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Dual zone: como funciona o ar condicionado com duas temperaturas

Dual zone: como funciona o ar condicionado com duas temperaturas

O que significa ar condicionado dual zone?

O ar condicionado dual zone ou de duas zonas de temperatura é um sistema de ar condicionado que pode entregar temperaturas diferentes para os dois lados da cabine, ideal para, por exemplo, um casal, onde uma pessoa sente muito calor e a outra nem tanto.


O ar condicionado dual zone funciona exatamente igual ao modelo simples, que tem apenas uma única zona de temperatura para todos os ocupantes. O dispositivo é usado em vários modelos de automóveis, sendo alguns até mesmo no segmento de compactos.

O chamado HVAC é um dispositivo existente no ar condicionado dual zone que controla aquecimento, ventilação e ar condicionado dentro do veículo. Quando uma temperatura é escolhida, o sistema determina a velocidade do ventilador, posição da válvula de temperaturas e as de distribuição.

Um ou dois sensores instalados no habitáculo determinam como está o ambiente naquele momento (em termos de temperatura interna e também luz solar), passando ao HVAC a informação rapidamente. Assim, o controlador determina a carga de calor ou frio para ser misturado ao ar para atingir a temperatura desejada.


Dual zone: como funciona o ar condicionado com duas temperaturas

No caso específico do ar condicionado dual zone, existe o controlador especial que calcula duas cargas de calor para entregar fluxos de ar de temperaturas diferentes no interior do veículo. As válvulas de posição e distribuição passam a ser controladas de forma independente de um lado para outro ou de frente para trás.

O ar condicionado de três ou quatro zonas pode ter dois HVAC para multiplicar os controles de aquecimento, ventilação e ar condicionado. O fluxo de ar constante prevalece sobre o ambiente e por isso, mesmo que uma das posições seja meramente uma extensão do motorista, as temperaturas serão diferentes.

E você, tem ar condicionado dual zone no seu carro? Como tem sido a sua experiência com ele?

Dual zone: como funciona o ar condicionado com duas temperaturas
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Franco da Silva

    É uma frescura!
    (quero ver quem vai entender)

    • Rude Voleur

      Coisa de fresco mesmo hahaha

    • Freitas

      Uma frescura nada, duas frescuras! É dual zone kkkkkk

    • André Maia

      Entendi tudinho! :p SQN
      KKKKK

    • Arcade

      Então não sei se é piada interna rsrsrs.
      Agora ao assunto sinceramente acho que uma das coisas que melhor me surpreenderam positivamente (no meu caso no 208) foi o ar dessa forma… Minha mulher é cheia de coisa com temperatura e no Astra quando tinha sempre rolava briga para decidir a temperatura do ar… para ela estava frio pra mim quente. Agora meio que não tem mais esse problema, então quando comprei o carro achava besteira mas no dia a dia você acaba se acostumando com a “frescura” e não se mais com um carro sem a mesma ;)

  • Fernando Rodriguez

    Nao entendi nada kkkkkk

    • Freitas

      Também não entendi nadica de nada rsrsrs. Mas tb, acho que isso é o tipo de coisa que nós, consumidores comuns, não precisamos saber como funciona. Só precisamos que funcione. É o mesmo que querer saber como uma câmera consegue guardar minha imagem dentro dela. Poxa, eu só quero mesmo é tirar a foto! Kkkkk

      • Fernando Rodriguez

        Eu acho legal esses tipos de informações, o problema é meu Qí de lagartixa kkkk eu teria que ler umas 30 vezes pra entender algo

        • Freitas

          Pra ser sincero, relendo, me pareceu que a redação ficou meio confusa tb, com umas frases meio estranhas. Mas enfim… Eu tb não vou me esforçar não, o Tico e o Teco estão de férias.

          • Fernando Rodriguez

            Kkkkk

        • xyzR2

          Talvez um diagrama tivesse sido mais didático…

          • Pedro Rocha

            porisso preferi mais esse desenho que Ficou mas melhor que o texto

            =D

          • Desse é a famosa aplicação do vou desenhar para você… Kkkk

        • celso

          Acho que nem os responsáveis por desenvolver esse sistema entenderiam o texto da matéria, se a lessem.

    • Rodrigo

      Só sei que HVAC é a sigla para Heat, Ventilation and Air Conditioning.

    • Rafael Henrique Arruda

      Parece que ele refrigera o ar na menor temperatura escolhida pelos ocupantes, depois ele aquece parte do ar para estabilizar na outra temperatura desejada. O HVAC monitora e atua no processo. A velocidade do ar é a mesma no dois, muda somente a temperatura no outro ambiente no caso. Conhecendo-se as propriedades do ar de entrada e de saída, o controlador pode calcular a carga térmica a ser transferida para o ar. Ex: O motorista escolhe 20°c e o passageiro 23°C. O ar é ajustado para 20°C e a outra parte é aquecida até os 23°C para o ocupante.

      • Fernando Rodriguez

        Obrigado pela explicação

    • Custa mais caro.
      Pra ostentar e impressionar a gatinha do lado.

      • Carlos H. Ferreira

        Cara , eu tbm achava , mas minha esposa tem aflição com ar muito gelado e eu ando com ar ligado até nevando , tive um 307 com esta função e era a maior maravilha, se pudesse comprar algo hoje é tivesse dentro do meu orçamento este opcional , com certeza eu levaria para casa, é aquele tipo de coisa que quando vc tem e usa fica se perguntando Pq viveu tanto tempo sem ele!

        • radiobrasil

          Quem tem patroa em casa sabe da vantagem em ter um bi-zone kkkk
          Mulher sente mais frio que homem.

      • João Cagnoni

        Vai explicar a frescura pra mulher do lado que sempre fica reclamando que o ar ta gelado.

  • Alvaro Guatura

    Nunca tive um carro com dual zone, mas eu que gosto de a/c no máximo, é útil quando o passageiro fica com frescura de que está frio

    • Darwin Luis Hardt

      só vira os ventiladores pro teu lado ou pra cima, haha

      eu penso que o dual zone deve ser até ruim, um vai querer 18 ou 16 graus e o outro us 23, aí fica aquele negocio que nao é nem 18 nem 23 dentro do carro, entao seria mais facil uma zona e deixar nuns 20 graus

  • Yuri Ravitz

    Pra quem não entendeu: um ar condicionado “comum” funciona -basicamente- retirando calor do ar ambiente e jogando o ar mais frio pra dentro do veículo. Um ar condicionado de duas ou mais zonas trabalha da mesmíssima forma: a diferença é que ele possui mais dutos, mais sensores, uma unidade de controle HVAC mais sofisticada com mais comandos ou mesmo mais de uma unidade HVAC (HVAC – Heating, Ventilation and Air Conditioning ou AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). Esses pormenores variam de cada fabricante, pois cada uma adota um método particular; o que não muda é o princípio básico do funcionamento de um sistema de ar condicionado.

  • Antonio Carneiro

    ?????

  • Claudio

    Nem uso o AC do meu carro. Mesmo no calor intenso daqui da cidade. Só ligo pq não é bom o AC ficar muito tempo sem ser utilizado.

    • afonso200

      uso 100% do tempo o dual zone do azera.

      • Edson Fernandes

        Eu faço o mesmo com o dual zone do Fluence.

        • radiobrasil

          E eu faço o mesmo do Fusion kkkk

          • Roger Bersch

            Eu faço o mesmo no fusca, se eu to com calor, abro o vidro, se ela não, deixa fechado ou pela metade.

          • Edson Fernandes

            E olha que meu carro tem teto solar. O dual zone eu só percebi algo que talvez seja da minha cabeça: Se deixo em 20 graus o do passageiro e o meu 17 graus, sinto que se está em um dia bem quente e o carro já tenha alcançado a temperatura do passageiro, sinto não ter a mesma eficiencia para me refrigerar. Quero dizer, parece que tenho que ficar mais tempo para sentir o frescor do que se tivesse ajustado apenas para mim.

            Mas isso é uma mão na roda já que minha mulher usa temperaturas mais altas que a minha.

            Te respondendo a sua pergunta: Temos dois tipos de saidas de ar traseiras para carros sem ajuste traseiro:
            – As que saem apenas o ar do ventilador (tem um ventilador proprio que fica ativo o tempo todo e muda de velocidade conforme a velocidade ajustada no painel digital). Exemplo de carro: Jetta TSI.
            – As que saem o ar condicionado misto entre o passageiro e condutor. Nessas (como é o caso do Fluence e Fusion) se vc está com 16 graus condutor e 20 graus passageiro, quem vai receber o ar atrás terá uma mistura deles.

            Porque na segunda situação é misto? Porque o controle de abertura do ar que libera para as saidas dianteiras, gera um fluxo adicional para a saida traseira que não possui o HVAC. Logo, recebe o que chega até a traseira sem distinção entre motorista e passageiro. Isso foi desenhado dessa forma apenas para server de complemento para os passageiros de trás que de qualquer forma irão receber o resfriamento das saidas frontais.

            • radiobrasil

              É.. tem lógica… fazer a “soma” dos 2…
              Vou testar no Fusion qualquer dia desses, apesar de que na cidade só uso temperatura única mesmo

              • Edson Fernandes

                Então, é como vc disse “soma”…rs

                Ele só pega o que circula após as saidas e manda para trás. Em um dia de calor com certeza o pessoal vai deixar no minimo acreditando eu que só vai aumentar em dias que não esteja esse calor de ultimamente.

                Mas minha mulher hoje qdo já começa a sentir frio muda o lado dela… e eu fico na boa…rsrss

                Eu antes tinha que inicialmente fechar o lado dela. Se mesmo assim não bastasse, tinha que mexer no controle para misturar ar quente (mas eu faço por mim tbm). É que as vezes ficava bem ruim porque já beirava o calor e para ela a temperatura estava ok. E nessas condições, o dual zone é um espetaculo, porque vc não sente o reflexo da temperatura dela.

                Eu mostrei ao meu pai isso e enquanot ele passava calor, eu deixei frio…. ele achou que eu estivesse doido, mas foi se tocar que só para ele estava quente…rsrsrsr

                Mas ainda não fiz uma viagem com a familia, coisa que quero testar para ver como o carro vai se comportar (já andei com ele cheio de pessoas, mas viajando não que é algo que falta eu testar, mas tenho certeza que terá sobras de conforto e motor).

                • radiobrasil

                  É aquela história… é um “mimo” que hoje sentiria falta num carro…Ar bi-zone! E como você, ainda não testei na estrada pra ver rss
                  Teto solar é outro item que considerava inútil, mas devido as circunstâncias comprei um carro com e uso MUITO.

                  • Edson Fernandes

                    Eu particularmente peguei em um momento de SP que tem sido muito calor. Então tenho ficado sem usar mesmo…rs

                    Mas qdo vou ao sitio do meu tio que é no interior, onde a temperatura é mais amena, eu uso pra valer, porque é uma delicia olhar o céu estrelado pelo teto solar. Claro que faço isso na hora da condução com cautela, além de receber a ventilação externa.

                    Mas em SP mesmo, com a poluição e barulho, eu prefiro o silencio do carro mesmo…rs

    • PEDAORM

      Porque não usar AC no calor intenso? Nenhuma economia de gasolina vale isso.

      • Claudio

        Pq AC faz meus olhos lacrimejarem e também porque o meu carro é um Ka 2007 1.0, daí já viu a m#rda que vira né kkkkk Meu trajeto também é bem curto.

        • th!nk.t4nk

          Tenho muita inveja de quem nao sente calor. A vida seria muito mais facil assim!

        • radiobrasil

          Possivelmente seus olhos lacrimegem por ressecamento. Se tem a sindrome do olho seco, usar o ar condicionado vai deixar o ar ambiente menos úmido. Usa lentes de contato?

          • Claudio

            Não uso lentes.

          • Fernando S.

            Eu acho que os olhos deles lacrimejam porque carro 1.0 já se arrasta, quando liga o ar então, o choro é inevitável kkkkkk

      • Gustavo Cruz

        Vale lembrar que nem todo mundo usa o AC só quando está fazendo calor. Eu particularmente odeio o som externo dentro da cabine (pra que já sofreu de stress sabe do que estou falando) e gosto do máximo de silêncio possível.
        Neste caso, eu uso o AC para manter o ambiente climatizado e não necessariamente “gelado”.

    • Eu tb raramente uso, simplesmente porque não gosto.

      • th!nk.t4nk

        Mas tu nao é daqueles que quando tá fazendo 30 graus anda com o vidro aberto né? Até uns 25 graus vai, mas acima disso molha toda a roupa de suor, fora a irritacao.

        • Bruno Wendel Marcolino

          aham, odeio passar por isso, qualquer calorzinho já ligo o ar, isso se já não estiver ligado.

        • Cada um é cada um. Eu não gosto de ar condicionado. Prefiro andar com o vidro aberto. Quando ligo ar, já começo a sentir os olhos ardendo e garganta seca. Ligo se estiver muito calor e minha nenezinha estiver no carro.

  • Renan21

    É últil quando se tem alguém friorento no lado e quer aumentar a temperatura.
    Eu prefiro ar manual do que automático, pois no automático nunca consigo deixar uma temperatura ideal, além de que ao ligar o carro, normalmente o ventilador vai ao máximo para atingir a temperatura adequada, fazendo um barulho que eu acho horrível (Pelo menos no fusion, jetta e captiva é assim)

    • afonso200

      no azera 2011 não é, pode botar em LOW (17c°) e deixar no minimo de vento que ele nao aumenta o vento

    • Edson Fernandes

      Depende Renan. Você deixava a função “auto” ativa?

      Para esses modelos, se vc deixar, ele irá colocar no limite da ventilação (com o compressor do ar ativo) para gelar e atingir aquela temperatura.

      Agora, se vc selecionar a intensidade e sem o auto ligado, ele fica. Pelo menos em diversos carros com o Fluence é assim que funciona. Um recurso especifico do Fluence que eu particularmente acho bacana é usar em conjunto a função “Auto” com os botões “slow” e “fast”.

      No slow (devagar) realmente o ar vai ser ajustado para resfriar bem devagar. No fast irá deixar o ventilador no maximo. Outro recurso especifico é do desembaçamento de vidros. Se vc clicar no icone no formato de desembaçador + max, ele não só deixa o ventilador no máximo, como também liga o desembaçador (obvio) e deixa a temperatura no low.

    • saosao

      No meu Civic antigo também é assim, então nunca deixo no auto. Sempre deixo no mais frio e regulo pela velocidade mesmo, que, aliás, no Civic é bem legal, pois tem um monte de nível de velocidade do ventilador, e não só 4 como na maioria dos carros.

      • Gustavo Cruz

        Eu nunca vi um “auto” funcionar direito. Sempre que aperto esse botão, ele joga o ventilador no máximo. Fora que no Cerato, ele troca a recirculação pelo ar de fora. Ou seja, se tiver passando no meio de uma fumaça lascou….

        • saosao

          No Fit 2012 também é assim, mas ele tem um recurso muito legal que faz pouco tempo que descobri: num dia frio, vc coloca lá 22º e o mínimo de vento. Como o ambiente está frio, ele solta ar quente até esquentar até os 22º, mantendo a velocidade que vc escolheu.
          Se o dia está quente, ele solta ar bem gelado para resfriar mais rápido, mas mantendo a velocidade.
          No final das contas, nem precisa ter o botão Auto do Fit.

  • Zé Mundico

    Na boa, mas qual a importancia e utilidade prática dessa buginganga? Dentro de um carro médio (um fox, por exemplo) faz alguma diferença 2 graus a mais ou a menos?

    • Yuri Ravitz

      Quando a ventilação está direto em cima da pessoa faz sim. Eu como motorista “calorento” que sou posso deixar o ar em 16, 17 graus enquanto um passageiro “friorento” deixaria em 23, recebendo um ar que não o incomodaria.

      • André Maia

        No meu que é tudo manual, a minha esposa simplesmente fecha as saídas do lado dela.

    • afonso200

      eu só uso em 24,5c° dias frios em 25,5c°

      • Zé Mundico

        Ah, bom.. agora está explicado.

      • th!nk.t4nk

        Essa temperatura nao é real. É só pra ter uma ideia (um mero termopar grosseiramente calibrado na saida do evaporador). Dentro do carro tem muito gradiente termico, e geralmente a temperatura interna fica até acima do que mostra no visor.

    • PEDAORM

      Fox não é carro médio, é compacto, médio seria Golf, Focus, Cruze, Corolla…

      • Zé Mundico

        Realmente vai fazer uma enorme e monstruosa diferença….

        • PEDAORM

          A ideia das dicursoes deveria ser enriquecer o conhecimento, se não lhe faz diferença meu comentário, continue erroneamente chamando Fox de carro médio.

          • Zé Mundico

            Desculpe,doutor.

    • João Cagnoni

      Demorei pra engolir quando chamam o Golf de médio, agora vc me diz que o Fox é médio tbm?

      • Bruno Wendel Marcolino

        up! também é, não sabia?

        • João Cagnoni

          Sim… Daqui a pouco lançam um triciclo de bebê motorizado e o up vira médio.

          • Bruno Wendel Marcolino

            huasuhahusa

      • Zé Mundico

        Na boa, mas se não é médio então é o que? Quer dizer que Fox é compacto só porque o Golf é médio? E o que seriam Gol e Up?

  • sigma7777777

    É bonitinho, kkk. Serve para se gabar. Mas falando sério, se eu estiver sozinho posso desligar a zona do passageiro e concentrar toda a potência na minha?

    • Yuri Ravitz

      O que você chama de potência nesse caso?

      • sigma7777777

        “Intensidade” talvez seja o termo mais adequado.

        • Leonardo M

          O dual zone não consegue modificar a velocidade do ventilador separadamente, só a temperatura que sai de cada lado. A ventilação independente é coisa de carro MUUUITO caro(porsche panamera, S class ou bentley tem isso) , até onde eu saiba.
          Na prática o Dual zone se usa com ventilador numa velocidade mais alta, e o friorento deixa saindo uma temperatura não muito longe da ambiente e o calorento deixa bem gelado.

        • Yuri Ravitz

          Ah entendi! Depende do carro.. A grande maioria dos sistemas usa um ventilador só pros passageiros da frente, apesar de permitir duas temperaturas. Nesse caso a única opção é fechar os difusores de ar do passageiro, o que vai direcionar todo o ar pro motorista. O único carro que eu conheci de perto/experimentei e que permitia duas velocidades de ventilação diferentes pra motorista e passageiro foi o Kia Mohave.

    • radiobrasil

      Tem carros que você seleciona se quer bi-zone ou não. No Fusion por exemplo, vc pode selecionar no touch se deseja temperaturas separadas ou uma unica qdo for regular a temperatura pelo volante ou touch mesmo.

  • Meus carros sempre foram bizone: A/C ventilando normalmente do meu lado, o lado da minha esposa com as saídas de A/C todas fechadas.

  • afonso200

    melhor coisa , ta reclamando que ta muito frio ou muito quente do teu lado, eu falo, entao é só ligar aqui DUAL, e selecionar a temperatura, usso 100% do tempo o AC no azera aqui no RS

  • Ramom Alencar

    super importante
    quem tem mulher sabe
    kkkkkk

    • RafaCtba

      Bem lembrado…rs

  • konnyaro

    Deveriam em vez de dual zone, colocar um ar condicionado puramente elétrico e=onde a regulagem de temperatura se daria pela variação na rotação do compressor, como nos ar condicionador split inverter residenciais.
    Pegar o ar gelado e misturar ar quente do aquecedor para deixar na temperatura ideal é simplesmente desperdício de combustível.
    Como sugestão barata, poderiam colocar um sistema temporizador no ar condicionado, ligando e desligando de tempos em tempos, pois ficaria muito útil para desembaçar vidros quando chove.

    • Edson Fernandes

      Nao precisa. Pelo menos nos ar condicionado dual zone que eu conheço, se vc mantiver uma temperatura que o sistema atinja, ele desarma sim. O Fluence faz isso (na parte da manha onde nõa há tanta exigencia).

    • Louis

      Essa era exatamente minha dúvida. Eu achava que esses ar-condicionados mais modernos economizassem recursos com temperaturas mais amenas.
      No meu carro, às vezes dá dó ligar o ar quando não está muito quente, porque sei que o ar frio se mistura com ar quente, desperdiçando energia.
      O ideal seria mesmo como nos inverter residenciais.

      • th!nk.t4nk

        Mas existe compressor progressivo pra carro tambem. Só nao equipa todos os modelos, por uma questao de custo.

    • V12 for life

      É só fechar a entrada de ar usando a recirculação interna.

  • DiegueteCG

    Isso me lembrou uma cena dos simspsons https://youtu.be/ccdfxs5fluk

  • Luciano Luiz

    Muito bom carro duas zonas, pq você come duas put… rsrsr

  • Mayck Colares

    Lendo essa matéria me veio à cabeça como as pessoas não sabem usar o ar automático digital, pq ninguém deixa o botão AUTO pressionado. Sempre escolhem a temperatura e a ventilação. Quando deveriam apenas apertar auto e escolher a temperatura o resto é com o carro.

    • th!nk.t4nk

      Nao vai mudar tanta coisa assim, exceto pela velocidade do ventilador (e nao vai aquecer sozinho se necessario). Acho a funcao AUTO mais util aqui na Europa, onde em uma viagem relativamente curta voce vai de 30 pra 0 graus em poucas horas.

      • THE GUNSLINGER

        Exato, é só a velocidade do ventilador que muda.

  • ARENANB

    Só acha ruim quem nunca teve ou porque não consegue comprar um carro que possua. Sinto muito mas é verdade, porque é sim extremamente útil.

  • Freaky Boss

    Eu já tive carro com isso aí. EU não achei muita utilidade não. Pra começar como não existe segregação física entre o piloto e o passageiro, o negócio acaba harmonizando e chegando numa média. Bom, isso não conta ponto para eu comprar um carro. Sorry.

    • V12 for life

      Nunca tive carro com ar duplo ou digital, informação interessante.

      • th!nk.t4nk

        O aparelho é um só… O misturador é que é duplicado. Mesmo sem uma barreira física ajuda bem, já que o ar vai sair menos gelado de um dos lados. Mas perfeito nao é, logico.

    • THE GUNSLINGER

      Faz bastante diferença na temperatura do fluxo de ar. Geralmente mulher sente mais frio, no meu caso a patroa regula o do passageiro para alguns graus a mais do que a do motorista, e funciona bem.

  • João Cagnoni

    Entretanto, alguns carros recomendam no manual um certo limite na diferença entre as temperaturas. No caso da Peugeot/Citroen, as temperaturas não devem exceder 3 graus de diferença, embora o carro permita isso.

    • THE GUNSLINGER

      5 graus, no caso da Peugeot. Citroen deve ser a mesma coisa.

      • João Cagnoni

        Na Citroen são 3 graus.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Fiquei com uma dúvida, lendo matéria e comentários pois nunca tive veículo com esse item.

    Dual Zone não são saidas de Ar para o motorista e passageiro dos bancos da frente e uma saída de ar para os bancos traseiros onde se regula a temperatura individualmente?

    Outra coisa, quais compactos oferecem isso? Lembrei do 208, mas não tive certeza, já que ainda é um item bem raro.

    • THE GUNSLINGER

      Não necessariamente. Pode ser a saída de ar com controle independente de temperatura para motorista e passageiro da frente, mesmo (como no 2008 da primeira foto). A recomendação é de não extrapolar uma diferença de 5 graus entre as duas regulagens. Não sei dizer se o 208 top possui ar dual zone (até o active pack tenho certeza que não).

      • Bruno Wendel Marcolino

        eu acho mais útil uma saída independente para os bancos traseiros….acho que a Xsara Picasso era assim, mas ai já não tenho certeza.

      • ARENANB

        208 Griffe tem ar digital dual zone. É o único dos compactos.

  • Guilherme

    Nunca na minha vida regulei ou deixei alguém regular para uma temperatura diferente, geralmente demonstro só a possibilidade de regular diferente, porém nunca deixo hahahahaha
    É o tipo de coisa legal só para dizer que tem…

  • radiobrasil

    Dúvida… No Fusion é bi-zone e tem saída para bancos traseiros. A saída traseira terá temperatura de qual zona? Ou é separado por lado, como na frente?

    • johnny

      o 408 tambem, tenho a mesma dúvida, talvez tenha no manual essa informação, mas a preguiça é grande… hehehehe

      • Leandro

        A saída traseira segue a mesma temperatura definida para o motorista

    • Mateus

      Creio eu que a mínima selecionada, de acordo com o explicado no diagrama postado acima.

  • Janduir

    Vi alguns amigos comentando que colocam o vento do ar gelado pra cima da pessoa. Na minha opinião, o melhor jeito de se usar o ar é jogar todas as saídas para cima e regular a temperatura ambiente pra não gelar. Tenho um cunhado que não sabia usar o ar corretamente. Ele achava que era ventilador. Esse ar dual zone entendo que funciona bem quando realmente a pessoa joga o ar pra cima dela, ai vc consegue regular a temperatura do vento. Pra mim, sempre usaria os 2 juntos na mesma temperatura…já que consigo regular a temperatura para que fique agradável para todos no carro…

  • Agnaldo Gastaldi

    Não é útil para um carro ter isso… nem faz sentido ter mais de uma temperatura em um ambiente tão pequeno

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