Civic Si: veja sua história no Brasil, desde 2007

O Honda Civic Si sempre foi uma versão esportiva bem diferenciada, e no Brasil já tivemos três Civic Si diferentes sendo vendidos.

Vamos ver agora a história do modelo e os detalhes de suas três gerações.

Honda Civic Si 2007 a 2011

A primeira geração do Honda Civic Si a dar as caras por aqui era a oitava geração do sedan mais vendido da Honda no mundo.

Denominado “New Civic Si”, a oitava geração trazia uma carroceria com design completamente diferente do que estávamos acostumados.

Por isso o modelo foi um divisor de águas pois concorrentes de peso como Toyota Corolla e Chevrolet Vectra acabaram por ficar ultrapassados com o lançamento do novo Civic.

2009–11 Honda Civic Si Sedan

A carroceria ficava mais esportiva no Civic Si, com o para brisas mais inclinado, com uma pequena janela espia invadindo a coluna A, e o caimento suave do teto na traseira anunciavam a vocação esportiva.

No quesito motorização, o Civic tradicional foi lançado com duas opções de motor, sendo a primeira apenas destinado a compradores PCD na versão exclusiva LX, com motor 1.6 litros 16 válvulas e 125 cavalos, e duas outras versões que dividiam o mesmo motor 1.8 litros 16 válvulas com 140 cavalos – LXS e EXS respectivamente.

No painel, uma enorme evolução com seu inédito painel de dois andares e com um visual futurista mais uma vez deixaria para trás os concorrentes.

No desenho geral da carroceria o estilo era limpo e elegante, sem exageros estilísticos e firulas estéticas.

Na traseira, as lanternas em formato de bumerangue tinham pequenos espelhos que simulavam o efeito de LED quando acesas. O único senão dessa geração ficava por conta do porta malas que era menor que seus concorrentes e mais estreito.

Front panel 2009–11 Honda Civic Si Sedan

Mas quem comprava um Civic Si que foi apresentado no mercado nacional em 2007, não ligava muito para essa questão do porta malas.

Diferente das versões mais mansas do Civic, o Civic Si nacional tinha todos os predicativos de um esportivo de verdade.

O Civic Si vinha com um motor 2.0 i-VTEC de 192 cavalos e 19,2 kgfm de torque, sempre acompanhado do excelente câmbio manual de seis velocidades.

O modelo nacional ainda contava com controles de tração e de estabilidade e dois anos depois passava a vir com airbags laterais.

Civic Type R: motor, desempenho, preço e detalhes

Segundo revistas especializadas, o Civic Si era muito bom de curvas e ainda mais nas retas, fazia o 0a100 em 7,9 segundos e atingia a máxima de 215 km/h limitados eletronicamente.

Aliando a esportividade nata e o conforto do sedan, o Civic Si de 2007 era a máquina perfeita, e até o surgimento do Golf GTI de 193 cavalos, era considerado o carro nacional mais potente à venda no país.

O Volkswagen Golf só consegui esse feito de ser o mais potente, por usar uma gasolina de alta octanagem e tinha 193 cavalos de potência, fora esse pequeno detalhe o Honda Civic Si ainda era o rei das pistas.

2009–11 Honda Civic Si Sedan 3

Outro ponto dessa primeira geração do Civic Si que tivemos por aqui eram as opções de cores disponíveis, uma vez que ele era um sedan as opções disponíveis para as versões tradicionais se limitavam ao preto, prata, cinza e branco.

Já o Civic Si apostava num vermelho, preto e prata como cores principais.

Também era possível distinguir a versão tradicional da esportiva pelo adesivo colado na base das portas traseiras com a inscrição “i-VTEC DOHC” e na traseira pelo logo “Si”.

Por dentro o vermelho tomava conta dos detalhes e das costuras do painel.

As luzes de indicação dentro do quadro de instrumentos do Civic Si eram vermelhas, assim como as demais luzes para controle do rádio ou do ar condicionado por exemplo.

Outro destaque para o interior ficava por conta do elegante freio de mão em formato de manche – este disponível para todas as versões do sedan – e todos os porta trecos disponíveis dentro da cabine, que tinha a ergonomia perfeita.

2009–11 Honda Civic Si Sedan abre

Quando fora lançado em 2007 a Honda pedia pela versão R$ 99.500 – que caiu para R$ 96.965 por conta da redução do IPI, um valor alto para a época, mas considerando o cenário atual seria até uma boa pedida.

Mas como nem tudo são flores o modelo ficou entre nós apenas até 2011, e só voltaria na nona geração.

Atualmente consegue-se encontrar um Honda Civic Si 2007 com preços que partem de R$ 33.900 até R$ 69.900 reais dependendo do estado de conservação e da quilometragem percorrida.

Honda Civic Si 2012 a 2016

Se na oitava geração o modelo foi um divisor de águas com seu design revolucionário, o mesmo não pode ser dito da nona geração do Honda Civic.

Apresentado em novembro de 2010 como linha 2011 o Honda Civic de nona geração mais parecia uma evolução do que realmente uma nova geração como era de se esperar.

2014–15 Honda Civic Si Coupe North America

O modelo foi apresentado e vendido de forma oficial no mercado norte americano em abril de 2011, mas logo em seguida começou a receber várias criticas pelo seu estilo conservador e pouco evolutivo.

Também existiam críticas por conta do seu interior com desenho não tão agradável como da geração anterior e por alguns problemas de um “rodar” não linear e suave como era de se esperar do modelo.

Resultado disso foi o Facelift e melhorias na suspensão e no desenho do painel em menos de um ano, o que incluiu o Civic Si.

As mudanças foram bem aceitas, mas infelizmente a geração já havia sido manchada por conta das primeiras unidades vendidas.

Mas o Civic Si viria para apagar os erros cometidos.

Apresentado na terra do Tio Sam em 2013, o novo Civic Si vinha nas carrocerias sedan e cupê e contava com um novo motor 2.4 litros i-VTEC com quatro cilindros em linha que desenvolvia 205 cavalos de potência e tinha torque de 23,9 kgfm.

Front panel 2014–15 Honda Civic Si Coupe

No Brasil, conhecemos a nona geração do sedan da Honda (antes de chegar o Civic Si) em 2012 com desenho já atualizado se comparado com o modelo norte americano – usávamos uma versão do mercado europeu, como base de estilo.

Por aqui o modelo usava o conhecido motor 1.8 litros com 140 cavalos e um novo 2.0 litros com 155 cavalos e 19,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol e 150 cavalos e 19,3 kgfm de torque quando usava gasolina.

As versões vendidas por aqui eram as LXS – básica e com motor 1.8 – e LXR e EXR com motor 2.0 litros.

A versão Si do Civic de nona geração deu as caras por aqui em 2015 em quantidade limitada a cerca de 100 unidades disponíveis na carroceria cupê.

Sim, diferentemente do que aconteceu com a primeira geração do Civic Si, a segunda apostava num conjunto mais esportivo e isso se refletia também na escolha da carroceria disponível para o nosso mercado.

A versão cupê do Civic Si era bem imponente e com aspecto agressivo e musculoso.

O para brisas ainda era inclinado como na oitava geração, mas a janela espia na coluna A foi substituída por uma peça plástica preta e um falso quebra vento foi adicionado nas janelas dianteiras.

Mesmo utilizando a mesma plataforma do modelo sedan, o Civic Si de 2014 era cerca de 2 centímetros mais longo que o modelo que lhe dera origem.

Ele tinha 4,55 metros de comprimento, entre eixos de 2,62 metros, largura de 1,75 metro e 1,41 metros de altura.

2014–15 Honda Civic Si Coupe 3

Com o novo motor 2.4 litros, o novo Civic Si conseguia ter 206 cavalos – 14 cavalos a mais que a geração anterior – e torque de 23,9 kgfm.

Em relação a versão vendida por aqui, o Civic Si Cupê tinha uma dianteira diferente – igual ao modelo norte americano – e para choques com design mais esportivo.

As laterais eram volumosas e contavam com poucas firulas para dar uma impressão de maior esportividade. Na traseira, lanternas com desenho próprio também chamavam a atenção, bem como o enorme aerofólio no porta malas.

No interior, o painel do Civic Si mantinha os dois andares e a iluminação avermelhada no painel de instrumentos nos demais recursos.

No centro do painel uma imitação de fibra de carbono estava ali presente para reforçar a ideia de esportividade do modelo. Os bancos do Civic Si tinham a parte central em vermelho e as costuras dos demais estofamentos vinham na cor vermelha.

2014–15 Honda Civic Si Coupe 4

Como era limitado a cerca de 100 unidades, o Civic Si desta geração se tornou figurinha difícil de se ver nas ruas atualmente, quando fora lançado em 2015 ao preço de R$ 119.900 reais, ele ficava na média de carros de porte maior como o Audi A3 Sedan e de hatches esportivos como o Volkswagen Golf na versão GTI que partia de R$ 101.470.

Atualmente pode se encontrar uma versão 2014 no mercado de usados por estratosféricos R$ 97.900 reais, mesmo com 4 anos de uso.

Honda Civic Si 2016 até hoje

A décima geração do Honda Civic foi apresentado no mercado norte americano em setembro de 2015 já como modelo 2016 e trazia a maior atualização de estilo que o Civic já tinha visto.

Segundo a mídia especializada a décima geração trazia na sua essência o mesmo frisson que a oitava, quando era chamado de “New Civic”.

A carroceria sedan mudava completamente e ganhava formas elegantes e bastante fluídas.

Agora ele perdia a janela espia na coluna A, mas em compensação ganhava a terceira janela na coluna C, para aumentar a sensação de que o modelo estava maior.

Honda Civic Si Coupe Latam FC3 2018 2

Na dianteira, vemos no Civic Si atual uma nova linguagem de estilo com novos faróis que poderiam ser de Full LED e conta com uma grade com um desenho mais agressivo e para choques que refletem bem essa nova fase do Civic.

Na traseira a maior novidade eram as lanternas em formato de C, que ficavam mais nas pontas e se estendem pela tampa do porta malas.

No mercado nacional o modelo foi apresentado em agosto de 2016 e estreava uma nova versão topo de linha chamada de Touring e um novo motor 1.5 litros turbo de 173 cavalos e 22,4 kgfm de torque.

Outro destaque da décima geração do Civic no país é a presença do câmbio tipo CVT.  E a versão esportiva Civic Si foi apresentada agora em 2018 e conta com um motor 1.5 litros turbo de 208 cavalos e 26,5 kgfm de torque.

Honda Civic Si Coupe Latam FC3 2018

Vendido em versão única de acabamento, o Civic Si 2018 vem importado dos Canadá na carroceria cupê e opção de 4 cores para a carroceria e apenas o preto para o interior.

O novo Civic Si ainda vem com faróis de Full LED – que são opcionais no Civic nacional – além de novas rodas de 18 polegadas, bancos esportivos, partida por botão e freio de estacionamento eletrônico.

O visual do Civic Si Cupê é bem mais agressivo que o modelo anterior e muito mais esportivo também.

O maior destaque fica por conta das lanternas traseiras que circundam a tampa do porta malas e são em LED, e do enorme aerofólio e pela saída de escape esportivo.

O novo Civic Si faz o 0a100 em 8,0 segundos e atinge a máxima de 238 km/h limitado eletronicamente.

Si

O espaço interno do novo Civic Si é razoável para quatro adultos, mas que os que viajarem no banco traseiro deverão ter menos que 1,70 metro para viajar com conforto.

Já o motorista e o passageiro terão todo o conforto e comodidade da linha Civic a sua inteira disposição.

Front panel Honda Civic Si Coupe Latam FC3 2018

O ponto x da questão é o preço, o modelo tem preço inicial de R$ 162.900 reais e bate de frente com modelos como o Volkswagen Golf GTI que parte dos R$ 143.790 e pode chegar até R$ 163.690 reais com todos os opcionais.

Ele anda tão caro quanto o Honda CRV atual.

E para efeito de comparação as versões mais pacatas do Civic também estão com os valores nas alturas, com preços que começam em R$ 90.900 reais pelo Honda Civic Sport manual e chegam até R$ 126.600 reais na versão Touring com motor turbo.

Ficha técnica – Honda Civic Si 2018

  • Preço:R$ 162.900
  • Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros 16V, turbo, injeção direta, 1.498 cm³, 208 cv a 5.700 rpm, 26,5 kgfm de 2.100 a 5.000 rpm
  • Câmbio:manual, 6 marchas, dianteira
  • Suspensão:McPherson (dianteiro.) /multilink (traseiro.)
  • Freios:disco ventilado (dianteiro.), sólidos (traseiro.)
  • Direção:elétrica
  • Rodas e pneus:235/40 R18
  • Dimensões:comprimento, 452,2 cm; largura, 179,9 cm; altura, 142,1 cm; entre eixos, 270 cm; peso, 1.321 kg; tanque, 56l; porta-malas, 334 l
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Autor: Kleber Silva

Kleber, 28 anos, designer e apaixonado por carros desde pequeno. Formado em design gráfico pela UNIP, ouvinte assíduo de música pop e master chef nas horas vagas.