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Fiat Uno 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Fiat Uno 2019: preço, consumo, versões, detalhes
Fiat Uno

O Fiat Uno 2019 passa a ter algumas novidades este ano. O modelo popular da Fiat que agora fica acima do Fiat Mobi passa a adotar a designação GSR-Comfort para seu câmbio automatizado, que até então era chamado de Dualogic.

De acordo com a marca italiana, o novo sistema estava presente no compacto desde a linha 2017, mas com o nome anterior. A opção, ao contrário do Mobi GSR, está disponível apenas com o motor Firefly 1.3.


Fiat Uno 2019 – detalhes

Veja os detalhes do modelo: O Fiat Uno 2019 é vendido nas versões Drive, Way e Sporting, com motores 1.0 e 1.3. Na linha 2018 o Fiat Uno ganha de série o alerta de pressão dos pneus. Outra novidade é que a versão de entrada passa a ser denominada Drive 1.0, partindo assim de R$ 42.980.

No mais, o nível de conteúdo do Fiat Uno permanece o mesmo de antes e nas versões que eram oferecidas anteriormente, destacando-se o sistema Start&Stop, direção elétrica com função City, Paddle Shifts e modo Sport (GSR), controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa, entre outros equipamentos.


O Fiat Uno 2019 mantém o estilo do modelo 2017, que sofreu atualização visual. Assim, o hatch da Fiat apresenta grandes faróis monoparabolas com elementos estéticos alusivos ao modelo, um tipo de “easter egg” visto em quase todo o acabamento externo e interno do carro, sendo uma característica do chamado “quadrado redondo” anterior.

A frente é alta e tem grade em dois níveis, bem como para-choque com mescla de linhas e molduras, virando uma salada que foi aceita pelo consumidor.

As lanternas traseiras são transparentes e expõem os mesmos elementos estéticos exclusivos do Fiat Uno 2019, enquanto o para-choque tem formato robusto, mas chega a ter perfil esportivo no Sporting, incluindo escape cromado e difusor de ar.

Sensores de estacionamento traseiros podem ser vistos, assim como uma câmera de ré, As colunas verticais dão robustez ao carro, que pode ser bem personalizada na versão esportiva, desde faixas laterais até colunas decoradas.

Por dentro, o Fiat Uno 2019 tem volante bem grande para o tamanho do habitáculo. Os difusores de ar são simpáticos e funcionais. Há poucos porta-copos, mas não falta o quase inútil console de teto.

Os materiais plásticos estão cheios de easter eggs, o que reduz sua má impressão. O cluster tem boa visualização das informações, especialmente do computador de bordo, que é bem completo e ainda tem alerta de pressão dos pneus.

As janelas tem altura baixa e dão mais liberdade visual ao condutor, mas parece que o carro assim diminui ainda mais. Para quem vai atrás, o espaço é bem pequeno. Afinal, são 2,37 m de entre eixos.

O porta-malas tem bom espaço, mas o carpete sobre o estepe é puro baixo custo. A ênfase parece ser ganhar mais uns 10 litros… No geral, manteve a individualidade em relação ao resto da gama.

Agora é saber qual será seu futuro com Fiat Argo e Mobi.

Fiat Uno 2019 – novidades

Na linha 2019, o Fiat Uno não apresenta mudanças dignas de nota.

O compacto da marca italiana mantém seu bom pacote de equipamentos, que inclui controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de áudio com Bluetooth e USB, sistema Live On com integração de smartphone, cinto traseiro central de 3 pontos com apoio de cabeça, Isofix, console de teto, padronagem de bancos e portas interessante, direção elétrica com função City, ar-condicionado, entre outros.

Fiat Uno 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Fiat Uno 2019 – versões

Estas são as versões do Fiat Uno, na linha 2018:

Fiat Uno Drive 1.0 2018
Fiat Uno Way 1.0 2018
Fiat Uno Way 1.3 2018
Fiat Uno Way 1.3 GSR 2018
Fiat Uno Sporting 1.3 2018
Fiat Uno Sporting 1.3 GSR 2018

Fiat Uno 2019 – equipamentos

Fiat Uno Drive 1.0 – Motor Firefly 1.0 – Ar-condicionado, direção Elétrica com função CITY, limpador/lavador e desembaçador do vidro traseiro, volante com regulagem de altura e detalhes em Grafite, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas quatro portas, rodas de aço com calotas aro 14 polegadas, pneus 175/65 R14, computador de bordo, airbag duplo, freios com ABS e EDB, entre outros.

Opcionais: Kit Tech Live On (computador de bordo mais completo, assistente de partida em rampa, sistema Live On, controles de tração e estabilidade, chave canivete, faróis de neblina, display TFT no painel, vidros traseiros e retrovisores elétricos, alarme e sensor de pressão dos pneus) por R$ 4.592. Kit Comfort (console no teto, apoio de braço para motorista, porta-objetos diversos, entre outros) por R$ 1.005. Kit Tech (computador de bordo mais completo, rádio Connect com Bluetooth e USB, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, chave canivete, faróis de neblina, display TFT no painel, vidros traseiros e retrovisores elétricos, alarme e sensor de pressão dos pneus) por R$ 4.387.

Fiat Uno Way 1.0/1.3 – Motores Firefly 1.0/1.3 – Itens de série do Drive, mais suspensão elevada, pneus de uso misto 175/70 R14, calotas exclusivas, protetores adicionais nos para-choques, proteção nas portas e barras no teto, além de padronagem exclusiva no interior.

Opcionais: Kit Tech Live On por R$ 4.162. Kit Comfort por R$ 1.005. Kit Tech por R$ 3.957.

Fiat Uno Way 1.3 GSR – Motor Firefly 1.3 com automatizado GSR-Comfort, paddle shifts e comandos por teclas.

Opcionais: Kit Tech Live On por R$ 4.664. Kit Comfort por R$ 944. Kit Tech por R$ 4.459.

Fiat Uno Sporting 1.3 – Itens acima, mais visual personalizado, kit aerodinâmico e rodas de liga leve exclusivas aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15.

Opcionais: Kit Tech Live On (com sensor de estacionamento) por R$ 4.141. Kit Comfort (com sensor de estacionamento) por R$ 944. Kit Tech por R$ 3.936.

Fiat Uno Sporting 1.3 GSR – Itens acima, mais câmbio automatizado GSR-Comfort com paddle shifts, visual personalizado, kit aerodinâmico e rodas de liga leve exclusivas aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15.

Opcionais: Kit Tech Live On (com sensor de estacionamento) por R$ 3.362. Kit Comfort (com sensor de estacionamento) por R$ 944. Kit Tech por R$ 3.157.

Fiat Uno 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Fiat Uno 2019 – preços

  • Drive 1.0 – R$ 42.980
  • Way 1.0 – R$ 44.150
  • Way 1.3 – R$ 49.120
  • Way 1.3 GSR – R$ 53.630
  • Sporting 1.3 – R$ 51.080
  • Sporting 1.3 GSR – R$ 55.580

Fiat Uno 2019 – motor

O Fiat Uno 2019 manteve o mesmo powertrain do modelo 2017, que foi lançado em Betim-MG com muitas modificações em estilo, tecnologia e mecânica, sendo a maior revitalização do Novo Uno desde seu lançamento.

A partir disso, toda a gama recebeu os novos motores GSE Firefly, que foram igualmente lançados na fábrica-sede da Fiat Chrysler na Grande Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Assim, o Fiat Uno 2019 tem nas versões mais baratas o motor GSE Firefly 1.0 que tem três cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas com gerenciamento eletrônico, coletor de escape integrado ao cabeçote, partida a frio sem tanquinho, entre outras novidades.

Pequeno, o motor Firefly 1.0 é calçado por coxins especiais, que filtram muito de seu ruído. O sistema de refrigeração também é novo, assim como o sistema de proteção da bateria e recuperação de energia através do alternador. O propulsor utiliza um óleo de baixa viscosidade para reduzir o atrito e prover menor arrasto aos pistões, bielas, virabrequim, anéis e outras partes móveis.

O Firefly 1.0 entrega 72 cv a 6.250 rpm com gasolina e 77 cv a 6.250 rpm com etanol, bem como 10,4 kgfm a 3.250 rpm e 10,9 kgfm a 3.250 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Ele trabalha com uma caixa de mudanças de cinco marchas e dá ao Uno 2019 uma performance boa dentro da categoria.

O outro propulsor do Fiat Uno 2019 é o Firefly 1.3 da família GSE da FCA. Ele tem quatro cilindros em linha e também duas válvulas por cilindro, totalizando 8. Ele emprega as mesmas tecnologias já descritas no Firefly 1.0, mas por conta de sua arquitetura, possui características bem distantes do pequeno de três cilindros, sendo basicamente mais suave no funcionamento e também na resposta, já que precisa de mais giros para obter um bom torque em baixas rotações.

Com 101 cv a 6.250 rpm com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm com etanol, bem como 13,7 kgfm a 4.000 rpm e 14,2 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol, o Firefly 1.3 aparece como a opção mais potente do Fiat Uno 2019. Este ainda tem a opção de câmbio automatizado GSR-Comfort. Comenta-se na imprensa que futuramente haverá uma versão turbinada desse propulsor, fato que a Fiat também sugere.

Fiat Uno 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Fiat Uno 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima em km/h

  • Fiat Uno com motor 1.0 – 12,5 segundos – 157 km/h
  • Fiat Uno com motor 1.3 – 9,8 segundos – 177 km/h
  • Fiat Uno com motor 1.3 GSR – 9,8 segundos – 177 km/h

O novo motor Firefly 1.0 tem boas respostas em baixa rotação, característica dos motores de três cilindros, dando ao compacto da marca italiana saídas bem dispostas e retomadas animadoras.

O conjunto motor/câmbio ficou bem afinado, garantindo conforto durante a condução. A transmissão em si é a mesma já usada anterior e ainda mantém curso longo da alavanca, enquanto os engates são suaves, mas pouco precisos.

No meio urbano, o Fiat Uno 1.0 2018 tem uma boa performance, mantendo sempre um giro acima de 2.000 rpm, já dá para ter uma condução econômica. O indicador de marcha ajuda bastante nessa tarefa. Assim, na cidade, ele faz 9,2 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina.

Partindo para a estrada, o hatch da Fiat já sofre um pouco mais. Subidas muito íngremes requerem boa redução e giro elevado para manter o embalo. Nas ultrapassagens, a mesma coisa.

Carregado, é necessário atenção redobrada e paciência para executar a passagem em segurança. Em cruzeiro, dá para manter o giro na casa dos 3.500 rpm. Já o consumo, este fica em 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina. Como se vê acima, ele precisa de 12,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge 157 km/h. Nada mal para um 1.0 litro.

No caso do Fiat Uno 1.3 2018, a coisa muda um pouco de figura. O hatch vem com o novo motor Firefly 1.3, que tem bons números de potência e torque, mas perde em baixas rotações.

Essa característica é facilmente notada ao conduzir o Fiat Uno 1.3 2018, que necessita de um emprego maior no pedal de acelerador nas saídas, retomadas e subidas íngremes. Mas, a partir de 3.000 rpm, o propulsor acorda e dá ao compacto da Fiat uma performance muito superior ao Firefly 1.0, logicamente, e ao antigo Fire 1.4, que entrega até 88 cv.

O Firefly 1.3 8V tem muita disposição e até confere alguma pegada esportiva se for bem tocado pelo motorista. Ele não reclama de giros altos e pode rapidamente alcançar 5.000 rpm, dando ao Fiat Uno 2019 uma condução bem animadora e à versão Sporting, a esportividade que ela nunca teve com o motor Fire 1.4 8V.

O câmbio de cinco marchas é bem escalonado para este motor, entregando engates suaves, mas com curso longo e desajeitado da alavanca, matando um pouco do espírito da versão Sporting e da pegada garantida pelo Firefly 1.3. O Fiat Uno 1.3 2018 ainda assim é bem econômico.

Na cidade, onde apresenta bom comportamento no dia a dia, o modelo faz 9,2 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina. Na estrada, onde dá para ter mais prazer ao volante, ele entrega 10,1 km/l com etanol e 14,0 km/l com gasolina.

Se o consumo é bom, a performance não poderia ser diferente. Afinal, o Fiat Uno 2019 é leve e tem quase 110 cv de potência disponível. Assim, ele parte da imobilidade até os 100 km/h em 9,8 segundos com velocidade final de 177 km/h.

Se isso parece bom, saída que a outra opção de transmissão no Fiat Uno 1.3 2018 também apresenta a mesma performance. É estranho, mas com uma tecnologia mais recente, o automatizado da Fiat ganhou um “plus” a mais.

Fiat Uno 2019: preço, consumo, versões, detalhes

O antigo câmbio Dualogic foi suprimido pelo mais recente GSR-Comfort, um sistema mais moderno de automatização das trocas de marchas e acionamento da embreagem. Acionado por teclas no console, ele permite mudanças automáticas ou manuais, bem como modo de condução esportiva.

O gerenciamento eletrônico da caixa dá ao Fiat Uno 1.3 GSR 2018 um sistema com menor pausa nas trocas de marcha, que passam a ser mais suaves e rápidas. Além disso, permite dupla redução e retenção de marcha para retomadas.

A tecnologia permite ainda manter a aceleração levemente acionada em aclives com o carro engatado, reduzindo a tendência do veículo mover-se para trás.

Com mudanças também nos paddle shifts, o GSR-Comfort atua diretamente no ajuste do motor quando em modo Sport, garantindo assim um desempenho extra deste, permitindo que se iguale os números de desempenho com o manual.

Além disso, dá ao Fiat Uno 1.3 GSR 2018 a possibilidade de ser mais econômico na cidade que a versão manual. Mas, a sensação nas trocas ainda fica aquém daquela vista no Mobi Drive GSR 2018, que é bem mais esperto e tem performance irreal para um 1.0.

O Fiat Uno 1.3 GSR 2018 ainda se dá bem com esse câmbio automatizado por ter assistente de partida em rampa, que garante os freios acionados em manobras, lembrando que o motorista não tem controle sobre a embreagem e o sistema falha nesse aspecto.

Em segurança, o GSR-Comfort, por exemplo, impede o engate de marchas se uma das portas estiver aberta ou se o pedal de freio não for acionado.

Com esse pacote tecnológico, o Uno 2019 com motor 1.3 Firefly e câmbio GSR-Comfort vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos com final de 177 km/h. Na cidade, seu melhor ambiente, o carrinho faz 9,3 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina, melhor que todas as outras opções, incluindo o 1.0.

Isso mostra o nível de eficiência que se conseguiu nesse novo automatizado. Por fim, na estrada, o compacto faz 10,1 km/l com álcool e 13,7 km/l com gasolina. Bons números.

No mais, o Fiat Uno 2019 tem uma boa direção elétrica que ainda conta com o sistema City, que a deixa ainda mais leve, sendo desnecessária no dia a dia e mesmo em manobras bem apertadas. O Fiat Argo 2019 mostrou que essa tecnologia já está ultrapassada, pois uma mesma programação pode dar a leveza necessária e a progressiva imprescindível em velocidade.

Com volante grande, embora com comandos satélites, o Fiat Uno 2019 tem freios apenas medianos, não muito eficientes em velocidades mais altas. É necessário aliviar a carga em frenagens longas porque os discos não são ventilados e seu aquecimento gera perda de eficiência e aumento na distância até parar.

A suspensão tem um bom ajuste. Afinal, a Fiat tem mais de 40 anos de experiência no solo brasileiro e assim não poderia ser diferente. Ela é macia e suporta bem nossas péssimas condições de rodagem.

Até no fora de estrada, o Fiat Uno Way 2018 demonstra certa habilidade em transpor trechos ruins.

Mas, para evitar a rolagem característica do modelo, a Fiat introduziu controles de tração e estabilidade, importantes em pisos escorregadios, curvas fechadas ou desvios rápidos. O nível de ruído geral é razoável, ficando dentro da média da categoria.

Fiat Uno 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Fiat Uno 2019 – consumo

Cidade

  • Fiat Uno com motor 1.0 – 9,2 km/l com álcool – 13,1 km/l com gasolina
  • Fiat Uno com motor 1.3 – 9,2 km/l com álcool – 12,9 km/l com gasolina
  • Fiat Uno com motor 1.3 GSR – 9,3 km/l com álcool – 13,2 km/l com gasolina

Estrada

  • Fiat Uno com motor 1.0 – 10,4 km/l com álcool – 15,1 km/l com gasolina
  • Fiat Uno com motor 1.3 – 10,1 km/l com álcool – 14,0 km/l com gasolina
  • Fiat Uno com motor 1.3 GSR – 10,1 km/l com álcool – 13,7 km/l com gasolina

Fiat Uno 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.3

10.000 km

R$ 220

R$ 256

20.000 km

R$ 436

R$ 468

30.000 km

R$ 388

R$ 428

40.000 km

R$ 728

R$ 752

50.000 km

R$ 400

R$ 436

60.000 km

R$ 612

R$ 660

Uno 2019 – ficha técnica

Motor

Firefly 1.0

Firefly 1.3

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1332

Válvulas

6

8

Taxa de compressão

13,2:1

13,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 72 cv @ 6250 rpm / Etanol: 77 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 101 cv @ 6250 rpm / Etanol: 109 cv @ 6250 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 10,4 kgfm @ 3250 rpm / Etanol: 10,9 kgfm @ 3250 rpm

Gasolina: 13,7 kgfm @ 3500 rpm / Etanol: 14,2 kgfm @ 3500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas / Automatizado 5 marchas

Freios

Tipo

Disco / tambor

Disco / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Liga Leve aro 14 / 15 polegadas

Pneus

175/65 R14

175/70 R14 / 185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3820

3820

Largura sem retrovisores (mm)

1636

1636

Altura (mm)

1510

1510 / 1555

Distância entre os eixos (mm)

2376

2376

Capacidades

Porta-malas (litros)

280

280

Tanque (litros)

48

48

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

1010

1055 (MT) / 1057 (AMT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

Uno 2019 – fotos

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