Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Cruze LT 2012

chevrolet-cruze-lt-2012-usado-da-semana (2)

Meu nome é Guilherme, tenho 30 anos e moro em São Paulo. Acompanho o Notícias Automotivas há alguns anos e gosto bastante do trabalho de vocês.

Gostaria de passar aos demais, que também acompanham o NA, minha experiência com o Chevrolet Cruze.

Apenas para dar um certo contexto, sempre gostei de sedans. Meu carro anterior era um Civic LXS mecânico 2008 .

No ano passado, decidi que estava na hora de trocar de carro, principalmente por dois motivos: (I) estava na hora de trocar pneus, pastilhas de freio e embreagem do Civic, que se aproximava dos 60 mil Km e (II) queria um carro automático, pois estava cansado do anda-e-para de SP.

Testei quase todos os sedans médios disponíveis no mercado. Apenas deixei de fora o Corolla por ser um projeto muito antigo e mais caro que os demais, mesmo que acabe entregando menos.

Após pesar os prós e contras de todos eles, concluí que o Cruze era a melhor compra.

chevrolet-cruze-lt-2012-usado-da-semana (3)

Isso por alguns motivos: (I) na versão básica, era o único a disponibilizar de série controles de tração e estabilidade, (II) o câmbio automático tinha seis marchas, (III) não era o mais caro, (IV) tinha 4 airbags… Enfim, o melhor custo-benefício.

Por falar em custo-benefício, creio que todas as versões de entrada ou intermediária de qualquer carro sempre são as melhores.

Bom, vamos ao Cruze. Logo no primeiro final de semana que peguei o carro viajei para Araçatuba, uns 1.100 Km entre ida e volta. Foi uma ótima oportunidade de avaliar vários aspectos. Nessa viagem notei que o carro era econômico.

Com gasolina, fiz uma média de 13 km/l (hoje em dia, com o motor amaciado, em situação semelhante ele faz 14 km/l).

No álcool (me recuso a chamar de etanol), faz 10 km/l. Notei também que o controle de cruzeiro, que mesmo não sendo adaptativo, é muito bom, mantendo a velocidade sem oscilações.

O Cruze se mostrou muito silencioso em velocidade de cruzeiro, o que mostra um bom isolamento acústico. Fiquei com uma boa primeira impressão.

chevrolet-cruze-lt-2012-usado-da-semana (4)

Essa boa impressão inicial se mantém até hoje, mas após ter rodado quase 30 mil km, aprendi muito mais sobre o carro. A começar pela “tocada” dele, que é mais voltada para o conforto do que para esportividade, principalmente se comparada com o Civic.

Muito disso está relacionado à suspensão traseira, que não é Multilink, mas sim semi-independente, por barra de torção. A carroceria rola um pouco nas curvas fechadas. Nada que assuste, mas um Civic ou um Focus são mais “na mão”.

O carro é pesado, mas o motor casa muito bem com o câmbio e o conjunto funciona bem.

Aliás, um dos pontos altos do Cruze, sem dúvida, é o câmbio automático de seis marchas. Pelo número de marchas, proporciona giros baixos em velocidade de cruzeiro (2.600 rpm a 120 km/h), ajudando no consumo e silêncio.

Além disso, sempre encontra a marcha certa para manter torque o suficiente e faz trocas muito suaves. Interessante é o recurso que usa um inclinômetro para segurar uma marcha mais baixa em descidas, que ajuda a economizar os freios.

Em relação ao interior, o carro tem um bom acabamento e vários itens de conforto. O espaço interno é apenas adequado (até 4 adultos vão bem). O porta-malas também é só adequado (450 l).

Apesar do carro ser confortável, os bancos poderiam ser um pouco mais macios. Não que sejam duros, mas em viagens muito longas cansam um pouco.

chevrolet-cruze-lt-2012-usado-da-semana (5)

E tem a questão inexplicável do ar-condicionado: ao ligar apenas a ventilação, sem a climatização, as vezes o sistema começa a gelar, de forma que se faz necessário ligar e desligar no botão para parar. Já reclamei na revisão dos 10 mil e 20 mil Km, mas ninguém faz ideia do que acontece.

Por sorte essa situação não acontece com o ar-condicionado ligado (ele não fica desligando com o sistema ligado) então, apesar de chato, não chega a ser um problema grave.

Outra coisa que não agrada é a rede de concessionárias, ainda mais se comparada com a rede da Honda (que é a melhor que já vi).

A não ser que se leve impresso do site da GM o que deve ser feito em cada revisão, as concessionárias tentam empurrar um monte de coisas desnecessárias. Atendo-se apenas ao que aos itens que a GM manda, os preços são razoáveis.

(Observação do NA: No relato do leitor, o comportamento das concessionárias usadas por ele é exatamente o mesmo das que usamos em nossa Avaliação 365 do Onix… não conseguem encontrar causas para problemas e sempre querem cobrar muito acima do preço de tabela das revisões.)

chevrolet-cruze-lt-2012-usado-da-semana (1)

Já que estou falando de aspectos negativos, cito também o consumo urbano. Se o Cruze é econômico na estrada, na cidade a situação é diferente. Tanto faz se no tanque tem álcool ou gasolina, ele faz de 4,5 a 6 km/l, dependendo do trânsito.

No mais, desde que peguei o carro até hoje, notei outros aspectos positivos e negativos. Para resumir, os principais aspectos do Cruze são:

Pontos positivos

– Câmbio automático,

– Consumo rodoviário,

– Equipamentos de segurança,

– Desempenho satisfatório,

– Seguro barato.

Pontos negativos

– Inconsistência do ar-condicionado,

– Suspensão traseira por barra de torção,

– Consumo urbano,

– Rede de concessionárias.

Por Guilherme Moreno

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.