RAM 3500 – Defeitos e Problemas

ram 3500 002

A RAM saiu do nicho agro e avançou para a área urbana se tornando um sinônimo de luxo e ostentação.

Tem motor forte, com torque digno de caminhão da linha pesada, e pode levar até 9 toneladas de reboque.

Se você se rendeu aos encantos desse monstro e pensa em comprar uma, fique de olho no nosso texto de hoje, vamos elencar os principais problemas e reclamações do modelo.

O modelo é recente, chegou ao Brasil só em 2022 com a proposta de ser a maior caminhonete do mercado, proposta que cumpre com louvor.

Ela tem 6 m de comprimento, 2m de altura e mais 2,12 m de largura, pesando 3600 kg (sem a carga), um verdadeiro monstro.

O motor é um Cummins turbo diesel com 6 cilindros em linha, que rende 117,2 kgfm de torque (o equivalente a mais de 5 motores turbo 1.0) e 377 cv.

A aceleração de 0 a 100 km/h é na casa dos 11 s e a velocidade máxima limitada lá pelos 170 km/h.

Ela vem com volante aquecido, bancos com ajustes elétrico, multimídia com tela de 12″, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera 360º, câmera de caçamba, retrovisor interno digital, sistema de som Harman Kardon e cluster digital de 7″.

Na parte de segurança conta com alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa, airbags, controle de tração, estabilidade e mais.

Esse monstro é bem forte e completo, mas vamos à parte chata, os principais defeitos e reclamações:

Necessita de CNH Categoria C

Essa é clássica, se você (assim como eu) tirou sua carteira de motorista somente até o tipo “B”, está proibido de guiar esse monstro, já se prepare para tirar a carteira tipo “C”.

Detalhe importante, sendo considerada basicamente um caminhão, a velocidade máxima nas vias tem que seguir a classe, ou seja, normalmente até 90km/h.

Devido à classificação de caminhão, alguns locais tem acesso proibido ou limitado a certo horário, como por exemplo o centro de algumas capitais.

Dimensões monstruosas atrapalham

Eu sei que você gosta da RAM pelo tamanho e imponência, mas já pensou se ela cabe na sua garagem, se passa no portão da casa da sua namorada ou do condomínio da sua sogra?

Talvez você perca várias vagas, tenha que deixa-la na rua ou entrar pelo portão de serviços do condomínio, pense nisso.

Cuidado com o câmbio automático

RAM 3500 003

O câmbio é bem robusto e aguenta muito, mas como todo automático requer algum cuidado, em especial os veículos equipados com tração 4×4.

Para evitar problemas, exija o histórico de trocas de óleo do conjunto (que é feito normalmente a cada 50 mil km) e não compre uma unidade sem esse histórico.

Um reparo simples não sai por menos de R$ 20.000,00 (chutando bem baixo) sendo comum valores acima dos R$ 30.000,00.

O diferencial pode apresentar problemas também, que são perceptíveis por ruídos e até vibrações na rodagem.

Consumo bem elevado, mesmo no diesel

O consumo da RAM 3500 fica entre 5 e 6km/l na cidade e 7 e 8 km/l na estrada, lembrando que ela é movida à Diesel.

Tudo bem que normalmente quem compra uma não liga pra consumo, mas mesmo assim, faça às contas e veja se realmente consegue manter uma, de nada adianta uma caminhonete dessas pra ficar de enfeite na garagem.

Peças caras

Bom, essa já é mais que esperada, as peças da RAM 3500 são caras, pois a picape é importada e com baixa quantidade de unidades vendidas, logo o resultado é esse.

Um Farol parte de R$ 3.000,00 (paralelo) e passa dos R$ 10.000,00 (genuíno).

Um par de discos de freio não sai por menos de R$ 6.000,00 e as pastilhas podem chegar aos 4.000,00, considerando peças genuínas.

Existem diversos exemplos, basta procurar as peças que já precisou trocar no seu carro e comparar com a mesma de uma RAM.

Conclusão

ram 3500 001

A RAM 3500 é muito grande, e isso pode ser um elogio ou uma crítica, depende do seu perfil e de onde você vive e usa a picape.

Se você mora nos grandes centros, sem pretensão de uso rural, a RAM não faz muito sentido, ela não pode rodar em muitos lugares e onde pode é difícil de guiar, tem pontos cegos e não cabe nas vagas.

Agora… se você mora no interior e em zona rural ou afastada dos centros ela pode ser uma ótima opção, se conseguir bancar o combustível, IPVA, manutenção e todo o resto.

Se esse for o seu caso, vá em frente e seja muito feliz com seu monstrinho de estimação.

De qualquer forma é uma picape robusta e que não deve em nada pra ninguém, só tenha clareza de onde está se enfiando e faça uma compra consciente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.