sistema, enquanto outras simplesmente batizam ambos com o mesmo nome, confundindo ainda mais quem quer saber como funciona a tração nas quatro rodas.


Basicamente, a tração integral é a permanente, onde as rodas possuem tração o tempo todo, enquanto o 4×4 é apenas temporário. Neste último caso, geralmente a tração é traseira e o eixo dianteiro pode ser acionado para transpor terrenos difíceis, o que também pode incluir uma redução. Uma Chevrolet Trailblazer, por exemplo, é assim.

Diferentes tipos de 4×4

O 4×4 pode ser acionado pelo motorista ou ainda pode ser do tipo sob demanda, quando a força pode ser distribuída de forma eletrônica entre os eixos, por meio de acoplamento viscoso, variando assim a tração sem interferência do motorista, que em alguns casos pode ser tração 100% frontal ou até mesmo tração 100% traseira.

Apesar de o projeto ser de tração dianteira, o Suzuki S-Cross realiza a operação descrita acima, por exemplo, embora possa manter também um modo 4×2.


Diferenças entre tração integral e 4x4

Já no caso da tração integral, os eixos recebem força o tempo todo, variando a distribuição de torque de acordo com as características do piso, através de um diferencial central com embreagem de torque, que também compensa as rotações diferentes entre os eixos. O Ford Edge, por exemplo, usa esse sistema, que é batizado de AWD na marca americana.

Ford Edge AWD – ficha técnica

Mecânica
Motorização 3.5
Combustível Gasolina N/D
Potência (cv) 284 N/D
Torque (kgf.m) 34,6 N/D
Velocidade Máxima (km/h) 180 N/D
Tempo 0-100 (s) 9,5 N/D

Consumo cidade (km/l) 6,7 N/D
Consumo estrada (km/l) 9,5 N/D
Câmbio automática com modo manual de 6 marchas
Tração 4×4

Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com quatro discos ventilados.

Dimensões
Altura (mm) 1.744
Largura (mm) 1.934
Comprimento (mm) 4.782
Peso (Kg) 2.040
Tanque (L) 70
Entre-eixos (mm) 2.850
Porta-Malas (L) 912
Ocupantes 5

 

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

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