Híbridos Super Carros

Koenigsegg Gemera surpreende com motor de 3 cilindros e 600 cavalos

Koenigsegg Gemera surpreende com motor de 3 cilindros e 600 cavalos

A sueca Koenigsegg tem um novo hiperesportivo e este é o Gemera, que deveria estar no Salão de Genebra, porém, este foi cancelado por conta do coronavírus. De qualquer forma, a empresa de Christian von Koenigsegg revelou pela internet que seu carro tem um algo a mais, surpreendente.


O Koenigsegg Gemera tem quatro lugares, câmeras no lugar dos retrovisores e telas planas para cluster e multimídia, além de nada menos que 1.700 cavalos. Estes, em grande parte, fornecidos por três motores elétricos de alta potência. Até aí tudo bem, já que existem outros hiper carros totalmente elétricos com até mais cavalaria.

Koenigsegg Gemera surpreende com motor de 3 cilindros e 600 cavalos

Contudo, esse conjunto é híbrido plug-in e o propulsor-gerador é um pequeno motor de três cilindros, bem distante daquele que o BMW i8 emprega. Com 2.0 litros e sem comandos de válvulas, ele entrega nada menos que 600 cavalos a 7.500 rpm e 61 kgfm entre 2.000 e 7.000 rpm, sendo considerado o três cilindros mais potente do mundo.

Batizado de TFG (Tiny Friendly Giant), o propulsor utiliza a tecnologia FreeValve, patenteada pela própria Koenigsegg e ainda avaliada pela chinesa Qoros, que exibiu alguns carros portando motores sem comando de válvulas.

Koenigsegg Gemera surpreende com motor de 3 cilindros e 600 cavalos

Esse sistema elimina as tradicionais árvores de abertura e fechamento de válvulas, que passa a ser feito por acionadores eletropneumáticos, gerenciados por uma central de dados que controla o tempo das válvulas de acordo com o modo de condução.

Utilizando o ciclo Miller e com taxa de compressão de 9,5:1, o TFG pode ser abastecido tanto por gasolina de 95 octanas quanto por E85, que é o álcool com 15% de gasolina. Segundo a Koenigsegg, sua eficiência é 20% maior que a de motores 2.0 comuns.

Koenigsegg Gemera surpreende com motor de 3 cilindros e 600 cavalos

Entretanto, ele não faz 600 cavalos sozinho. O TFG 2.0 emprega dois turbocompressores em paralelo, mas em rotações baixas, usa somente um deles, assim como apenas uma das válvulas de escape, para manter a pressão alta. O motor tem cárter seco para reduzir sua altura na plataforma e pesa apenas 70 kg.

O Gemera ainda utiliza EGR (recirculação dos gases de escape) e desativação de cilindro para reduzir as emissões nas partidas a frio em 60%. O tempo de operação em modo de pré-aquecimento caiu, sendo esse o ponto crítico na emissão de CO2. Espera-se que o TFG venha  a equipar carros comuns, nesse caso, aparentemente da Qoros.

Koenigsegg Gemera – Galeria de fotos

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Luconces

    Show! Faltou comentar que o carro tem autonomia estimada em 1000kms, possui uma câmera 360 no painel e que essa tecnologia deles para o motor promete reproduzir sons de motores de maior cilindrada.

    • Feliphe Santos

      E o 0-100km/h feitos em impressionantes 1,9 segundo

  • Yamaha Mt-09

    Vixi um monstro eim, agora essa tecnologia nova de não ter comando de válvulas tomara que chegue logo para outras marcas.

    • Deadlock

      A Fiat já tem, na Europa.

      • Hildevar Munin Junior

        Aqui também no 500 multiair desde 2012 e no Abarth de 2015, mas o Multiair é só para as válvulas de admissão enquanto a Freevalve é admissão e escape. E no Multiair ainda se tem o comando de valvulas que é um só mas tem 3 cames, dois para o escape e um para admissão pois no modo full lift quem comanda ainda é o comando de valvulas mecanico.

      • Cromo

        Mas este esquema da Koenigsegg é bem diferente.

  • Raimundo A.

    Suprassumo, mas cadê testes reais feitos por mídias especializadas?

    • Pedro Henrique

      calma gafanhoto, o carro era pra ser apresentado no salão de genebra, que foi cancelado pelo covid-19, recente, lançaram então pela internet as informações do carro…
      o carro em si ainda não foi entregue pra ninguém, além da unidade que seria usada em genebra…

  • Aquele novo formato de teto solar foi uma ótima sacada! E que interior!!

    • Diego

      Será que o teto escurece por comando eletrônico – tipo as janelas do Boeing 787?

    • Pedro Henrique

      esse estilo já vem desde os koenigsegg agera… só que no gemera é maior

      • Paulo Lustosa

        CC8S, que era feito com o motor V8 4.6 Ford, já tinha o teto solar nesse estilo.

  • Cromo

    Como todo Koenigsegg a beleza não está no design, está na engenharia. Este esquema sem comando de válvulas permite abrir só uma válvula de escape, trabalhar com 1, 2 ou 3 cilindros, fazer o que quiser em termos de abertura de válvulas. Elimina borboleta, é mais compacto e leve.

    • Pedro Henrique

      realmente não acha bonito?
      eu, pessoalmente acho muito bonito o design da koenigsegg.

      só esses colchonete de apoio de cabeça que ficou meio estranho olhando de fora, mas de frente fica proporcional.

      • Cromo

        Acho normal. Pra mim o carro mais lindo de todos os tempos é o Lamborghini Gallardo.

  • Cromo

    Na reportagem não é mencionado, mas o que parece é que é um dos poucos carros de motor traseiro, como Fusca, Twingo, Smart e Porsche 911.

    • 😎.

      O Lótus Evora tem 4 lugares e motor traseiro.

      • Paulo Lustosa

        Evora é motor central. Motor traseiro é o 911 apenas.

        • 😎.

          Sim, você está certo.

    • Paulo Lustosa

      O motor é central ainda

  • João Marcio

    Poderia ser 4 portas. Acho que ficaria melhor.

    • cobaiao

      Ah mas daí ia perder a magia na abertura das portas, marca registrada dos Koenigsegg. Vamos deixar o convencional para as marcas mais “populares” como o Porsche Panamera. rs rs

  • vi.22

    Desde a primeira foto que vi, achei um dos superesportivos mais bonitos da atualidade, visual limpo e com mta personalidade, as cores do interior tbm estão de mto bom gosto.

  • Ivan Gorato (RaptorStealth)

    Esse torque combinado, imagino que possa ser comparado a catapultagem de um F-18 a partir de porta aviões. Li em outro lugar, que passa dos 350kgfm!!

  • Daniel Deichmann

    Brutal sem abrir mais da beleza.

  • Diego Nascimento

    Que obra-prima!

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