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Onde comprar carros antigos?

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O mercado automotivo basicamente é composto da venda de automóveis novos e usados, mas existe uma categoria que se destaca no segundo caso e, apesar de ser de segunda mão, não é exatamente aquele tipo de veículo para uso familiar no dia a dia ou por necessidade, mas trata-se de uma compra mais emocional. Estamos falando dos carros antigos, que não necessariamente são velhos em termos de rodagem e estado de conservação. Alguns até são pouco rodados pela idade que possuem.


Nostálgicos, muitos carros do passado ainda se encontram em bom ou até ótimo estado de conservação e plenamente funcionais, porém, muitas pessoas pensam que esses carros que geralmente aparecem em eventos de carros clássicos e antigos, fazem parte de coleções cujos donos venderiam tudo, menos eles. Então, onde comprar carros antigos? Sim, para quem estava em dúvida sobre isso, é possível realmente adquirir aquele modelo clássico em perfeito estado, sem ter que se arriscar em receber um não do proprietário-colecionador.

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Lojas especializadas

Para isso, existem lojas especializadas em vender carros antigos, sendo que muitas delas anunciam também na internet. Geralmente são revendas multimarcas, mas nesse caso, elas oferecem veículos antigos em muito bom estado de conservação, sendo que algumas são bem exigentes nesse aspecto. Algumas são bem detalhistas e mostram fotos de diversos ângulos e partes importantes dos carros ofertados.


São carros nacionais e importados de diversos anos, marcas e modelos, bem como de diferentes segmentos. Nessas lojas também são vendidas motocicletas e carros com placa preta até, sendo que neste carro, a identificação significa que o veículo tem pelo menos 85% de originalidade. Algumas empresas até contam brevemente a história do modelo, mas o preço a pagar é elevado. Um Fusca 1972 alemão, por exemplo, pode custar R$ 55.000 ou um Dodge Charger R/T 1976 sair por R$ 170.000.

Para quem busca um carro muito raro e nunca vendido no mercado brasileiro, existem opções interessantes, mas por preços também altos, equivalentes aos de carros novos, como um Citroën 2CV por R$ 65.000. Também os nacionais não tão caros, como Kombis em perfeito estado na casa de R$ 50.000. Alguns, como Karmann-Ghia, chegam a custar bem mais de R$ 100 mil, como no caso de um cupê da marca alemã, que sai por R$ 170.000. Outro exemplo é o Chevrolet Brasil 3100, que tem preços na casa de R$ 140.000. Mas, se os preços acima assustam, existe outra opção para comprar carro antigo por um preço mais baixo.

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Classificados

Na internet existem alguns classificados online especializados em carros antigos e clássicos. Lá, pode-se encontrar preços bem mais baixos, negociados diretamente com o vendedor ou proprietário do modelo. Assim, como funciona em classificado para carros usados tradicionais, esses espaços permitem encontrar algumas ofertas muito boas, com carros em bom estado de conservação e preço atraente.

Pode-se até encontrar carros de placa preta com preços interessantes, como Fusca 1976 (nacional) por R$ 14.500 ou Variant 1973 por R$ 18.000. Mas, nem todos os carros apresentados podem estar em ordem, tanto em termos de documento ou dívida, quanto em conservação e mecânica, assim como acontece com os carros usados comuns. Por isso, exige-se atenção e, de preferência, a ajuda de um mecânico ou especialista em carros mais antigos para não entrar numa furada.

Apesar de alguns carros terem preços bons, muitas peças e componentes – hoje raros – custam muito. Por isso, é necessário ter algum conhecimento do veículo que se está buscando e, principalmente, pesquisar sobre possíveis peças que ainda estejam disponíveis em lojas de autopeças ou sites especializados. Existem classificados online com anúncios de diversos itens, mas alguns têm preços bem elevados. Então, mesmo que o carro pareça inteiro e o preço tentador, leve alguém que conheça melhor o carro para ajudar a verificar se ele está realmente em bom estado ou o que precisa fazer para deixa-lo em ordem.

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Feiras e exposições

Nos dois casos, antigos com preços bons e peças raras em oferta, pode-se buscar outra saída, as feiras e exposições de carros antigos e clássicos. Esses eventos que ocorrem com frequência em diversas cidades e estados brasileiros, ajuda muito quem procura um carro antigo para comprar e ainda mais quem busca aquela peça rara que não se acha nem na internet.

Tais eventos são ricos em informação, pois os colecionadores e proprietários gentilmente fornecem dicas importantes para quem quer fazer parte desse mundo de entusiastas por clássicos. Além disso, os contatos feitos ajudam na hora da emergência, pois sempre tem alguém que conhece um local onde existe aquela peça, se não tiver para vender ou trocar.

Como numa comunidade, quem se insere nesse meio, acaba não só adquirindo um carro bom e conservado, mas também tem acesso à manutenção de seu clássico, seja com a aquisição ou troca de peças originais, seja com a realização de serviços em oficinas especializadas em carros antigos, onde os profissionais possuem enorme experiência e conhecimento para manter o carro antigo em ordem e original, que é o objetivo de muita gente.

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Cuidados na hora de comprar

A compra do carro antigo exige alguns cuidados, como já comentado acima. Caso não haja alguém experiente para ir junto na hora da compra, é importante observar alguns detalhes fundamentais para que a compra não se torne uma dor de cabeça mais adiante. Um dos primeiros pontos é verificar a quilometragem do veículo.

Apesar de que a busca por um antigo raramente tem a quilometragem como alvo, justamente por serem carros com muitos anos de idade, é importante ver se de fato o hodômetro marca o que realmente o carro andou. Muitos podem ter sido adulterados, mas a alta quilometragem não significa necessariamente que o carro está em estado ruim, pelo contrário, se a manutenção foi feita corretamente ao longo dos anos, o automóvel chega a estar mais conservado que aquele que rodou pouco e ficou muitos anos parado, sem a devida atenção.

No chassi do veículo geralmente existe uma placa de identificação onde constam informações importantes, que poderão ser confrontadas com o que o carro apresenta, entre eles combustível, cor, motor, etc. Essa identidade do automóvel precisa estar em bom estado. Outra dica é a cor original do veículo. É preciso saber se o automóvel apresenta a tonalidade de fábrica, pois caso contrário, o valor de mercado cai consideravelmente. Se não souber identificar, melhor chamar um especialista no assunto.

Da mesma forma, fique de olho nos pontos de ferrugem. É natural que aconteça em carros mais antigos, pois na época não haviam tratamentos químicos ou processo produtivo com aços melhores, ao contrário da atualidade. Mesmo assim, existem muitos que estão impecáveis nesse aspecto. Mas, mesmo assim, verifique manchas marrons ou bolhas. Pequenas marcas de corrosão podem rapidamente se expandir e acabar com uma parte inteira do carro. Uma reparação será necessária, mas nunca ficará igual.

Um detalhe importante é saber o número de unidades produzidas, pois quanto menor, mais raro e obviamente, o valor de mercado aumenta. Os modelos da década de 80, no momento, estão muito valorizados no mercado de antigos e clássicos. Muita gente está atrás daqueles carros que um dia foram de seus pais ou que foram cultuados pelas crianças e jovens daquela época. Os preços de carros antigos dessa década vem aumentando muito pelo interesse desse público, especialmente no caso dos esportivos, que chamam muita atenção e têm procura alta.

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  • Ricardo

    Quero um Passat desse da foto. Queria saber onde restaurar com qualidade e preço justo em Curitiba.

    • visanpai

      Um dos melhores nacionais dos anos 80 para se ter, principalmente em termos de manutenção.

    • Infelizmente o Passat é um dos modelos que já estão beeeem caros, juntamente com Dodge, Maverick, Opala, Gol quadrado, etc… ainda existem poucos que não inflacionaram, mas são aqueles que não são muito procurados, como Escort (sem ser o XR3), Uno, 147, e os frutos da Autolatina, com algumas exceções.

      • Ricardo

        Acho que vale a pena pegar um detonado barato e restaurar, minha ideia é restaurar e modernizar.

        • Os que tenho já comprei em bom estado, não tenho muita paciência para restaurar, vc acaba dependendo de ótimos profissionais de funilaria e mecânica, o que é difícil em cidades menores do interior.

  • Lucas

    Interessante a matéria, mas poderiam ter citado alguns sites e classificados online.

    • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

      Dependendo do que procura no próprio Mercado Livre ou na Web Motors acha.

    • Costarlc

      Lucas, nesses sites Vc pode encontrar bons carros, mas com preços finais: http://www.brunelliveiculosantigos.com.br; http://www.pastorecarcollection.com.br; reginaldodecampinas.com.br; lartdelautomobile.com.br; http://www.seculo20antigos.com.br. Espero que goste.

      • Bruno

        Pastore é da minha cidade, trabalham bem mas cobram um horror.

        • Costarlc

          Na verdade, quem trabalha nesse segmento, inflaciona demais. Não acredito que seja muito diferente nos outros sites, mas tudo se encaminha com uma proposta, caso seja sua ideia. Nunca custa tentar…

    • Portal Maxicar Veículos Antigo

      Veja os classificados de http://www.maxicar.com.br

  • El Gato Negro

    Na hora eu pensei naquele cara de Campinas, famoso na internet. Me ajudem aí, não lembro o nome, mas ele vende carros antigos e clássicos, extremamente bem conservados…

    • No_Name

      Reginaldo. Ultimamente ele anda bem fraco de “raridades”, viu. Mas de fato já teve tudo quanto é tipo de veículos colecionáveis, deve ser um dos maiores do ramo no Brasil.

    • Marcio Souza

      Entrei no site desse cara. A vontade que dá é comprar tudo!!!…KKKKKKK

    • Os carros dele são excepcionais, mas ele é famoso por ser extremamente careiro, mesmo dentro da atual conjuntura.

    • Lucas086

      Lembro uma vez que ele tava exaltando um carro pq nunca andou na chuva… pqp achei exagero demais, mas quem tem preço caro é ele, não conheço outro que tão careiro que nem ele, pelo menos é o que os antigomobilistas dizem

      • Acabam sendo carros que dá dó de usar.. eu prefiro um carro que esteja 90%, inteirão, mas que tenha sido usado normalmente… um antigo com 50.000 km originais está de ótimo tamanho.

        • Lucas086

          Pior que era um carro especial, era um A3 do outro modelo mas dos últimos, motor 1.6. Eu acho que carro tem que ser usado, pouco ou muito, mas tem que rodar pow, tem 4 rodas para isso.

      • afonso200

        tem sim, a pastorecarcollection aqui de Bento Gonçalves tem preço alto nos carros antigos,,,, fica a 80km de casa…. esses dias vi eles andando com um charger 1970 americano na BR-448 a 140 por hora

        • Bruno

          Em Bento tem um cara que tem várias casas e garagens pela cidade e tem uma coleção de aproximadamente 100 carros, mano ele tem um Fusca original conversível da Alemanha, muito estranho, mais largo e comprido. Mas a grande maioria são carros italianos, os 500 e outros que eu não lembro o nome.

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    Problema é que isso aí deve viciar e logo o cidadão terá que comprar um armazém pra estocar tanto carro, até queria entrar em uma brincadeira dessa comprando uns modelos mais acessíveis, mas depende de muita $$$$ desde manutenção até armazenagem dos carros.

    • Vicia sim, eu tenho 4 antigos e só não comprei mais alguns por falta de espaço pra guardar.

  • Saudade do meu Puminha e do 147. Carro antigo dá uma dor de cabeça, mas dá muito prazer.

  • Marcio Souza

    Achar, acha. O problema é o valor. Quanto mais conservado, mais próximo chega ao valor de um 0Km como se o modelo fosse fabricado hoje.

  • No_Name

    Um chegado meu que mora no exterior uns anos atrás tinha me dado uma idéia de sair comprando Kombi e Fusca mais antigos para restaurar e enviar pra fora e não dei muita bola. Agora hoje em dia, já tem um monte de gente mexendo com isso e os carrinhos estão custando uma fortuna por causa do aumento da procura. Mas ainda pode ser um bom negócio, pois pagam US$ 50 mil por Kombi nos EUA e Europa e com esse dólar e euro caríssimos pode ser rentável.

    • Unknown

      Pior que é… e pensar que há uns 15/20 anos atrás tinham Kombis bem conservadas por preços baixíssimos aqui no Brasil!

  • Marcio Souza

    Esse Karmann Ghia da foto tá sensacional. Uma obra-prima. Essa era uma marca pra dar certo aqui no Brasil. Alguns anos atrás fizeram um concurso para estudantes de design conceituar o modelo para os dias de hoje. E ficaram muito bacanas as propostas.

    • afonso200

      nos EUA a Karmann Ghia quem tinha um era chamado de Porsche de Pobre, kkkkkkkk

  • Cleidson

    Meu sonho é um chevette 4 portas ou um chevette automático.

  • Miqueias Pereira

    http://www.pastorecarcollection.com.br

    Nesse site acima tem umas coisinhas legais..Nada de promoções, mas carros com o mínimo de procedência. ;)

  • FREDRED

    Quer comprar antigos com preço dentro da realidade, Gol quadrado de 20 mil e Opala de 40 mil acho o cumulo do ridículo, (fora aquele bizarro gol GT da FullPower por 100 mil e outros absurdos do Studio by Deni)

    • O problema é que um Gol GTS de 10.000 reais que vai precisar de poucas coisas para ficar inteirão, está precisando exatamente daquelas coisas que são caríssimas, como peças de acabamento, emblemas, volante original, forro de banco, rádio original da época, etc… aí nessa brincadeira vc gasta uns 5.000 só para dar aquele tapa final, e pode ser que ainda não fique 100%. Um carro desse, que é bem caro, acho melhor garimpar um ótimo por 20.000 do que comprar um de 10.000 que esteja apenas aceitável.

  • Elizangela Oliveira

    Meus sonhos: * Nacional: Karmann Ghia. Importado: Mercedes 300SL asa de gaivota.

  • Ediomar

    Vou comprar um Uno 1.6r ,adoro o visual do carrinho e esta raro de ver um em bom estado,os inteiros já estão bem valorizados,o turbo então já esta impraticável um exemplar em bom estado,um completinho com direito a AC e tal é uma boa pedida.

  • Edu

    Uma coleção bem legal é a dos Carpenters, só para ver. https://www.richardandkarencarpenter.com/Auto-00_Index.htm

  • Cosi fan Tutti

    Na minha cidade natal, Araxá- MG, tem uma tradicional feira de carros anual antigos no entorno do Grande Hotel do Barreiro, uma estância que tem lá. É bonito de se ver e acredito que muita gente negocia também.

  • afonso200

    essa é a minha, video do meu canal no youtube

    https://www.youtube.com/watch?v=TPdsWLWu5xk&t=1s

  • Ricardo Blume

    Não tínhamos esta moda de antigos super-valorizados a pouco mais de 10, 12 anos atrás. Incrível a que ponto chegamos. Alguns chapeadores (dos bons) estão até migrando para o ramo da restauração.

  • zekinha71

    Vendo a primeira foto vem a lembrança da unidade que estava praticamente nova e aquele narigudo chato de sábado, xunou e estragou tudo.
    E achou que fez a melhor restauração do mundo.

  • Gustavo

    O site/classificados GT40 também é bom
    https://www.gt40.com.br/

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