Fiat Marea – Problemas e Defeitos

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Para nosso último texto de defeitos e problemas em 2023, o escolhido não poderia ser outro, o Fiat Marea.

Um dos carros com a pior fama no mercado nacional, no que diz respeito a mecânica problemática.

Mas será que o modelo realmente é uma bomba nuclear, como muitos propagam por aí? No nosso texto de hoje vamos falar os principais problemas e defeitos dele.

Como um amante de sedãs e da alta performance, sempre gostei do Marea e sinceramente já cogitei ter um, mas infelizmente os preços de unidades turbo e conservadas hoje estão proibitivos.

Na época de seu lançamento, não tinha pra ninguém no mercado nacional, e não era pra menos, com seu motor 2.0 turbo de 182 cv e 27 kgfm de torque fazia a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4s e tinha velocidade máxima de 227 km/h.

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O motor 2.4 aspirado também não fazia feio, com 160 cv e 20,9 kgfm de torque, tinha uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6s e tinha velocidade máxima de 210 km/h.

Tinha ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas elétricas, sistema de som moderno além do design diferenciado, especialmente da Weekend, para os saudosistas (como eu) de peruas com ar e desempenho de esportivo.

Depois da breve descrição, abaixo estão os principais problemas:

Má fama

Claramente esse é maior problema dele, se essa fama é merecida ou não, podemos discutir por horas e não chegar a um consenso, fato é que ela existe e causa boa parte dos problemas que traremos a seguir.

Dificuldade de venda

Vender um Marea pode ser uma tarefa homérica, especialmente se for tentar fazer isso fora do mundo dos entusiastas.

É um carro com fãs e com mercado, porém nos lugares certos, tentar vender um para um estacionamento ou concessionária vai ser bem estressante.

Versões com baixo preço de mercado

Qualquer unidade mais básica e sem os motores 2.0 turbo ou 2.4 aspirado são mais difíceis de vender e tem baixo valor de mercado.

No momento da compra pode ser interessante, mas pense bem se vale a pena, nessas versões o conforto e desempenho (que são os principais prós do carro) podem deixar a desejar.

Manutenção complicada

Hoje em dia, carros turbo e de mecânica mais complexa são comuns, e mesmo assim é difícil achar mão de obra qualificada longe dos grandes centro, imagine no começo dos anos 2000…

Há quem diga que foi essa falta de mão de obra especializada e algumas orientações erradas da montadora que condenaram os motores Fivetech e causaram sua má fama.

Se o problema é somente esse é bem discutível, mas certamente contribuiu para a criação de unidades defeituosas.

Tenha em mente que seu mecânico de confiança pode não ser o mais indicado para mexer no Marea, e um especialista pode ser bem mais caro…

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Carro negligenciado

Infelizmente está cada vez mais raro encontrar ele bem cuidado, as unidades em ótimo estado de conservação são bem caras, então desconfie de preços muito convidativos.

Problemas de lubrificação

Um dos calcanhares de Aquiles do Marea é seu sistema de lubrificação, que parece trabalhar no limite e qualquer falha (ou negligência) pode fazer com que o motor não se lubrifique corretamente e seja condenado.

As galerias de óleo, por exemplo, são estreitas e o motor é suscetível à formação de borra, seja por óleo fora de especificação ou a própria orientação (errada) da Fiat do intervalo de troca do óleo a cada 20.000 km.

O recomendado é de 10.000 km para óleos sintéticos, mas particularmente julgo que o ideal é não passar dos 5.000 km em carros turbo, especialmente no Marea.

O uso de combustível adulterado também causa problema nesse quesito, então muita atenção à procedência.

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Dificuldade em encontrar peças

Apesar de ter vendido relativamente bem, o Marea tem algumas de reposição difíceis de encontrar, em especial as de acabamento e lataria.

As peças usadas estão amplamente disponíveis, porém nem sempre em bom estado, a maior dificuldade são as peças novas e de qualidade.

Peças mecânicas paralelas ainda são encontradas facilmente, porém algumas de qualidade duvidosa.

Desgaste natural

As unidades mais novas já quase caminham para seus 20 anos, já é um bom tempo de estrada e basicamente qualquer sistema pode apresentar falhas à essa altura do campeonato.

Os itens mais usuais a se verificar são amortecedores e o conjunto de suspensão, além de freios, embreagem e claro, o motor.

Leve a uma oficina especializada no modelo e peça por um check-up geral, acredite, vai valer a pena.

Desempenho fraco de algumas versões

Basicamente qualquer unidade sem o motor 2.0 turbo ou 2.4 aspirado tem um desempenho mediano para os dias atuais.

Não que seja um carro desesperadoramente lento, mas o maior atrativo do modelo é o desempenho das mencionadas motorizações.

Conclusão

O Marea é um carro que divide opiniões, uns amam e outros odeiam, então a opção pela compra vai do perfil do comprador.

Se você gosta dele, gosta de mexer em carros e tem paciência para investir tempo e dinheiro em um carro com mais de duas décadas de projeto, o Marea pode ser uma boa.

Como já mencionado, o desempenho e o som dos motores de 5 cilindros são os pontos fortes do carro, principalmente para os entusiastas, e são poucos os carros nacionais que proporcionam experiência parecida.

Se você só quer um carro completo e barato e acabou se deparando com um Marea 1.8, por exemplo, talvez esse carro não seja pra você, existem opções menos trabalhosas no mercado para se avaliar.

Se optar pela compra, leve em uma oficina especializada para avaliar a unidade e seja feliz com sua nova bomba, quer dizer… seu novo possante.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.