Cruze 2013: um sedã confortável e gostoso de andar

Cruze 2013
Cruze 2013

O Chevrolet Cruze 2013 marcou a nova cara da GM no Brasil, com a difícil missão de substituir o Vectra, ele não fez feio na primeira geração. Com visual refinado, ótimo acabamento, diversos opcionais e bom desempenho, ainda é um carro cobiçado no mercado de usados. Fizemos esse texto para falar sobre o modelo do ano de 2013.

Disponível nas carrocerias Sedan e Hatch, ao entrar no Cruze 2013, já é possível sentir o requinte que a Chevrolet colocou nesse modelo, interior aconchegante, ponteiros, volante e cockpit modernos (coisa que a Chevrolet deixou a desejar nos últimos anos do Vectra e Astra), o banco também é um ponto alto, encaixa perfeitamente o motorista possibilitando uma ótima posição de dirigir.

A segurança é um ponto razoável, apesar de não ter tirado nota máxima, em 2011 o carro pontuou 4 estrelas para passageiros adultos e 3 estrelas para crianças no Latin NCap.

Poderia ter sido melhor, por se tratar de um carro médio, mas é um resultado aceitável pela época de produção.

Apesar da suspenção traseira ser por eixo de torção, o Cruze 2013 apresenta um bom comportamento em curvas, em grande parte pela alta rigidez torcional, centro de massa baixo e pneus largos, não faz feio na estrada mas também não espere o comportamento de um esportivo.

Cruze 2013 – Versões

Cruze 2013 interior
Cruze 2013 interior

As versões disponíveis no Cruze 2013 eram a LT e LTZ, as duas com motor 1.8 aspirado:

  • Cruze 2013 LT (Versão mais básica): Poderia vir equipada com câmbio manual ou automático, ambos de 6 velocidades, vidros elétricos, retrovisores elétricos, rodas 17”, som com MP3, USB, Bluetooth, computador de bordo, airbag duplo, airbags laterais, ABS, controle de tração e estabilidade, piloto automático, direção elétrica.
  • Cruze 2013 LTZ (Versão mais completa): Somente com câmbio automático tinha os mesmos equipamentos da versão LT mais Airbags de cortina, multimídia de 7 polegadas, chave presencial, rebatimento dos retrovisores, partida no botão e bancos em couro diferenciado, na versão Hatch era possível encomendar uma unidade com câmbio manual e teto solar.

Cruze 2013 – Motorização

O motor é o Ecotec 1.8 16 válvulas, compartilhado com a Tracker, não é nenhum suprassumo tecnológico, mas é robusto e não possuí problemas crônicos.

Entrega um bom desempenho, 144 cv no álcool e 140 cv na gasolina com 18,9 kgfm de torque no álcool e 17,8 kgfm na gasolina, levando o Cruze de 0 a 100 km/h em 11,4s e com velocidade final de 197 km/h na versão automática.

A versão manual tinha desempenho melhor com 0 a 100 km/h e 10,7 s e velocidade final de 204 km/h, números próximos dos rivais Golf, Focus e I30.

Cruze 2013 – Transmissão

O câmbio manual de 6 velocidades não é problemático, existem algumas reclamações quanto a ele ser um pouco ruidoso e não muito bem escalonado, mas é um bom câmbio.

O câmbio automático de 6 velocidades não costuma quebrar com facilidade, mas é conhecido por ser um câmbio “burro”, trocando marchas sem necessidade e em alguns momentos não trocando quando necessário.

Vale a pena andar com o carro bem antes da compra, com o tempo essa sensação de câmbio indeciso pode ser bem irritante para algumas pessoas

Cruze 2013 – Consumo

O consumo urbano da versão automática é de 6,5 km/l no álcool e 8,5 km/l na gasolina, enquanto na rodovia os números vão para 9 km/l no álcool e 12 km/l na gasolina.

A versão manual tem um consumo um pouco melhor de 7 km/l no álcool e 9 km/l na gasolina na cidade, enquanto na rodovia os números vão para 10 km/l no álcool e 13 km/l na gasolina.

Cruze 2013 – Preços

  • LT: De R$ 54.000,00 a R$ 63.000,00
  • LTZ: De R$ 60.000,00 a R$ 64.000,00

Os preços da versão LT variam bastante, mas sobrepõem a versão LTZ, então se estiver querendo investir um pouco mais, opte pela versão LTZ, mais completa e por preço similar da LT com mais opcionais.

Principais problemas e reclamações

cruze 2013 2

  • Câmbio: A troca de marchas confusa da versão automática, certamente é o maior ponto de reclamação dos compradores do Cruze 2013, é uma questão quase inevitável então se isso for um problema, opte pela versão manual.
  • Barulhos na suspensão: Coxins e bieletas tem diversos relatos de apresentarem barulho, vale a pena uma atenção especial neles antes da compra.
  • Manutenção: Os custos de manutenção do Cruze 2013 são um pouco acima da média, principalmente se está acostumado com a geração anterior da GM (Vectra/Astra).
  • Ar-condicionado: O ar-condicionado apresenta alguns problemas durante o uso, como gelar quando é pra ventilar e não gelar quando deve.

Ficha técnica

Motor 1.8 Automático 1.8 Manual
Tipo Aspirado Aspirado
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1796 1796
Válvulas 16 16
Taxa de compressão 10,5:1 10,5:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 140/144 cv (gasolina/etanol) 140/144 c (gasolina/etanol)
Torque máximo 17,8/18,9 kgfm (gasolina/etanol) 17,8/18,9 kgfm (gasolina/etanol)
Transmissão Automática de 6 velocidades Manual de 6 velocidades
Aceleração 0-100 km/h 11,4 10,7
Velocidade máxima 197 km/h 204 km/h
Tração Dianteira Dianteira
Direção Elétrica Elétrica
Freios Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão Dianteira McPherson McPherson
Suspensão Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas Liga leve, aro 17 polegadas Liga leve, aro 17 polegadas
Pneus 225/50 R17 225/50 R17
Comprimento (mm) 4600 4600
Largura (mm) 1790 1790
Altura (mm) 1475 1475
Entre eixos (mm) 2685 2685
Porta-malas (L) 450 450
Tanque de combustível (L) 60 60

Conclusão

O Cruze é uma boa escolha para quem procura sofisticação e design, não apresenta problemas crônicos e não é difícil encontrar um exemplar bem cuidado, fique atento somente ao consumo que é um pouco elevado comparado a alguns concorrentes mais novos, turbo por exemplo, e atenção ao câmbio automático e suspensão para fazer uma boa compra.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.