O Golf GTI 2015 marcou o início da trajetória de sucesso do hatch da Volkswagen em nosso mercado, dominando um segmento que poucas vezes apresentou um concorrente com o mesmo custo-benefício do alemão.
Além do ótimo conjunto mecânico, o esportivo apresentava uma extensa lista de equipamentos de conforto e segurança, isso sem contar o visual diferenciado em relação às outras versões da gama.
Confira tudo sobre o Golf GTI 2015!
Golf GTI 2015 – versões
Diferentemente de outros mercados, o Golf GTI 2015 era a única versão mais apimentada do hatch por aqui, como você pode conferir abaixo:
- Volkswagen Golf GTI 2015
Leia também sobre o Golf GTI 2020.
Golf GTI 2015 – equipamentos
Volkswagen Golf GTI 2015 – motor 2.0 turbo de 220 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático DGS de 6 marchas e dupla embreagem.
SEGURANÇA: 7 airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme, assistente de partida em rampa, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, controle de estabilidade, controle de tração, desembaçador traseiro, faróis de neblina, faróis duplos com regulagem de altura, freios ABS, ISOFIX, lanterna de neblina, limpador e lavador do vidro traseiro, luzes de condução diurna, monitoramento de pressão dos pneus, repetidores de seta nos espelhos retrovisores, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, travas elétricas, entre outros.
CONFORTO: apoio de braço dianteiro e traseiro, ar-condicionado dual zone automático (com saída traseira), banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, bancos revestidos em xadrez, cintos de segurança com ajuste de altura, controle de largada, direção elétrica, faróis com acendimento automático, luzes no porta-malas, porta-luvas e de teto traseira, multimídia com Bluetooth, USB, rádio e cartão de memória, piloto automático, porta-luvas climatizado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos, sensor de chuva, start/stop, vidros elétricos dianteiros e traseiros, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.
VISUAL: lanternas em LED, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 225/45 R17, aerofólio, soleiras em alumínio nas portas (com iluminação vermelha ajustável), entre outros.
OPCIONAIS:
- Teto solar panorâmico
- Pacote Exclusive (ACC, acesso ao veículo sem chaves e botão de partida, assistente de luz para farol alto, bancos de couro, bancos dianteiros com aquecimento, controle automático de distância e velocidade com limitador, detector de fadiga, faróis bixenônio com regulagem dinâmica, modos de condução Normal, Sport, Eco e Individual, monitoramento frontal e freio de emergência automático para trânsito, multimídia com GPS e sistema de lavador dos faróis de xênon)
- Pacote Premium (itens do pacote Exclusive + assistente de estacionamento automático, bancos elétricos com ajuste de altura e apoio de lombar, câmera de ré com acionamento automático e multimídia com tela de 8 polegadas e GPS)
Conheça a história do Golf GTI, em todas as suas gerações.
Golf GTI 2015 – preços
Quando chegou por aqui, o Golf GTI 2015 custava cerca de R$ 108.500, numa gama que ainda tinha o Golf Comfortline (MT por R$ 73.800 e AT por R$ 80.800) e o Golf Highline (MT por R$ 80.500 e AT por R$ 87.500), ambos com motor 1.4 TSI.
Confira o valor atual no mercado de usados:
- Volkswagen Golf GTI 2015 – R$ 134.510
(Valor baseado na tabela FIPE de maio de 2023.)
Golf GTI 2015 – motor
O Golf GTI 2015 rapidamente se tornou um dos esportivos de maior sucesso no mercado nacional. É claro que isso também ocorreu em outros países, mas por aqui a oferta sempre foi bem mais limitada nesse segmento.
Isso tudo ocorreu graças a seu conjunto mecânico, formado pelo motor 2.0 TSI, de disposição transversal e com 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, injeção direta e indireta, turbocompressor e duplo comando de válvulas no cabeçote.
Como todos sabem, ele entrega 220 cavalos de potência, a 4.500 rpm, e 35,7 kgfm de torque, a 1.500 rpm, ligado ao câmbio DSG de 6 marchas e com dupla embreagem banhada a óleo.
Golf GTI 2015 – desempenho
O principal atributo do Golf GTI 2015 era, e continua sendo, seu desempenho. Confira seus números na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima:
- Volkswagen Golf GTI 2015 – 6,5 segundos e 244 km/h
Golf GTI 2015 – consumo
Além disso, o hatch esportivo da Volkswagen também não faz feio quando o assunto é seu consumo. Confira os números urbanos e rodoviários, lembrando que ele é abastecido apenas com gasolina:
CONSUMO CIDADE
- Volkswagen Golf GTI 2015 – 10,5 km/l
CONSUMO ESTRADA
- Volkswagen Golf GTI 2015 – 12,9 km/l
Golf GTI 2015 – manutenção e revisão
Importado, o Golf GTI 2015 era vendido com 3 anos de garantia, o que obviamente já ficou no passado. Para garantir essa cobertura, a marca divulgou uma tabela de revisões bem detalhada para o esportivo.
As paradas são feitas a cada 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Esse é um período de tempo menor do que outros carros da marca, que podem visitar a concessionária a cada 12 meses.
Em seu site, a VW divulga em detalhes os valores e itens trocados de todas as revisões até os 100.000 km.
Confira os valores abaixo (e os itens substituídos):
- 10.000 km ou 6 meses – R$ 517,37 (bujão roscado, filtro de óleo e óleo do motor)
- 20.000 km ou 12 meses – R$ 517,37 (bujão roscado, filtro de óleo e óleo do motor)
- 30.000 km ou 18 meses – R$ 1.253,23 (bujão roscado, filtro de óleo, óleo do motor e filtro de poeira e pólen)
- 40.000 km ou 24 meses – R$ 697,97 (bujão roscado, filtro de óleo e óleo do motor)
- 50.000 km ou 30 meses – R$ 697,97 (bujão roscado, filtro de óleo e óleo do motor)
- 60.000 km ou 36 meses – R$ 1.253,23 (bujão roscado, filtro de óleo, óleo do motor e filtro de poeira e pólen)
- 70.000 km ou 42 meses – R$ 697,97 (bujão roscado, filtro de óleo e óleo do motor)
- 80.000 km ou 48 meses – R$ 697,97 (bujão roscado, filtro de óleo e óleo do motor)
- 90.000 km ou 54 meses – R$ 1.493,97 (bujão roscado, filtro de óleo, óleo do motor, filtro de poeira e pólen e filtro de ar)
- 100.000 km ou 60 meses – R$ 697,97 (bujão roscado, filtro de óleo e óleo do motor)
Golf GTI 2015 – ficha técnica
Motor |
2.0 TSI |
Tipo | Dianteiro, transversal e gasolina |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.984 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 9,6:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta e indireta |
Potência Combinada | 220 cv @ 4.500 rpm |
Torque Combinado | 35,7 kgfm @ 1.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automática de 6 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / Disco sólido |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Independente, multibraço |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve de 17 polegadas |
Pneus | 225/45 R17 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.268 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.799 |
Altura (mm) | 1.456 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.631 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | 338 |
Tanque (litros) | 50 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 533 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.317 |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,31 |
Golf GTI 2015 – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!