Honda Accord – Reclamações e problemas

accord 001

O Accord é um sedã de impor respeito, sempre com opções de motores modernos (e até V6), já é um veterano no mercado.

Possui bom acabamento, desempenho e conforto ao dirigir, além da conhecida robustez da gigante Japonesa. Nosso texto de hoje é pra você que pensa em comprar um, ou que tem curiosidade sobre o modelo.

O modelo já está na sua décima geração, algumas delas são raridades no mercado, enquanto outras sequer existem, hoje vamos focar nas unidades da sétima geração em diante.

Na sétima geração, o motor mais marcante foi o 3.0 V6, de 240 cv e 29,3 kgfm de torque, que com o câmbio automático de 5 marchas, permitia a aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 8s.

Na oitava geração, o motor mais potente era o 3.5 V6, de 278 cv e 34,6 kgfm, ainda com câmbio automático de 5 marchas, acelerava de 0 a 100 km/h em 7s.

Na nona geração, o motor V6 3.5 foi mantido, porém o desempenho melhorou com o novo câmbio automático de 6 velocidades, fazendo de 0 a 100 km/h na casa dos 6,5s.

Na décima geração o motor V6 foi desbancado pelo 2.0 turbo de 256 cv e 37,7 kgfm de torque, que acoplado ao câmbio automático de 10 velocidades, faz a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7s.

Em todos os anos tem bons equipamentos de segurança e tecnologia comparado aos principais rivais de mesma época.

Claramente o Accord tem um bom desempenho e nas versões de topo e parece ser uma boa opção de compra, mas quais os principais problema e reclamações do modelo? Abaixo estão elas:

Atenção ao câmbio automático

Accord 003

Os câmbios aplicados no Accord são robustos, porém alguns já estão rodando há bons anos (até décadas).

Fique atento à trepidações e solavancos na troca de marcha, elas devem ser suaves e sem pancadas.

Lembre-se que o fluído de transmissão deve ser trocado e dê preferência para unidades com histórico de revisões nesse item, pois a falta de manutenção condena o conjunto.

Versões “básicas” são mais complicadas de mercado

Com o passar do tempo, a desvalorização atinge todas as versões do carro, deixando mais acessíveis tanto as básicas quanto as mais completas.

Esse movimento faz com que os compradores optem pelas versões mais completas, pois a diferença de valor não costuma ser alta quando comparada às básicas, especialmente nesse segmento de carros mais luxuosos.

Se possível opte pelas versões mais completas na hora da compra.

Versões com desempenho fraco

Algumas versões com motores com cilindrada menor e aspirados não apresentam um desempenho bom para o segmento (ainda andam bem, mas aquém do que o segmento pede).

Por exemplo o Accord de oitava geração com motor 2.0 aspirado de 156 cv acelera de 0 a 100 km/h em 12s e tem velocidade máxima de 180 km/h.

Preço e disponibilidade de peças

O preço de algumas peças nas concessionárias são proibitivos, por isso a maioria dos proprietários compra peças fora da rede.

O problema que como o modelo não vendeu tantas unidades no Brasil, algumas peças são difíceis de achar (em especial de acabamento).

Algumas peças também tem um preço elevado, como por exemplo os faróis do Accord G9, custando na casa dos R$ 1.500,00 cada.

Suspensão sofre nas nossas ruas

O carro foi projetado para um rodar confortável e suave em rodovias e boas ruas, mas a nossa realidade é totalmente diferente.

Apesar do bom trabalho na tropicalização do modelo, não tem muito milagre, a suspensão (em especial amortecedores) não tem uma durabilidade tão alta quanto alguns proprietários gostariam.

Consumo elevado

Como são muitas versões, motores e câmbios, fica difícil falar que isso é um problema do modelo, mas a maioria das versões tem um consumo relativamente elevado.

São comuns relatos de consumos na casa de 5 km/l na cidade e 8 km/l na rodovia, em especial nas unidades V6 mais antigas.

É o velho ditado, cavalo que anda… Mas não se iluda, mesmo as versões mais “mansas” podem ter um consumo alto, pois o carro é pesado e elas sofrem mais pra empurrar.

Conclusão

Accord 002

O Accord é um carro robusto, potente (na maioria das vezes) e confortável, tudo que se espera de um sedã dessa categoria.

Devido à robustez, alguns donos não cuidam como deveriam do carro, em especial do câmbio, então muito cuidado na hora da compra, pois quando dá problema é caro para arrumar.

Procure unidades completas, com motorização V6 ou turbo e com o histórico de manutenção em dia, certamente será um carro que vai te fazer muito feliz.

Na mesma linha do Accord, o Toyota Camry traz mesmas qualidades (e defeitos) e merece atenção.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.