Evoque 2020: chegou em três versões diferentes

Range Rover Evoque 2020 6 e1660019306409

Em nova geração, o Evoque 2020 chegou ao mercado brasileiro ainda sem produção em Itatiaia, interior do Rio de Janeiro, sendo oferecido em três versões, com preços a partir de R$ 322.300.

Equipado com motor Ingenium 2.0 com versões flex e gasolina, com o SUV médio da Land Rover trouxe o sistema MHEV de 48 volts, mas somente para o motor de 300 cavalos.

Já a versão de acesso com motor flex 2.0 chegou mais tarde, já com produção local e entregando 250 cavalos, mas ambos com câmbio de oito marchas e tração nas quatro rodas.

Fabricado no Reino Unido, o Evoque trouxe sistemas como o ClearSight Ground View, entre outros sistemas novos, adicionados ao crossover britânico.

O SUV chegou renovando o luxo e o estilo que sempre o acompanharam desde o lançamento em 2013, agora somente com carroceria de quatro portas.

Range Rover Evoque 2020 chega por R$ 322.300

Evoque 2020 – novidades

Range Rover Evoque 2020 3

O Range Rover Evoque 2020 chegou em nova geração, conhecida como L551, que desembarcou no Brasil com motorização micro híbrida MHEV com sistema elétrico de 48 volts e bateria de lítio no lugar da tradicional de chumbo-ácido.

Com motor 2.0 Turbo da família Ingenium entregando 300 cavalos e 40,8 kgfm, o Evoque desembarcou de Halewood, trazendo consigo uma carroceria esculpida com linhas mais fluidas e robustas.

O SUV da marca inglesa agregou tecnologias como a ClearSight Ground View, que permite visualizar a parte inferior do carro no off-road como se o capô fosse transparente.

Avaliação NA: Range Rover Evoque

Com faróis full LED, luzes diurnas em LED e lanternas em LED, todos redesenhados, o Evoque conseguiu transpor cursos d’água de 60 cm ante 50 cm da geração anterior.

O Evoque 2020 tinha ainda pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, leitor de faixa com alerta de saída de pista, sensor de fadiga, detector de pedestres com frenagem autônoma e alerta de tráfego traseiro.

Range Rover Evoque 2020 4

Havia também retrovisor eletrocrômico com imagem da câmera de ré, assim como sistema de som premium com opção do Meridian, cluster digital configurável com 12,3 polegadas e multimídia Touch Pro Duo, que tinha duas telas em simultâneo no display.

O ar condicionado dual zone tinha display digital no console com comandos giratórios, além de alavanca de câmbio tradicional com seletor no pomo.

Com o Terrain Response II, o Range Rover Evoque 2020 tinha modos de condução e terreno, tais como Dynamic, Auto, Rock, Sand/Mud, Gravel e Eco.

Freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, controle de cruzeiro de baixa velocidade e off-road, volante multifuncional com satélites (estilo Range Rover), revestimento em couro no painel, portas, console e bancos, entre outros.

Com porta-luvas em dois níveis internos, porta-objetos, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e memória, banco traseiro bipartido, teto solar panorâmico, retrovisores com rebatimento elétrico, entre outros, eram oferecidos.

Range Rover Evoque 2020 5

Tendo rodas aro 20 polegadas com pneus 235/50 R20, o Range Rover Evoque 2020 tinha suspensão dianteira McPherson e a traseira multilink, sendo equipado posteriormente com o motor Ingenium 2.0 Flex de 250 cavalos e 37,2 kgfm.

Nas duas versões, a tração era nas quatro rodas, com sua capacidade invejável de passar por terrenos difíceis.

Com muito luxo e sofisticação, o Range Rover Evoque 2020 ganhou ainda motorização flex com menor potência quando a produção retornou em Itatiaia-RJ, onde só estava sendo feito o Land Rover Discovery Sport.

Primo dos maiores Range Rover, Range Rover Sport e Range Rover Velar, o Evoque é o quarto membro da família de alto luxo da Land Rover, que ainda tem os mais rústicos Land Rover Defender, Land Rover Discovery Sport e Land Rover Discovery.

Evoque 2020 – preços

  • Evoque SE Si4 Dyn. 2.0 AT 2020 – R$ 353.101
  • Evoque HSE Si4 Dyn. 2.0 AT 2020 – R$ 364.577

Preços da tabela Fipe de janeiro de 2023.

Evoque 2020 – detalhes

O Range Rover Evoque 2020 tem frente arredondada com capô tendo elevação e saídas de ar, enquanto os faróis full LED afilados são conectados à grade, mais extensão lateral cortada pelas saias de rodas.

A grade retangular com elementos hexagonais com logotipo da Land Rover no lado esquerdo do carro, enquanto o capô sustenta o nome Range Rover.

O para-choque dianteiro tem grade inferior em “U” invertido, além de filete de refrigeração em posição central, mais entradas de ar laterais com aletas dotadas de luzes de LED.

Molduras decorativas estão presentes na base, assim como um protetor central, enquanto as laterais têm detalhes em preto brilhante e maçanetas retráteis automaticamente.

Os retrovisores possuem cor da carroceria, com rebatimento elétrico e desembaçador, enquanto o teto tem vidro elétrico panorâmico e antena em estilo barbatana.

Na traseira, as lanternas duplas em LED são cortadas pela tampa do bagageiro, acionada eletricamente.

Range Rover Evoque 2020 8 1

Sobre a vigia, um defletor de ar do Evoque 2020 ajuda a criar um visual mais fluido, enquanto o para-choque envolvente com saídas de escape embutidas no desenho do carro.

A traseira tem ainda refletores e luzes de neblina, além da placa traseira preta com o nome Range Rover, com a placa de registro abaixo.

Por dentro, o Range Rover Evoque 2020 tem um ambiente sofisticado e luxuoso, com revestimento soft sobre o painel e o couro com costuras contrastantes, tendo cluster digital configurável de 12,3 polegadas.

Sobre o conjunto, o HUD colorido, enquanto os difusores de ar retangulares são afilados na parte central, tendo ainda porta-luvas com botão de abertura.

A multimídia Pivi Pro tem tela de 10,1 polegadas com sistema operacional mais moderno, projetando Android Auto e CarPlay, além de monitoramento em 360 graus, navegador GPS e visor de capô transparente.

Abaixo, o ar condicionado dual zone tem display digital touch com botões físicos, além do Terrain Response com modos de condução e de terreno, bem como volante multifuncional com comandos satélites.

Na coluna de direção, ajustes elétricos integrados à memória, além de assentos com couro Oxford, que possui aquecimento e ventilação.

O Evoque 2020 tem ainda banco traseiro bipartido com acesso ao bagageiro, enquanto o ambiente tem sonoridade de qualidade com isolamento acústico e cancelamento de ruído, bem como sistema de som premium Meridian.

Nas portas, acabamento em couro e metal, tendo ainda alto-falantes e tweeters, além de comandos tipo one touch para os vidros, travamento e ajustes dos espelhos externos.

O ambiente tem ainda luzes de cortesia internas e externas, com projeção do logo Land Rover no solo, tendo internamente luzes de leitura e detalhes em LED personalizáveis.

Já o bagageiro tem 591 litros, garantindo bom espaço para bagagens, que pode ser ampliado em muito com o rebatimento do banco traseiro.

Range Rover Evoque 2020 18

Evoque 2020 – versões

  • Range Rover Evoque SE R-Dynamic Si4 2.0 Flex
  • Range Rover Evoque HSE R-Dynamic Si4 2.0
  • Range Rover Evoque HSE R-Dynamic Black Si4 2.0

Evoque 2020 – equipamentos

Range Rover Evoque SE R-Dynamic Si4 2.0 Flex – Motor 2.0 Turbo Flex, câmbio automático de 9 marchas e tração nas quatro rodas, faróis full LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina em LED, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 19 polegadas e pneus 235/55 R19.

Duas saías de escape cromadas, vidros climatizados, vidro traseiro térmico, para-brisa degradê, teto solar panorâmico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisores com rebatimento elétrico, maçanetas retráteis e alarme.

Vidros elétricos com one touch, travamento central elétrico, retrovisores com ajustes elétricos e desembaçador, bancos em couro com ajustes elétricos e memórias, bancos dianteiros com aquecimento, cluster digital de 12,3 polegadas e multimídia de 10,1 polegadas.

Google Android Auto, Apple CarPlay, câmera de ré, monitoramento em 360 graus, visão 3D sob o capô, display touch e digital do ar condicionado dual zone, saídas de ar no banco traseiro, sistema de som padrão B&O e volante em couro multifuncional com paddle shifts.

Coluna de direção ajustável em altura e profundidade, assistência elétrica na direção, porta-copos, porta-objetos, porta-luvas com botão de abertura, teto escurecido, para-sois com espelhos iluminados, luzes de leitura em LED, alças no teto e Isofix/Latch.

Range Rover Evoque HSE R-Dynamic Si4 2.0 – Itens acima, mais motor 2.0 com sistema MHEV de 48 volts e 300 cavalos, mais rodas de liga leve aro 20 polegadas, pneus 235/50 R20, controle de cruzeiro adaptativo, faróis Matrix LED e tampa do bagageiro elétrica.

Bancos em couro Oxford e ventilação, revestimento interno mais premium, sistema de som Meridian com subwoofer, alerta de tráfego traseiro, estacionamento automático, controle vetorial de torque, controle de cruzeiro off-road e suspensão adaptativa, coluna de direção elétrica, entre outros.

Range Rover Evoque HSE R-Dynamic Black Si4 2.0 – Itens acima, mais pacote de acabamento com itens escurecidos, com faróis e lanternas, teto e colunas, rodas, interior personalizado, entre outros.

Evoque 2020 – preços

Evoque 2020 preço

  • Range Rover Evoque SE R-Dynamic Si4 2.0 Flex – R$ 363.871
  • Range Rover Evoque HSE R-Dynamic Si4 2.0 – R$ 374.786
  • Range Rover Evoque HSE R-Dynamic Black Si4 2.0 – R$ 374.786

(*) Preços da tabela Fipe – agosto/2022.

Evoque 2020 – motor

O motor Ingenium 2.0 Flex entrega 250 cavalos a 5.500 rpm e 37,2 kgfm a 1.300 rpm, porém, o Evoque 2020 tinha outra opção do mesmo motor, mas somente com gasolina.

Esse é o motor 2.0 Ingenium de 300 cavalos a 5.500 rpm e 40,8 kgfm a 1.500 rpm, sendo os dois motores equipados com transmissão ZF 9HP de nove marchas, com paddle shifts.

O motor Ingenium 2.0 de 300 cavalos tem um sistema híbrido leve de 48 volts com motor elétrico de 15,2 cavalos com 14,3 kgfm, além de bateria de lítio de 0,2 kWh.

Evoque 2020 – desempenho

  • Range Rover Evoque Si4 2.0 Flex – 7,5 segundos e 230 km/h
  • Range Rover Evoque Si4 2.0 – 6,6 segundos e 242 km/h

Evoque 2020 – consumo

  • Range Rover Evoque Si4 2.0 Flex – 7,7/9,4 km/l (gasolina)
  • Range Rover Evoque Si4 2.0 – 7,1/9,2 km/l

Evoque 2020 – ficha técnica

Motor 2.0 Flex 2.0
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1999 1999
Válvulas 4 4
Taxa de compressão 10,5:1 10,5:1
Injeção eletrônica Direta, turbo Direta, turbo
Potência máxima 250 cv a 5.500 rpm (gasolina) 300 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque máximo 37,2 kgfm a 1.300 rpm (gasolina) 40,8 kgfm a 1.500 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Automática de 9 marchas Automática de 9 marchas
Tração
Tipo Integral Integral
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Multilink Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 20 polegadas Liga leve aro 20 polegadas
Pneus 235/50 R20 235/50 R20
Dimensões
Comprimento (mm) 4.371 4.371
Largura (mm) 1.904 1.904
Altura (mm) 1.649 1.649
Entre eixos (mm) 2.681 2.681
Capacidades
Porta-malas (L) 591 591
Tanque de combustível (L) 67 67
Carga (Kg) 525 525
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.925 1.925
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,33 0,33

Evoque 2020 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X