Hyundai Sonata – Reclamações e Problemas

Sonata 003

A Hyundai teve um dos carros mais cobiçados do Brasil na época do lançamento da geração que estreou em 2010, seja pela qualidade e requinte do modelo, seja pelo seu belo e imponente design, mas caiu no esquecimento pouco tempo depois, saindo de linha em 2014.

Potente e sofisticado, não é difícil encontrar um usado por preço convidativo, fizemos esse texto para te mostrar os pontos que deve ficar atento ao escolher uma unidade.

Em meados de 2010, a última geração do Sonata “brasileiro” foi apresentada, trazendo motor 2.4 de 182 cv e 24 kgfm de torque, que rendia aceleração de 0 a 100km/h na casa dos 10s e velocidade final de cerca de 210 km/h, sempre acoplada a um câmbio automático de 6 velocidades e suspensão traseira independente, que traziam um bom desempenho geral.

Um acabamento digno de sedã de topo, desempenho robusto, rodas 18”, 8 airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado dual-zone, rádio com Bluetooth, comandos no volante, faróis de Xênon e outros vários opcionais fazem com que ele seja um procurado no mercado de usados.

Porém, desempenho, luxo e tecnologia, muitas vezes geram apreensão na hora de comprar um usado, principalmente se ele já tiver mais de 10 anos de uso, então abaixo estão os defeitos e reclamações do modelo:

Pneus de perfil muito baixo

As rodas de aro 18” com pneus 225/45 não casam muito bem com a rodagem no solo brasileiro, não é dos piores conjuntos, mas pegar buracos em alta velocidade pode causar o empenamento das rodas e danos graves aos pneus.

Isso além de atrapalhar um pouco o conforto do carro em prol da estabilidade, ao avaliar uma unidade usada, procure por remendos nos pneus e soldas nas rodas que trazem riscos à segurança.

Câmbio automático caro para arrumar

Sonata 002

Aqui a história começa a ficar triste, não podemos considerar que o câmbio seja problemático, não há tantos relatos de problemas, porém tenha em mente que se isso ocorrer, dependendo do que acontecer, o preço para arrumar pode ser metade do valor do carro, verifique o histórico das trocas de óleo da transmissão, e, se já estiver próximo do período de troca, considere no mínimo R$ 1.000,00 para realizar esse serviço, não economize nele, faça como manda o figurino, ou no caso, o manual.

Consumo elevado

O carro é grande, potente e aspirado, então não é de se estranhar que ele apresente um consumo elevado de combustível, o mais comum é que faça cerca de 11km/l na estrada e 8km/l na cidade rodando só na gasolina, dependendo, é claro, do pé do motorista.

Carro muito baixo

Pensando em estabilidade e conforto a altura do Sonata é muito boa, porém ao encarar lombadas e obstáculos nas nossas ruas o carro raspa bastante no solo, não sendo adequado para locais de difícil acesso.

Tamanho do carro

Esse não é um problema e sim uma característica que requer cuidado, a depender do tamanho da garagem e locais que costuma utilizar o carro o comprimento dele pode dificultar sua vida, pense nisso antes da compra.

Seguro elevado

Tome cuidado com o valor do seguro, a depender da região e do perfil do principal condutor, o valor do seguro pode ultrapassar os R$ 4000,00, sendo um valor considerável pensando no custo do carro.

Procedência

O carro caiu quase na faixa de preços de um popular, isso faz com que pessoas que não podem arcar com as manutenções corretamente comprem o carro e, por falta de conhecimento ou vontade, negligenciam a manutenção ou a fazem de maneira incorreta, economizando em itens básicos como lubrificantes e combustível, opte sempre por um carro bem cuidado, para isso pode ser vantajoso comprar o carro de uma pessoa física ou estabelecimento renomado, onde consiga saber o histórico das manutenções do carro.

A conservação da lataria e interior dizem muito sobre o quão cuidadoso o dono era, volante e tapete desgastados são normais, mas plásticos quebrados, acabamentos riscados podem ser sinal de descuido, sem contar que são peças caras se precisar trocar, então escolha um sem pressa e com muita atenção aos detalhes.

Conclusão

Sonata 001

O Sonata é cheio de opcionais, itens de conforto, segurança e tem bom desempenho, foi sempre voltado para um público mais sério, mas não faz feio na mão dos mais jovens.

É primordial adquirir um carro de procedência e com as revisões em dia, os mais antigos muitas vezes já passaram na mão de donos desleixados e se você resolver “salvar” uma unidade dessas, se prepare para desembolsar algumas dezenas de milhares de reais.

Não é um carro econômico ou extremamente barato de manter, tenha isso em mente e sempre tenha um dinheiro guardado para eventuais problemas mais graves, que apesar de raros, são caros.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.