Gol 95: chega ao mercado a bela geração G2

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O Gol 95 iniciou a transição do Gol quadrado para o Gol Bolinha, mudando assim de geração pela primeira vez, fazendo uma alteração necessária, dada a mudança rápida do mercado diante de newcommers e da concorrência.

No Gol 95, a geração passou a ser a AB9 que substituiu a BX, do projeto original do VW Gol, embora tenha mantido a velha arquitetura de motor e transmissão em longitudinal.

Em realidade, a base foi esticada e alargada, porém, pedais e a coluna de direção permaneceram no mesmo lugar, o que fez com que a posição de direção não fosse centrada.

Os motores AE-1000 e AP-1600/1800/2000 foram migrados para a nova geração, que recebeu uma carroceria maior, mais fluida em design e com espaço interno ampliado.

Além disso, todos os motores ganharam injeção eletrônica monoponto, com exceção do 2.0, que se mantinha com injeção multiponto desde 1989.

Veja também: Gol 96

Gol 95 – detalhes

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O Gol 95 foi disponibilizado com versões 1000i, 1000i Plus, CLi, GLi e GTi, mas também ganhou uma edição especial Roling Stones.

Com carroceria de linhas boleadas, daí o apelido de “bolinha”, o Gol 95 chegou somente com duas portas e com dimensões maiores, medindo 3,807 m de comprimento, 1,647 m de largura, 1,411 m de altura e 2,468 m de entre eixos.

Apesar de manter o porte com a geração antiga, o Gol 95 era mais largo e alto, com 285 litros no porta-malas, que passou a ter estepe sob o assoalho, outra mudança que deixou o Gol mais moderno.

Equipado com motores de origem Ford (CHT) e VW (AP), o Gol tinha 50 cavalos no 1.0 AE-1000, enquanto os Gol 95 motor AP tinham 76 cavalos no 1.6, 91 cavalos no 1.8 e 109 cavalos no 2.0 litros.

Tendo câmbio manual de cinco marchas, o hatch da Volkswagen admitiu direção hidráulica, tendo ainda ar condicionado, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricas, sistema de áudio com toca-fitas, entre outros.

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O projeto AB9 contemplava ainda freios com ABS e airbag do motorista, ampliando assim a segurança do compacto feito em Taubaté, embora o mesmo tenha sido feito em São Bernardo do Campo.

O Gol tinha frente arredondada com faróis amendoadas e grade afilada com frisos pretos, enquanto o para-choque era integrado ao desenho da carroceria.

Na traseira, o Gol tinha lanternas compactas e permitiram que a tampa do bagageiro tivesse maior vão para acesso ao bagageiro.

Com portas maiores e vidros colados, o Gol tinha interior com painel envolvente, com cluster analógico, tendo ainda hodômetros digitais.

O painel tinha controles circulares do ar condicionado, assim como volante de dois raios com desenho harmônico, com porta-luvas integrado e porta-objeto sobre o mesmo.

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As portas tinha comandos dos vidros elétricos e os bancos tinham revestimento com padronagem diferenciada de acordo com a versão.

O Gol GTi era a versão mais tentadora do modelo 95, com rodas de liga leve aro 14 polegadas, assim como defletor de ar na tampa traseira, enquanto os para-choques envolventes tinham faróis e lanterna de neblina.

Com escape esportivo, o GTi tinha ainda faróis duplos e grade estilizada com logotipo GTi, bem como saias laterais e antena no teto.

Dentro, o volante era em couro e os bancos esportivos Recaro tinham acabamento diferenciado, com apoios de cabeça vazados.

Com alavanca de câmbio esportiva, o Gol GTi tinha ainda pedais esportivos e porta-fitas, além de detalhes exclusivos do esportivo que sobreviveu à mudança de geração, pois, o Gol GTS saiu de cena.

Seu motor 2.0, o AP-2000, era o propulsor que movia o esportivo, cuja transmissão manual era curta para permitir acelerar rápido.

Gol 95 – versões

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  • Volkswagen Gol 1000i
  • Volkswagen Gol 1000i Plus
  • Volkswagen Gol CLi 1.6
  • Volkswagen Gol CLi 1.8
  • Volkswagen Gol GLi 1.8
  • Volkswagen Gol GTi 2.0

Gol 95 – equipamentos

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Volkswagen Gol 1000i – Motor 1.0 litro, câmbio manual de cinco marchas, para-choques na cor preta, retrovisores pretos, rodas de aço sem calotas, ventilador, volante de dois raios, bancos em tecido, vidros e travas manuais, retrovisor do lado esquerdo e para-sois.

Banco traseiro rebatido, cobertura do bagageiro, rodas aro 13 polegadas, pneus 155/80 R13, extintor, cintos de 3 pontos nas laterais, entre outros.

Volkswagen Gol 1000i Plus – Itens acima, mais calotas metálicas, retrovisor do lado esquerdo, lavador e limpador no vidro traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê, ar quente e retrovisores externos com controle interno.

Volkswagen Gol CLi 1.6 – Itens acima, mais motor 1.6 litro, para-choques na cor do carro, frisos e retrovisores pretos, relógio analógico, bancos com padronagem diferenciada, calotas integras, pneus 175/70 R13, espelho no para-sol do passageiro e acendedor de cigarros.

Volkswagen Gol CLi 1.8 – Itens acima, mais motor 1.8 litro.

Volkswagen Gol GLi 1.8 – Itens acima, retrovisores e frisos laterais na cor do carro, conta-giros, bancos em tecido diferenciado, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, rádio com toca-fitas e rodas de liga leve.

Volkswagen Gol GTi 2.0 – Itens acima, mais motor 2.0 litros, faróis duplos, grade estilizada, saias laterais, rodas esportivas aro 14 polegadas, pneus 185/60 R14, escape esportivo, faróis e lanterna de neblina, e defletor de ar traseiro.

Volante e alavanca de câmbio esportivos, pedais esportivos, cluster personalizado, bancos Recaro, freios ABS, airbag do motorista, porta-fitas, rádio exclusivo, acabamento parcialmente em couro, sistema de som com tweeters, entre outros.

Gol 95 – preços

Gol 95 tabela Fipe

  • Gol 1000i 1995 (modelo antigo) – R$ 14.613
  • Gol 1000i Plus 1995 – R$ 7.864
  • Gol CLi 1.6 1995 – R$ 11.845
  • Gol CLi 1.8 1995 – R$ 12.360
  • Gol GLi 1.8 1995 – R$ 14.140
  • Gol GTi 2.0 1995 – R$ 21.014

Preços da tabela Fipe de janeiro de 2023.

Gol 95 – motor

O Gol 95 tinha motores AE-1000 e AP-1600/1800/2000, sendo o AE-1000 o antigo CHT, que por sua vez era o Cléon-Fonte da Renault, com bloco de ferro e camisas d’água, bem como comando de válvulas no bloco e acionamento por varetas.

Com 997 cm³, o AE-1000 tinha comando acionado por corrente no bloco e tinha injeção eletrônica monoponto, com 49,8 cavalos a 5.800 rpm e 7,3 kgfm a 3.500 rpm, sendo disponibilizado nas versões 1000i e 1000i Plus.

Já o AP tinha bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com comando acionado por correia dentada, tendo 1.596 cm³, o AP-1600 tinha injeção eletrônica monoponto e entregando 76 cavalos a 5.500 rpm com 12,3 kgfm a 3.500 rpm.

Disponível na versão CLi, o propulsor foi usado ainda na edição especial Roling Stones, enquanto o AP-1800 era oferecido nas CLi e GLi, com 1.781 cm³, tendo 90,6 cavalos a 5.500 rpm e 14,3 kgfm a 3.500 rpm.

No caso do Gol GTi, o propulsor AP-2000 tinha injeção multiponto com 1.984 cm³, tendo 109 cavalos a 5.250 rpm e 17,0 kgfm a 3.000 rpm.

A transmissão manual de cinco marchas, o modelo 013, sempre foi elogiado pelos engates rápidos, suaves e precisos, que permitiam reduzir de quinta para segunda marcha sem danos ao componente.

Gol 95 – desempenho

  • Volkswagen Gol 1.0 – 22,4 segundos e 145 km/h
  • Volkswagen Gol 1.6 – 14,4 segundos e 161 km/h
  • Volkswagen Gol 1.8 – 11,5 segundos e 179 km/h
  • Volkswagen Gol 2.0 – 11,2 segundos e 185 km/h

Gol 95 – consumo

  • Volkswagen Gol 1.0 – 13,4/15,9 km/l
  • Volkswagen Gol 1.6 – 10,4/14,2 km/l
  • Volkswagen Gol 1.8 – 9,3/13,0 km/l
  • Volkswagen Gol 2.0 – 9,2/12,9 km/l

Gol 95 – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X