Tecnologia

Dual zone: como funciona o ar condicionado com duas temperaturas

Dual zone: como funciona o ar condicionado com duas temperaturas

O que significa ar condicionado dual zone?

O ar condicionado dual zone ou de duas zonas de temperatura é um sistema de ar condicionado que pode entregar temperaturas diferentes para os dois lados da cabine, ideal para, por exemplo, um casal, onde uma pessoa sente muito calor e a outra nem tanto.


O ar condicionado dual zone funciona exatamente igual ao modelo simples, que tem apenas uma única zona de temperatura para todos os ocupantes. O dispositivo é usado em vários modelos de automóveis, sendo alguns até mesmo no segmento de compactos.

O chamado HVAC é um dispositivo existente no ar condicionado dual zone que controla aquecimento, ventilação e ar condicionado dentro do veículo. Quando uma temperatura é escolhida, o sistema determina a velocidade do ventilador, posição da válvula de temperaturas e as de distribuição.

Um ou dois sensores instalados no habitáculo determinam como está o ambiente naquele momento (em termos de temperatura interna e também luz solar), passando ao HVAC a informação rapidamente. Assim, o controlador determina a carga de calor ou frio para ser misturado ao ar para atingir a temperatura desejada.

VEJA TAMBÉM:

Dual zone: como funciona o ar condicionado com duas temperaturas

No caso específico do ar condicionado dual zone, existe o controlador especial que calcula duas cargas de calor para entregar fluxos de ar de temperaturas diferentes no interior do veículo. As válvulas de posição e distribuição passam a ser controladas de forma independente de um lado para outro ou de frente para trás.

O ar condicionado de três ou quatro zonas pode ter dois HVAC para multiplicar os controles de aquecimento, ventilação e ar condicionado. O fluxo de ar constante prevalece sobre o ambiente e por isso, mesmo que uma das posições seja meramente uma extensão do motorista, as temperaturas serão diferentes.

E você, tem ar condicionado dual zone no seu carro? Como tem sido a sua experiência com ele?

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email