*Destaque Ford Hatches Linha 2019 Populares Sedãs

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos
Ford Ka Sedan 2019

Eis o Ford Ka Sedan. O modelo atualmente se posiciona como o sedã mais em conta da Ford à venda no mercado brasileiro – a linha inclui ainda o New Fiesta Sedan, Focus Fastback e Fusion – e também como opção na categoria de sedãs de porte compacto. Ele chegou em junho de 2014 juntamente como o modelo hatch.

O Ford Ka Sedan 2019, que já completou seus quatro anos no mercado brasileiro, passou recentemente por mudanças consideráveis. Trata-se de um conjunto de novidades para marcar a “meia-vida” do sedã compacto em nosso País, enquanto aguarda por uma nova geração – algo previsto somente para 2022 ou depois desta data.


Atualmente, o Ka Sedan tem como rivais os modelos Chevrolet Prisma, Volkswagen Voyage, Hyundai HB20S, Renault Logan, Nissan Versa, Fiat Grand Siena, Toyota Etios Sedan, entre outros. Em suas versões mais caras, ele compete também com outros sedãs de categoria superior, como o Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Honda City e Toyota Yaris Sedan, além do irmão Ford New Fiesta Sedan.

Em comparação com os primeiros concorrentes, o novo Ka Sedan se diferencia, sobretudo, pela lista de equipamentos mais recheada. Ele é o único da categoria a dispor de recursos como seis airbags, partida do motor por botão e destravamento das portas sem chave.

Além disso, o modelo da Ford dispõe de importantes itens de segurança a partir da versão SEL, como os seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros.


Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2019 – detalhes

Assim como seus concorrentes, o Ford Ka Sedan é um carro indicado para famílias de até quatro pessoas. De acordo com a marca norte-americana, o terceiro volume do modelo se diferencia do Ka hatch pelo visual e pela maior capacidade do porta-malas, atraindo tanto os homens quanto as mulheres que buscam por um carro “mais jovem e conectado”. O maior público do carro é masculino, para pais de família.

Nas dimensões, o sedã compacto da Ford ostenta 4,27 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,52 m de altura, com distância entre-eixos de 2,49 m. Já o porta-malas tem capacidade para levar até 445 litros de bagagens.

Em seu interior, o carro consegue acomodar até quatro adultos com certo conforto tanto para as pernas como para a cabeça.

No visual, o Ford Ka Sedan 2019 não surpreende, mesmo com as alterações promovidas recentemente pela marca. Há faróis angulosos, grade em formato hexagonal que lembra os carros da Aston Martin e para-choques com desenho adequado.

Pode-se mencionar também as lanternas traseiras que invadem as laterais e tampa do porta-malas curta. Esta, inclusive, traz braços articulados com amortecedor, algo raro de se ver até mesmo em sedãs de porte superior e mais caros.

No interior, o Ford Ka Sedan 2019 segue o mesmo padrão dos concorrentes, com plástico por todos lados e somente pequenas áreas em tecido nas portas. Um dos destaques é o sistema multimídia com tela sensível ao toque tipo “flutuante” no topo do painel, outra novidade da nova gama.

O Ford Ka Sedan 2019 pode ser encontrado nas cores sólidas branco Ártico e vermelho Arpoador, na metálica prata Dublin e nas perolizadas cinza Moscou, cinza Copenhagen e preto Bristol. A garantia do carro é de três anos, sem limite de quilometragem.

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2019 – novidades

A linha 2019 do Ford Ka Sedan foi anunciada com boas novidades para garantir fôlego extra ao compacto em comparação com seus rivais. Ele recebeu mudanças sutis no visual e no acabamento interno, além de novos equipamentos (como airbags laterais e de cortina e central multimídia com tela sensível ao toque) e uma reformulada no conjunto mecânico, com novo motor 1.5 e novas opções de câmbio.

A começar pelo visual, o Ford Ka Sedan 2019 agora conta com uma nova grade frontal, inspirada nos últimos lançamentos da marca. Ela traz moldura e filetes horizontais cromados nas versões mais caras.

Há ainda um novo para-choque dianteiro, que evidencia os faróis de neblina posicionados no interior de uma peça com desenho em “C”. O conjunto inclui também novas rodas de liga-leve e retoques no para-choque traseiro.

De acordo com a Ford, as mudanças na dianteira tiveram como foco obter o conhecido “fluxo laminar”, que desvia o ar para cima das caixas de roda e ao longo das laterais do carro. As grades dianteiras, por exemplo, foram redesenhadas para minimizar o arrasto e melhorar a refrigeração do motor.

O carro recebeu ainda um novo defletor aerodinâmico no assoalho e lanternas traseiras com pequenas aletas para promover a separação do fluxo de ar e reduzir o arrasto na parte traseira.

Há também a adoção de reforços estruturais para aumentar a rigidez torcional em 9,2%. Para tal, a marca usou novos aços especiais de alta resistência em áreas críticas, além de novas chapas mais espessas em até 1,2 milímetro. Há também uma nova calibração na suspensão com novas buscas e melhorias do isolamento acústico da cabine com a adoção de um novo para-brisa acústico.

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Pulando para o lado de dentro, a principal novidade é a introdução da nova central multimídia SYNC 3, com tela tipo “flutuante” capacitiva de 6,5 polegadas, sensível ao toque e posicionada na parte superior do console central. Ela oferece recursos como Android Auto, Apple CarPlay, controles por comandos de voz, duas entradas USB de carga rápida no console e até câmera de ré na versão mais cara.

A lista de equipamentos nas versões mais caras também ficou mais recheada. O Ka Sedan 2019 pode ser equipado com até seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, bancos revestidos em couro e até partida por botão e destravamento das portas sem chave.

Já na gama de motores, o destaque vai para o novo motor 1.5 litro flex de três cilindros e 12 válvulas, o mesmo usado no novo Ford EcoSport. No Ford Ka Sedan 2019, ele consegue desenvolver até 136 cavalos de potência e 16,1 kgfm de torque.

Outra grande novidade é o inédito câmbio automático de seis marchas, com conversor de torque. Ele oferece sistema de trocas por controle eletrônico, com sete solenoides e acionamento hidráulico, sistema de aprendizado adaptativo que se adequa ao modo de condução do motorista para ajustar as trocas de marcha e função SelectShift com os modos Drive (D) e Sport (S) – este último capaz de elevar as rotações do motor.

Este novo câmbio está disponível somente para o Ford Ka Sedan 2019 com motor 2019. Há também um novo câmbio manual de cinco velocidades, com tecnologias diferenciadas para melhorar as trocas de marcha.

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2019 – versões

A nova linha do Ford Ka Sedan pode ser encontrada nas configurações de acabamento SE, SE Plus, SEL e Titanium, sendo as duas primeiras com opção de motor 1.0 litro e 1.5 litro flex e as duas últimas somente com o propulsor maior e mais potente.

Para o motor 1.5 litro, há também a inédita opção de transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque. Confira abaixo toda a linha do compacto:

  • Ford Ka Sedan SE 1.0 MT 2019
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 MT 2019
  • Ford Ka Sedan SE 1.5 MT 2019
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 MT 2019
  • Ford Ka Sedan SEL 1.5 MT 2019
  • Ford Ka Sedan SE 1.5 AT 2019
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT 2019
  • Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT 2019

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2019 – equipamentos

Ford Ka Sedan SE 1.0 MT 2019: equipado de série com airbag duplo, freios ABS com EBD, sistema Isofix, faróis de neblina dianteiros, faróis com follow me home, sinalização de frenagem de emergência, barras de proteção laterais, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, vidros dianteiros e travas elétricas, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, sistema de som My Connection com entradas USB e auxiliar, comandos de voz e conexão Bluetooth, limpador de para-brisa com temporizador e velocidade variável, computador de bordo e quatro alto-falantes.

Oferece também volante e banco do motorista com ajuste de altura, aviso de faróis acesos e portas abertas, ar-condicionado, iluminação do porta-luvas e porta-malas, banco traseiro rebatível, tapetes de borracha dianteiros e traseiros, vidro do motorista com sistema de abertura e fechamento com um toque para cima e para baixo, tampa do porta-malas com abertura elétrica, entre outros.

Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 MT 2019: se diferencia por equipamentos como vidros traseiros com acionamento elétrico, retrovisores externos com ajuste elétrico, sensor de estacionamento traseiro, duas entradas USB, sistema multimídia Ford SYNC 3 com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, AppLink, assistência de emergência, entre outros.

Ford Ka Sedan SE 1.5 MT 2019: se diferencia somente pelo novo motor 1.5 litro flex de três cilindros, mais potente, que chega a render 136 cavalos de potência.

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 MT 2019: assim como o modelo anterior, também traz com diferencial apenas o motor mais potente de 1.5 litro.

Ford Ka Sedan SEL 1.5 MT 2019: adota airbags laterais e de cortina (totalizando seis airbags), pacote AdvanceTrac (com controle eletrônico de estabilidade e controle de tração), assistente de partida em rampas (HLA), alarme antifurto volumétrico, bancos revestidos parcialmente em couro, rodas de liga-leve de 15 polegadas, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção e câmera de ré.

O modelo com transmissão automática dispõe ainda de piloto automático.

Ford Ka Sedan SE 1.5 AT 2019: esta configuração traz como diferencial em comparação com o SE 1.5 MT, a nova transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque, além de controle de cruzeiro (o famoso piloto automático). Há ainda rodas de aço de 15 polegadas com calotas, em substituição ao conjunto de 14 polegadas.

Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT 2019: a exemplo do Ka Sedan SE 1.5 AT, o novo Ka Sedan 1.5 AT recebe o câmbio automático e também o piloto automático.

Ford Ka Sedan Titanium 2019: o mais equipado da linha, traz os itens do SEL, mais bancos revestidos em couro, piloto automático, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, rodas de liga-leve de 15 polegadas com desenho exclusivo, entre outros.

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2019 – preços

Confira abaixo os preços da linha Ford Ka Sedan 2019:

  • Ford Ka Sedan SE 1.0 MT 2019: R$ 49.490
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 MT 2019: R$ 51.990
  • Ford Ka Sedan SE 1.5 MT 2019: R$ 55.490
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 MT 2019: R$ 57.990
  • Ford Ka Sedan SEL 1.5 MT 2019: R$ 65.990
  • Ford Ka Sedan SE 1.5 AT 2019: R$ 59.990
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT 2019: R$ 62.490
  • Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT 2019: R$ 70.990

Ford Ka Sedan 2019 – motores

A gama de motores do Ford Ka Sedan 2019 também traz novidades. As versões mais básicas da gama seguem sendo equipadas com o conhecido motor 1.0 litro flex Ti-VCT de três cilindros e 12 válvulas. Esta unidade consegue desenvolver 80 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 85 cv com etanol, a 6.500 rpm. Já o torque é de 10,2 e 10,7 kgfm, respectivamente, sempre a 3.500 giros.

O motor 1.0 litro flex de três cilindros que equipa a linha Ford Ka é dotado de itens como bloco e cabeçote fabricados em alumínio, duplo comando variável de válvulas, correia dentada especial com lubrificação permanente (vida útil de 10 anos ou 240.000 km), coletor de escape integrado ao cabeçote e sistema de partida a frio Easy Star que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina.

Neste caso, o Ford Ka Sedan 1.0 está disponível somente com transmissão manual de cinco velocidades. Este câmbio é novo na linha 2019, conhecido como MX65, que substitui a antiga caixa IB5. Ela se diferencia pelo design menos complexo, marcha a ré sincronizada, três primeiras marchas com dupla sincronização (que facilita os engates e diminui o nível de ruído), componentes mais leves que reduziram o peso final em 40 kg e processo produtivo mais descomplicado.

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Por outro lado, a grande novidade da gama fica por conta da introdução do inédito motor 1.5 Dragon flex, também de três cilindros. Este propulsor estreou na linha reestilizada do EcoSport e agora está disponível no novo Ka e também no Ka Sedan em suas versões mais caras.

Ele também oferece bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando variável de válvulas na admissão e no escape, sistema de partida a frio “Easy Start”, entre outros. Há também novas tecnologias, como as velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, que melhoram a eficiência, e a bomba de óleo variável capaz de ajustar a pressão interna.

O novo Ka Sedan 1.5 litro flex de três cilindros é capaz de gerar 128 cv com gasolina e 136 cv com etanol, a 6.500 rpm. O torque máximo é de 15,6 kgfm e 16,1 kgfm, nesta ordem, a 4.750 rotações. Ele traz o câmbio manual MX65 de cinco velocidades.

Outra novidade é a nova opção do câmbio automático de seis velocidades com conversor de torque, também herdado do crossover compacto EcoSport. O novo Ka Sedan 1.5 automático, cuja transmissão atende pela sigla 6F15, está disponível a partir da versão de acabamento SE, com preços a partir de R$ 59.990.

Esta é a primeira vez que o Ka Sedan oferta um câmbio automático.

Ford Ka Sedan 2019 – desempenho

A respeito de desempenho, o novo Ford Ka Sedan com motor 1.0 litro e câmbio manual é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 15 segundos. A velocidade máxima do modelo com esta configuração mecânica é de 166 km/h.

Já no caso do novo Ford Ka Sedan com motor 1.5 litro e transmissão manual, são necessários 9,9 segundos para atingir os 100 quilômetros por hora, enquanto a velocidade máxima é de 181 km/h. Por fim, o Ka Sedan 1.5 automático registra números de 10,6 segundos e 181 km/h.

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2019 – consumo

Confira abaixo os números de consumo do novo Ford Ka Sedan 2019:

Ford Ka Sedan 1.0 MT 2019

  • Consumo na cidade – 9,2 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,7 km/l com álcool e 15,5 km/l com gasolina

Ford Ka Sedan 1.5 MT 2019

  • Consumo na cidade – 8,4 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,3 km/l com álcool e 14,8 km/l com gasolina

Ford Ka Sedan 1.5 AT 2019

  • Consumo na cidade – 7,8 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,1 km/l com álcool e 14,2 km/l com gasolina

Ford Ka Sedan 2019 – manutenção e revisão

RevisãoCusto
Tempo/quilometragemFord Ka Sedan 1.0 2019Ford Ka Sedan 1.0 2019
12 meses ou 10.000 kmR$ 336R$ 320
24 meses ou 20.000 kmR$ 416R$ 400
36 meses ou 30.000 kmR$ 556R$ 556
48 meses ou 40.000 kmR$ 616R$ 800
60 meses ou 50.000 kmR$ 460R$ 460
72 meses ou 60.000 kmR$ 828R$ 636
Custo totalR$ 3.212R$ 3.172

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos

Ford Ka Sedan 2019 – ficha técnica

Motor

1.0 Ti-VCT três cilindros

1.5 Dragon quatro cilindros

Tipo

Dianteiro, transversal e bicombustível

Dianteiro, transversal e bicombustível

Número de cilindros

3 em linha

3 em linha

Cilindrada em cm3

997

16499

Válvulas

12

12

Taxa de compressão

12:1

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima

80 cavalos com gasolina a 6.500 rpm e 85 cv com etanol a 6.500 rpm

128 cavalos com gasolina a 6.500 rpm e 136 cv com etanol a 6.500 rpm

Torque Máximo

10,2 kgfm com gasolina a 3.500 rpm e 10,7 kgfm com etanol a 3.500 rpm

15,6 kgfm com gasolina a 4.750 rpm e 16,1 kgfm com etanol a 4.750 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Manual de cinco marchas ou automático de seis marchas com conversor de torque

Freios

Tipo

Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço de 14 polegadas com calotas, aço de 15 polegadas com calotas ou liga-leve de 15 polegadas

Aço de 14 polegadas com calotas, aço de 15 polegadas com calotas ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

175/65 R14 ou 195/55 R15

175/65 R14 ou 195/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.275

4.275

Largura sem retrovisores (mm)

1.695

 1.695

Altura (mm)

1.525

1.525

Distância entre os eixos (mm)

2.491

2.491

Capacidades

Porta-malas (litros)

445

445

Tanque (litros)

51

51

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

415

386

Peso em ordem de marcha (kg)

1.045

1.084

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,32

0,32

Ford Ka Sedan 2019 – fotos

Ford Ka Sedan 2019: preço, consumo, versões, equipamentos
Nota média 4 de 8 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email