Matérias NA Mercado

Carros automáticos até 30 mil

Carros automáticos até 30 mil

Muitas pessoas buscam um carro com câmbio automático, mas não podem ou não querem dispor de R$ 50 mil para ter um modelo zero km. Assim, o mercado de carros usados é o acesso mais fácil para se obter um automóvel que não tenha apenas essa comodidade e conforto ao motorista, mas que seja completo, potente e espaçoso, entre outros atributos. Um bom preço é R$ 30 mil, um valor na qual os carros novos começam no Brasil.


Não precisa ser um carrão grande e importado, embora haja esse tipo de opção, mas um bom carro automático com custo de manutenção não tão alto é uma opção viável, o que compensa mais se o comprador rodar pouco, pois carros usados com o tempo tendem a aumentar os custos de reparação por causa da idade e da quilometragem. Mas então, quão antigo ele pode ser? Embora para fins de financiamento, os bancos limitem os contratos em 8 anos, na lista abaixo consideramos alguns modelos com até 10 anos e outros mais recentes, com até 5 anos de uso.

Nesse período de tempo, dá para perceber que quanto mais se avança no ano/modelo, mais se tem oferta de carros melhores, especialmente do segmento médio, tais como hatches, sedãs e utilitários esportivos. Minivans de cinco ou sete lugares são alternativas para quem tem família. Alguns modelos já estão descontinuados, mas devido ao volume vendido ou produção nacional, se convertem em escolhas interessantes. Então, nessa matéria vamos falar de bons carros automáticos de até R$ 30 mil.

Confira abaixo, carros automáticos até 30 mil:


Chevrolet Vectra

Carros automáticos até 30 mil

O Chevrolet Vectra é um carro que tem boa aceitação no mercado. De porte médio, sedã ou hatchback, o modelo ainda é adorado por muitos compradores, que enaltecem seus diversos atributos. Trata-se de um projeto que nasceu no Brasil, aproveitando as tecnologias que já estavam disponíveis por aqui. Com espaço interno e porta-malas interessantes, este carro tem mecânica bem robusta e bastante conhecida, sendo geralmente equipado com motor 2.0 de 140 cavalos e câmbio automático.

Chevrolet Zafira

Carros automáticos até 30 mil

Para quem tem família grande e quer conforto, a Zafira é uma minivan que abraça bem os membros da casa, levando até sete pessoas com espaço generoso, mesmo na terceira fileira, que geralmente é sacrificada. Esse modelo da Chevrolet é um carro honesto e tem manutenção bem conhecida, com oferta de peças em qualquer lugar, assim como serviços, o que ajuda a reduzir os custos. Com motor 2.0 e transmissão automática, é um carro que era bem completo na maioria das versões.

Honda Civic

Carros automáticos até 30 mil

O Honda Civic, desde o New Civic, se tornou uma opção boa para quem quer um carro automático de R$ 30 mil. O sedã médio da marca japonesa tem design atraente, bom espaço interno, mas carece de porta-malas. Fora isso, tem dirigibilidade e performance elogiáveis. Seu motor 1.8 de 140 cavalos é equipado com câmbio automático de cinco marchas e a suspensão traseira é multilink. Tem boa oferta de peças e serviços também e ainda é um carro desejado por muitos.

Honda Fit

Carros automáticos até 30 mil

O compacto monovolume da Honda é um carro com boa procura no mercado de usados, visto que é robusto, econômico e muito espaçoso, tendo um porta-malas igualmente aceitável. Versátil, o Fit conta ainda com banco traseiro ajustável no sistema ULT, que permite colocar objetos verticais ou horizontais de forma prática. Seu motor 1.3 entrega 80 cavalos ou 105 cavalos no 1.5. Se a geração for a segunda, então o 1.5 é mais potente, mas perde o CVT, tendo apenas opção do automático de cinco marchas.

Hyundai Tucson

Carros automáticos até 30 mil

Hoje ele está velho, mas já foi desejado por muita gente, numa época em que SUV era sinônimo de status. Do mesmo jeito há 10 anos, o Hyundai Tucson mudou apenas no motor 2.0, que passou a ser flex, mas com seus 143 cavalos, o propulsor dá conta do recado e o câmbio automático de quatro marchas é aceitável. Em realidade, não se podia esperar muito mais dele naquela época. Tem ângulos de entrada e saída adequados ao fora de estrada, assim como vão livre generoso. Com uma década, há oferta de peças e assistência mecânica.

Kia Sportage

Carros automáticos até 30 mil

O Kia Sportage é um irmão do Tucson, mas com visual menos atraente. Apesar de ser mais discreto que o SUV da Hyundai, o utilitário esportivo não vendeu tanto quanto, mas tem boa oferta no mercado, além de oferecer a mesma mecânica 2.0 com câmbio automático. O modelo também apresenta bons ângulos de ataque e saída, bem como suspensão traseira multilink (da mesma forma que no Hyundai), que torna o comportamento melhor e o conforto maior.

Ford EcoSport

Carros automáticos até 30 mil

A geração anterior do Ford EcoSport é outra opção de SUV compacto, que pode ser adquirido com câmbio automático de quatro marchas e motor 2.0 de 138 cavalos, tendo um espaço interno razoável, mas pouco porta-malas, mesmo com o característico estepe preso na tampa traseira, que tem abertura lateral. De formas bem quadradas e robustas, pode ser escolha para quem quer um utilitário esportivo pequeno e com mecânica bem popular, mais fácil de reparar.

Nissan Sentra

Carros automáticos até 30 mil

O Nissan Sentra é outra opção importante nessa lista. O sedã médio importado do México tem bom motor 2.0 de 142 cavalos e transmissão CVT Xtronic, que garante conforto ao rodar e economia. Esse tipo de transmissão continua na geração atual e deve seguir firme para a próxima. Não é um carro muito grande, mas é espaçoso e tem bom porta-malas. Seu estilo é até mais jovial que a geração seguinte, que ficou muito curvilínea e elegante, mas pouco esportiva.

Toyota Corolla

Carros automáticos até 30 mil

O Toyota Corolla dessa lista dos carros automáticos de R$ 30 mil é da famosa geração nona, que foi intensamente copiada na China. Aqui, o modelo ainda ganha elogios por sua robustez mecânica e pouca frequência nas oficinas. Embora as peças não sejam tão baratas, para muita gente compensa pela confiabilidade, conforto e performance que o carro oferece, equipado com motor 1.8 de 140 cavalos e transmissão automática de quatro marchas.

Volkswagen Golf

Carros automáticos até 30 mil

O Volkswagen Golf é um hatch médio muito procurado e pode ser encontrado com motor EA113 2.0 8V de até 120 cavalos. O câmbio é o Tiptronic de quatro marchas. O modelo tem um bom espaço interno e porta-malas condizente, além de dirigibilidade e conforto elogiáveis. Durou mais de 12 anos no mercado e por isso tem ampla oferta de peças e serviços. É muito visado tanto em roubos quanto em seguro, mas ainda assim é um carro para quem quer uma proposta jovial.

Mais recentes

Toyota Etios

Carros automáticos até 30 mil

O Toyota Etios ganhou câmbio automático de quatro marchas algum tempo depois do lançamento, mas ao contrário dos outros compactos do mercado, ele emprega a caixa nos motores 1.3 e 1.5, sendo que o primeiro tem até 90 cavalos no etanol e o segundo alcança 96,5 cavalos. Das duas opções, a 1.3 é mais esperta na condução do dia a dia.

Nissan Livina

Carros automáticos até 30 mil

A minivan da Nissan tem bom motor 1.8 e transmissão automática de quatro marchas, a mesma usada anteriormente no Tiida. O conjunto agrada pela condução linear e suave, enquanto o carro oferece bom espaço interno e porta-malas mediano. Foi produzido no Brasil e sua mecânica não é complicada.

Renault Sandero

Carros automáticos até 30 mil

O Renault Sandero já teve uma versão puramente automática, com quatro marchas e dita manutenção “para sempre”, cujo lubrificante dura 300.000 km. Equipado com motor 1.6 16V, o hatch tem bom espaço e porta-malas generoso. Sua mecânica no geral é bem conhecida e distante do passado “francês”.

Carros automáticos até 30 mil
Nota média 3.5 de 15 votos

5.0
  • Robinho

    E o Focus?

    • ricmoriah

      é um bom carro, mas há muitos relatos de defeito, mesmo no câmbio automático de 4 marchas.

      • Cmenusi

        Tive uma ecosport com este câmbio, não há o que reclamar dele (á exceção do consumo). Muito melhor que o Powershift que o sucedeu …

      • Janduir

        Se for assim, a transmissão do Corolla ano de 2008 a 2010 não presta pois alguns apresentaram defeito… A transmissão da Ecosport até 2012 (listada no site) é a mesma do Focus e quando respeitada as trocas de óleo e filtro dura tanto quanto uma Aisin…

  • Andre Takahashi

    Que furada do NA. O Toyota Etios com cambio automático saiu na linha 16/17 e está bem longe dos 30 mil declarado pela matéria, hoje a fipe está em 45.199, outra furada, a potencia dos motores estão errados, a nova mecânica dos motores com duplo comando variável de válvulas gera até 98cv com etanol no motor 1.3… A cada dia que passa as matérias aqui no NA ficam piores, como as matérias ‘Como estacionar’, ‘Como dirigir’, daqui a pouco vai ter matéria sobre ‘Como ligar seu carro’, ‘Como abrir a porta’…. kkkkkk

  • CACHORRÃO

    Se a ideia é low budget, nada supera o famoso Corolla Brad Pitt.
    Mas também podemos recomendar o Civic, City e Old Tucson.

    Na linha Chevrolet há que se ter cuidado, pois há algumas safras de câmbios automáticos defeituosos.

    E quanto à “Golfzera” mk4,5 é impossível achar um com bons cuidados.
    Já é praticamente um patrimônio cultural das favelas brasileiras.

  • Victor Hugo

    Golf ganhou at6 em que ano ?

  • CACHORRÃO

    Já quanto à “Golfzera” mk4,5 é impossível achar um com bons cuidados.
    O modelo é praticamente um patrimônio cultural das favelas brasileiras (ao lado do primo Audi A3 Turbo com rodas tampa de ralo).

  • Leandro

    Que eu saiba, a Livina era equipada com câmbio de 4 marchas e não com o CVT, como diz a matéria.

    • Zé Mundico

      E o motor era 1.8, o que fazia dela a única minivan 1.8 automática da praça. Conheço gente que tem uma e não vai se livrar tão cedo. Fora muitos taxistas que não trocam por nada.

      • ricmoriah

        tem razão, a 1.8 era automática de 4 marchas.

      • Jorge Menezes

        É um excelente carro.

      • Unknown

        E o melhor é que você acha usada, pouco rodada e cerca de até 10% abaixo da tabela FIPE. Sem dúvidas uma excelente compra!

    • ricmoriah

      corrigido. sim, existia uma versão 1.6, mas era manual. o motor 1.8 de 126 cavalos era usado tb na Grand Livina, que tb teve automática. numa pesquisa recente, achei que o propulsor da nissan estava sendo usado pela Lada em seu Vesta, mas aquele 1.8 é outro, visto que entrega 122 cv e tem cilindrada diferente.

      • Unknown

        Todas as 1.8 são automáticas! Manual somente a 1.6, motor Renault.

  • Zé Mundico

    Atenção, redação…eu acho que a Livina era 1.8.

    • El Gato Negro

      Sim, é.

    • ricmoriah

      no 1.6 era manual.

  • duhehe

    Esses carros são ciladas das bravas, ”resto da classe media alta” o consumo desses 2.0 é absurdo, manutenção cara e se quebrar o cambio o carro vira sucata.
    Nesse balaio de 30 (ou menos) tem tbm Megane, Scenic, 408, C4Pallas, Fluence, Fusion …..

    • Zergling

      Comprei um Sentra 2010 2.0 por 28.000 no ano passado. Faz 10.5 KM/L na cidade de Brasília. Não é cilada não, velho. Você compra um carro muito bom por um preço muito baixo. Compensa o alto consumo.

    • Jorge Menezes

      A Livina é um excelente carro. Tenho uma, modelo 2013, com 162.000 km e está excelente em todos os aspectos.

      • Unknown

        Também tenho uma e gosto bastante. O único ponto fraco dela é a suspensão, que não foi muito bem adaptada às condições péssimas das vias brasileiras.

  • Luconces

    Da lista eu encararia os Nissan.

    • Jorge Menezes

      Tens razão. A Livina, por exemplo, é um excelente carro. Tenho uma, modelo 2013, com 162.000 km e está excelente em todos os aspectos.

  • Ricardo

    Pretendo comprar um Golf 2.0 manual para substituir meu Polo mas é difícil, quase todos automáticos.

  • Rômulo Tadeu de Santana

    Coloca o I30 primeira geração ai no meio….

  • Cmenusi

    A matéria até que é boa, mas tá cheia de falhas, visto que não fala nada sobre Focus, Megane, I30, TR4 (iO), Citroen, Peugeot e outros mais …
    Sobre o assunto: Carro abaixo de 30 mil automático, é mais que loteria, é megasena acumulada… Geralmente são carro com mais de 10 anos de uso, alta km e baixo índice de manutenção. Pra se arriscar, tem que conhecer muito bem do assunto pra não levar um granada sem pino …

    • Unknown

      Não necessariamente. A Livina, por exemplo, encontra-se com 5 anos de uso, pouco rodada e nesta faixa de preço. Inclusive algumas único donos de classe média, pois na época era um carro de custo de aquisição não muito barato, quando zero Km.

  • Pipo pipo

    Faltou colocar os anos dos carros na faixa de preço mencionada, me parece que tem carros de 2006 até alguns mais recentes.

  • Zergling

    Eu comprei um Sentra 2010 por 28.000 no ano passado. Ótimo pelo preço.

  • silvio luis

    Potência do Etios automático tá errada, 1.3 com 98cv e 1.5 com 107cv, a partir da linha 2017.

  • Piston head

    Tiptronic 4 marchas?

  • Internauta Temer

    Ficaria entre o Tucson e o Corolla.

  • Luis Burro

    Sempre qndo leio q um veículo tem projeto considerado melhor q um nacional fico tentando imaginar o q que isto se traduz na prática,como os Opel travestidos de Chevrolet.Eles são realmente melhores q seus sucessores?

  • Pedrov

    Nunca existiu Etios automáticos com os motores antigos. Essa transmissão sempre esteve acoplada aos motores 1.3 e 1.5 Dual VVT-i, de 98cv e 107cv no etanol, respectivamente.

    • Unknown

      Como sempre, muitos erros nos dados técnicos, fornecidos pelos estagiários…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email