Elétricos Linha 2018 Veículos Comerciais

Iveco Daily 2018: detalhes, fotos, preço, motor, consumo

iveco-daily-2018-9 Iveco Daily 2018: detalhes, fotos, preço, motor, consumo

O Iveco Daily 2018 é oferecido no mercado brasileiro em mais de 30 configurações por variante, sendo estas basicamente cabine simples ou dupla com chassi exposto, furgão e passageiros. Cada um possui opções de entre-eixos maior ou menor, assim como variedade de capacidade de carga e PBT entre 3,5 toneladas e 7,0 toneladas. O motor diesel FPT F1C é um quatro cilindros 3.0 com 146 cv ou 170 cv. O câmbio é sempre manual de seis marchas.



A primeira geração do Iveco Daily muito se parecia com um Fiat, mas era derivado de um projeto da Alfa Romeo. Nascido em 1978, esse modelo tinha PBT de 3,5 a 5,0 toneladas. Porém, após alguns anos, foi sucedido pelo Fiat Ducato, já que a marca do trevo de quatro folhas abandonou esse mercado. O motor era um 2.5 diesel, que na versão aspirada entrega 72 cv ou 75 cv (Sérvia), mas a turbo diesel teve 95 cv. Uma versão militar chamada VM90 foi produzida também.

Depois de 12 longos anos, a Iveco lançou a segunda geração do Daily. Essa foi vendida no Brasil, sendo fabricada mundialmente por dez anos. A potência do motor 2.5 subiu para 115 cv e o modelo recebeu um novo 2.8 com até 118 cv. Chamou a atenção por oferecer opção de tração 4×4. Em 2000, surge a terceira geração, que não foi vendida no Brasil. Com frente mais arredondada, esse modelo ganhou a versão GNV, assim como um PBT de 2,8 toneladas e outro de 6,5 toneladas, ampliando a faixa de atuação.

O motor 2.8 subiu para 125 cv, mas surgiu o novo F1A em 2003, sendo este um 2.3 com até 120 cv e o F1C com 3.0 litros, que ia de 136 cv a 166 cv. Atualizado, ele chega aos dias atuais.  O Iveco Daily de terceira geração ganhou também um câmbio manual de seis marchas com engates eletro-hidráulicos. Seis anos depois do lançamento, sai de cena para dar lugar à quarta geração. Esta acabou chegando ao Brasil.

Essa variante emprega motores diesel 2.3 e 3.0, que entregam de 96 cv a 176 cv, incluindo a versão GNV com 136 cv. O PBT chegou a 7,0 toneladas e as versões Furgone e Minibus eram as mais desejadas. Na quinta geração, apelidada de “Superman”, o design mudou um pouco, mas os motores agora empregam até 205 cv, todos Euro 5. Um câmbio semiautomático foi introduzido. Essa geração continua sendo feita no Brasil, embora se espere pela próxima e esta é a que vem a seguir.

Empregando os mesmos motores F1A 2.3 e F1C 3.0, o Iveco Daily 2018 europeu passa a ser Euro 6, mas apenas com motor maior. Além da opção GNV, ganhou também versão com câmbio automático ZF 8HP de oito marchas.

iveco-daily-2018-9 Iveco Daily 2018: detalhes, fotos, preço, motor, consumo

Iveco Daily 2018 – detalhes

O Iveco Daily 2018 vendido no Brasil, mescla elementos de duas gerações mais antigas do modelo europeu, com visual da quarta geração e mecânica Euro 5 da quinta. O visual emprega faróis grandes de parábola única, bem como os característicos para-choques e protetores laterais em plástico preto ou cinza, bem típicos da Iveco. O para-choque dianteiro tem duas entradas de ar laterais, além de grade trançada, a mesma da grade superior.

Com perfil aerodinâmico, o Iveco Daily 2018 possui retrovisores sem pintura e com espelhos grandes e ajustáveis eletricamente, bem como aquecidos. A carroceria é bem alta e volumosa, sendo as versões Furgone e Minibus sempre com teto alto, enquanto o Chassi emprega cabines simples e dupla, ambas com altura padrão.

Na traseira, o conjunto ótico é bem completo e vertical, diferente de gerações anteriores, que eram horizontais e montadas no para-choque. Os modelos Furgone e Minibus possuem porta lateral corrediça, que pode ter acionamento e travamento elétrico. As janelas podem ser corrediças na versão Vetrato. O Iveco Daily 2018 também é usado como motor home, seja a partir do modelo Furgone, seja no Chassi com cabine simples, aberta.

Por dentro, o painel do Iveco Daily 2018 é moderno ainda, empregando volante ajustável com airbag, bem como cluster amplo e dotado de instrumentação analógica, mas com um grande display digital do computador de bordo. O sistema de áudio é simples, tendo rádio com CD, MP3 e USB.

O ar-condicionado pode ser manual, automático ou com extensão para o compartimento dos passageiros. Há dois pota-luvas e um porta-objetos no painel, tendo outro no teto e mais um terceiro entre os bancos, opcional, onde há espaço para copos e um compartimento térmico. A alavanca de câmbio com acionamento eletro-hidráulico fica presa no painel e bem perto do volante, a fim de evitar que o motorista fique muito tempo sem uma das mãos na direção.

Os bancos são elevados e o do motorista tem ajuste de altura. Atrás, no modelo Chassi com cabine dupla, cabem mais três, totalizando seis ocupantes. No Minibus, a capacidade varia de 15 a 18 passageiros, sempre excluindo o condutor. Uma versão chamada Elevittá possui assento móvel e articulado de acionamento elétrico para cadeirantes. No total, três pessoas com deficiência física podem ser levadas.

Há opção de bagageiro sob a última fileira e também versões de turismo ou fretamento. A Vetrato tem janelas simples e uma configuração para frotista. O compartimento de passageiros do Minibus pode ter ainda bagageiro de teto, luzes individuais, saídas de ar condicionado adicionais, fontes USB ou 12V, além de assentos com encostos fixos (fretamento) ou reclináveis (turismo).

Luzes de assoalho e vidros inteiriços também são utilizados, dependendo da aplicação. A van tem ainda opção de personalização, mas feita por empresas independentes, que adicionam poltronas mais largas e confortáveis, DVD, TV de tela plana, portas elétricas, vidros colados, modem com Wi-Fi, frigobar, cortinas, revestimentos diferenciados e até rodas de liga leve.

iveco-daily-2018-9 Iveco Daily 2018: detalhes, fotos, preço, motor, consumo

Iveco Daily 2018 – novidades

A Iveco Daily 2018 tem uma nova geração inteiramente na Europa, que em breve deverá ser feita em Sete Lagoas-MG. A marca anunciou o modelo com produção nas fábricas de Suzzara e Valladolid, respetivamente Itália e Espanha, sendo a última com renovação da sua linha de produção.

Assim como o modelo brasileiro, o europeu possui estrutura clássica de chassi de longarinas ou misto com monobloco, mantendo as versões cabine e furgão, oferecendo melhorias em termos de dirigibilidade e capacidade de carga, graças ao maior espaço interno e facilidade de utilização, empregando um plano de carga mais acessível.

O Iveco Daily 2018 no modelo Minibus continua sendo oferecido na linha, mas agora com diferentes comprimentos e número de assentos, ampliando assim a gama de opções para o operador europeu. O conforto ao dirigir, junto com menor ruído na cabine e também posição do volante otimizada, foram as novidades introduzidas na cabine. Os motores são os mesmos Euro 5 do brasileiro, mais o novo F1C Euro 6 com até 170 cv. O câmbio automático de oito marchas da ZF é a grande novidade.

Por aqui, o Iveco Daily 2018 mantém suas opções diesel de 146 cv ou 170 cv, ambas manuais de seis marchas e com tração apenas nas rodas traseiras, tendo ainda as versões GNV e elétrica. Em breve deve dar lugar à sexta geração, elevando assim a briga no segmento de caminhões e furgões leves. Com a nova Fiat Ducato, a FCA pretende emplacar uma dupla de comerciais leves para arrebatar a liderança da Renault Master, que derrubou até a Sprinter.

iveco-daily-2018-9 Iveco Daily 2018: detalhes, fotos, preço, motor, consumo

Iveco Daily 2018 – versões

  • Iveco Daily 35S14 Chassi
  • Iveco Daily 35S14 Chassi Cabine Dupla
  • Iveco Daily 40S14 Chassi
  • Iveco Daily 55C17 Chassi
  • Iveco Daily 70C17 Chassi
  • Iveco Daily 70C17 Chassi Cabine Dupla
  • Iveco Daily 35S14 Furgone
  • Iveco Daily 45S17 Furgone
  • Iveco Daily 55C17 Furgone
  • Iveco Daily 45S17 Minibus 15+1
  • Iveco Daily 50C17 Minibus 18+1
  • Iveco Daily 45S17 Elevittá 15+1
  • Iveco Daily 50C17 Elevittá 18+1
  • Iveco Daily 45S17 Vetrato 15+1
  • Iveco Daily 50C17 Vetrato 18+1
  • Iveco Daily 35S14G Furgone
  • Iveco Daily 35S14G Minibus
  • Iveco Daily 55C Elétrico Chassi Cabine Dupla

Iveco Daily 2018 – equipamentos

O Iveco Daily é um veículo comercial que pode vir com diversos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento, além de comodidade. Dependendo da versão e da aplicação, o modelo suporta diversos itens sistemas, entre eles ar-condicionado, ar-condicionado com extensão para os assentos traseiros, ar-condicionado automático, frigobar, airbag duplo, rádio com CD e USB, piloto automático, ganchos para reboque, calotas centrais, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, espelhos retrovisores com aquecimento, travamento central elétrico, portas laterais corrediças com acionamento elétrico, luzes de leitura, bancos individuais com apoios de cabeça e cintos de três pontos, direção hidráulica, freios ABS com EDB, tanque e nível para Arla 32, coluna de direção regulável, banco do motorista com ajuste de altura, painel com computador de bordo, estribo lateral, janelas corrediças, teto alto, porta-bagagens, assento-cadeirante móvel com acionamento elétrico (Elevittá), bancos especiais para deficientes físicos, porta-copos, porta-objetos no teto, porta-mochilas no teto, lanternas traseiras ajustáveis (chassi), entre outros.

iveco-daily-2018-9 Iveco Daily 2018: detalhes, fotos, preço, motor, consumo

Iveco Daily 2018 – preços*

  • Iveco Daily 35S14 Chassi – R$ 115.780
  • Iveco Daily 35S14 Chassi Cabine Dupla – R$ 153.000
  • Iveco Daily 40S14 Chassi – R$ 115.928
  • Iveco Daily 45S17 Chassi – R$ 110.452
  • Iveco Daily 55C17 Chassi – R$ 123.082
  • Iveco Daily 70C17 Chassi – R$ 141.294
  • Iveco Daily 70C17 Chassi Cabine Dupla – R$ 161.279
  • Iveco Daily 35S14 Furgone – R$ 134.650
  • Iveco Daily 45S17 Furgone – R$ 137.784
  • Iveco Daily 55C17 Furgone – ND
  • Iveco Daily 45S17 Minibus 15+1 – R$ 155.214
  • Iveco Daily 50C17 Minibus 18+1 – R$ 166.000
  • Iveco Daily 45S17 Elevittá 15+1 – R$ 152.939
  • Iveco Daily 50C17 Elevittá 18+1 – R$ 168.147
  • Iveco Daily 45S17 Vetrato 15+1 – R$ 155.000
  • Iveco Daily 50C17 Vetrato 18+1 – R$ 175.867
  • Iveco Daily 35S14G Furgone – ND
  • Iveco Daily 35S14G Minibus – ND
  • Iveco Daily 55C Elétrico Chassi Cabine Dupla – Sob encomenda

Iveco Daily 2018 – motor

O Iveco Daily 2018 utiliza o motor Iveco FPT F1C, um turbo diesel de quatro cilindros em linha com nível de emissão Euro 5. Equipado com cabeçote de alumínio e bloco de ferro fundido, o propulsor italiano tem 2.998 cm3 e tem taxa de compressão de 17,5:1. Além disso, vem com sistema de injeção direta de combustível do tipo Common Rail, tendo ainda turbocompressor duplo com intercooler e sistema SCR (Reversão Catalítica Seletiva).

Com este último, o motor Iveco FPT F1C precisa utilizar o Arla 32, que é um componente químico composto de ureia e água, que é pulverizado no sistema de escape do veículo, reduzindo assim as emissões de óxido de nitrogênio. O produto é inserido em um tanque específico e quando o nível atinge uma margem pequena, um aviso é indicado no painel para sua reposição. Sem o uso do Arla 32, o propulsor perde rendimento, eleva o consumo e polui mais, bem como aumenta as despesas para o operador. O câmbio é manual de seis marchas com embreagem acionada hidraulicamente.

O motor do Iveco Daily 2018 tem ainda a tecnologia “piezométrica”, que permite eficiência cinco vezes maior na injeção de combustível de alta pressão. Com torque máximo a partir de 1.250 rpm, o motor Iveco FPT F1C entrega 35,7 kgfm nas versões XXS14 e 40,8 kgfm nas versões XXS/C17. Da mesma forma, as potências de 146 cv e 170 cv, respectivamente, são oferecidas. Esse propulsor possui ainda uma versão GNV (Gás Natural Veicular), que permite reduzir enormemente as emissões de poluentes. A autonomia dessa versão é de 350 km. O tanque pressurizado é feito em peça única e o combustível fica armazenado em 220 bar de pressão.

Mas, o Iveco Daily 2018 é ainda mais completo, pois possui sob encomenda uma versão elétrica, inédita no segmento de caminhões leves. Essa variante, oferecida inicialmente para a Itaipu Binacional, é baseada no caminhão chassi cabine dupla Iveco Daily 55C. Ele tem motor elétrico de 54 cv de potência nominal, atingindo 108 cv de pico. O torque é de 13,1 kgfm nominal e 30,6 kgfm de pico. Com tração traseira, o Daily Elétrico tem carga útil de até 2.500 kg.

O Iveco Daily 2018 em sua versão elétrica utiliza três baterias Zebra Z5 (Zeolite Battery Research Africa Project) que pesam 450 kg, sendo compostas de sódio, níquel e cádmio, além de serem totalmente recicláveis e mais baratas que as células de íons de lítio. O pacote de energia pode ser totalmente recarregado em oito horas e suporta 1.000 ciclos de recarga. O veículo pode rodar 100 km com uma única carga, em velocidade de 70 km/h. Mas, a máxima é de 85 km/h. Apesar da  cabine dupla, pode-se encomendar nas variantes furgão e passageiros.

iveco-daily-2018-9 Iveco Daily 2018: detalhes, fotos, preço, motor, consumo

Iveco Daily 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Iveco Daily Chassi 35S14 – 22 segundos e máxima de 120 km/h
  • Iveco Daily Gran Furgone 35S14 – 22 segundos e máxima de 120 km/h
  • Iveco Daily Minibus 45S17 – 22 segundos e máxima de 120 km/h

O desempenho do Iveco Daily 2018 e condizente com sua proposta. Trata-se de um veículo robusto e valente, que tem boa resposta em baixa rotação e confere uma operação bem rentável para seus proprietários. O motor F1C tem bom torque e potência, chegando até 170 cv, dependendo da versão, além de um câmbio manual de seis marchas com engates macios e precisos, pois possui um acionador eletro-hidráulico.

Com posição de dirigir confortável, o Iveco Daily 2018 dispõe de boa relação de marchas e direção hidráulica bem leve. O diâmetro de giro também é adequado para operações urbanas, além de oferecer freios a discos nas quatro rodas. A suspensão dianteira tem ajuste firme, assim como a traseira, que pode ter rodado simples ou duplo. O conjunto é composto de molas helicoidais na frente e feixe de molas semielípticas na traseira.

A estabilidade dinâmica é boa, mas os modelos Furgone e Minibus merecem atenção nas versões com rodado simples, por conta da altura de 2,75 m. Com rodado duplo, a estabilidade melhora sensivelmente. Por fim, o Iveco Daily 2018 garante também boa resistência em vias esburacadas, pisos ruins e até estradas de terra.

Iveco Daily 2018 – consumo

Cidade

  • Iveco Daily Chassi 35S14 – 8,0 km/litro de diesel
  • Iveco Daily Gran Furgone 35S14 – 8,0 km/litro de diesel
  • Iveco Daily Minibus 45S17 – 8,0 km/litro de diesel

Estrada

  • Iveco Daily Chassi 35S14 – 11,0 km/litro de diesel
  • Iveco Daily Gran Furgone 35S14 – 11,0 km/litro de diesel
  • Iveco Daily Minibus 45S17 – 11,0 km/litro de diesel

iveco-daily-2018-9 Iveco Daily 2018: detalhes, fotos, preço, motor, consumo

Iveco Daily 2018 – manutenção e revisão

Com R$ 3.430, o proprietário do Iveco Daily 2018 terá de fazer quatro revisões até 60.000 km, sendo que apenas a primeira e a segunda ocorrem a cada 10.000 km, enquanto as demais ficam em 20.000 km. A Iveco promove a troca de óleo lubrificante, óleo de freio, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, correia em V, limpeza do catalisador e inspeções gerais. Peças de desgaste natural, funilaria, pintura e outros serviços, como alinhamento e balanceamento, também fazem parte da rotina de uma revenda Iveco.

Revisão

Custo

 Custo

Quilometragem

Preços 3.0 146 cv

Preços 3.0 170 cv

10.000 km

R$ 380

R$ 380

20.000 km

R$ 760

R$ 760

40.000 km

R$ 940

R$ 940

60.000 km

R$ 1.350

R$ 1.350

Iveco Daily 2018 – ficha técnica

Motor

3.0 Diesel 146 cv

3.0 Diesel 170 cv

Tipo

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

2998

2998

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

17,5:1

17,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Diesel: 146 cv @ 3500 rpm

Diesel: 170 cv @ 3500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Diesel: 35,7 kgfm @ 1250 rpm

Diesel: 40,8 kgfm @ 1250 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas

Manual 6 marchas

Tração

Tipo

4×2

4×2

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido, barra estabilizadora

Eixo rígido, barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Aço 16 polegadas

Aço 16 polegadas

Pneus

225/75 R16

225/75 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

5899 (Chassi) 5997 (Furgone e Minibus) 7012 (Maxi Furgone e Minibus 18+1)

5899 (Chassi) 5997 (Furgone e Minibus) 7012 (Maxi Furgone e Minibus 18+1)

Largura sem retrovisores (mm)

2025

2025

Altura (mm)

1965

1965

Distância entre os eixos (mm)

2280 (Chassi) 2750 (Furgone e Minibus)

2280 (Chassi) 2750 (Furgone e Minibus)

Capacidades

Porta-malas (litros)

ND

ND

Tanque (litros)

100

100

Carga útil (kg)

1525 (Chassi) 1035 (Furgone) 1795 (Minibus)

1525 (Chassi) 1035 (Furgone) 1795 (Minibus)

Peso em ordem de marcha (kg)

1975 (Chassi) 2465 (Furgone) 2505 (Minibus)

1975 (Chassi) 2465 (Furgone) 2505 (Minibus)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Iveco Daily 2018 – fotos

4.0

COMPARTILHAR:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email