Fiat Uno 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Fiat Uno 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

O Fiat Uno 2022 é um velho conhecido dos brasileiros, mas infelizmente é um modelo bem defasado frente aos seus rivais e até a outros modelos da própria Fiat.


A falta de novidades se reflete na queda em suas vendas.

No primeiro semestre de 2021, por exemplo, o modelo foi apenas o 4º veículo de entrada mais vendido do país, acumulando 15.340 unidades. O líder Fiat Mobi emplacou mais de 39 mil unidades no mesmo período.

Fiat Uno 2022 – detalhes

O Fiat Uno 2022 é vendido apenas na versão Attractive, depois de perder as opções Drive e Way, o que fez sua linha de motores se limitar ao propulsor Fire 1.0.

Antes disso, o Fiat Uno havia recebido de série o alerta de pressão dos pneus, além da versão de entrada Attractive 1.0, que agora é a única disponível. O detalhe é que ela chegou por R$ 45.890, e hoje já custa R$ 60.090.

No mais, o nível de conteúdo do Fiat Uno permanece o mesmo de antes, com itens básicos como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, faróis com máscara negra e rodas de aço de 14 polegadas com calotas.

Antes, suas versões mais caras ainda ofereciam Start&Stop, direção elétrica com função City, Paddle Shifts e modo Sport (GSR), controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa, entre outros equipamentos.

O Fiat Uno 2022 mantém o estilo do modelo 2017, que sofreu atualização visual. Assim, o hatch da Fiat apresenta grandes faróis monoparábolas com elementos estéticos alusivos ao modelo, um tipo de “easter egg” visto em quase todo o acabamento externo e interno do carro, sendo uma característica do chamado “quadrado redondo” anterior.

A frente é alta e tem grade em dois níveis, bem como para-choque com mescla de linhas e molduras, virando uma salada que foi aceita pelo consumidor.

As lanternas traseiras são transparentes e expõem os mesmos elementos estéticos exclusivos do Fiat Uno 2022, enquanto o para-choque tem formato robusto.

Sensores de estacionamento traseiros podiam ser vistos, assim como uma câmera de ré, mas isso faz parte do passado. As colunas verticais dão robustez ao carro, que pode ser bem personalizada na versão esportiva, desde faixas laterais até colunas decoradas.

Por dentro, o Fiat Uno 2022 tem volante bem grande para o tamanho do habitáculo. Os difusores de ar são simpáticos e funcionais. Há poucos porta-copos, mas não falta o quase inútil console de teto.

Os materiais plásticos estão cheios de easter eggs, o que reduz sua má impressão. O cluster tem boa visualização das informações, especialmente do computador de bordo, que é bem completo.

Fiat Uno 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

As janelas tem altura baixa e dão mais liberdade visual ao condutor, mas parece que o carro assim diminui ainda mais. Para quem vai atrás, o espaço é bem pequeno. Afinal, são 2,37 m de entre eixos.

O porta-malas tem bom espaço, mas o carpete sobre o estepe é puro baixo custo. A ênfase parece ser ganhar mais uns 10 litros… No geral, manteve a individualidade em relação ao resto da gama.

Agora é saber qual será seu futuro com Fiat Argo e Mobi.

Fiat Uno 2022 – novidades

A última novidade do Fiat Uno chegou em maio de 2021, sendo exatamente a retirada de três das quatro versões. Saíram de linha as opções Drive 1.0 Firefly, Way 1.0 Firefly e Way 1.3, restando apenas a Attractive 1.0.

Essa versão usa o antigo motor Fire, que entrega 75 cv e 9,9 kgfm e tem um consumo mais alto que a opção Firefly de 3 cilindros. Ou seja, essa mudança indica claramente o fim da linha para Uno, algo que deve ocorrer em breve.

Antes disso, a linha 2021 do Fiat Uno não apresentou nenhuma mudança. Em 2020, a única alteração tinha sido a volta da versão Way, que costuma desaparecer do configurador de tempos em tempos.

O compacto da marca italiana mantém seu razoável pacote de equipamentos, que inclui controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de áudio com Bluetooth e USB, sistema Live On com integração de smartphone, cinto traseiro central de 3 pontos com apoio de cabeça, Isofix, console de teto, padronagem de bancos e portas interessante, direção elétrica com função City, ar-condicionado, entre outros.

Fiat Uno 2022 – versões

Este é o catálogo do Fiat Uno na linha 2022:

  • Fiat Uno Attractive 1.0 2022

Fiat Uno 2022 – equipamentos

Fiat Uno 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Fiat Uno Attractive 1.0 – Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (3) com regulagem de altura, ar-condicionado, aviso sonoro de cinto de segurança banco motorista, banco traseiro bipartido, banco traseiro rebatível (Flip and Fold) com 2 posições para o encosto, bancos com tecido extra série, barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, Brake Light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência), chave desmodrômica com Fiat code 2ª geração, check luzes e portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos, console central com porta-objetos e porta-copos, direção hidráulica, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), espelho no para-sol lado passageiro, faróis com máscara negra, Follow me home, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), grade dianteira texturizada, HSD (High Safety Drive) – airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), luzes de leitura dianteira com dimmer (redução/aumento gradual de intensidade), painéis de porta integrais revestidos parcialmente em tecido, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, Welcome Moving e computador de bordo (trip A), relógio e hodômetro (total e parcial) digitais, revestimento porta-malas completo e ganchos de fixação de carga, rodas de aço estampado 5.5 x 14″ com calotas integrais + pneus “verde” 175/65 R14 de alta aderência e durabilidade, tomada 12V, travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento e válvula antirrefluxo de combustível.

Opcionais:

  • Predisposição para som (R$ 1.100) – 2 alto-falantes dianteiros, 2 tweeters e antena.
  • Kit Visibilidade II (R$ 900) – limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro (temporizado) e volante com regulagem de altura.

Fiat Uno 2022 – preços

  • Fiat Uno Attractive 1.0 2022 – R$ 60.090

Fiat Uno 2022 – motor

Fiat Uno 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

O Fiat Uno 2022 enxugou sua linha de motores, que aparecia desde o modelo 2017. Na época, ele havia sido lançado em Betim-MG com muitas modificações em estilo, tecnologia e mecânica, sendo a maior revitalização do Novo Uno desde seu lançamento.

A partir disso, toda a gama havia recebido os novos motores GSE Firefly, que foram igualmente lançados na fábrica-sede da Fiat Chrysler na Grande Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Assim, o Fiat Uno tinha as versões mais baratas o motor GSE Firefly 1.0 de três cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas com gerenciamento eletrônico, coletor de escape integrado ao cabeçote, partida a frio sem tanquinho, entre outras novidades.

Pequeno, o motor Firefly 1.0 era calçado por coxins especiais, que filtram muito de seu ruído.

O sistema de refrigeração também era novo, assim como o sistema de proteção da bateria e recuperação de energia através do alternador. O propulsor utilizava um óleo de baixa viscosidade para reduzir o atrito e prover menor arrasto aos pistões, bielas, virabrequim, anéis e outras partes móveis.

O Firefly 1.0 entregava 72 cv a 6.250 rpm com gasolina e 77 cv a 6.250 rpm com etanol, bem como 10,4 kgfm a 3.250 rpm e 10,9 kgfm a 3.250 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Ele trabalhava com uma caixa de mudanças de cinco marchas e dava ao Uno uma performance boa dentro da categoria.

O outro propulsor do Fiat Uno era o Firefly 1.3 da família GSE da FCA. Ele tinha quatro cilindros em linha e também duas válvulas por cilindro, totalizando 8.

Ele empregava as mesmas tecnologias já descritas no Firefly 1.0, mas por conta de sua arquitetura, possuía características bem distantes do pequeno de três cilindros, sendo basicamente mais suave no funcionamento e também na resposta, já que precisava de mais giros para obter um bom torque em baixas rotações.

Com 101 cv a 6.250 rpm com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm com etanol, bem como 13,7 kgfm a 4.000 rpm e 14,2 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol, o Firefly 1.3 aparecia como a opção mais potente do Fiat Uno até 2021. Este ainda tinha a opção de câmbio automatizado GSR-Comfort.

Comenta-se na imprensa que futuramente haverá uma versão turbinada desse propulsor, fato que a Fiat também sugere.

Tudo isso citado acima, porém, ficou no passado, pois hoje o quase fora de linha Uno 2022 se mantém apenas com o velho motor Fire 1.0. Esse propulsor tem quatro cilindros e oito válvulas, entregando 73/75 cv a 6.250 rpm e 9,5/9,9 kgfm de torque a 3.850 rpm.

Ele é ligado ao câmbio manual de cinco marchas.

Fiat Uno 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Fiat Uno 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima em km/h

  • Fiat Uno 1.0 Fire – 13,8 segundos e 153 km/h
  • Fiat Uno 1.0 Firefly – 12,5 segundos e 157 km/h (fora de linha)
  • Fiat Uno 1.3 – 9,8 segundos e 177 km/h (fora de linha)
  • Fiat Uno 1.3 GSR – 9,8 segundos e 177 km/h (fora de linha)

O novo motor Firefly 1.0 tinha boas respostas em baixa rotação, característica dos motores de três cilindros, dando ao compacto da marca italiana saídas bem dispostas e retomadas animadoras.

O conjunto motor/câmbio ficou bem afinado, garantindo conforto durante a condução. A transmissão em si é a mesma já usada anterior e ainda mantém curso longo da alavanca, enquanto os engates são suaves, mas pouco precisos.

No meio urbano, o Fiat Uno 1.0 tinha uma boa performance, mantendo sempre um giro acima de 2.000 rpm, já dá para ter uma condução econômica. O indicador de marcha ajuda bastante nessa tarefa. Assim, na cidade, ele fazia 9,2 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina.

Partindo para a estrada, o hatch da Fiat já sofria um pouco mais. Subidas muito íngremes requerem boa redução e giro elevado para manter o embalo. Nas ultrapassagens, a mesma coisa.

Carregado, é necessário atenção redobrada e paciência para executar a passagem em segurança. Em cruzeiro, dá para manter o giro na casa dos 3.500 rpm. Já o consumo fica em 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina.

Fiat Uno 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Como se vê acima, ele precisa de 12,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge 157 km/h. Nada mal para um 1.0 litro.

No caso do Fiat Uno 1.3 2021, a coisa muda um pouco de figura. O hatch vinha com o novo motor Firefly 1.3, que tem bons números de potência e torque, mas perde em baixas rotações.

Essa característica é facilmente notada ao conduzir o Fiat Uno 1.3 2021, que necessita de um emprego maior no pedal de acelerador nas saídas, retomadas e subidas íngremes. Mas, a partir de 3.000 rpm, o propulsor acorda e dá ao compacto da Fiat uma performance muito superior ao Firefly 1.0, logicamente, e ao antigo Fire 1.4, que entrega até 88 cv.

O Firefly 1.3 8V tem muita disposição e até confere alguma pegada esportiva se for bem tocado pelo motorista. Ele não reclama de giros altos e pode rapidamente alcançar 5.000 rpm, dando ao Fiat Uno 2021 uma condução bem animadora e à versão Sporting, a esportividade que ela nunca teve com o motor Fire 1.4 8V.

O câmbio de cinco marchas é bem escalonado para este motor, entregando engates suaves, mas com curso longo e desajeitado da alavanca, matando um pouco do espírito da versão Sporting e da pegada garantida pelo Firefly 1.3. O Fiat Uno 1.3 2021 ainda assim é bem econômico.

Na cidade, onde apresenta bom comportamento no dia a dia, o modelo faz 9,2 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina. Na estrada, onde dá para ter mais prazer ao volante, ele entrega 10,1 km/l com etanol e 14,0 km/l com gasolina.

Se o consumo é bom, a performance não poderia ser diferente. Afinal, o Fiat Uno 2021 é leve e tem quase 110 cv de potência disponível. Assim, ele parte da imobilidade até os 100 km/h em 9,8 segundos com velocidade final de 177 km/h.

Se isso parece bom, saiba que a outra opção de transmissão no Fiat Uno 1.3 2021 também apresenta a mesma performance. É estranho, mas com uma tecnologia mais recente, o automatizado da Fiat ganhou um “plus” a mais.

Fiat Uno 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

No mais, o Fiat Uno 2021 tem uma boa direção elétrica que ainda conta com o sistema City, que a deixa ainda mais leve, sendo desnecessária no dia a dia e mesmo em manobras bem apertadas. O Fiat Argo 2021 mostrou que essa tecnologia já está ultrapassada, pois uma mesma programação pode dar a leveza necessária e a progressiva imprescindível em velocidade.

Com volante grande, embora com comandos satélites, o Fiat Uno 2021 tem freios apenas medianos, não muito eficientes em velocidades mais altas. É necessário aliviar a carga em frenagens longas porque os discos não são ventilados e seu aquecimento gera perda de eficiência e aumento na distância até parar.

A suspensão tem um bom ajuste. Afinal, a Fiat tem mais de 40 anos de experiência no solo brasileiro e assim não poderia ser diferente. Ela é macia e suporta bem nossas péssimas condições de rodagem.

Até no fora de estrada, o Fiat Uno Way 2021 demonstra certa habilidade em transpor trechos ruins.

Mas, para evitar a rolagem característica do modelo, a Fiat introduziu controles de tração e estabilidade, importantes em pisos escorregadios, curvas fechadas ou desvios rápidos. O nível de ruído geral é razoável, ficando dentro da média da categoria.

Fiat Uno 2022 – consumo

Fiat Uno 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Cidade

  • Fiat Uno 1.0 Fire – 8 km/l com álcool e 11,6 km/l com gasolina
  • Fiat Uno 1.0 Firefly – 9,2 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina (fora de linha)
  • Fiat Uno 1.3 – 9,2 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina (fora de linha)

Estrada

  • Fiat Uno 1.0 Fire – 9,4 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina
  • Fiat Uno 1.0 Firefly – 10,4 km/l com álcool e 15,1 km/l com gasolina (fora de linha)
  • Fiat Uno 1.3 – 10,1 km/l com álcool e 14,0 km/l com gasolina (fora de linha)

Fiat Uno 2022 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0 Fire

Preços 1.0 Firefly / 1.3 (ambos fora de linha)

10.000 km

R$ 392

R$ 260 / R$ 316

20.000 km

R$ 488

R$ 496 / R$ 548

30.000 km

R$ 696

R$ 452 / R$ 504

40.000 km

R$ 660

R$ 936 / R$ 1.080

50.000 km

R$ 432

R$ 460 / R$ 512

60.000 km

R$ 1.404

R$ 720 / R$ 772

Fiat Uno 2022 – ficha técnica

Motor

Fire 1.0

Firefly 1.0 (fora de linha)

Firefly 1.3 (fora de linha)

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

999

1332

Válvulas

8

6

8

Taxa de compressão

12,1:1

13,2:1

13,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 73 cv @ 6250 rpm / Etanol: 75 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 72 cv @ 6250 rpm / Etanol: 77 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 101 cv @ 6250 rpm / Etanol: 109 cv @ 6250 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 9,5 kgfm @ 3850 rpm / Etanol: 9,9 kgfm @ 3850 rpm

Gasolina: 10,4 kgfm @ 3250 rpm / Etanol: 10,9 kgfm @ 3250 rpm

Gasolina: 13,7 kgfm @ 3500 rpm / Etanol: 14,2 kgfm @ 3500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Freios

Tipo

Disco sólido / Tambor

Disco sólido / Tambor

Disco / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Aço aro 14 polegadas

Liga Leve aro 14 / 15 polegadas

Pneus

175/65 R14

175/65 R14

175/70 R14 / 185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3820

3820

3820

Largura sem retrovisores (mm)

1636

1636

1636

Altura (mm)

1480

1510

1510 / 1555

Distância entre os eixos (mm)

2376

2376

2376

Capacidades

Porta-malas (litros)

280

280

280

Tanque (litros)

48

48

48

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

400

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

955

1010

1055 (MT) / 1057 (AMT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

0,35

Fiat Uno 2022 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.