Lada Niva Bronto 2022 se renova para continuar indefinidamente

Lada Niva Bronto 2022 se renova para continuar indefinidamente

Ele está na estrada desde antes de boa parte dos leitores do NA sequer existir nesse mundo e, se depender da AvtoVAZ, acreditamos que ele continuará por aqui quando essa geração passar… Quem é o imortal? Lada Niva Bronto 2022.


O icônico jipinho 4×4 soviético, vive os novos (?) ares da Rússia e não se intimida com o tempo. Por lá, ele é o único carro clássico que alguém ainda pode comprar zero km e chega com novidades para mais um ano de vida.

Com um modesto facelift interno, o Niva 2022 adiciona melhorias também nos bancos, que ganharam nova padronagem e tecido mais confortável. Além disso, os assentos passam a ser aquecidos, um item obrigatório num país gélido como a Rússia.

Lada Niva Bronto 2022 se renova para continuar indefinidamente

O ar-condicionado, apesar de manter os comandos do Niva Legend de 2020, tem um aparelho novo, mais eficiente. As luzes internas também foram modernizadas.

Outra mudança divulgada pela AvtoVaz são os isolamentos acústico e vibracional atualizados, melhorando o conforto a bordo do Niva Bronto 2022. Nas versões Luxe e Prestige, há diferenças no estilo.

Lada Niva Bronto 2022 se renova para continuar indefinidamente

Mais moderna, a versão Prestige vem com para-choques em plástico preto, saias de rodas e laterais abauladas, pintadas na mesma cor, bem como rodas de liga leve aro 15 polegadas com acabamento escurecido.

Os pneus todo-terreno reforçam a proposta off road do “camarada” Niva, que ainda tem barras longitudinais no teto, para-choque traseiro reforçado, maçanetas e retrovisores pretos, além de faróis de neblina.

O Niva Bronto 2022 tem suspensão mais alta que o Legend, com 240 mm e ainda com eixo traseiro reforçado, bem como diferenciais dianteiro e traseiro autoblocantes.

Lada Niva Bronto 2022 se renova para continuar indefinidamente

Com reforço em molas e amortecedores, o Niva Bronto mantém a motorização clássica com o longevo quatro cilindros 1.7 litro com injeção eletrônica multiponto (porque já não fabricam mais monoponto ou carburador…) com 82 cavalos e 13,1 kgfm.

O câmbio é manual de cinco marchas e a tração é 4×4, porém, a reduzida é em separado e você pode multiplicar as marchas com esse recurso, que faz do Lada Niva um pequeno caminhão…

Preço? A partir de 632.900 rublos ou R$ 44,4 mil. Em tempo, sobre o próximo Niva 2024, não o imagine acabando com esse clássico, pois, enquanto as regras de segurança não mudarem na Rússia, o pequeno imortal continuará indefinidamente…

Lada Niva Bronto 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.