Henry Ford: frases, carreira, linha de montagem Ford

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Henry Ford. O mecânico que transformou a indústria e tornou o automóvel, um veículo para todos e expandiu a industrialização por todo o mundo, não importando de fosse à rica Inglaterra ou no ainda promissor Brasil.

Da fazenda de seu pai, em Dearborn, Michigan, Henry Ford partiu para uma vida que nem ele mesmo poderia imaginar, sendo deslocado desde jovem para o interesse nas máquinas motorizadas que pareciam um vislumbre de um novo mundo.

A curiosidade de Ford o levou para o mundo das máquinas e das “carruagens sem cavalos”, que o encantaram e o levaram ao trabalho com as máquinas, consertando, aperfeiçoando ou criando o novo.

Do primeiro carro à linha de montagem, Henry Ford viu as mudanças rápidas de seu tempo e a visão de que uma América não poderia ser apenas dos ricos e sim das massas.

Com o Modelo T, Ford levou o automóvel, uma das mais admiráveis invenções do homem aos trabalhadores, que antes só podiam ver os ricos em seus belos e caros veículos, sendo considerado o pai do automóvel.

Henry Ford – frases

  • “Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe se queixar”.
  • “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência”.
  • “Um idealista é alguém que ajuda outro a ter lucro”.
  • “Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele”.
  • “Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes”.
  • “Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta”.

Henry Ford – início de carreira

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Henry Ford começou como todos os grandes nomes da história do automóvel, como um mecânico, após ver um trator a vapor em seu caminho, um veículo que o surpreendeu.

Em poucos anos, Ford desenvolveu seu primeiro motor a combustão, movido a gasolina, que fez funcionar na cozinha de sua casa.

Desde cedo, Ford sabia dos perigos e da ineficiência do vapor para mobilidade dos carros, então apostou tudo no motor de ciclo Otto, criando seu primeiro carro em 1896, o chamado quadriciclo, uma junção de duas bicicletas com um propulsor entre elas.

Considerado um gênio para a época, Ford foi para a Detroit Automobile Company em 1899, apesar de ter começo numa grande empresa na Edison, em 1891.

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Com a falência da Detroit, acionistas da empresa viram em Ford um futuro promissor e o financiaram na Henry Ford Company.

No entanto, ele acabou desligando-se da empresa que levava seu nome e que foi então renomeada como Cadillac…

Sem emprego, Henry Ford foi para as pistas para promover os carros de corrida que construía e assim manter-se em evidência no mercado.

As vitórias lhe renderam investidores para seu maior negócio, aquele que mudaria, não só a indústria automobilística da época, como de todo o mundo.

Henry Ford – Ford Motor Company

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Em 16 de junho de 1903, Henry Ford fundou a Ford Motor Company, uma empresa onde ele poderia de fato liderar, começando a produzir o Modelo A, um veículo leve que teve 500 unidades produzidas.

Inventor, engenheiro, mecânico e visionário, Ford tinha sua própria visão do mundo e esta era fazer o automóvel chegar onde era necessário, até as fazendas, como a que ele nasceu, atravessando todo tipo de dificuldade.

Todavia, não se levava um Cadillac, Peugeot ou Benz para uma fazenda, era preciso um veículo rústico, resistente, simples de manutenção, econômico e, acima de tudo, barato.

Assim, Henry Ford projetou e lançou o revolucionário Modelo T, o carro que motorizou a América e o mundo, com as características descritas e ainda com relativo conforto.

O Ford T virou um sucesso instantâneo, pois, um trabalhador médio poderia comprá-lo, porém, a enorme fábrica da Ford em Rouge, não tinha capacidade de atender a demanda.

Apenas seis meses após o lançamentos, novos pedidos foram cancelados e ainda era 1908…

Henry Ford – linha de montagem

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Após cinco anos de produção insuficiente para atender os pedidos, cujas filas de espera eram de meses, Henry Ford finalmente encontrou a solução, que mudaria para sempre a indústria como um todo.

No lugar das bancadas que mal podia fazer 25 carros por dia, Ford criou a esteira da linha de montagem, um sistema de produção aonde as partes do Modelo T eram montadas continuamente até sair da linha inteiro e rodando.

Com uma velocidade muito maior e tempo de fabricação unitário muito menor, Ford Motor Company produziu praticamente um milhão de unidades do T anualmente entre 1913 de 1927, totalizando mais de 15 milhões de exemplares apenas do Modelo T.

O processo de produção em linha de montagem, contudo, era bem diferente da manufatura anterior e a repetição levou à exaustão de milhares de tralhadores, numa relação sempre conturbada, hostil e polêmica.

Ford chegou a recrutar 1.000 pessoas para cada 100 vagas, dada a taxa de abandono de emprego, até que instituiu o salário de US$ 5,00 a hora, o que corresponderia a US$ 140 hoje ou quase 6 vezes mais que da Mazda atualmente nos EUA.

Henry Ford financiou a compra do Modelo T para seus próprios funcionários, o que também valia como propaganda, afinal, se um trabalhador da Ford podia comprar, qualquer outro também o faria.

A massificação da Ford levou à construção de estradas e pavimentação de ruas, assim como o Modelo TT ajudou a moldar toda uma economia, do fazendeiro ao grande fabricante, passando pelo empreendedor.

Henry Ford – Modelo T

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Icônico da história do automóvel, o Modelo T de Henry Ford foi o Fusca antes dele mesmo, sendo o cavalo do início do século XX, sendo pequeno, leve, barato, econômico, ágil, resistente, fácil de arrumar, fácil de produzir e extremamente popular, sendo feito em diversos países pelo mundo.

O Ford T foi montado no Brasil em 1919, quando Henry Ford assumiu poderes plenos como único dono da montadora, fabricando de tudo, desde o aço até buscando a borracha, com a extração maldada na Amazônia brasileira através da Fordlândia.

Com o domínio do ciclo de produção, a Ford conseguiu levar o Modelo T para fábricas ao redor do planeta, sempre ao lado do caminhão TT, a primeira “Kombi” do mundo.

Tendo motor de quatro cilindros, o Ford T garantiu à Henry Ford o domínio até a década de 20, quando a Chevrolet mudou o mercado com carros mais modernos.

Henry Ford e seu filho Edsel, desenvolveram um novo Modelo A, porém, os tempos eram outros e o motor de seis cilindros da GM se tornou popular.

Então, pai e filho trabalharam no último projeto juntos, o Ford V8, que trouxe a marca de volta ao brilho, apesar de nunca mais à liderança.

Polêmico, Ford tinha a visão de mundo de um fazendeiro do Meio-Oeste americano, sendo ridicularizado e criticado por isso.

Após a Segunda Guerra e à morte de Edsel, Ford descansou no sono da morte em 7 de abril de 1947.

Todos os carros no cortejo fúnebre pararam em sua honra, em Detroit, assim como 7 milhões de trabalhadores da indústria americana, que lhe renderam diversas homenagens.

Henry Ford – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X