Gol 96: Bolinha junto com Gol 1000 quadrado

gol g2 bolinha 8

O Gol 96 foi um ano/modelo importante para o compacto líder da VW, que desde 1987 mantinha a posição número 1 no mercado nacional e com ela permaneceu durante 27 anos…

Na linha 96, o Gol atravessava um período de transição, passando da geração BX para a AB9, que essencialmente manteve a motorização em posição longitudinal.

Ainda nesse ano, o famoso Gol 1000 manteve-se em linha, mas por pouco tempo, pois, o fim da Autolatina e a própria evolução do produto colocava um fim à velha plataforma de 1980.

Com os anos 90 trazendo as newcommers e a concorrência se modernizando com Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Ford Ka e alguns importados, a VW não poderia ficar para trás, já que era líder também.

Assim, as mudanças no Gol 96 iam ainda no outro extremo com o Gol GTi 2.0 16V, que mostrava o quão disposta estava a Volkswagen em manter o reinado no Brasil, que até então durava décadas.

Veja também: os detalhes do Gol 97, tudo sobre o Gol 98

Gol 96 – detalhes

gol g2 bolinha 13

O Gol 96 foi o último a ter as duas carrocerias vendidas ao mesmo tempo e como novidade no chamado “Gol Bolinha”, a motorização AP-1600 do Gol CLi teve a potência reduzida de 86 cavalos para 81 cavalos, devido às novas normas de emissão.

Além disso, a VW lançou o Gol TSi, que tinha motor AP-1800 e visual esportivo, porém, sem mudanças mecânicas que o tornassem verdadeiramente um carro de desempenho.

A ideia da Volkswagen era que o Gol TSi fosse um substituto para a proposta do Gol GTS, mas isso não deu muito certo e a versão durou poucos anos, não surtindo o efeito esperado.

Outra novidade era o Gol GTi 2.0 16V, versão que chegou para detonar com a concorrência, representada pelo Corsa GSi, Uno Turbo i.e. e Escort XR3.

Equipado com o bloco do EA827 nacional, no caso o AP com bielas longas, o propulsor do Gol GTi recebeu um cabeçote do EA113, da mesma geração do AP, mas de posicionamento transversal.

gol g2 bolinha 2

Com dois comandos de válvulas e quatro válvulas por cilindro, o cabeçote de alumínio tinha uma das árvores de cames acionada por correia dentada, enquanto a outra era movida por uma corrente atrás do conjunto.

Mais alto, o cabeçote exigiu que a VW fizesse um ressalto no capô, que gerou uma campanha de marketing de gosto duvidoso…

Com 145 cavalos e 17,8 kgfm, o Gol GTi 16V ia de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e com final de 206 km/h.

Equipado com rodas aro 15 polegadas e freios com ABS, o Gol GTi era o suprassumo dos compactos esportivos do Brasil.

Saiu ainda a série Atlanta em homenagem às Olimpíadas de Atlanta 96.

Gol 96 – versões

  • Volkswagen Gol 1000
  • Volkswagen Gol 1.0
  • Volkswagen Gol Plus 1.0
  • Volkswagen Gol CLi 1.6
  • Volkswagen Gol CLi 1.8
  • Volkswagen Gol GLi 1.8
  • Volkswagen Gol TSi 1.8
  • Volkswagen Gol GTi 2.0
  • Volkswagen Gol GTi 2.0 16V

Gol 96 – equipamentos

Volkswagen Gol 1000 – Geração antiga, motor 1.0 carburado, câmbio manual, vidros manuais, travas manuais, fonte 12V, ventilador 2 velocidade, bancos em tecido e para-choques cinzas, entre outros.

Volkswagen Gol 1.0 – Geração G2, motor 1.0 com injeção eletrônica, relógio, ventilador de 3 velocidades, rodas de aço aro 13 com calotas metálicas, entre outros.

Volkswagen Gol Plus 1.0 – Itens acima, mais lavador e limpador traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê e retrovisores com controle interno.

Volkswagen Gol CLi 1.6 – Itens acima, mais motor 1.6 litro, rodas de aço com calotas, para-choques na cor do carro, padronagem diferenciada, ar quente, entre outros.

Volkswagen Gol CLi 1.8 – Itens acima, mais motor 1.8 litro.

Volkswagen Gol GLi 1.8 – Itens acima, mais ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, rádio, rodas de liga leve aro 13, entre outros.

Volkswagen Gol TSi 1.8 – Itens acima, mais rodas de liga leve 14, defletor de ar traseiro, faróis de neblina, luz de neblina, entre outros.

Volkswagen Gol GTi 2.0 – Itens acima, mais motor 2.0, rodas e detalhes exclusivos, bancos esportivos, volante esportivo, painel personalizado, itens personalizados.

Volkswagen Gol GTi 2.0 16V – Itens acima, mais motor 2.0 16V, freios ABS e detalhes exclusivos.

Gol 96 – preços

  • Volkswagen Gol 1000 96 (modelo antigo) – R$ 15.394
  • Volkswagen Gol 1.0 96 – R$ 7.330
  • Volkswagen Gol Plus 1.0 96 – R$ 9.498
  • Volkswagen Gol CLi 1.6 96 – R$ 12.357
  • Volkswagen Gol CLi 1.8 96 – R$ 12.707
  • Volkswagen Gol GLi 1.8 96 – R$ 14.991
  • Volkswagen Gol TSi 1.8 96 – R$ 16.335
  • Volkswagen Gol GTi 2.0 96 – R$ 22.740
  • Volkswagen Gol GTi 2.0 16V 96 – R$ 25.103

(*) Preços da tabela Fipe janeiro de 2023.

Gol 96 – motor

gol g2 bolinha 4

O Gol 96 teve motores AE-1000 (Ford CHT) com carburador e apenas 50 cavalos e 7,3 kgfm, sendo esse para o Gol 1000, que era da geração anterior.

Já o Gol Bolinha tinha motor AT-1000, o novo EA111, com motor 1.0 8V de 62,5 cavalos e 9,1 kgfm, porém, no Gol e Gol Plus, tinham somente a versão 8V, a 16V surgiria apenas em 1997.

Na versão CLi, o AP 1.6 tinha 81 cavalos e 13 kgfm, enquanto as versões CLi e GLi, além da TSi, eram equipadas com motor AP 1.8 de 98 cavalos e 15 kgfm.

No caso do Gol GTi 2.0 8V, o propulsor AP mantinha seus números com 109 cavalos e 17 kgfm, enquanto o Gol GTi 16V tinha o propulsor com 145 cavalos e 17,8 kgfm.

Apesar de o Gol 96 ter tido cinco opções de motores, ele só tinha uma caixa de mudanças manuais de cinco marchas.

Gol 96 – desempenho

  • VW Gol 1000 – 20 segundos e 137 km/h
  • VW Gol 1.0 – 18 segundos e 147 km/h
  • VW Gol 1.6 – 14 segundos e 165 km/h
  • VW Gol 1.8 – 11,5 segundos e 179 km/h
  • VW Gol 2.0 – 11,2 segundos e 185 km/h
  • VW Gol 2.0 16V – 8,8 segundos e 206 km/h

Gol 96 – consumo

  • VW Gol 1000 – 10,9 km/l e 14,0 km/l
  • VW Gol 1.0 – 13,4 km/l e 15,9 km/l
  • VW Gol 1.6 – 10,4 km/l e 14,2 km/l
  • VW Gol 1.8 – 9,3 km/l e 13,0 km/l
  • VW Gol 2.0 – 9,2 km/l e 12,9 km/l
  • VW Gol 2.0 16V – 8,3 km/l e 12,3 km/l

Gol 96 – ficha técnica

Motor 1.0 8V 1.0 8V 1.6 Mi 1.8 Mi 2.0 8V 2.0 16V
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 997 999 1596 1781 1984 1984
Válvulas 2 2 2 2 2 4
Taxa de compressão 9:1 10,5:1 10,1:1 10,1:1 10,1:1 10,5:1
Injeção eletrônica Carburador Indireta Indireta Indireta Indireta Indireta
Potência máxima 50 cv a 5.800 rpm (gasolina) 62,5 cv a 5.400 rpm (gasolina) 81 cv a 5.500 rpm (gasolina) 90,6 cv a 5.500 rpm (gasolina) 109 cv a 5.250 rpm (gasolina) 141 cv a 6.250 rpm (gasolina)
Torque máximo 7,3 kgfm a 3.500 rpm (gasolina) 9,1 kgfm a 3.800 rpm (gasolina) 13,0 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) 14,3 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) 17,0 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) 17,8 kgfm a 4.500 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira Dianteira Dianteira Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Mecânica Mecânica Hidráulica Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson McPherson McPherson McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 13 polegadas Aço aro 13 polegadas Aço aro 13 polegadas Aço aro 13 ou 15 polegadas Liga leve aro 14 polegadas Liga leve aro 15 polegadas
Pneus 145/80 R13 155/80 R13 175/70 R13 175/70 R13 ou 195/50 R15 185/60 R14 195/50 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.810 3.807 3.807 3.807 3.807 3.807
Largura (mm) 1.601 1.647 1.647 1.647 1.647 1.647
Altura (mm) 1.350 1.411 1.411 1.411 1.411 1.411
Entre eixos (mm) 2.358 2.468 2.468 2.468 2.468 2.468
Capacidades
Porta-malas (L) 146 285 285 285 285 285
Tanque de combustível (L) 47 51 51 51 51 51
Carga (Kg) 400 400 400 400 400 400
Peso em ordem de marcha (Kg) 890 932 945 945 1.010 1.119
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,45 0,34 0,34 0,34 0,34 0,34

Gol 96 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X