O Gol 95 iniciou a transição do Gol quadrado para o Gol Bolinha, mudando assim de geração pela primeira vez, fazendo uma alteração necessária, dada a mudança rápida do mercado diante de newcommers e da concorrência.
No Gol 95, a geração passou a ser a AB9 que substituiu a BX, do projeto original do VW Gol, embora tenha mantido a velha arquitetura de motor e transmissão em longitudinal.
Em realidade, a base foi esticada e alargada, porém, pedais e a coluna de direção permaneceram no mesmo lugar, o que fez com que a posição de direção não fosse centrada.
Os motores AE-1000 e AP-1600/1800/2000 foram migrados para a nova geração, que recebeu uma carroceria maior, mais fluida em design e com espaço interno ampliado.
Além disso, todos os motores ganharam injeção eletrônica monoponto, com exceção do 2.0, que se mantinha com injeção multiponto desde 1989.
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Gol 95 – detalhes
O Gol 95 foi disponibilizado com versões 1000i, 1000i Plus, CLi, GLi e GTi, mas também ganhou uma edição especial Roling Stones.
Com carroceria de linhas boleadas, daí o apelido de “bolinha”, o Gol 95 chegou somente com duas portas e com dimensões maiores, medindo 3,807 m de comprimento, 1,647 m de largura, 1,411 m de altura e 2,468 m de entre eixos.
Apesar de manter o porte com a geração antiga, o Gol 95 era mais largo e alto, com 285 litros no porta-malas, que passou a ter estepe sob o assoalho, outra mudança que deixou o Gol mais moderno.
Equipado com motores de origem Ford (CHT) e VW (AP), o Gol tinha 50 cavalos no 1.0 AE-1000, enquanto os Gol 95 motor AP tinham 76 cavalos no 1.6, 91 cavalos no 1.8 e 109 cavalos no 2.0 litros.
Tendo câmbio manual de cinco marchas, o hatch da Volkswagen admitiu direção hidráulica, tendo ainda ar condicionado, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricas, sistema de áudio com toca-fitas, entre outros.
O projeto AB9 contemplava ainda freios com ABS e airbag do motorista, ampliando assim a segurança do compacto feito em Taubaté, embora o mesmo tenha sido feito em São Bernardo do Campo.
O Gol tinha frente arredondada com faróis amendoadas e grade afilada com frisos pretos, enquanto o para-choque era integrado ao desenho da carroceria.
Na traseira, o Gol tinha lanternas compactas e permitiram que a tampa do bagageiro tivesse maior vão para acesso ao bagageiro.
Com portas maiores e vidros colados, o Gol tinha interior com painel envolvente, com cluster analógico, tendo ainda hodômetros digitais.
O painel tinha controles circulares do ar condicionado, assim como volante de dois raios com desenho harmônico, com porta-luvas integrado e porta-objeto sobre o mesmo.
As portas tinha comandos dos vidros elétricos e os bancos tinham revestimento com padronagem diferenciada de acordo com a versão.
O Gol GTi era a versão mais tentadora do modelo 95, com rodas de liga leve aro 14 polegadas, assim como defletor de ar na tampa traseira, enquanto os para-choques envolventes tinham faróis e lanterna de neblina.
Com escape esportivo, o GTi tinha ainda faróis duplos e grade estilizada com logotipo GTi, bem como saias laterais e antena no teto.
Dentro, o volante era em couro e os bancos esportivos Recaro tinham acabamento diferenciado, com apoios de cabeça vazados.
Com alavanca de câmbio esportiva, o Gol GTi tinha ainda pedais esportivos e porta-fitas, além de detalhes exclusivos do esportivo que sobreviveu à mudança de geração, pois, o Gol GTS saiu de cena.
Seu motor 2.0, o AP-2000, era o propulsor que movia o esportivo, cuja transmissão manual era curta para permitir acelerar rápido.
Gol 95 – versões
- Volkswagen Gol 1000i
- Volkswagen Gol 1000i Plus
- Volkswagen Gol CLi 1.6
- Volkswagen Gol CLi 1.8
- Volkswagen Gol GLi 1.8
- Volkswagen Gol GTi 2.0
Gol 95 – equipamentos
Volkswagen Gol 1000i – Motor 1.0 litro, câmbio manual de cinco marchas, para-choques na cor preta, retrovisores pretos, rodas de aço sem calotas, ventilador, volante de dois raios, bancos em tecido, vidros e travas manuais, retrovisor do lado esquerdo e para-sois.
Banco traseiro rebatido, cobertura do bagageiro, rodas aro 13 polegadas, pneus 155/80 R13, extintor, cintos de 3 pontos nas laterais, entre outros.
Volkswagen Gol 1000i Plus – Itens acima, mais calotas metálicas, retrovisor do lado esquerdo, lavador e limpador no vidro traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê, ar quente e retrovisores externos com controle interno.
Volkswagen Gol CLi 1.6 – Itens acima, mais motor 1.6 litro, para-choques na cor do carro, frisos e retrovisores pretos, relógio analógico, bancos com padronagem diferenciada, calotas integras, pneus 175/70 R13, espelho no para-sol do passageiro e acendedor de cigarros.
Volkswagen Gol CLi 1.8 – Itens acima, mais motor 1.8 litro.
Volkswagen Gol GLi 1.8 – Itens acima, retrovisores e frisos laterais na cor do carro, conta-giros, bancos em tecido diferenciado, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, rádio com toca-fitas e rodas de liga leve.
Volkswagen Gol GTi 2.0 – Itens acima, mais motor 2.0 litros, faróis duplos, grade estilizada, saias laterais, rodas esportivas aro 14 polegadas, pneus 185/60 R14, escape esportivo, faróis e lanterna de neblina, e defletor de ar traseiro.
Volante e alavanca de câmbio esportivos, pedais esportivos, cluster personalizado, bancos Recaro, freios ABS, airbag do motorista, porta-fitas, rádio exclusivo, acabamento parcialmente em couro, sistema de som com tweeters, entre outros.
Gol 95 – preços
Gol 95 tabela Fipe
- Gol 1000i 1995 (modelo antigo) – R$ 14.613
- Gol 1000i Plus 1995 – R$ 7.864
- Gol CLi 1.6 1995 – R$ 11.845
- Gol CLi 1.8 1995 – R$ 12.360
- Gol GLi 1.8 1995 – R$ 14.140
- Gol GTi 2.0 1995 – R$ 21.014
Preços da tabela Fipe de janeiro de 2023.
Gol 95 – motor
O Gol 95 tinha motores AE-1000 e AP-1600/1800/2000, sendo o AE-1000 o antigo CHT, que por sua vez era o Cléon-Fonte da Renault, com bloco de ferro e camisas d’água, bem como comando de válvulas no bloco e acionamento por varetas.
Com 997 cm³, o AE-1000 tinha comando acionado por corrente no bloco e tinha injeção eletrônica monoponto, com 49,8 cavalos a 5.800 rpm e 7,3 kgfm a 3.500 rpm, sendo disponibilizado nas versões 1000i e 1000i Plus.
Já o AP tinha bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com comando acionado por correia dentada, tendo 1.596 cm³, o AP-1600 tinha injeção eletrônica monoponto e entregando 76 cavalos a 5.500 rpm com 12,3 kgfm a 3.500 rpm.
Disponível na versão CLi, o propulsor foi usado ainda na edição especial Roling Stones, enquanto o AP-1800 era oferecido nas CLi e GLi, com 1.781 cm³, tendo 90,6 cavalos a 5.500 rpm e 14,3 kgfm a 3.500 rpm.
No caso do Gol GTi, o propulsor AP-2000 tinha injeção multiponto com 1.984 cm³, tendo 109 cavalos a 5.250 rpm e 17,0 kgfm a 3.000 rpm.
A transmissão manual de cinco marchas, o modelo 013, sempre foi elogiado pelos engates rápidos, suaves e precisos, que permitiam reduzir de quinta para segunda marcha sem danos ao componente.
Gol 95 – desempenho
- Volkswagen Gol 1.0 – 22,4 segundos e 145 km/h
- Volkswagen Gol 1.6 – 14,4 segundos e 161 km/h
- Volkswagen Gol 1.8 – 11,5 segundos e 179 km/h
- Volkswagen Gol 2.0 – 11,2 segundos e 185 km/h
Gol 95 – consumo
- Volkswagen Gol 1.0 – 13,4/15,9 km/l
- Volkswagen Gol 1.6 – 10,4/14,2 km/l
- Volkswagen Gol 1.8 – 9,3/13,0 km/l
- Volkswagen Gol 2.0 – 9,2/12,9 km/l
Gol 95 – fotos
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