O Chevrolet Cruze 2013 marcou a nova cara da GM no Brasil, com a difícil missão de substituir o Vectra, ele não fez feio na primeira geração. Com visual refinado, ótimo acabamento, diversos opcionais e bom desempenho, ainda é um carro cobiçado no mercado de usados. Fizemos esse texto para falar sobre o modelo do ano de 2013.
Disponível nas carrocerias Sedan e Hatch, ao entrar no Cruze 2013, já é possível sentir o requinte que a Chevrolet colocou nesse modelo, interior aconchegante, ponteiros, volante e cockpit modernos (coisa que a Chevrolet deixou a desejar nos últimos anos do Vectra e Astra), o banco também é um ponto alto, encaixa perfeitamente o motorista possibilitando uma ótima posição de dirigir.
A segurança é um ponto razoável, apesar de não ter tirado nota máxima, em 2011 o carro pontuou 4 estrelas para passageiros adultos e 3 estrelas para crianças no Latin NCap.
Poderia ter sido melhor, por se tratar de um carro médio, mas é um resultado aceitável pela época de produção.
Apesar da suspenção traseira ser por eixo de torção, o Cruze 2013 apresenta um bom comportamento em curvas, em grande parte pela alta rigidez torcional, centro de massa baixo e pneus largos, não faz feio na estrada mas também não espere o comportamento de um esportivo.
Cruze 2013 – Versões
As versões disponíveis no Cruze 2013 eram a LT e LTZ, as duas com motor 1.8 aspirado:
- Cruze 2013 LT (Versão mais básica): Poderia vir equipada com câmbio manual ou automático, ambos de 6 velocidades, vidros elétricos, retrovisores elétricos, rodas 17”, som com MP3, USB, Bluetooth, computador de bordo, airbag duplo, airbags laterais, ABS, controle de tração e estabilidade, piloto automático, direção elétrica.
- Cruze 2013 LTZ (Versão mais completa): Somente com câmbio automático tinha os mesmos equipamentos da versão LT mais Airbags de cortina, multimídia de 7 polegadas, chave presencial, rebatimento dos retrovisores, partida no botão e bancos em couro diferenciado, na versão Hatch era possível encomendar uma unidade com câmbio manual e teto solar.
Cruze 2013 – Motorização
O motor é o Ecotec 1.8 16 válvulas, compartilhado com a Tracker, não é nenhum suprassumo tecnológico, mas é robusto e não possuí problemas crônicos.
Entrega um bom desempenho, 144 cv no álcool e 140 cv na gasolina com 18,9 kgfm de torque no álcool e 17,8 kgfm na gasolina, levando o Cruze de 0 a 100 km/h em 11,4s e com velocidade final de 197 km/h na versão automática.
A versão manual tinha desempenho melhor com 0 a 100 km/h e 10,7 s e velocidade final de 204 km/h, números próximos dos rivais Golf, Focus e I30.
Cruze 2013 – Transmissão
O câmbio manual de 6 velocidades não é problemático, existem algumas reclamações quanto a ele ser um pouco ruidoso e não muito bem escalonado, mas é um bom câmbio.
O câmbio automático de 6 velocidades não costuma quebrar com facilidade, mas é conhecido por ser um câmbio “burro”, trocando marchas sem necessidade e em alguns momentos não trocando quando necessário.
Vale a pena andar com o carro bem antes da compra, com o tempo essa sensação de câmbio indeciso pode ser bem irritante para algumas pessoas
Cruze 2013 – Consumo
O consumo urbano da versão automática é de 6,5 km/l no álcool e 8,5 km/l na gasolina, enquanto na rodovia os números vão para 9 km/l no álcool e 12 km/l na gasolina.
A versão manual tem um consumo um pouco melhor de 7 km/l no álcool e 9 km/l na gasolina na cidade, enquanto na rodovia os números vão para 10 km/l no álcool e 13 km/l na gasolina.
Cruze 2013 – Preços
- LT: De R$ 54.000,00 a R$ 63.000,00
- LTZ: De R$ 60.000,00 a R$ 64.000,00
Os preços da versão LT variam bastante, mas sobrepõem a versão LTZ, então se estiver querendo investir um pouco mais, opte pela versão LTZ, mais completa e por preço similar da LT com mais opcionais.
Principais problemas e reclamações
- Câmbio: A troca de marchas confusa da versão automática, certamente é o maior ponto de reclamação dos compradores do Cruze 2013, é uma questão quase inevitável então se isso for um problema, opte pela versão manual.
- Barulhos na suspensão: Coxins e bieletas tem diversos relatos de apresentarem barulho, vale a pena uma atenção especial neles antes da compra.
- Manutenção: Os custos de manutenção do Cruze 2013 são um pouco acima da média, principalmente se está acostumado com a geração anterior da GM (Vectra/Astra).
- Ar-condicionado: O ar-condicionado apresenta alguns problemas durante o uso, como gelar quando é pra ventilar e não gelar quando deve.
Ficha técnica
Motor | 1.8 Automático | 1.8 Manual |
Tipo | Aspirado | Aspirado |
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1796 | 1796 |
Válvulas | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10,5:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Indireta |
Potência máxima | 140/144 cv (gasolina/etanol) | 140/144 c (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 17,8/18,9 kgfm (gasolina/etanol) | 17,8/18,9 kgfm (gasolina/etanol) |
Transmissão | Automática de 6 velocidades | Manual de 6 velocidades |
Aceleração 0-100 km/h | 11,4 | 10,7 |
Velocidade máxima | 197 km/h | 204 km/h |
Tração | Dianteira | Dianteira |
Direção | Elétrica | Elétrica |
Freios | Discos dianteiros e traseiros | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão Dianteira | McPherson | McPherson |
Suspensão Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas | Liga leve, aro 17 polegadas | Liga leve, aro 17 polegadas |
Pneus | 225/50 R17 | 225/50 R17 |
Comprimento (mm) | 4600 | 4600 |
Largura (mm) | 1790 | 1790 |
Altura (mm) | 1475 | 1475 |
Entre eixos (mm) | 2685 | 2685 |
Porta-malas (L) | 450 | 450 |
Tanque de combustível (L) | 60 | 60 |
Conclusão
O Cruze é uma boa escolha para quem procura sofisticação e design, não apresenta problemas crônicos e não é difícil encontrar um exemplar bem cuidado, fique atento somente ao consumo que é um pouco elevado comparado a alguns concorrentes mais novos, turbo por exemplo, e atenção ao câmbio automático e suspensão para fazer uma boa compra.
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