Fiesta 2014: confira o último ano do hatch no Brasil

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O Fiesta 2014 foi o último ano/modelo do hatch compacto da Ford, que saiu de linha na fábrica do ABC paulista, deixando o importado Ford New Fiesta como único hatch, além do Ford Ka e do Ford Focus.

Conhecido como Fiesta Rocam devido ao motor empregado, o compacto da Ford se despediu em 2014 durante a mudança de geração do Ka, visto até então ser uma opção viável.

O motivo de seu fim foi que, antes de 2014, o Ka tinha somente duas portas e era um produto dos anos 90, sem nenhuma chance de receber atualização para os obrigatórios freios com ABS e airbag duplo.

Assim, em dezembro de 2013, o “ano das perdas” para carros básicos e pelados, o Ka saiu de linha e no ano seguinte chegou a nova geração, feita na Bahia.

Como o Novo Ka preenchia todos os requisitos para ser o único carro de entrada da Ford, não havia mais sentido em manter o Fiesta Rocam em produção, o que se deu até durarem os estoques, no início de agosto.

Fiesta 2014 – novidades

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Não havia novidades no Fiesta 2014, porém, o marketing da Ford ainda se utilizava da estratégia comercial chamada “Upgrade”, na qual o cliente comprava o 1.0 litro e pagava uma pequena diferença para mudar para o 1.6 litro.

A campanha já existia desde 2012 com chamadas na TV e internet, estrelando a cantora Cláudia Leite. A ação deu certo e o Fiesta de quinta geração foi bem-sucedido e vendeu mais de 1 milhão de unidades no Brasil.

Vendido aqui somente em carroceria de quatro portas (duas portas era comum na Europa ainda), o Ford Fiesta dessa geração era um carro simples, porém, robusto e que até hoje recebe elogios de ex-donos.

Com 3,93 m de comprimento e 2,49 m de entre-eixos, o Fiesta 2014 tinha porta-malas com 305 litros, além de espaço interno razoável.

Visualmente, o Fiesta tinha faróis complexos e fluidos, num conjunto frontal sem grade, com para-choque tendo elementos que marcam a frente do hatch compacto.

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Atrás, o Fiesta mantinha as lanternas originais, fixadas nas colunas C e a tampa do bagageiro com limpador e lavador.

As saias de rodas mais largas deixam o Fiesta 2014 bem mais largo, chegando a 1,76 m e isso chama muito a atenção.

O New Fiesta tinha 1,722 m de largura, por exemplo, sendo um carro mais novo e sofisticado.

Dentro, o painel era simples e tinha difusores de ar que se fechavam, enquanto o console tinha espaço para rádio 1din ou 2din, sendo este o original da Ford com CD player.

O cluster era analógico e tinha grafismos personalizados, enquanto o volante não tinha comandos remotos, mas recebia airbag, assim como no lado do passageiro, sobre o porta-luvas.

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Os bancos em tecido tinham acabamento em dois tons e havia muitos plásticos, especialmente nas portas, bem como um teto simples.

Era um carro que dispunha de vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e retrovisores externos com controle interno, além do kit visibilidade, já não tão mais popular em sua época.

Disponível na versão SE Plus, o Fiesta 2014 tinha ainda abertura interna do bagageiro, banco do motorista com ajuste de altura e espelhos nos para-sois, entre outros.

O interessante do Fiesta 2014 usado é que ele não se desvalorizou tanto em oito anos desde zero km, custando na tabela Fipe, com motor 1.0, R$ 27.702 e com motor 1.6 R$ 31.240.

Em sua retirada, o Fiesta 2014 saía por R$ 31.740 na versão 1.0, enquanto o 1.6 custava R$ 34.900, sem descontos de revenda ou campanha.

Fiesta 2014 – versões

  • Ford Fiesta 1.0 MT
  • Ford Fiesta 1.6 MT

Fiesta 2014 – equipamentos

Ford Fiesta 1.0 MT – Motor 1.0 Zetec Rocam, mais câmbio manual de cinco marchas, para-choques na cor do carro, rodas de aço aro 14 polegadas, calotas integrais, pneus 175/65 R14, faróis duplos com máscara negra, maçanetas e retrovisores pretos.

Luz auxiliar de freio, lavador e limpador traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê, retrovisores externos com controle interno, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, ar condicionado e direção hidráulica.

Coluna de direção ajustável em altura, banco do motorista com ajuste de altura, alças no teto, luz interna geral, retrovisor interno dia e noite, para-sois com espelhos, banco traseiro rebatível, cintos de 3 pontos nas laterais, airbag duplo e freios com ABS e EDB.

Ford Fiesta 1.6 MT – Itens acima, mais motor 1.6 litro.

Fiesta 2014 – preços

  • Ford Fiesta 1.0 MT – R$ 27.702
  • Ford Fiesta 1.6 MT – R$ 31.240

(*) Preços da tabela Fipe – agosto/2022.

Fiesta 2014 – motor

O Fiesta 2014 1.0 tinha 69 cavalos na gasolina e 73 cavalos no etanol, enquanto o 1.6 tinha bons 101 cavalos no primeiro e 107 cavalos no segundo, cujo torque chegava a 15,3 kgfm.

Ele tinha torques de 8,9/9,3 kgfm no 1.0, respectivamente com gasolina/etanol, com 14,9 kgfm no 1.6 com gasolina. O câmbio era manual de cinco marchas.

O Fiesta era oferecido naturalmente com o motor Rocam, uma invenção da Ford para atuar com um propulsor que não tivesse as temíveis 16 válvulas da era do “quebra-correia” no começo dos anos 2000.

Ele vinha com volumes de 1.0 litro e 1.6 litro, sendo um derivado dos motores Zetec dos anos 90, sendo conhecido por sua confiabilidade e força, o que ajudou muito o Fiesta V em todos os anos no Brasil.

Fiesta 2014 – desempenho

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  • Ford Fiesta 1.0 MT – 18,6 segundos e 147 km/h
  • Ford Fiesta 1.6 MT – 12,1 segundos e 170 km/h

Fiesta 2014 – consumo

  • Ford Fiesta 1.0 MT – 8,0/9,8 km/l e 12,0/15,9 km/l
  • Ford Fiesta 1.6 MT – 7,1/8,4 km/l e 9,7/12,4 km/l

Fiesta 2014 – manutenção e revisão

Na rede Ford, o Fiesta 2014 tem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro, sendo inspecionados itens de segurança, suspensão, direção, freios, motor e câmbio.

O serviço de revisão consiste em troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar do motor, filtro do ar condicionado, filtro de combustível, fluido de freio, velas, correia em V e palhetas dos limpadores.

Também podem ser feitos serviços como troca do líquido de arrefecimento, pastilhas de freio, lonas de freio, molas, amortecedores, discos de freio, buchas de bandeja, coxins de motor e câmbio, batentes das torres, buchas da barra estabilizadora, pivôs de direção, entre outros.

A rede Ford tem ainda serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem, funilaria, pintura, recall, instalação de acessórios e opcionais, lavagem, limpeza oxi-sanitária, atualização de software, entre outros.

Fiesta 2014 – ficha técnica

Motor 1.0 Rocam 1.6 Rocam
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 999 1598
Válvulas 2 2
Taxa de compressão 12,8:1 12,3:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 69/73 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) 101/107 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 8,9/9,3 kgfm a 5.000 rpm (gasolina/etanol) 14,5/15,3 kgfm a 4.750 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 14 polegadas Aço aro 14 polegadas
Pneus 175/65 R14 175/65 R14
Dimensões
Comprimento (mm) 3.935 3.935
Largura (mm) 1.765 1.765
Altura (mm) 1.487 1.487
Entre eixos (mm) 2.488 2.488
Capacidades
Porta-malas (L) 305 305
Tanque de combustível (L) 54 54
Carga (Kg) 426 426
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.084 1.084
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND

Fiesta 2014 – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X