*Destaque Ford Hatches Linha 2018/2019 Populares Sedãs

Ford Ka Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos
Ford Ka Sedan

O Ford Ka Sedan 2018/2019 já está sendo vendido nas lojas de todo país, e aqui vamos falar dos detalhes do modelo, incluindo preço, fotos, versões e equipamentos. Mas, até agora o sedã não ganhou um câmbio automático ou mesmo o automatizado Powershift, deixando a desejar diante dos clientes da marca, que espera esse conforto há muito tempo.

Mas o que consola os proprietários do Ford Ka Sedan 2018/2019 são os motores 1.0 de três cilindros e até 85 cavalos de potência, além do 1.5 de até 110 cavalos, ambos entregam um bom desempenho.


Lançado em 2014 junto com o modelo hatch, o Ford Ka Sedan surgiu na atual geração do compacto como um projeto global com vistas a atender não só o mercado brasileiro, mas também o indiano – onde chegou com o nome de Aspire – mas com porta-malas mais curto para medir até 3,99 m e assim receber incentivos fiscais do governo.

Equipado com uma variação da plataforma do Ford New Fiesta, o sedã compacto desenvolvido pela Ford no Brasil surge como uma alternativa ao antigo Fiesta Sedan (Rocam), que já estava há bastante tempo no mercado nacional e pedia uma substituição urgente, apesar de suas boas características.

O Ford Ka Sedan acabou sendo chamado de Ka+, mas ficou popularmente conhecido como o nome citado nesta matéria. Até o momento, não há nenhum outro derivado, exceto o hatch.


Esperava-se até mesmo uma picape leve, que era algo aguardado inicialmente, mas que agora fica claro não ser viável por conta do segmento acima, hoje dominado pela Fiat Toro.

Comenta-se na Índia que o Ford Ka Sedan ou Aspire terá uma nova plataforma chamada B235, que poderá ser maior que a atual ou pelo menos mais larga, mas o interessante é a introdução de motores Dragon 1.2 e diesel 1.5, este último estreando agora no EcoSport 2018/2019 na Europa.

Provavelmente a nova geração terá câmbio automático de seis marchas, ampliando o conforto a bordo.

Ford Ka Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2018/2019 – detalhes

O Ford Ka Sedan 2018/2019, ou Ford Ka+ 2018, é a versão sedã do Ford Ka. É um sedan que tem boas vendas em seu segmento, sendo oferecido em diversas versões e também com motor 1.0 e 1.5. A pena é faltar um câmbio automático para ele, que é vendido apenas com câmbio manual. O modelo agora tem a versão Advanced com

O Ford Ka Sedan 2018/2019 tem um estilo inspirado na gama internacional da marca americana e se destaca pela grande em formato hexagonal, levemente alusiva à Aston Martin. Os faróis possuem um desenho flechado e o para-choque tem aspecto simples, pouco aerodinâmico.

A carroceria tem lanternas compactas e tampa do porta-malas bem limpa e curta, mas vem com braços articulados com amortecedor, luxo pouco visto entre os sedãs atuais. A carroceria tem aspecto levemente volumoso e é bem aerodinâmica com coeficiente de 0,32.

Os retrovisores são grandes e possuem repetidores de direção, enquanto as rodas de aço ou liga leve têm aros 14 ou 15 polegadas. No interior, o Ford Ka Sedan 2018/2019 apresenta quadro de instrumentos bem compacto e de fácil leitura, console central com display para o sistema SYNC, desenho geral bem moderno e acabamento muito superior.

O ambiente é muito semelhante ao do Ford New Fiesta Sedan.  O interior não tem muito espaço, pois o acabamento é muito envolvente. O porta-malas tem 445 litros e fica abaixo da média do segmento. O tanque tem 52 litros para garantir autonomia.

Com 4,25 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,52 m de altura e 2,49 m de entre eixos, o Ford Ka Sedan 2018/2019 não ficou muito grande por conta da proximidade com o New Fiesta Sedan, a fim de não criar um fogo amigo com o compacto premium e ainda promover sua entrada no mercado indiano, abaixo de 3,99 m.

Mas, provavelmente o Ford Ka Sedan, como já mencionado, terá mudança de plataforma e pode ficar maior por aqui, visto que a estratégia de globalização One Ford foi abandonada e o New Fiesta Sedan não deve seguir adiante.

Ford Ka Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2018/2019 – novidades

Dentre as maiores novidades do Ford Ka Sedan 2018/2019 podemos destacar as boas vendas no mercado, o motor 1.0 sem turbo mais potente do mercado, com até 85 cavalos, boa economia de combustível, boa autonomia, sistema de comando de voz de série e alto nível de equipamentos de série.

A versão Advanced adiciona assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração (AdvanceTrac), bancos com cores e costuras exclusivas, vidros elétricos traseiros, computador de bordo e rodas de aço de 15 polegadas. Esta tem apenas motor 1.5.

Banco com ajuste em altura é de série em todas as versões, enquanto a SEL agora vem com couro. Em relação a linha 2017, o Ford Ka Sedan 2018/2019 passa a vir com tapete de borracha de série, este foi a única mudança no modelo.

Espera-se que a atualização que está sendo testada pela Ford venha em 2018 com a multimídia SYNC 3 dotada de tela de 6,5 polegadas com Google Android Auto e Apple Car Play, com o primeiro trazendo os navegadores Google Maps e Waze, este último recentemente atualizado.

Câmera de ré será outro recurso a ser usado com a nova tela, bem como melhor visualização do AppLink e da chamada de emergência para o 192.

Ford Ka Sedan 2018/2019 – versões

Ford Ka+ 1.0 SE
Ford Ka+ 1.0 SE Plus
Ford Ka+ 1.0 SEL
Ford Ka+ 1.5 SE
Ford Ka+ 1.5 Advanced
Ford Ka+ 1.5 SE Plus
Ford Ka+ 1.5 SEL

Ford Ka Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2018/2019 – equipamentos

Ford Ka Sedan SE 1.0/1.5 – De série com motores 1.0 3C Ti-VCT/1.5 Sigma Ti-VCT, airbag duplo, freios ABS com EDB, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos com one touch para o motorista, travas elétricas, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/65 R14, chave canivete com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura, banco traseiro bipartido, trava elétrica do porta-malas, indicador de marcha, faróis com máscara negra, limpador/lavador e desembaçador do vidro traseiro, Isofix, maçanetas e espelhos retrovisores externos na cor do veículo, banco do motorista com regulagem de altura, sistema de som My Connection com comandos de voz, USB, Bluetooth e My Ford Dock, suporte para celulares.

Ford Ka Sedan SE Plus 1.5: Itens acima, mais assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração (AdvanceTrac), bancos com cores e costuras exclusivas, vidros elétricos traseiros, computador de bordo e rodas de  aço de 15 polegadas.

Ford Ka Sedan SE Plus 1.0/1.5 – Itens acima, mais vidros traseiros elétricos e sistema de áudio SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.

Ford Ka Sedan SEL 1.0/1.5 – Itens acima, mais AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC e TCS), assistente de partida em rampa (HLA), rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 195/55 R15, computador de bordo, alarme volumétrico, faróis de neblina, banco do motorista com ajuste de altura, lanternas traseiras escurecidas, retrovisores elétricos e bancos em couro.

Ford Ka Sedan 2018/2019 – preço

Ford Ka+ 1.0 SE – R$ 48.040
Ford Ka+ 1.0 SE Plus – R$50.190
Ford Ka+ 1.0 SEL – R$56.190
Ford Ka+ 1.5 SE – R$ 52.640
Ford Ka+ 1.5 Advanced – R$ 55.690
Ford Ka+ 1.5 SE Plus – R$ 54.790
Ford Ka+ 1.5 SEL – R$60.790

Ford Ka Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2018/2019 – motor

Basicamente dois motores são usados pelo Ford Ka Sedan 2018/2019. Um deles é o chamado 1.0 3C Ti-VCT, que é o mais recente e na Índia tem uma família batizada de Dragon, lá ele tem 1.2 litro.

Este propulsor é fabricado em Camaçari-BA e utiliza um bloco de três cilindros feito em ferro fundido, mas com cabeçote e cárter em alumínio. Além disso, tem quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável e coletor de escape integrado ao cabeçote.

Embora com  bloco de ferro, o 1.0 3C Ti-VCT é um pequeno, mas forte motor, que entrega 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, sendo o mais potente do mercado com suas características – que não envolvem o emprego de turbocompressor ou injeção direta de combustível – ambos a 6.500 rpm. Apesar da ausência dos itens acima, ainda é um motor moderno.

Com bom torque em baixas rotações, o 1.0 3C Ti-VCT entrega 10,2 kgfm na gasolina e 10,7 kgfm no etanol, obtidos à 3.500 rpm. Este motor faz o Ford Ka Sedan 2018/2019 ir de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos e proporciona velocidade máxima de 166 km/h.

Apenas com câmbio manual de cinco marchas, o consumo com etanol é de 8,9 km/litro e 10,4 km/litro na estrada, enquanto com gasolina ele faz 13,0 km/litro no ciclo urbano e 15,1 km/litro no rodoviário.

O bom e velho Sigma, que já tem muitos anos de uso na Ford, também está presente no Ford Ka Sedan 2018/2019. O propulsor tem 1.5 litro, quatro cilindros, duplo comando de válvulas variável (Ti-VCT), 16 válvulas e injeção eletrônica multiponto com sistema de partida a frio para etanol.

Feito em Taubaté-SP, este motor espera por substituição, que deve acontecer com a chegada do motor Dragon 1.2 ou 1.3 de três cilindros, que deve entregar potência e torque semelhantes.

Na atualidade, o 1.5 Sigma Ti-VCT oferece 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol, ambos a 5.500 rpm, enquanto os torques são de 14,6 kgfm no derivado de petróleo e 14,9 kgfm no derivado da cana-de-açúcar, ambos a 4.250 rpm.

Ele faz 7,9 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina na cidade, enquanto na estrada entrega 9,5 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina, trabalhando somente com câmbio manual de cinco marchas, que assim permite ao sedã compacto baiano acelerar até os 100 km/h em 10,5 segundos e alcançar velocidade máxima de 181 km/h.

Ford Ka Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2018/2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

Ford Ka Sedan 1.0 – 14,1 segundos e 166 km/h

Ford Ka Sedan 1.5 – 10,5 segundos e 181 km/h

Quando utilizando o motor 1.0 3C Ti-VCT, o Ford Ka Sedan 2018/2019 tem um bom desempenho na categoria de sedãs compactos de entrada, que sempre carecem de performance adequada quanto equipados com motores 1.0 litro.

O propulsor de três cilindros entrega boa disposição em rotações mais baixas, tendo funcionamento suave e pouca vibração, pois é bem calçado sobre os coxins hidráulicos e tem bom isolamento acústico, atenuando bem essa característica de motores de três cilindros.

Com 80 cv a 6.500 rpm na gasolina e 85 cv a 6.500 rpm no caso do combustível etanol, o pequeno propulsor também entrega 10,2 kgfm na gasolina a 3.500 rpm e 10,7 kgfm igualmente a 3.500 rpm, quando com etanol, tendo bons números para um 1.0 aspirado.

Assim como no hatch, o propulsor responde bem entre 1.500 e 2.000 rpm, sendo até 2.500 rpm sua faixa ideal de condução. Ele roda a 3.500 rpm quando em 110 km/h, obtendo assim um bom rendimento em consumo e ruído, mais adequado que o 1.5 Sigma Ti-VCT.

O Ford Ka Sedan 2018/2019 tem um câmbio manual de cinco marchas com bons engates e trabalho suave, além de precisão. O escalonamento das marchas é adequado para a proposta do sedãzinho e tem ainda a ajuda da embreagem de acionamento macio e curso adequado.

Na aceleração, o Ford Ka 1.0 2018 leva 14,1 segundos de 0 a 100 km/h e tem velocidade máxima final de 166 km/h. Com isso, o consumo do Ka+ 1.0 é de 8,9 km/litro e 10,4 km/litro com etanol e 13,0 km/litro e 15,1 km/litro com gasolina, respectivamente em cidade e estrada.

Com essa configuração de entrada, o Ford Ka Sedan 2018/2019 tem uma proposta muito boa e apresenta uma condução mais focada no uso urbano, sendo bem adaptado inclusive para o uso como Uber ou táxi.

Mesmo assim, ele não se dá por vencido quando o assunto é encarar uma estrada, desde que não esteja completamente carregado, pois sem potência disponível, fica devendo em relação ao tráfego de veículos mais rápidos e apresenta consumo muito elevado, superando mesmo o 1.5 Sigma Ti-VCT. Então, é bom prestar bem atenção e na estrada e seguir sem medo no cotidiano urbano, onde se torna uma opção desejável.

No caso do motor maior, o Sigma 1.5, o sedã compacto da marca americana tem uma performance bem melhor de modo geral, embora perca em esperteza nas rotações mais baixas.

O Ford Ka Sedan 2018/2019 usa um quatro cilindros de concepção mais antiga que o 1.0 3C Ti-VCT, mas tem torques de 14,6 kgfm no derivado de petróleo e 14,9 kgfm no derivado da cana, suficientes para uma condução confortável, embora precisa-se de mais giro para dar o que promete.

Nas saídas, apresenta lentidão em respostas, apesar da presteza acima de 2.500 rpm, sendo os 3.000 rpm seu melhor rendimento em performance diária.

De funcionamento suave, o 1.5 Sigma Ti-VCT tem como seu aliado para encarar estradas e ter uma vida a bordo mais tranquila nesse ambiente o baixo peso do veículo, em torno de 1.030 kg em média.

A rotação do motor fica um pouco acima dos 3.000 rpm quando em cruzeiro, dando ao carro uma boa média rodoviária de 9,5 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina.

Os 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol garantem uma boa resposta ao acelerador, dando ao Ford Ka Sedan 2018/2019 um desempenho animador com retomadas adequadas e aceleração vigorosa, indo de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e com velocidade máxima de 181 km/h.

No Ford Ka 1.5 2018, o câmbio manual de cinco marchas tem as mesmas boas características da versão 1.0, sendo bem adequadas ao propósito do modelo. De modo geral, o compacto tem bom ajuste da suspensão, filtrando bem as irregularidades do solo, bem como estabilidade adequada.

A direção elétrica é muito leve e progressiva, sendo bem precisa em velocidade, garantindo segurança ao condutor. Os freios também são suficientes para o sedã compacto de entrada, embora os dianteiros tenham discos sólidos na versão 1.0.

A posição de dirigir do Ford Ka 1.5 2018 é correta e o cockpit é envolvente, não dando tanto a impressão de espaço que se espera dele. Atrás, o espaço para as pernas é reduzido, como esperado, já que não teve aumento de entre-eixos como no caso do Etios Sedan, por exemplo, que ganhou 9 cm a mais em relação ao hatch.

Já o porta-malas é pequeno, tendo somente 445 litros. O modelo foi feito para quatro adultos e uma criança no meio, tendo ainda fixadores Isofix, mas nas laterais e junto com os cintos de três pontos, apesar de o central ser subabdominal. Mesmo assim, parece que o modelo caiu no gosto do consumidor brasileiro, estando geralmente no Top 20.

De janeiro a agosto, o sedã compacto da Ford emplacou 17.541 unidades no Brasil, sendo o primeiro na categoria de entrada. Em agosto, o Ford Ka Sedan 2018/2019 vendeu nada menos que 2.852 exemplares, continuando na liderança de seu segmento na Fenabrave, mas no geral, ele está em 23º lugar no ranking de 2017 e no mês de agosto, ficou em 24ª posição.

Mesmo com quase nenhum marketing no mercado, o Ford Ka Sedan 2018/2019 vende bem e pode ter dias melhores quando adotar o desejado câmbio automático de seis marchas, que deve trazer piloto automático junto e quem sabe até um apoio de braço retrátil para o condutor – disponível nos concorrentes – bem como multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play. Espera-se por mais itens de segurança, especialmente na versão SE.

Ford Ka Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2018/2019 – consumo

Ford Ka Sedan 1.0

  • Consumo na cidade – 8,9 km/l com álcool e 13,0 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,4 km/l com álcool e 15,1 km/l com gasolina

Ford Ka Sedan 1.5 

  • Consumo na cidade – 7,9 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,5 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina

Ford Ka Sedan 2018/2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.5

10.000 km

R$ 268

R$ 268

20.000 km

R$ 344

R$ 344

30.000 km

R$ 428

R$ 428

Ford Ka Sedan 2018/2019 – ficha técnica

Motor

1.0 3C Ti-VCT

Sigma 1.5 Ti-VCT

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

997

1499

Válvulas

12

16

Taxa de compressão

12:1

11:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 80 cv @ 6500 rpm / Etanol: 85 cv @ 6500 rpm

Gasolina: 105 cv @ 5500 rpm / Etanol: 110 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 10,2 kgfm @ 3500 rpm / Etanol: 10,7 kgfm @ 3500 rpm

Gasolina: 14,6 kgfm @ 4250 rpm / Etanol: 14,9 kgfm @ 4250 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Freios

Tipo

Disco / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas / Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

175/65 R14 / 195/55 R15

195/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4254

4254

Largura sem retrovisores (mm)

1695

 1695

Altura (mm)

1525

1525

Distância entre os eixos (mm)

2491

2491

Capacidades

Porta-malas (litros)

445

445

Tanque (litros)

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

438

412

Peso em ordem de marcha (kg)

1022

1048

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,32

0,32

Ford Ka Sedan 2018/2019 – fotos

 

Ford Ka Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos
Nota média 4.3 de 6 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email