Revisão Subaru: preços e detalhes

subaru wrx sti

A próxima marca que vamos detalhar em nossa série de matérias sobre custos de manutenção é a Subaru, que atualmente conta com apenas dois modelos em sua linha por aqui.

Comercializada pelo Grupo CAOA, a marca japonesa oferece uma garantia de 5 anos sem limite de quilometragem para veículos de passeio e 2 anos para os modelos esportivos. Para isso, é preciso seguir de perto o plano de manutenção.

Essas revisões são feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, com tolerância de 1.000 km ou 1 mês, para mais ou para menos. Todos os valores são informados no site da marca, onde ela também mostra quais itens serão inspecionados ou trocados e o tempo de serviço em cada caso.

Confira!

Subaru XV

subaru xv 2018 1

Atual modelo de entrada da Subaru no Brasil, numa linha bem enxuta que tem apenas dois modelos, o New XV é um SUV com motor 2.0 de 150 cv, 20 kgfm de torque e tração 4×4 que custa a partir de R$ 208.900.

Recentemente, ele ganhou a ajuda do propulsor elétrico, que adiciona 16,7 cv e 6,73 kgfm de torque.

Além do próprio preço, o custo de revisão dos modelos da marca ajudam a explicar o baixo volume de vendas. No caso do XV, as manutenções tem dois valores fixos (R$ 1.045,67 e R$ 1.0015,43), com exceção da parada dos 60.000 km, que sai por R$ 1.192,88

Com isso, o proprietário gastaria mais de R$ 6,3 mil nas seis primeiras revisões. Como já citamos, o problema é que apenas a primeira manutenção tem mão de obra gratuita, sendo que todas as outras ainda acrescentam esse valor adicional.

Resumindo, o Subaru XV certamente custa bem mais de R$ 7 mil para cumprir suas revisões obrigatórias até os 60.000 km, o que realmente fica muito acima de concorrentes diretos.

Confira os valores da geração atual e também da anterior, vendida até 2021:

Revisão Custo Custo
Quilometragem XV e-Boxer XV 2.0 4×4 (até 2021)
10.000 km R$ 1.045,47 R$ 1.024,88
20.000 km R$ 1.015,43 R$ 1.038,81
30.000 km R$ 1.045,47 R$ 1.024,88
40.000 km R$ 1.015,43 R$ 1.038,81
50.000 km R$ 1.045,47 R$ 1.024,88
60.000 km R$ 1.192,88 R$ 1.216,26
Total R$ 6.360,15 R$ 6.368,52

Subaru Forester

subaru forester 2020

Disponível no Brasil desde junho de 2019, o novo Subaru Forester chegou com uma nova plataforma, novos equipamentos e melhorias no motor, mas o visual não mudou muito e isso atrapalhou sua vida por aqui.

E o que dizer de suas revisões? Assim como o irmão citado acima, o Forester compartilha o motor 2.0 boxer aspirado aliado ao motor elétrico, com câmbio CVT de sete marchas simuladas. Isso faz com que suas revisões tenham o mesmo valor.

Outra semelhança com o XV está nos valores das paradas do Forester de geração anterior, que foi vendido por aqui entre 2015 e 2018. Isso inclui a versão aspirada (com 150 cv e 20,2 kgfm) e a opção turbo (240 cv e 35,7 kgfm).

A linha atual tem apenas o Forester S, que é oferecido a partir de R$ 198.900. Confira abaixo todos os valores em detalhes:

Revisão Custo Custo
Quilometragem Forester e-Boxer Forester (até 2021)
10.000 km R$ 1.045,47 R$ 1.024,88
20.000 km R$ 1.015,43 R$ 1.038,81
30.000 km R$ 1.045,47 R$ 1.024,88
40.000 km R$ 1.015,43 R$ 1.038,81
50.000 km R$ 1.045,47 R$ 1.024,88
60.000 km R$ 1.192,88 R$ 1.216,26
Total R$ 6.360,15 R$ 6.368,52

Subaru WRX STi

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Eterno rival do Mitsubishi Lancer Evolution, o Subaru WRX STi era vendido no Brasil na mesma geração por mais tempo do que gostaríamos, mas se manteve como um ícone para quem gosta de um esportivo com câmbio manual.

Aqui estamos falando de um modelo com motor 2.5 boxer turbo de 310 cv e 41,5 kgfm de torque, aliado à transmissão manual de seis marchas e com tração AWD. Ele chega aos 100 km/h em 5,2 segundos e atinge 255 km/h de máxima.

Algo interessante acontece, porém, quando falamos de suas revisões. O modelo mais potente é o que cobra menos pelas manutenções até 60.000 km, ficando um pouco abaixo de R$ 6,9 mil. Essa era a única versão disponível, vendida por R$ 308.900.

Além dela, o Subaru WRX tinha essa mesma geração com o motor 2.0 boxer turbo de 270 cv, que era vendida com câmbio manual ou CVT. A primeira cobra mais caro, ultrapassando os R$ 7,3 mil, enquanto a segunda fica um pouco abaixo disso, com R$ 7,1 mil.

O mesmo valor da versão automática é cobrado até hoje pelas revisões do WRX vendido anteriormente, entre 2015 e 2017. Confira:

Revisão Custo Custo Custo Custo
Quilometragem WRX STi WRX MT (a partir de 2019) WRX CVT (a partir de 2019) WRX (2015 a 2017)
10.000 km R$ 1.013,19 R$ 1.106,73 R$ 1.106,73 R$ 1.106,73
20.000 km R$ 1.027,44 R$ 1.120,98 R$ 1.120,98 R$ 1.120,98
30.000 km R$ 1.149,19 R$ 1.242,73 R$ 1.242,73 R$ 1.242,73
40.000 km R$ 1.027,44 R$ 1.120,98 R$ 1.120,98 R$ 1.120,98
50.000 km R$ 1.013,19 R$ 1.106,73 R$ 1.106,73 R$ 1.106,73
60.000 km R$ 1.594,39 R$ 1.620,33 R$ 1.451,33 R$ 1.451,33
Total R$ 6.824,84 R$ 7.318,48 R$ 7.149,48 R$ 7.149,48

Subaru Tribeca

subaru tribeca 10

Para quem não se lembra, o Tribeca foi trazido pelo Grupo CAOA em meados de 2008 (já como modelo 2009) para enfrentar o Nissan Murano. O problema é que o modelo da Subaru custava R$ 197.900, um valor altíssimo para a época.

Ele chegou apenas na versão mais equipada Limited, equipada com motor 3.5 V6 de 270 cv e 35 kgfm de torque, com câmbio automático de cinco marchas. Esse conjunto empurrava o SUV de quase 2 toneladas com facilidade, mas o consumo médio era de apenas 6,5 km/l com gasolina.

As revisões também assustam, com todas as paradas custando mais de R$ 1,2 mil. A manutenção de 60.000 km é a mais cara, chegando a R$ 3 mil, o que faz o valor final ser o mais alto até aqui: R$ 9,5 mil.

O fim do Tribeca veio em janeiro de 2014, quando sua produção foi encerrada nos Estados Unidos. Mesmo num mercado ávido por modelos desse tipo, o SUV da Subaru nunca fez o sucesso que a marca esperava.

Confira os valores de suas revisões por aqui:

Revisão Custo
Quilometragem Tribeca V6 (2009 a 2011)
10.000 km R$ 1.270,44
20.000 km R$ 1.284,35
30.000 km R$ 1.406,44
40.000 km R$ 1.284,35
50.000 km R$ 1.270,44
60.000 km R$ 3.031,87
Total R$ 9.547,89

Subaru Legacy

subaru legacy 2016

Diferentemente do Tribeca, o Legacy sempre agradou nos mercados onde é vendido, tanto é que o sedã já está em sua sétima geração lá fora. Por aqui, ele durou até 2016, quando era vendido por R$ 137.600 (mas com diversas promoções que diminuíam esse preço).

Esse último modelo oferecido em nosso mercado tinha motor boxer 3.6 de 256 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio CVT de seis marchas simuladas e tração integral AWD. Muito bem equipado, ele chegava aos 100 km/h em 7,2 segundos, com máxima de 240 km/h.

Suas revisões tem quase todos os valores iguais aos cobrados no caso do Tribeca, com exceção da manutenção de 60.000 km, que sai por R$ 1,5 mil. E isso faz muita diferença no valor final, como você pode conferir abaixo:

Revisão Custo
Quilometragem Legacy (até 2016)
10.000 km R$ 1.270,44
20.000 km R$ 1.284,35
30.000 km R$ 1.406,44
40.000 km R$ 1.284,35
50.000 km R$ 1.270,44
60.000 km R$ 1.614,70
Total R$ 8.130,72

Subaru Impreza

subaru impreza sedan

Aqui falamos de um modelo tão conhecido na marca, que é difícil dizer “Subaru” sem completar com “Impreza”. Com exceção de alguns poucos anos, ele foi vendido por aqui entre 1993 e 2016.

Antes de sair de nosso mercado, o Impreza aparecia nas lojas da marca na carroceria sedã, equipado com motor 2.0 aspirado de 156 cv e 20 kgfm de torque. Ele tinha câmbio CVT e tração integral, mas não empolgava tanto com sua aceleração até os 100 km/h em 11,1 segundos.

Suas revisões tem um valor razoável quando levamos em conta o padrão da marca, totalizando pouco mais de R$ 6,9 mil nas seis primeiras paradas. Confira:

Revisão Custo
Quilometragem Impreza (até 2017)
10.000 km R$ 1.071,65
20.000 km R$ 1.085,90
30.000 km R$ 1.207,65
40.000 km R$ 1.085,90
50.000 km R$ 1.071,65
60.000 km R$ 1.407,80
Total R$ 6.930,55

Subaru Outback

subaru outback 2019

Vendida por aqui até 2020, a perua Outback já ganhou uma nova geração no exterior, onde faz muito sucesso com sua proposta aventureira. As novidades incluem uma nova plataforma e motores mais potentes.

No Brasil, o modelo da Subaru havia recebido suas últimas atualizações no Salão do Automóvel de 2016, quando ganhou mais equipamentos de segurança. O motor continuava o mesmo boxer 3.6, de 256 cv e 35,7 kgfm (o mesmo conjunto do Legacy).

As revisões da perua aparecem de forma separada no site, diferenciando os modelos vendidos entre 2015 e 2018 ou comercializados em 2019. Os valores, porém, são exatamente os mesmos, totalizando R$ 8,1 mil até os 60.000 km. Confira:

Revisão Custo
Quilometragem Outback
10.000 km R$ 1.270,44
20.000 km R$ 1.284,35
30.000 km R$ 1.406,44
40.000 km R$ 1.284,35
50.000 km R$ 1.270,44
60.000 km R$ 1.614,70
Total R$ 8.130,72
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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.