Toyota Camry – Defeitos e Problemas

Camry 001

O Camry é nada mais, nada menos, que o sedan mais vendido dos EUA, esse feito não é pra qualquer um.

No Brasil ele não vende tão bem, mas dá pra perdoar, afinal os sedãs grandes nunca foram muito bem aqui, em grande parte pelo nosso baixo poder aquisitivo.

Possui bom acabamento, desempenho e conforto ao dirigir, além da conhecida robustez da gigante Japonesa.

Nosso texto de hoje é pra você que pensa em comprar um, ou que tem curiosidade sobre o modelo.

Recentemente o Camry perdeu seu motor V6 no Brasil, que foi trocado por um conjunto de 4 cilindros híbrido, mas grande parte da sua história foi construída com motores “grandes”.

O motor mais marcante foi o 3.5 V6, de 284 cv e 35,3 kgfm de torque, que com o câmbio automático de 6 marchas, permitia a aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 8s e velocidade máxima de 230 km/h.

Nas novas gerações o motor sofreu modificações que melhoraram ainda mais o ótimo desempenho que apresentava, a potência subiu para 310 cv e o torque para 37,7 kgfm.

Em todos os anos tem bons equipamentos de segurança e tecnologia comparado aos principais rivais de mesma época, com ênfase no conforto.

O Camry tem tudo de bom, é verdade, mas quais os principais problema e reclamações do modelo? Abaixo estão elas:

Atenção ao câmbio automático

Os câmbios aplicados no Camry são robustos, porém alguns já estão rodando há bons anos (até décadas).

Fique atento a trepidações e solavancos na troca de marcha, elas devem ser suaves e sem pancadas.

Lembre-se que o fluído de transmissão deve ser trocado e dê preferência para unidades com histórico de revisões nesse item, pois a falta de manutenção condena o conjunto.

Preço e disponibilidade de peças

camry 002

O preço de algumas peças nas concessionárias são proibitivos, por isso a maioria dos proprietários compra peças fora da rede.

O problema é que como o modelo não vendeu tantas unidades no Brasil, algumas peças são difíceis de achar (em especial de acabamento).

Algumas peças também tem um preço elevado, como por exemplo os faróis dos modelos 2007 a 2012 custando na casa dos R$ 1.000,00 cada.

Suspensão sofre nas nossas ruas

O carro foi projetado para um rodar confortável e suave em rodovias e boas ruas, mas a nossa realidade é totalmente diferente.

O carro é pesado e a suspensão (em especial amortecedores) não tem uma durabilidade tão alta quanto alguns proprietários gostariam.

Acerto da suspensão foca em conforto e perde estabilidade

O carro é extremamente confortável e é muito potente, porém o desempenho dinâmico em curvas deixa a desejar, o projeto realmente foi pensado em conforto e sacrificou um pouco o desempenho.

Limpador do farol quebra

Unidades equipadas com Xenon vem com um limpador montado no para-choque, que costuma parar de funcionar ou ser danificado em batidas.

Lembre de testar seu funcionamento, dependendo do defeito é um pouco difícil encontrar peças de reposição no Brasil.

Consumo elevado

Consumo é algo muito relativo, quem compra um V6 não espera consumo de um Uno, mas como o carro se tornou acessível, pode enganar um pouco.

Considere um consumo de 7km/l na cidade e 10 km/l na rodovia na hora de fazer as contas antes de comprar.

Raspa em guias e lombadas

Também em função das características “importadas” da suspensão, o carro é um pouco baixo.

A altura e comprimento do sedan fazem com que o carro raspe com frequência em guias e lombadas.

De uma boa olhada na conservação do assoalho, para-choque dianteiro e na capa protetora do motor.

Só compre com boa procedência

Isso vale pra qualquer carro, mas com um Camry o buraco é mais embaixo.

Carros da Toyota tem fama de inquebráveis, juntando isso a um dono desleixado temos um carro que só trocou óleo (as vezes fora do prazo) e teve sua manutenção preventiva negligenciada.

O carro realmente é muito robusto, mas não é um tanque de guerra e as peças são caras, então comprar um mal cuidado e começar a arrumar pode te falir, cuidado!

Conclusão

Camry 003

O Camry é um carro robusto, potente e confortável, tudo que se espera de um sedã dessa categoria.

Devido à robustez, alguns donos não cuidam como deveriam do carro, em especial do câmbio, então muito cuidado na hora da compra, pois quando dá problema é caro para arrumar.

Procure unidades completas, com motorização V6 e com o histórico de manutenção em dia, certamente é um carro que vai te fazer muito feliz.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.