Gol Special 1999 a 2005: será que ele é bom?

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O Gol Special era uma versão de entrada da geração G2 que foi vendida durante o período da geração G3, dando assim continuidade ao modelo anterior, uma prática bem conhecida no mercado.

O Special foi uma forma de reduzir o preço de entrada do Gol com a geração anterior, sendo algo que a Fiat fez muito com o Fiat Palio e Fiat Siena, por exemplo.

Bem simples, o modelo era baseado na versão 1.0, tendo motor EA111 AT-1000 com 8V, porém, no Gol G3 ele acabou tendo uma versão Special e chegou a ter motor 1.6 8V.

Que ano saiu o Gol Special?

A versão durou inicialmente de 1999 a 2005, atendendo essas duas gerações e sendo substituída pelo Gol G4, e entre 2016 e 2017, o Gol Special voltou na forma do hatch com 2 ou 4 portas.

Com proposta bem frugal, foi uma opção interessante e que teve até versão com quatro portas, mas era a carroceria de duas portas a mais conhecida e difundida no mercado.

Gol Special – detalhes

O último Gol Special foi lançado no final de 2014 como modelo 2015, ainda na geração Gol G6 do hatch, que havia retornado com duas portas, veio com a proposta de ser uma opção de entrada.

Assim como no início, nos anos 90, o Gol Special da geração G6, era igualmente bem simples e nem tinha limpador traseiro, muito menos lavador e desembaçador.

Ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e travamento central das portas eram opcionais, mas também tinha, por exemplo, faróis duplos com máscara negra.

Rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, maçanetas e retrovisores pretos, enquanto por dentro, o Gol Special tinha cluster com conta-giros, bancos em tecido, preparação para som, banco traseiro rebatível e retrovisores com controle interno, entre outros.

Os citados limpador, desembaçador e lavador do vidro traseiro custavam na época R$ 500, enquanto vidros e travas custavam R$ 780.

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A direção hidráulica custava R$ 1.200 e o ar condicionado tinha preço de R$ 2.230, que poderiam ser adquiridos individualmente.

Seu motor era o EA111 1.0 MPI de quatro cilindros com duas válvulas por cilindro e 72 cavalos na gasolina, com 76 cavalos no etanol, com torques de 9,7 kgfm no primeiro e 10,6 kgfm no segundo.

Ele ia de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e tinha máxima de 163 km/h, fazendo 7,7 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, ambos com etanol, enquanto com gasolina fazia 11,6 km/l no urbano e 13,9 km/l no rodoviário.

Tendo 3,89 m de comprimento e 2,47 m de entre-eixos, além de 285 litros e espaço interno mediano, especialmente na versão de duas portas, com o ruim acesso ao banco traseiro.

Gol Special – gerações anteriores

Além dessa geração, o Gol G2 foi o primeiro a ter a versão Gol Special, mas sob as vendas do G3, sendo o modelo anterior com preço menor.

Na época, o Gol Special G2 tinha motor EA111 AT-1000 com 1.0 litro e oito válvulas, entregando 54 cavalos e 8,5 kgfm, tendo câmbio manual de cinco marchas.

Tinha para-choques pretos, assim como grade, retrovisores e maçanetas, tendo ainda rodas de aço aro 13 polegadas sem calotas, pneus 155/80 R13, vidros manuais, travas manuais,  retrovisores externos sem controle, bancos em tecido e banco traseiro rebatível.

Com vidros brancos, sem para-brisa degradê ou mesmo ar quente, o Gol Special era desprovido de quase tudo o que não fosse obrigatório por lei, buscando assim custar o menos possível para ser produzido e ainda dar um lucro para a montadora.

O conteúdo era muito pobre, praticamente transformando o carro em um mero transporte pessoal, em tempos onde era difícil ter um carro novo para consumidores de baixa renda, sendo ainda um “luxo” para a maioria.

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No G3, o Gol Special passou a ter para-choques de cor cinza, com protetores pretos, bem como retrovisores e maçanetas nesta mesma cor.

Continuava a ter como opcionais itens básicos, como limpador e lavador traseiro, vidros verdes, desembaçador traseiro, para-brisa degradê, banco do motorista com ajuste em altura, conta-giros, fontes 12V e ar quente, por exemplo.

Bancos com textura única, volante de três raios, ventilador de três velocidades, suporte para rádio, entre outros, tendo o painel da geração G2, apesar de ser externamente um G3, que assim durou uma década a bordo do Gol.

Nessa época, o motor 1.0 MPI tinha 57 cavalos e 8,6 kgfm, passando depois para 65 cavalos e 9,1 kgfm, mas chama atenção o fato de ter existido um Gol Special com motor 1.6 litro.

Entre 2002 e 2003, a VW quis encerrar a carreira do Gol G2 com uma versão Special tendo motor AP 1.6 de 99 cavalos e 14,4 kgfm.

Desprovido de itens básicos, porém, não obrigatórios, o Gol Special 1.6 andava bem e era bem econômico, por ser leve e ter pneus 155/80 R13.

Gol Special – preços

  • Volkswagen Gol Special 2016 2 portas – R$ 41.590
  • Volkswagen Gol Special 2016 4 portas – R$ 41.846
  • Volkswagen Gol Special 2005 – R$ 13.581
  • Volkswagen Gol Special 2004 – R$ 11.658
  • Volkswagen Gol Special 2003 – R$ 11.340
  • Volkswagen Gol Special 2002 – R$ 11.031
  • Volkswagen Gol Special 2001 – R$ 10.730
  • Volkswagen Gol Special 2000 – R$ 10.434
  • Volkswagen Gol Special 99 – R$ 9.840
  • Volkswagen Gol Special 98 – R$ 9.194

(*) Preços da tabela Fipe – agosto/2022.

Gol Special – equipamentos

Gol Special 2 portas 1.0 MPI Flex – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, mas airbag duplo, freios com ABS e EDB, para-choques na cor do carro, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/65 R14, vidros verdes, bancos dianteiros basculantes, vidro térmico traseiro e desembaçador traseiro.

Para-brisa degradê, maçanetas e retrovisores sem pintura, bancos em tecido, banco traseiro rebatível, cintos de três pontos nas laterais, painel com conta-giros, ar quente, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores com controle interno e fonte de 12V.

Gol Special 2 portas 1.0 MPI Flex – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança para crianças e vidros manuais.

Gol Special – motor

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O motor do Gol Special era o EA111 de quatro cilindros, sendo este construído em bloco de ferro fundido com cabeçote em alumínio e duas válvulas por cilindro, tendo comando de válvulas único.

Tendo injeção eletrônica multiponto, o 1.0 MPI entregava 72 cavalos na gasolina e 76 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm.

Já o torque era de 9,7 kgfm no primeiro e 10,6 kgfm no segundo, ambos a 3.850 rpm.

O câmbio era o MQ-200 de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico.

O sistema flex era por pré-aquecimento, garantindo assim partida a frio mais eficiente em dias de baixa temperatura.

Gol Special – desempenho

  • Volkswagen Gol Special 2P 1.0 – 13,4 segundos e 163 km/h
  • Volkswagen Gol Special 4P 1.0 – 13,4 segundos e 163 km/h

Gol Special – consumo

  • Volkswagen Gol Special 2P 1.0 – 7,7/9,6 km/l e 11,6/13,9 km/l
  • Volkswagen Gol Special 4P 1.0 – 7,7/9,6 km/l e 11,6/13,9 km/l

Gol Special – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X