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Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

O Polo Sedan foi vendido no Brasil de 2002 a 2014. Antes dele tivemos o Polo Classic, de 1996 a 2002.

Mas o Polo Sedan não existiu apenas nessas gerações. Ele apareceu pela primeira vez em 1977 com o nome de Derby, derivado da primeira geração do Polo que foi apresentada em 1975.


Atualmente, o Polo Sedan é chamado de Virtus, mas vamos falar antes de todos os modelos que antecederam o atual VW.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

Inicialmente a primeira geração:


Volkswagen Derby – 1977 a 1981

A primeira aparição do Polo Sedan dentro da gama Volkswagen foi em 1977 quando a marca decidiu que expandiria a família Polo.

Esteticamente o Derby era idêntico ao Polo hatchback até a coluna B, dali para trás o modelo tinha uma caída suave no teto para dar a ênfase de sedan.

Mas como se tratava do final dos anos 1970 e início dos 1980, modelos de quatro portas, mesmo que sedans não eram muito bem vistos pelo público e pelo mercado como um todo, então o primeiro Polo Sedan teve apenas carroceria com duas portas.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

A primeira geração do Volkswagen Derby foi apresentada para ser uma variante do Polo com mais espaço interno e mais porta malas.

Ele foi vendido em poucos mercados europeus, mas onde pisava tinha boa aceitação, pelo seu ajuste fino e pelo conforto oferecido aliado ao preço mais baixo, por ser derivado do Polo.

O modelo ainda ganharia uma segunda e terceira geração, antes de mudar para Polo Sedan apenas.

Volkswagen Derby – 1981 a 1984

Se a primeira geração do Volkswagen Derby ficou em vigor durante quatro anos, a segunda geração não teve a mesma sorte.

O segundo Polo Sedan contava com faróis quadrados, grade retangular filetada e preta com o logo ao centro.

O estilo lembra muito do que vimos por aqui na primeira geração do nosso Gol, o Gol quadrado, tanto que o modelo serviu também de inspiração para outro sedan pequeno, o Voyage, pois se você olhar as fotos de ambos, certamente notará semelhanças entre eles.

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A segunda geração do Volkswagen Derby ficou disponível para vendas por apenas dois anos, não tendo recebido o facelift do modelo hatchback que chegaria em 1990, com novos faróis e grade com desenho mais redondo e as melhorias no motor e no interior que o Polo recebeu por exemplo.

Um novo Derby só seria visto na terceira geração de 1995, quando o modelo era vendido em alguns mercados como Polo Classic.

Volkswagen Polo Classic – 1996 a 2002

Se as duas primeiras gerações do Volkswagen Derby não tiveram muito sucesso, o mesmo não pode ser dito da terceira, que foi anunciada em 1995 e ficou no mercado internacional até 2005.

A terceira geração do Polo Sedan compartilhava poucas coisas com o modelo hatchback.

Apenas o conjunto frontal dianteiro era comum nos dois modelos, o restante era basicamente um Seat Córdoba – modelo similar da marca espanhola controlada pelo grupo Volkswagen que até chegou a ser vendido aqui no Brasil na época.

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Se por um lado este Polo Sedan tinha a mesma aparência do modelo espanhol, por outro ele tinha toda a praticidade e conforto de um sedan compacto de quatro portas para o meio dos anos 1990.

Por aqui tivemos acesso ao Polo Sedan somente nessa geração. Na verdade foi nosso primeiro Polo em qualquer formato de carroceria.

O cenário automotivo nessa época era bem conturbado, a Volkswagen estava saindo de um longo contrato com a Ford – a Autolatina – e com a vinda do Polo Classic, ela acabou por eliminar Logus, Pointer e o Voyage quadrado.

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A Volkswagen até estudou ter um novo Voyage derivado do Gol bola, mas os estudos não foram adiante por conta de custos.

E por já ter um modelo que basicamente teria a mesma função do sedan do Gol, o Polo Classic chegou como nosso primeiro Polo Sedan no final de 1996.

Enquanto que na Europa o modelo vinha com opções de motores a gasolina de 1.4 litro e 1.6 litro e 1.9 litro a diesel, por aqui ficamos com o motor 1.8 Mi.

Por que? Bem, embora a marca tivesse no seu portfólio o motor 1.6 litro, algumas pesquisas apontavam que clientes em potencial não queriam um carro médio com um motor pequeno.

O primeiro Polo Sedan do Brasil era bem equipado – pra época – com as quatro portas, contava também com direção hidráulica por cerca de R$ 20.990 reais.

A lista de opcionais para o Polo Classic era pequena, mas considerável, por lá tinham o apenas ar condicionado e comandos elétricos dos vidros, travas e retrovisores. Itens como freios com ABS e Air Bags não estavam disponíveis por aqui nem como opcional.

Já para o ano de 1998, o Polo Classic ganhava a direção hidráulica, rodas em liga leve, toca fitas, faróis de neblina e coluna de direção ajustável.

Tudo isso pelo valor competitivo de R$ 23.900 reais. Em 1999 a Volkswagen introduziu novos opcionais como os freios com ABS e o Air Bag, passava a fazer parte de lista de opcionais, até mesmo um teto solar entrou na lista, mas isso fez com que o modelo saísse um pouco da ideia original de ser o sedan básico da gama Volkswagen.

Na virada do milênio o Polo Sedan ganhou poucas novidades, se restringindo apenas a novas opções de cores.

Atualização no visual

Foi apenas em 2001 que o modelo ganhou um tapa no visual e ganhou novas lentes nos faróis e novas lanternas traseiras, que agora deixavam o modelo em linha com a família Gol.

O interior também ganhava novidades com novas opções de tecido aplicado e apoios de cabeça para os passageiros do banco de trás. Antes de sair de linha a Volkswagen tentou emplacar uma nova versão do Polo Classic.

Agora o modelo vinha equipado com o mesmo motor 1.0 litro de 16 válvulas da linha Gol. No sedan, o propulsor rendia 71 cavalos de potência ao invés de 69 cavalos como era na linha Gol.

Polo Classic 1.0

A intenção era bater de frente com o Fiat Siena ELX 1.0 litro de 16 válvulas, mas como os resultados não foram nada satisfatórios, a marca decidiu vender aos seus próprios funcionários os modelos que restaram montados na fábrica.

Por aqui o Polo Classic saiu de linha em 2002, com poucas vendas desde o começo e trazendo um resultado amargo para a Volkswagen.

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Mas o mesmo não ocorreu por exemplo em outros mercados como na Argentina que o modelo ficou em linha até 2008 e no México onde era vendido como Derby que ficou em linha até 2009.

Volkswagen Polo Sedan – 2002 a 2014

A quarta geração do Polo Sedan foi lançada em 2002 como modelo 2003 no Brasil.

Durante sua longa estada conosco o Polo Sedan desta geração passou por dois facelifts e conseguiu fazer sucesso mesmo em seu final de vida.

Hoje o Polo Sedan se mantém como uma ótima opção no mercado de usados, por conta dos seus itens de série aliado a um projeto moderno e com conforto para passageiros e espaço para bagagens no porta malas.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

Tudo isso começou no final de 2002 quando o Polo Sedan foi apresentado. O projeto era novo e reluzente.

A versão sedan caminhava na mesma estrada de tijolos amarelos que o Polo hatchback. Ambos estavam em pé de igualdade com a Europa e o nosso Polo Sedan foi até exportado para o velho continente.

Mesmo sendo levemente menor que o Polo Classic, o novo Polo Sedan ganhava o consumidor por conta do seu amplo porta malas de 432 litros declarados e também pelo fato de ter as dobradiças do tipo pantográficas, que não amassam as malas ou objetos maiores quando colocados no porta malas.

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O Polo Sedan também era bem equipado com direção eletro-hidráulica e ar condicionado, em duas versões de motor disponíveis a princípio: 1.6 litro com 101 cavalos quanto no motor 2.0 litros de 116 cavalos – ambos de 8 válvulas.

Esteticamente o Polo Sedan seguia o mesmo padrão do Polo, com seus faróis dianteiros redondos e separados, que lembravam vagamente certos carros da Mercedes-Benz da época.

O Polo Sedan ainda tinha uma grade diminuta filetada que abrigava o logo da Volkswagen ao centro.

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O para choque era idêntico a versão hatchback e não tinha muitos recursos estilísticos para fazer o modelo ser maior ou mais caro do que era.

O interior do Polo Sedan também era o mesmo do hatchback e contava com bons materiais no acabamento interno e a qualidade alemã sem rebarbas ou peças mal encaixadas como acontecia em modelos de outras marcas.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

O Polo Sedan sempre foi bem equipado de série, mas isso não significava exatamente que o modelo fosse um sucesso comercial.

Por conta do seu alto valor, o Polo Sedan passou a perder alguns itens ou trocá-los por outros mais baratos para se manter atraente no mercado nacional.

Isso aconteceu em 2004, quando o Polo Sedan trocou a direção eletro-hidráulica por uma apenas hidráulica, e outros pequenos mimos foram retirados para baratear o valor final do modelo.

No mesmo ano o Polo Sedan passa a receber a motorização flex e agora o motor 1.6 litro entregava 101 cavalos na gasolina e 103 cavalos no álcool.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

Polo Sedan atualizado em 2007

Já para 2007 o Polo Sedan ganha a sua primeira atualização de estilo.

Saem de cena os faróis duplos redondos e entram no lugar um conjunto com formato mais retilíneo com uma pequena saliência para o farol principal.

A grade do Polo Sedan agora vinha em formato de “V” como já era vista em outros modelos da marca como Jetta e Passat.

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Alguns itens novos passaram a ser de série como as rodas de liga leve de 15 polegadas e o sensor de ré, que vinham em todas as versões. Para 2009 o motor 2.0 litros passava a ser flex e agora conta com 116 cavalos na gasolina e 120 cavalos no álcool.

O Polo Sedan também passava a utilizar uma caixa de câmbio automatizada nas versões I-Motion e uma versão chamada E-Flex também entrou no cardápio do modelo.

Já para 2011, como linha 2012 o modelo ganhou sua última atualização de estilo.

Polo Sedan 2011, atualizado mais uma vez

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O para choque do Polo Sedan perdia a grade em “V” em troca de um visual mais limpo com a grade filetada que unia os faróis e um novo desenho na parte inferior do para choque anunciava que o modelo havia chegado a sua idade avançada por assim dizer.

Foi nesse mesmo ano que o modelo passava ter Air Bags e freios com ABS de série em todas as versões.

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Por aqui o Polo Sedan ficou em vigor até 2014 quando ele foi descontinuado sem deixar um sucessor direto, uma vez que também não teríamos a quinta geração do Polo Sedan, que em alguns mercados atendia pelo nome de VW Vento.

O seu sucessor foi apresentado no inicio desse ano e agora atende pelo nome de Virtus.

Volkswagen Polo Sedan / Vento – 2010 até hoje

A quinta geração do Polo Sedan não chegou a ser comercializada no Brasil, pois ainda tínhamos o Polo Sedan que chegou por aqui em 2002 e saiu de linha em 2014 como dito anteriormente.

Mas na Índia, Malásia, México, Tailândia, Indonésia, África do Sul o modelo existe sob o nome de Vento.

Nos países Argentina, Rússia, Jordânia, Tunísia e Emirados Árabes Unidos, ele é vendido como o Volkswagen Polo Sedan, sendo um derivado direto da quinta geração do Polo hatchback.

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Este Polo Sedan utiliza a plataforma PQ25, que é uma atualização da PQ24, e ele divide componentes e visual com outros modelos do grupo Volkswagen como o Škoda Fabia, e tem alguns irmãos, como o Škoda Rapid, Seat Toledo e o Volkswagen Santana chinês.

Por conta de usar uma plataforma tão intercambiável, o Polo Sedan consegue ser mais espaçoso que a versão hatchback e ter mais conforto e espaço dentro do porta malas.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

A versão Škoda Rapid e o Polo Sedan são basicamente idênticos, se limitando a detalhes estéticos e logotipo das empresas.

Já no caso do Seat Toledo e Volkswagen Santana chinês o modelo perde a terceira janela na coluna “C” em prol de um visual mais clássico e conservador.

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No mercado indiano e mexicano a Volkswagen optou por vender o Polo Sedan com três opções de motorização, sendo a primeira um motor 1.6 litro a gasolina, outro 1.5 litro movido a diesel e por fim uma versão com motor 1.0 litro.

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Atualmente o Volkswagen Vento é vendido no mercado mexicano como o Polo Sedan de lá, no lugar do nosso Voyage, como sedan de entrada da marca.

Por lá ainda não foram iniciadas as vendas do novo Virtus, que é derivado do novo Polo que utiliza a plataforma MQBA0.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

Suas outras variantes também são vendidas nos mercados correspondentes com apenas reestilizações locais para se adequar a nova linguagem visual de cada marca.

Um detalhe curioso da escolha do nome é que além de ter sido usado no Polo Sedan também já foi utilizado para definir a terceira geração do Volkswagen Jetta que foi vendida em alguns mercados entre 1992 e 1999.

Volkswagen Virtus

E finalmente chegamos a sexta geração do Polo Sedan que agora ostenta um novo nome: Virtus.

Temos uma reportagem bem completa com todos os detalhes do Virtus, confira aqui.

O modelo foi apresentado em 2018 e conta com todos os predicativos do Polo hatch, só que com mais porta malas e mais espaço para as pernas e maior conforto para os ocupantes.

Mesmo utilizando a mesma plataforma a famosa MQB na versão A0 o Polo Sedan, ops, Virtus, consegue ser cerca de 9 centímetros maior que o irmão.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

Isso se reflete em maior espaço no interior e um porta malas bastante generoso, que fica na casa dos 521 litros.

Ele também se provem dos mesmos motores disponíveis na gama Polo.

Sendo que a versão topo de linha utiliza o moderno motor 1.0 litro turbo com 12 válvulas que rende 128 cavalos com etanol e 116 cavalos com gasolina e torque de 20,4 kgfm a 2000 rpm.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

Também está presente o motor 1.6 litro aspirado que conta com 117 cavalos quando abastecido com etanol e 110 cavalos com gasolina.

Atualmente o modelo tem preços que começam na casa dos R$ 61.390 na versão 1.6 MSI manual e pode chegar até R$ 79.990 na versão Highline 200 TSI com o motor 1.0 litro turbo e câmbio automático de 6 velocidades.

O preço ainda pode chegar a mais de R$ 80 mil com todos os opcionais de fábrica.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

Mas se você caro leitor, pensa que acabou por aí, fique sabendo que a Volkswagen planeja ainda uma versão esportiva da dupla Polo/Virtus a ser apresentada ainda esse ano, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

A nova versão deve se chamar GTS, como apontam os rumores e os novos modelos devem agora partilhar o mesmo motor da dupla Golf/Jetta, o famoso 1.4 litro turbo, que agora atende pela alcunha de 250 TSI.

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

Os novos modelos terão a mesma potência da dupla citada, e deverão ter um visual mais esportivo, algo mais próximo do que vemos com o Polo GTI na Europa.

E se você tinha alguma esperança de ter o Polo GTI, ou Polo Sedan GTI, infelizmente terá que aceitar somente um GTS.

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Kleber Silva

  • EDU

    Esse polo sedan atual poderia muito bem ficar no lugar do Voyage mantendo o nome do veterano sedan do gol . Pois essa trazeirinha do Voyage e de matar.

    • Verdades sobre o mercado

      Voyage no varejo está morto. Quase só vende para frotistas. substituto creio que só em 2020.

      • invalid_pilot

        Só vende pra locadora passar ele pra galera de Uber e 99

        é maluquice pessoa física comprar um Voyage hoje pelo que pedem.

        • Daniel Lacerda

          Né, 65k num Voyage mais digno, é loucura.

  • Tivemos dois Polo Sedan aqui em casa antre 2009 e 2015. Melhor carro que já tivemos, sem duvidas.
    O atual Virtus perde bastante para o Polo Sedan daquela época, que vinha recheado de itens de série e o acabamento era bom.
    Até hoje minha mãe sente falta do Polo Sedan dela (trocamos por um Novo Fox e um up!)

    • Daniel Lacerda

      Vocês devem sentir um abismo, entre o acabamento do Polo e do Fox e Up! que tem agora.

  • Fernando ZA

    Os 2007 e 2008 EA111 têm as relações do câmbio reduzidas. Para um 1.6 o desempenho destes é impecável. Em termos de construção tinha carroceria bem rígida com soldas a laser, porta-malas com articulação pantográfica e borrachas das portas com vedação dupla. A VW sem dúvida falhou por não ter feito um bom marketing para a dupla Polo/Polo Sedan e perdeu muito em vendas. Era muito, mas muito superior aos modelos da concorrência.

    • Marcelo Alves

      As borrachas da porta do Polo não possuem vedação dupla, a única borracha que faz a vedação é a borracha que está montada na própria porta. A borracha que fica montada na carroceria do carro é só para dar acabamento as peças de plástico da parte de dentro do carro, ela não possui uma parte flexível que permite fazer a vedação, você pode inclusive colocar o dedo nela e fechar a porta, seu dedo não será esmagado, pois a porta não encosta naquela borracha, ela fica até longe (coisa próxima 1cm por aí)!

    • O meu era desse cambio mais curto. Na estrada não era econômico, mas como disse o desempenho era impecável.

  • afonso200

    em 2013 disseram que viria o NEW SANTANA

    • invalid_pilot

      Seguraram e lançaram o Virtus

  • Ricardo Alexandre da Rocha Bri

    Se Deus quiser, muito em breve serei um feliz proprietário do novo VW Virtus. O mais belo e imponente sedã do Polo sem sombra de dúvida.

  • Phantasma

    O interior desse Polo é o que atual deveria ser, de um compacto com a sensação de refinamento acima dos outros compactos.

  • zekinha71

    Depois falam que a família Gol foi criada aqui, é só olhar a terceira foto e está o Voyage com algumas alterações, a única coisa que é feita aqui é depenar o produto e deixar ele bem barato de produzir.

  • Fabão Rocky

    Sempre achei esse Polo sapão (2002) horrível!

    • Daniel Lacerda

      O 2002 é horrível mesmo, mas o 2007 até que agrada.

  • NYC_Man

    Excelente carro.
    Tive um 2007. Fiquei por 2 anos e foi so alegria.

  • Fernando Oliveira

    Tive um Polo Sedan 07/08, cor prata sirius. Veículo honesto. Manutenção simples e barata (mesmo fazendo na concessionária), um dos melhores carros que já tive em termos de confiabilidade. Comprei usado e fiquei com ele 4 anos. Não tive nenhum problema sério e basicamente só troquei itens de desgaste natural. Possuía um acabamento e construção de maior qualidade frente aos seus concorrentes da época, como por exemplo, a adoção das dobradiças pantográficas na tampa do porta-malas, que em muitos sedans compactos atuais não há. Não digo que sinto saudades, pois não gostava muito da sua suspensão extremamente dura (padrão VW), no entanto, me atendeu bem na época.

  • Ricardo

    Tive um Polo Classic 1999 e atualmente tenho um Polo Hatch 1.6 2009, arrisco a dizer que o Polo Classic era mais divertido de se dirigir pelo motor 1.8 AP muito esperto, andava muito e era gostoso de dirigir.

  • Tive um Polo Sedan 07/08 por 5 anos, comprado 0km, troquei em 2012 por um Cruze LT. Foi o melhor carro que tive, nunca deu manutenção, vendi ele com 75 mil km. Só troquei óleo, fiz os freios, troquei pneus e abastecia. Não tinha ABS, nem AirBags, e nem as rodas de liga leve como diz a reportagem! Ele veio com rodas de ferro, que depois troquei por de liga. Depois dele, passei pelo Cruze (ja mencionado), up e agora estou com o novo Polo TSI. O atual também é muito bom, muito confortável, não tão econômico como o Up, mas a suspensão do novo polo é realmente superior. Excelente dirigibilidade, segurança, estou muito satisfeito. Na época que comprei o Polo, percebi como que o marketing da VW era falho com o modelo. A imprensa toda elogiava o carro, e realmente quem andava comigo e dirijia-o ficavam admirados.

    • Matheus

      Temos um sedan 2003 na família há 10 anos. O carro é sensacional mesmo. Quem anda comigo não acredita a idade que o carro tem, pelo bom acabamento e firmeza de cosntrução que tem.

  • JCosta

    Dobradiças pantográficas deveriam ser obrigatórias em todos os sedans… Eu realmente não entendo a opção pelos braços, que roubam espaço da mala.

    • Matheus

      Verdade. Já eram utilizadas no VW Polo Classic 1997… Redução de custos nada interessante ao consumidor.

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