Home Marcas Honda Carro da semana, opinião de dono: Honda Civic LX 2005

OBS.: Se você tem interesse em nos enviar um relato para o carro usado da semana, nos mande uma mensagem pela seção de Contato do site. Precisamos de um relato bem completo, inclusive contando os pontos negativos de seu carro, juntamente com pelo menos 3 fotos com no mínimo 740 pixels de largura cada uma, então iremos analisar a possibilidade de publicar seu relato!

Vamos então ao relato do nosso leitor Thiago, que fala tudo sobre seu Honda Civic LX 2005:

Meu nome é Thiago Lamim e sou dono de um Honda Civic LX 1.7L 16v 2005. Comprei-o usado a 8 meses e estou apaixonado pelo carro. Sempre quis ter um Civic e todos estranhavam que nunca quis um New Civic, sou apaixonado na 6ª e 7ª geração (2ª e 3ª no Brasil) e aconteceu. Tentarei fazer um review sem muita paixão.

PRIMEIRA VISTA – Mês 06 de 2011 apareceu esse Civic com uma placa de venda (05 / banco de couro / particular / telefone) onde eu trabalho. Um preto brilhante, bem conservado e poucos arranhões (a tinta rachada no pára-choque da frente é proveniente de uma encostada já em minhas mãos). Já logo liguei para o camarada. O carro tinha 72.000 km, mecânico, bancos em couro, era o 2º dono há pouco tempo, segundo ele venderia por causa de dívidas.

PRÉ -AVALIAÇÃO – Na fase de negociação, o levei para avaliação do mecânico e de um lanterneiro. O mecânico fez uma avaliação bem básica (algo que me matou de raiva, mas era o mecânico que a família “confiava”), tirou a tampa do óleo, olhou, acelerou forte ouvindo o motor e verificou se saía fumaça no escapamento e fomos para uma volta, única coisa que foi notada foi um ruído na pastilha de freio.

Já o lanterneiro me disse que o carro já levou uma leve pancada na traseira (nada demais, nada afetou) e que os para-choques, tanto da frente como de atrás, foram pintados. De resto nada mais, nenhuma outra batida, nem reparos.

NEGÓCIO FEITO – Depois de tempos negociando acabamos fechando. O negócio foi uma troca, um GM Celta 1.0 VHC 4P 2005 c/ AR + R$ 11.000,00 algo em torno de R$ 28.000,00 e o sonho era meu.

REVISÃO MECÂNICA – Algumas semanas após a compra foi para uma revisão minuciosa no sistema de freio, correias e suspensão. Foi feita a troca das correias, todas, do comando de válvulas e de acessórios que são duas. (de forma preventiva)

Correia Dentada – R$ 79,30
Correia da Direção – R$ 42,80
Correia do Alternador – R$ 39,00
Mão de obra – R$ 140,00

Troca do par de pastilhas de freio (estavam realmente bem gastas)
Par de Pastilhas – R$ 124,80
Mão de Obra – R$ 40,00

E uma descoberta, o amortecedor dianteiro esquerdo estava vazando óleo e junto com a descoberta, a facada, cada amortecedor dianteiro custa R$ 467,00. Demorei 6 meses para poder compra-los e agora estão encomendados, mas foi até boa a demora por que a Honda fez uma “promoção” de um KIT com Amortecedor Dianteiro + Mola + Coifa + Batente + Coxim por R$ 638,00 cada.

Depois desse reparo o carro só me fez parar para trocar óleo (eu troco a cada 5.000 km e sempre uso óleo mineral HONDA SAE 10W30 – R$ 20,00/Litro) e para esticar a correia de acessórios que afrouxou e começou a cantar alegremente quando ligava o ar condicionado.

CONCESSIONÁRIA – Essas trocas de óleo eu acostumei a fazê-las na concessionária Honda Oriental (ao custo de R$ 178,00 – 4 Litros de óleo (R$ 80,00) + Arruela de dreno (R$1,12) + Filtro de Óleo (R$ 31,80) + Mão de Obra (R$ 69,00)) da minha cidade, mas desisti e agora só compro as peças lá e troco em outro lugar.

Eles erraram duas vezes comigo, colocaram 4 litros de óleo no motor (são 3,2L com filtro), e o pior que só percebi no dia seguinte que fui conferir na vareta, ai tive que em casa mesmo retirar o óleo para não danificar o motor ligando ele novamente, na segunda eu avisei que tinham errado anteriormente, mas segundo o cara ele tava acostumado com o New Civic que são 4L, ai voltaram com o carro lá pra baixo e tiraram só 0,5L, tive que ainda tirar mais 0,3L em casa.

Problema também é o preço da mão de obra da concessionária coisa de R$ 230,00 a hora. Me deixa bem revoltado esse tipo de erro em concessionária que deveriam ter técnicos especializados em todos os veículos da marca (mesmo sendo uma concessionária nova que não chegou a vender esse modelo de Civic, é inadmissível).

ACESSÓRIOS – Esquecendo a parte mecânica, os acessórios do carro estão funcionando perfeitamente e ficam todos a mão, todos de configuração/utilização intuitiva, o ar condicionado gela bem e sem odores, tem umas 8 velocidades do ventilador.

O radio ainda original funciona bem, mas só toca CDs originais (por isso a “gambiarra” do transmissor FM) o som é nítido e ligeiramente alto (são 4 alto-falantes “s/ inscrição de marca”) os vidros elétricos funcionam bem e tem a função onetouch somente para o motorista (nos vidros tenho que colocar grafite frequentemente, que sempre apresentam barulho para abrir/fechar), a função de desativar o controle dos vidros traseiros é ruim, pois trava os vidros de trás e o do carona e nem na botoeira do motorista eles funcionam.

As travas funcionam bem (peca em travar após alguns segundos de chave virada e não com o movimento) com exceção da trava da porta dianteira esquerda que não funcionava, ainda era original, levei para um eletricista e realmente atestou ela como queimada, ele disse que colocaria uma paralela (original custa R$ 295,00, só o atuador da trava) e que ela funcionaria perfeitamente e sem fazer gambiarra para coloca-la (maldito seja) quando fui olhar o serviço pronto ele tinha furado a lata da porta por dentro do forro (nada que apareça, realmente está perfeito), mas dentro do forro está lá aquele parafuso maculando a porta.

Os retrovisores elétricos são fáceis de regular e estão à mão caso seja necessário regular rapidamente andando. No painel de instrumentos temos o ponteiro da temperatura, o conta giros do motor, velocímetro, o marcador de combustível e um tanto de luz espia, aviso de porta-malas aberto, aviso de portas aberta e o aviso de cinto de segurança do motorista, o marcador de combustível é um tanto impreciso às vezes baixa muito rápido ou de um dia pro outro ele sobe novamente.

A iluminação é simples, mas de bom gosto, verde nos números e ponteiros vermelhos com potenciômetro para controlar a luminosidade (que controla também a luminosidade do radio e dos botões do painel.). O hodometro tem 2 parciais “trip A” e “trip B”, dá para marcar uma viagem e fazer cálculo de consumo no outro. O airbag duplo é de série. Realmente falta um computador de bordo. O alarme é Positron e não levanta os vidros quando acionado (nem mesmo travando a porta pela chave eles sobem).

DESIGN – Acho bastante bonito o carro em geral, o filete cromado em volta das janelas e a coluna central em preto fosco ainda tem seu charme. A frente é agressiva e esportiva, a traseira acho bacana, bem estilosas essas lanternas com duas bolas, mas conheço bastante gente que acha de gosto duvidoso essa traseira.

A lateral é bem clean com um vinco que vai do para-lamas, passando pelas maçanetas até morrer na lanterna traseira. As rodas são de liga leve, bonitas, estrela com 10 pontas. Os faróis são excelentes, desenho bonito, dupla parábola e um foco excelente. O farol de neblina foi instalado (pelo antigo dono) e existe originalmente só no modelo EX.

VERSÕES – As diferenças entre o LX, LXL e EX são basicamente mecânicas, os três ofereciam câmbio AT (EX somente AT), freios a disco na dianteira e tambor na traseira nos três modelos (ABS somente no EX) que contava também com painel diferenciado. LXL e EX têm motores com o sistema VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control), que é o comando de válvulas variável, que coloca mais 15 cv de potencia e 0,6mkgf de torque.

DIRIGINDO – Dirigindo o carro ele é muito gostoso, as marchas tem engates precisos e muito macios, a embreagem é macia e leve (mas tem aquele barulho característico de todo Civic MT, mostrado até pelo ADG em seus vídeos), também tem um descanso de pé muito bom para longas viagens, só o acelerador que é bem firme, mas não chega a incomodar, os freios são eficientes (sem ABS, outro pecado.) e barulhentos se não utilizar as pastilhas originais Honda, nas curvas o carro está sempre “na mão”, mérito da suspensão independente e das rodas aro 15’’ com pneus 185/65 que deixam a estabilidade incrível, só que para isso copia bem as imperfeições do asfalto, o carro fica grudado no chão. A direção é bem leve em baixas velocidades e firme nas altas.

DESEMPENHO – O motor 1.7L 16v de 115cv a 6.100RPM e 15,2mkgf a 4.500RPM, como todo 16v, tem falta de torque em baixas mas nada que incomode ou obrigue a reduzir marchas a todo tempo, fora isso, o motor trabalha manso e vai até as 7.000RPM fácil sem trabalhar áspero.

Para quem gosta de acelerar e sempre andar em alto giro é uma delicia, 1ª vai a 60km/h, 2ª a 100km/h, 3ª a 140km/h. As relações parecem ligeiramente “longas”, mas a 100km/h em 5ª o giro esta na casa dos 3.100RPM, apesar de não ajudar na economia (coisa que já não se pode reclamar) ajuda nas ultrapassagens, tirando a necessidade de qualquer redução. Considerando que é um sedan de 1.145kg e relação peso potencia de 9,95kg/cv e 75,32kg/mkgf com 0 a 100 km/h em +- 11s, acho honesto.

CONSUMO – Já falando em consumo, foi umas das coisas que mais me surpreenderam nesse carro, na cidade a pior média que consegui foi 10 km/L, a melhor foi 12 km/L e na estrada a pior foi 14,3 km/L e a melhor incríveis 21,2 km/L, nem mesmo acreditei quando fiz os cálculos.

Foi em uma viagem de Volta Redonda – RJ até Angra dos Reis – RJ (Praia da Vila Residencial de Mambucaba) viagem de 248,6 km em região serrana, enchi o tanque até a bomba desarmar de gasolina tipo c comum da Ipiranga, fui e voltei e no mesmo posto e bomba enchi até a bomba desarmar couberam 11,75 litros cerca de R$ 35,13, esta foi feita com 2 ocupantes, somente bagagem de mão com trafego ruim na subida de serra e sem AC.

Com AC ligado não é visível o aumento no consumo e nem a perda de potência. Meu antigo GM Celta 1.0 VHC não passava de 10km/l na cidade e sempre ficou na casa dos 14km/l na estrada, acredito que culpa minha de ter pé nervoso e também do cambio super curto dele.

POR DENTRO – Dentro tem muito espaço, tanto na frente como atrás, e os materiais são de boa qualidade, a parte de cima é de um material emborrachado e macio, tanto no painel quanto nas portas as partes em cinza claro são de plástico duro, mas até então não apresentou barulhos ou frestas, apesar de simples é muito bem acabado.

Os painéis de porta têm um pedaço em couro próximo ao encosto de braço, que é de material firme. O volante tem desenho com 4 raios (clássico Honda) e boa empunhadura. Os bancos de couro (vieram com poucos defeitos, o banco do motorista que está um pouco mais sofrido com o couro bem danificado) são firmes sem serem duros, os ajustes são fáceis e rápidos, o ajuste do encosto lembra o do Fiat Mille, mas sem ser tão molenga e para o motorista existe ajuste de altura no banco e no volante.

Na traseira sobra espaço para as pernas (mérito do assoalho plano sem o túnel central) e para cabeça dos ocupantes, peca em não ter encosto de cabeça nem cinto de 3 pontos para o quinto passageiro. A luz cortesia é de boa iluminação e temporizada para desligar após o fechamento da porta, também há luzes “para leitura” que servem muito bem para procurar objetos, iluminam muito. Os para sol são bons e contam com espelho nos dois com uma tampinha protegendo e mantendo-os limpos.

Porta luvas é apenas bom, nada demais, tem dois porta copos no console central muito bom pra quem sempre sai tomando um café para ir trabalhar, ainda mais com trânsito. Ao lado do freio de estacionamento tem um porta objeto muito bom, sempre enfio minha carteira ali que fica certinho. Um pouco à frente tem um quadrado muito bom para se colocar o celular/moedas/chaves e em baixo do radio tem mais um porta objetos, um tanto sem uso porque as coisas ficam sempre “sambando” nele.

Abaixo desse porta objetos temos o cinzeiro (que também existe no final do console para os ocupantes do banco traseiro) sem uso para quem não fuma e não permite que fumem dentro do carro, no máximo, ficam umas balas lá dentro e o acendedor de cigarro poderia ser só uma tomada 12V com tampa, há também um “apoiador” de cigarros em baixo. As portas tem também porta treco. A abertura do bocal de abastecimento fica na lateral próximo a soleira da porta do motorista, simples, acionada por cabos de aço (única forma de abrir) que elimina a necessidade de tirar a chave do contato na hora do abastecimento, que a tampa do bocal não tem tranca.

Os tapetes estavam em mau estado quando comprei, o do motorista estava rasgado, os tapetes já eram de carpete, comprei um jogo novo (R$ 73,00), muito bonito, só dão muito trabalho para limpar.
Porta malas é grande, com 402L e também com abertura interna (que fica junto com a abertura do bocal de abastecimento) ou com chave e conta ainda com uma organização por baixo do carpete feita de isopor muito eficiente, para chaves, triângulo e ainda da para coloca coisas como um cabo para chupeta, lanternas e coisas assim. Falta uma forração para a tampa do porta-malas e as dobradiças podiam ser pantográficas para não invadirem a mala.

COMPARANDO – Bom, comparando com alguns carros de 2005 ele não tem muita tecnologia embarcada (o Fiat Stilo de um amigo (apesar de ser outra categoria) tem controle de tração, ABS, direção elétrica e hidráulica mais um bando de luz espia).

Na época pensei também em um Toyota Corolla XEI carro bacana também, tem mais mercado que o Civic (um pouco mais caro também), de qualidade, mas não tinha a paixão que o Civic me proporcionava. Acho que o Corolla é apenas bom, meio sem sal, melhor que o Civic em alguns aspectos, tipo motor mais forte…

Do Civic gosto bastante do design, motor, qualidade geral de acabamento e construção, baixíssimo consumo, desempenho, isto pelo lado da razão que é sempre necessária, não da para comprar um carro pensando apenas na emoção.

CONCLUINDO – Já tive um GM Celta 1.0 VHC 2005 e um VW Gol G3 1.0 16v 2001, mudei totalmente de categoria, já rodei 10.000 km com ele e estou muito feliz, é outro mundo comparado com um carro popular, um carro que me custou o preço de um popular 1.0 zero km, sendo um sedan médio (acho que vale muito a pena o mercado de usados, não tenho coragem de comprar um carro zero km no preço que está/pelo que oferece, as contas não batem), mas tudo na vida tem seus pesares e desse é o preço da manutenção (apesar da pouca manutenção, sendo um carro com 6 anos de uso) a troca de todos os componentes que já fiz é algo em torno de R$ 2.100,00, o que foi caro mesmo foram os amortecedores R$ 1276,00), o que em um popular estaria na casa dos R$ 700,00 no máximo).

Já tenho consciência que nada que for investido nesse carro terá retorno, nem mesmo o dinheiro pago nele (carro é bem de consumo, não investimento), e que será difícil a revenda e que vai desvalorizar bem.

Agora quero colocar uma central multimídia, achar um bom mecânico na região (que realmente entenda da mecânica desse carro) e ficar com esse carro por muito tempo. Ah! E também que as pessoas parem de lamber o para-choques traseiro entrando/saindo das vagas, aconteceu duas vezes já.

Desculpem a forma de escrita, é a primeira vez que faço um review, queria mesmo mostrar toda a experiência que tenho com esse carro.



  • cavevolution

    Parabéns pela aquisição! Sair de um Gm Celta e ir para um Honda Civic 2005 é uma baita evolução. Parece outro mundo. Eu tinha um Gm Corsa 4portas ano 2000 "peladasso" e troquei por um Honda Civic LX 2000 M/T completo (-couro). Estou muito satisfeito com o meu carro. Confortável, espaçoso e muito econômico. O único problema é preço de manutenção, que não é muito barato. Isso quando aparece um problema, algo raro de acontecer com um Honda.

  • Rafael_CTBA

    Que carro legal! Tem um aqui que eu sempre encontro com belas rodas enkei e sempre me fazem querer trocar meu focus num sedan desses!
    Parabéns pelo carro!

    • cavevolution

      Não seria um Civic preto também? Tem as rodas Enkkei pintado de dourado e os farois de neblina na cor amarela? Esta tambem bem rebaixado, o que deixa o mais lindo.

      • Rafael_CTBA

        Esse mesmo cara…. perfeito perfeito!

        • cavevolution

          Eu trabalho aqui perto da Arena da Baixada e ele sempre passa por aqui. Está sempre limpinho e tinindo de novo. Babo nele toda a vez que eu vejo. Lindo!!! hehhee! Abraços!

  • jttrainer

    sem duvidas um excelente carro, vale muito mais a pena pagar por um civic 2005 do que um celta 0km, é preciso arriscar mesmo tendo medo de peças etc, mas vale mto mais a pena, outro nivel de carro

    parabens pela aquisiçao

  • RomuloMadruga

    Parabéns pelo carro! Estou procurando um LXL manual, mas é difícil encontrar por aqui.

  • rachid_br

    Belo Review Thiago, eu sou mais um que quero me livrar de um Celta hehehe

    • thiagolamim

      Celta é um carrinho honesto mas bem longe de qualquer refinamento.

  • rcchicoli

    Minha tia tem um carro desse, só que 2002 e automatico, consumo quase igual o seu (pouca coisa pior), muito bom mesmo, só acho o motor meio fraco (o do corolla dá uma boa diferença)

    A Manutenção é um pouco mais cara, mas pode ter certeza que você vai ter que fazer menos manutenções do que você faria em um carro popular, então acaba saindo o mesmo preço, só que a cacetada quando vai fazer alguma coisa, na hora é maior!

    • cavevolution

      O motor 1.7 do Civic LX já não é tão forte assim. Depois do lançamento do Corolla 2003, parece que o desempenho do Civic 1.7 é fraco mesmo e fica devendo contra o Corolla 1.8 VVTI. Quem consegue segurar a barra do Corolla 1.8 são as versões LXL e EX com o sistema VTEC. Em termos de manutenção, é isso mesmo. As visitas a menos na oficina também fazem a diferença, mesmo que as peças não sejam baratas. No geral, o Civic é um ótimo carro!

      • FireMax_

        Também acho que ele se enganou. Em 2010 fui comprar meu primeiro carro, estava entre Civic e Corolla dos anos 03/04. Optei pelo Corolla XEi 03 com 43.5k km e não me arrependo. Em comparação com o CIVIC: Tem mais espaço interno, achei o acabamento melhor, anda mais (136cv) e tem freio a disco nas quatro rodas. Sem contar que tem menos problemas crônicos que o Civic.

        • janduir

          Civic é um bom carro, mas acho que ele não dirigiu o Corolla. Motor tem torque em baixa e é muito mais macio, sem contar que ainda é um belo carro…

  • cavevolution

    Antes de comprar meu Civic eu tinha um Corsa 1.0 pelado, sem direção hidráulica, vidro elétricos, ar condicionado, ….

  • silvio_Brito

    CCS so pra carro novo na garantia mesmo.
    Ou se a garantia acabou na sua mao vc pode continuar na ccs. Do contrario é besteira.
    Muito caro.

  • HenriqueHJ

    carro é bom, o problema é quando precisar trocar as peças. ai as css metem a mão sem dó nem piedade. barato só revisão básica, precisou de algumas peças de suspensão? vai juntando dim dim.

    atualmente o meu honda fit, precisa trocar as 2 bandejas custo na css. 1,600 assim não tem bolso que resista.

    como você é do RJ. tem uma oficina criado por pessoas que já trabalharam na Honda, o H-centro fica perto da rodoviaria novo rio. de repente eles podem te dar uma luz na central multimidia.

  • AutoIng

    Uma coisa é certa, tem que ter tempo e paciência pra ficar arrumando essas coisas todas num usado. Não é todo mundo que tem disponibilidade e disposição pra isso.

    • Louis

      Até que ele não precisou arrumar muita coisa.
      Tem muito carro zero dando mais problema por ai… recalls, etc.

      • thiagolamim

        não muita, mas mesmo assim é gasto e se for somar ao meu custo final (somar ao preço pago pelo carro). fica bem carinho, ainda mais pra classe média.

        • Edson Roberto

          Depende. O cara comprou um usado já sabendo que teria manutenção. As pessoas acham que comprar um usado tem que ser igual a comprar um 0km. Ou seja, nada tem que ser feito ou trocado.

          Caso de um colega que comprou depois de muita insistencia minha, um Renault Clio 2001. Ele me mostrou diversos modelos de Clio, entre outros que são concorrentes, no final da noite conseguimos encontrar um bom modelo. Mas ele não tem paciencia, teria comprado carro melhor.

        • Diego Casagrande

          Já pesquisei e muito entre carro zero e usado, e dependendo do modelo fica muito mais em conta manter um usado do que um zero. Como naturalmente, um novo os impostos serão maior e ainda tem que pagar uma garantia inútil e cara para não perder ela.
          Carro usado sabendo comprar a manutenção é apenas no começo e se for carro confiável e se o dono saber fazer as manutenções corretas nos tempos corretos o usado pode sair mais barato que um novo. E já pesquisei optando por um zero popular e um hatch médio, e vi que não compensa manter um zero popular para uso particular levando em consideração em todos os gastos e dores de cabeça.
          abraço.

      • AutoIng

        Realmente, uma colega do trabalho pegou um Gol G5 zero e no mínimo uma vez por mês tinha que voltar de ônibus pra casa porque tinha deixado o carro no conserto na concessionária… Nesse caso provavelmente o Thiago teve menos trabalho!

        • Edson Roberto

          Mas na hora de vender, ele vai dizer que nao se arrepende pois o Gol é um carro "robusto".

          • thiagolamim

            e falar que perdeu menos dinheiro tambem.

    • thiagolamim

      bom, acho que disposição não falta, disponibilidade financeira que seria o problema.

  • asilvaguiar

    cara você citou esse ser VTEC mas não é, esse seu é SOHC, os vtecs foram introduzidos na linha LXL em 2005 sendo que alguns vieram SOHC e os LX também SOHC. É um ótimo carro estamos querendo trocar o problemático fox 2008 por um.

    Para descobrir se é VTEC é só olhar embaixo da lanterna traseira esquerda tem escrito vtec e quando tiver rodando acelere o carro se sentir um grande torque e o som mudando em 6.000 RPM, certeza VTEC.

    EDIT: esse está xunado mas mostra aonde fica a escrita VTEC: http://images01.olx.pt/ui/2/77/40/38887740_3.jpg

    • AutoIng

      Só um detalhe, o que você sente não é torque, é potência :) Ao contrário do mito que se propagou na internet, o que você usa no dia-a-dia é sim a potência (que por sua vez é torque vezes rotação). Muita gente se confunde porque as revistas falavam da importância da "curva de torque", e aí os leitores reduziram pra "torque" e foi criado o engano. Se fosse ao contrário, veículos a diesel seriam utilizados em corridas, afinal eles têm torque muito superior ao dos motores à gasolina :)

      • asilvaguiar

        sim, cara você entendeu que aos 6mil você sente a diferença;

    • thiagolamim

      camarada, em nenhum momento citei meu carro como VTEC. coloquei lá ainda que ele tem 115cv e que o VTEC adiciona 15cv.
      Coloque lá "O motor 1.7L 16v de 115cv a 6.100RPM e 15,2mkgf a 4.500RPM" esse torque e potencia são do SOHC

      • asilvaguiar

        Desculpe meu erro, li que tinha o vtec na lx, lxl e ex.

  • jpmocellin

    Esse carro é muito bom, junto com o Corolla são os sedãs médios mais resistentes de nosso mercado.

  • Louis

    Esteticamente gosto mais deste Civic do que do Corolla do mesmo ano, tanto no exterior como interior.
    Dirigí um igual ao seu por muito tempo, um 2004 LX, é um carro que alia bom desempenho com economia. Apesar de saltar como cabrito em lombadas, ele absorve bem outros tipos de irregularidades, como asfalto ruim.
    Acho as linhas desse carro muito elegantes ainda hoje.

  • raphaelchadias

    Correções: o farol de neblina não era de série nem na versão top EX, e a trava (original) trava a partir de 20km e não logo após travar (pelo menos no meu, modelo ex é assim)

    Verdito do meu: Sempre tive desconfianças em relação a carros usados, foi muita busca, e devido a fama de carros japoneses serem "inquebráveis", achei um civic 2002 ( com a frente desse da matéria, devem ter trocado a frente pela a mais nova), movido a GNV, versão EX, super completo, com Bco de couro, ar, direção Hidr, automático e etc..
    o motor, por ser VTEC tem uma aceleração excelente!, econômico (não quanto o manual), por ser movido a GNV, na estrada ele faz cerca de 210 km com 25 reais de gás (gás aqui na minha cidade Natal RN, está custando 1,89m³), não tenho do que reclamar do carro, ainda chama muita atenção, acho o design lindo e elegante (mais até que o new civic), tive problemas somente com o retentor de volante do motor, que se eu tivesse feito na honda, iria sair mais de 1.000 reais (comprei a peça na honda por 120 reais, e mandei por em outro lugar), de resto só alegria!

    Pontos positivos:
    -Ar condicionado gela muito!
    -cambio automático sem trancos nas passagens de marcha
    -painel do modelo do meu EX em tom azul, muito bonito e moderno até nos dias atuais
    – sem túnel central traseiro
    reg. de altura do banco do motorista e abertura interna do bocal de combustível e mala
    -estilo
    -estabilidade fantástica
    -conforto ao rodar
    -boa isolação de ruídos para a cabine

    Pontos negativos:
    -o problema crônico do Civic dessa geração que são as suspensões descartáveis, e coluna de direção que tbm sofre com nossas ruas.
    -por ser sem túnel central traseiro, o cano de escape fica bem baixo, não sendo muito difícil raspar a parte de baixo..
    -falta de computador de bordo
    -a Honda foi econômica a não trazer pra a versão top, o teto solar.
    -porta malas que considero pequeno, principalmente em profundidade (o estepe é de roda de ferro e não de liga)
    -Falta de farol de neblina na versão top
    -Cambio automático de 4 velocidades, que simplesmente estrangula o motor nas ultrapassagens na estrada, mas para a cidade ele é excelente, mantendo o giro sempre baixo do motor)
    -preço da mão de obra absurda na CSS

    Bom, eu estava até pensando em fazer a opinião do dono com meu civic, mas como já fizeram :(
    quem se interessar está aqui um vídeo que fiz avaliando o meu: [youtube HHOYM-XFqUA http://www.youtube.com/watch?v=HHOYM-XFqUA youtube]

    Abraço pra o Éber e leitores :)

    • thiagolamim

      Bom, no meu manual está escrito "de serie no EX", deve ser porque o seu é 2002 (modelo antigo) que o farol de neblina é bom diferente tambem.
      Bacana seu video e bem bacana seu resumo.
      O painel do EX é lindo mesmo.
      Não tive coragem de colocar gás no carro, eu acho que tambem nem ando tanto para tal.

    • jmjmenezes

      raphaelchadias, falou tudo mesmo.
      Tenho um LXL 2005 e tudo que você falou ai assino em baixo.

      Carro é muito bom, mas faltou dizer que o revestimento acústico deste Civic é muito fraco. Um dos piores carros q já andei.
      Já tive problemas com suspensão dianteira fazendo barulho e o cambio não ajuda em subidas quando a rotação ta baixa.
      A suspensão apesar de grudar em curvas, passar muito as imperfeições da pista.

      Fora esses problemas, o carro é muito gostoso de dirigir. Carro voa em saídas e acelerações. Marca de menos de 12s de 0-100 com automático o 1.7 VTEC.

      Enfim, um carrão na casa dos 30mil reais.

  • Marcelo_Machado

    Parabéns Thiago seu relatou ficou muito bom.

    Qdo eu reclamo dessas montadoras que obrigam a fazer revisões a cada 6 meses, sempre vem gente escrevendo que tem trocar óleo a cada 6 meses mesmo. A revisão vc só pode fazer na ccs, trocar o óleo vc faz em vários lugares e pode acompanhar de perto e supervisionar o serviço.
    Na ccs sai essas "cacas" de colocarem mais óleo do que a capacidade como ocorreu 2 vezes com o Thiago, até aquele caso das ccs Hyundai que colocavam óleo mais barato e cobravam pelo mais caro especificado no manual do i30.

    • thiagolamim

      Pois é.
      A oficina fica meio distante de nós nas css…

  • exmarujo

    Quase €207 ou US $252 dolares por um amortecedor? Se comprar pela internet e mandar vir dos USA saí muito mais barato, e a mão de obra quase €102 hora? Esses tipos estão doidos, €60 em Portugal é o que eles cobram e olha lá já se vêm aflitos pois raramente têm carros na oficina, mesmo na garantia a pessoa vai a uma oficina credenciada ( Stationmarché, Midas, Norauto, Precision Auto Care) e faz a revisão por metade do preço e a garantia não perde a validade. Parabéns pelo carro, é excelente.

    • thiagolamim

      Obrigado, e gostaria que aqui tivessem essas oficinas por aqui e mais ainda desses preços.

      • exmarujo

        As oficinas foi uma imposição da União Europeia, mas com vontade do Governo no Brasil também se podia fazer o mesmo, o problema que se põe é se o Governo Brasileiro têm coragem para afrontar as 4 grandes, dúvido.

        • thiagolamim

          Também duvido um pouco.
          O governo mal se mexe.

    • AF1979

      A dúvida é sobre se esse amortecedor estrangeiro do Civic de sétima geração tem especificação igual à usada pela produção brasileira, pois a suspensão dos exemplares aqui tem algumas particularidades, como o lance de a altura livre da parte traseira ser maior que da dianteira (a ponto de um motorista que estiver atrás conseguir ver nitidamente os braços e o subchassi). Nesse caso, seria lance de ver o código da peça. Se for o mesmo número, pode adquirir sem medo.

      • exmarujo

        Normalmente pela internet, mais particularmente em sites dos USA está sempre especificado as caracteristicas do produto, é só vêr se serve e pronto

  • Pedro_Rocha

    Estava sentindo falta desses textos. Parabéns ao autor pela aquisição e pelas informações.

  • suguii

    Realmente é um carro que (agora) vale o que custa, estou louco pra comprar um, mas é díficil achar um VTEC AT em boas condições aqui em SP, na verdade até achei, mas o vendedor tava enfiando a faca no meu peito….

    Estou me segurando mais alguns meses pra ver se acho um decente, se eu não achar, vou ter que ir de Fiesta com ABS ou March mesmo…. (preferência da esposa)

  • Rocky1900

    Esse ai gosta de carro, respeito isso. Podem me crucificar, mas respeito mais um cara que compra um carro como fez o Thiago do que quem compra um Gol pelado zero. Antes de tudo quem esta por aqui gosta de carro!

    • thiagolamim

      bacana, tem certo carros que só quem gosta se arrisca assim.

  • YoOdEx

    Agente trabalha trabalha trabalha, vai e compra um carro mil por ser econômico (não no consumo pois isso é balela) na manutenção, as vezes no seguro e na revenda… Porém, tanto esforço trabalhando para ter uma porcaria de carro que não agrada o dono? Vale a pena "perder" dinheiro mais ter um "carrão", que dê satisfação e gosto de andar.. carro mil (claro, 1.s aspirado como nossos modelos tradicionais) empre será um quebra galho para um próximo automóvel, fora o conforto.

    Sair do Celta e pular para um Civic de mesmo ano, acho que foi um belo negocio!

    • Burton_PA

      concordo com vc, por pressão do meu pai (claro q a ajuda dele na entrada teve influência, hehe) comprei meu primeiro carro sendo 0km e 1.0. Não posso reclamar muito, pois até hj só tive que trocar o óleo e abastecer, mas depois de passar 2 meses num carro bem melhor voltei pro meu odiando carro mil. Estou terminando de pagar e nao vou ter pressa em trocar, mas provavelmente vai ser por um como o da opiniao, categoria superior e usado.

  • AndredeAzambuja

    Eu tô pensando em trocar meu Palio ELX 1.0 16v 2001 por um Xsara GLX 1.6 16v 2002 completo (dir + ar + + trio + airbag + couro)…inclusive é um troca praticamente elas por elas, em relação ao preço.

    Só tô travando no medo da manutenção (nem me importo mto de ser difícil vender depois)…o Palio nunca deu um probleminha em 4 anos, só manutenção de rotina mesmo….medo do Xsara ser custoso…fora que, por tudo que ele tem, ele é barato demais (não só o que eu to interessado, como todos os outros), o que dá uma certa desconfiança…mas, tendo dirigido por muito tempo um 306, eu sei bem como esse carro é gostoso…

    • freemontomaisvendido

      Não querendo te desanimar. Tive um 207 comprado 0km e deu inúmeros defeitos e problemas, vendi com 4 meses de uso (perdi quase 8.000,00) e meu conhecido tem um Xsara Picasso 2005 e vive no conserto, muitos problemas.

      • andre_0102

        A Citroen não é a Honda, mas acho que depende mesmo é do estado atual e de como ele foi cuidado no passado…

        • thiagolamim

          também acredito.
          nenuma montadora faz o carro para dar problemas.
          tem carros que necessitam de cuidados.

    • DCald

      Colega, sinceramente, eu nao compraria um Xsara… Um amigo meu teve um e chegou a ficar 3 meses com o carro parado por talta de peças!
      Alem da dificuldade de achar peças e tal… eles já estao com cerca de 10 anos e provavelmente vai ter muita borracha de suspensao, amortecedor, e outras peças caras para trocar… Lembre-se tambem que o airbag tem validade, dai tem que verificar no manual qual o prazo para troca-lo…
      Alem disso, qdo se troca de carro, é sempre bom diminuir o maximo a idade… hehe… Vc citou que esta com o palio a 4 anos… entao vc comprou ele já com 6-7 anos… Na hora de trocar, tente comprar um com essa idade ou menor… ou seja, procure por carros de 2005 pra cima… Se quer pular para um medio, olhe Focus e Astra com carinho… alem dos Civic e Corolla (ainda acha uns de tiozinho com baixa km e toda manutenção feita religiosamente em concessionaria)… só que dai a brincadeira é a partir dos 20mil…

  • YoOdEx

    Ainda lamento um fato: em 2007 meu pai ia me ajudar a comprar um carro (na verdade ele ia dar, eu entraria com mixaria), estavamos procurando um carro e encontrei um Civic 2003 vermelho, lindo! 26000. E um FIesta (também vermelho, porém metálico) em uma mesma revenda, este por 24000. Ambos completos, porém o Fiesta 1.0 2003..

    Vocês acreditam que meu pai não deixou eu comprar o Civic? Disse que eu não estava na idade de ter um carro desse nível! Eu estava com 19 anos.. lamentavelmente tive que sair com o Fiesta, afinal era o primeiro carro mesmo. Perdi a oportunidade de ter esse carrão! hehehehe

    • rafa_marcao

      Seu pai fez o certo.

  • fabioalisson

    Parabéns pela aquisição. Civic sempre foi um excelente carro. Conjunto robusto, econômico (consome menos que muitos 1.0), confiável, bom de dirigir, confortável. Só peca um pouco pela falta de alguns mimos e acessórios que a concorrência oferece, mas nada que desabone o carro.

    Saí de um Palio para um New Civic e valeu cada centavo gasto.

  • AF1979

    Dicas ao dono do carro:

    1) Sobre amortecedores, vale lembrar que a Monroe fabrica essa peça, com excelente qualidade. Portanto, caso precise trocar novamente essa peça, a dica está lançada;

    2) Sobre o lance do óleo, se você puser 3 l ele já vai funcionar bem e durará um belo tempo no cárter. Um Civic de sétima geração bem mantido pode chegar sossegadamente aos 10 mil km rodados para cada troca de óleo e vai baixar no máximo meio litro quando chegar a hora de troca. Você só vai trocar o óleo mesmo porque precisa.
    Imagino eu que esteja acostumado com o Celta e o lance de os motores da GM sentirem bastante o tipo de óleo usado, mas motores da Honda são mais tranquilos em relação a isso;

    3) Sobre preço de peças, você notará que nem são tão elevados assim. Sempre fica-me a impressão que a Honda mete a faca no preço do carro zero para não meter a faca nos itens de reposição. No mínimo regulam com o preço do mercado e em alguns casos chegam a ser mais baratos. Vale a pena também prestar atenção na possibilidade de importar algumas peças e, em alguns pequenos casos, adquirir itens originalmente pensados para preparação e que sejam projetados para se encaixar exatamente naquele espaço, ganhando aí a vantagem de ter uma peça de qualidade superior à original sem afetar o funcionamento geral do carro. Alguns exemplos simples de peças de preparação que podem ser montadas no Civic de sétima geração sem que se possa considerar alteração das características originais do carro:

    I) Flexíveis de malha de aço para embreagem e freio (existem os da marca Russell, americana);

    II) Buchas de articulação de alavanca de câmbio e cabo de transmissão (Strut King, de alumínio, e Energy Suspension, de poliuretano);

    III) Radiadores Koyo e Mishimoto (importados do Japão, feitos totalmente de alumínio e com mais carreirinhas na colmeia).

    Se alguém mais lembrar de peças periféricas de melhor qualidade que as originais e que não possam ser consideradas como alteração, que fique à vontade para falar, mas precisam ser peças que sejam mesmo melhores que as originais, pois se for para pegar peça de outros carros nacionais que sirva no Civic de sétima geração, prefiro ficar com as originais Honda mesmo.

    • thiagolamim

      Obrigado pelas dicas.
      Sobre o oleo, vi no civicclub que se usar outro sem ser o 10w30 mineral, o carro muda o barulho e faz um barulho até mesmo irritante.

  • freemontomaisvendido

    Dificilmente um dia comprarei um carro usado. Esse cara já deu um pouco de manutenção, isso porque é Honda… Para mim carro usado, só estiver com menos de 20.000 e com a revisão feita e o carro conservadíssimo. Fora isso, prefiro pegar um carro inferior 0KM.

    • HSFort

      Mesmo com mais de 80 mil km, o carro está muito bem conservado. Agora, para mim, não pego também um carro com uma quilometragem dessas pois fico no mínimo, dez anos com um carro.

  • AndersonDak

    Ótimo carro! parabéns você foi consciente em comprar um usado muito bom ao invés de comprar um popularzinho pelado….

  • Herumor_

    tava achando que o Usado da semana tinha acabado eheheheh

  • Eder09

    lindo carro.. o q achei extranho o freio de mao estar mais para o lado direito q para o esquerdo.. parece os carros q vem via chile aqui para o Paraguay com troca de volante…

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Olha, está de parabéns pelo carro e pela avaliação. Ando olhando com muito carinho uns Civics e Corollas desses anos… o Civic me emociona e me empolga mais, algumas coisas favorecem o Corolla… Enfim, um excelente carro.

    • thiagolamim

      Está igual eu na epoca da compra então.. haha.

  • HSFort

    Já tenho consciência que nada que for investido nesse carro terá retorno, nem mesmo o dinheiro pago nele (carro é bem de consumo, não investimento), e que será difícil a revenda e que vai desvalorizar bem.

    Esse pelo menos é esclarecido. Pena que a gigantesca e esmagadora maioria dos brasileiros não pensem dessa forma.

  • FabianoSR

    Com relação as travas fecharem ao ligar o carro é questão de programação. Sem me lembro bem tem como alterar essa função para travar as portas com velocidade acima de 20Km. O meu antigo Civic EX 2003 era assim.
    É um ótimo carro esse. Quando comprei o carro estava com 110.000Km mas tinha todas as revisões em dia até 100.000Km feitas em concessionárias. Vendi com 160.000Km sem nenhum problema no carro e muito bem conservado.
    Lhe desejo boa sorte com o seu carro.

    • thiagolamim

      Obrigado.
      E vou procurar por essa programação.
      mas também pode ser que o EX venha de fabrica programado dessa forma.

  • plextor2012

    Parabéns pela aquisição!!! Ah, se mais pessoas pensassem assim, com certeza todo mundo sairia ganhando, pois as montadoras teriam que rebolar para consegui vender carro novo.

  • Vitão

    Parabéns pela aquisição!! O seu relato tbm foi nota 10!!

    Civic realmente é um ótimo carro.

    Até o final do ano acho q vou dar um upgrade no meu carro e sair do popular (meu caso é um GM Corsa 1.0 Maxx) para um usado.

    Minha meta seria um New Civic ano 2009 he he he….

  • Marcelo K.

    Se propôs a escrever um relato sem muita paixão, e foi o que fez. Relato muito bom e completo.
    A imprecisão do marcador de combustível também ocorria no meu Fit 2005. Precisava rodar uns 300km pro ponteiro pensar em se mexer. Depois despencava de vez, mas pelo menos o final do tanque e a reserva eram a única parte precisa. Pode ser característica dos Honda, pode ser só coincidência, mas lembrei do marcador do Fit quando li o relato.

  • Vmario85

    Parabéns pelo carrão é muito bonito e está super conservado! ótimo relato também!
    Penso em fazer o mesmo que vc sair de um popular p/ um médio luxo.

  • Marcio

    Amigo, sei que ja faz um tempo que você postou essas informações aqui, porém tenho uma dica para você pois li que você tem que ficar passando grafite nos vidros para não ficar com aquele barulhinho chato quando sobe os vidros, descobri uma outra coisa que é bem melhor, pois fiquei sabendo que o grafite é bom porem vai ressecando aquela borracha, então passe Silicone em Spray que é otimo passei no meu civic 2004 ja faz um bom tempo e os barulhinhos sumiram.

    Abraços

  • thiagotoledo1

    otimo depoimento, me ajudou a comprar meu carro, eu acabei de sair de um polo, e agora estou com um Civic LX 2005, está com 100 mil km, mandei colocar couro nos bancos, farois de neblina com xenon, novos tapetes, e um dvd 2 din q tinha no polo, ficou top, agora vou dar uma revisao geral.
    o motor 1.7 com seus 115cv puxa bem, a suspensão filtra as irregularidades, estável na BR, e muito bom de direçao.. to curtindo muito.
    fico me perguntando, como que tem gente q prefere comprar um 1.0 pelado.. tem louco pra tudo nesse mundo.