Gol MSI (2015-2021): tudo sobre a versão da geração G6

gol 2020 1

O Gol MSI foi uma atualização da VW na geração G6 para designar seus motores, que receberam nomenclaturas diferenciadas para designá-los nos produtos, sendo uma tentativa de padronizar a gama de opções da marca no país.

Isso ocorreu a partir do final de 2014, já na linha 2015, porém, antes da segunda mudança envolvendo motores, no caso, o torque exibido nas versões, o que acontece com a chegada do VW Polo em 2018.

A sigla MSI signifca “Multipoint Sequential Injection”, criada para designar os motores de quatro cilindros aspirados da Volkswagen com potência acima de 100 cavalos.

Assim, na época, enquadraram-se duas opções, sendo elas EA111 1.6 8V e EA211 1.6 16V, ambos igualmente flex e disponíveis no Gol MSI.

O interessante disso foi que, na mesma época, havia um terceiro motor, o EA113 2.0 8V, que era servido no VW Jetta 2015, por exemplo, mas não designado MSI.

Gol MSI – novidades

gol g6 2

A novidade do Gol MSI era a integração do novo motor EA211 1.6 16V na versão Rallye, que seria um diferencial para identificar o propulsor 16V sem enaltecer esse detalhe, uma vez que a VW não tinha muito apreço com tal designação e por motivos óbvios.

Com quatro cilindros, o EA211 tinha variação de abertura e tempo de válvulas somente na admissão e a engrenagem era acionada por correia dentada, que servia aos dois comandos.

O comando de escape tinha ainda uma segunda engrenagem na parte traseira do cabeçote, que movia a bomba d’água.

Esse propulsor, já bem conhecido no exterior, chegou com 1.598 cm³ de volume, tendo 110 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm.

Já os torques eram de 15,8 kgfm no derivado de petróleo e 16,8 kgfm no combustível vegetal, ambos a 4.250 rpm.

gol g6 8

O Gol MSI estreou o motor na versão Rallye, mas logo as versões Comfortline e Highline ganharam a designação MSI, mas para o velho motor EA111 1.6 8V de comando único e correia dentada.

Veterano da VW, presente no Brasil desde 1998, o 1.6 8V do Gol MSI tinha 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm.

Ele obtinha 15,4 kgfm no primeiro e 15,6 kgfm no segundo, ambos a 2.500 rpm, tendo isso por conta de seu cabeçote com duas válvulas por cilindro, que favorecia torque em baixa rotação.

O MSI ainda ganhou, além da transmissão manual de cinco marchas MQ200, o câmbio AQ200, o automatizado ASG da versão I-Motion, que tinha modo de condução esportiva, paddle shifts e mudanças também na alavanca.

volkswagen gol g7 2

Além do Gol MSI, existira o VW Voyage MSI e a VW Saveiro MSI, além do VW Fox, VW SpaceFox e os modelos mais recentes, como VW Polo e VW Virtus, por exemplo.

O Gol MSI evoluiu para a geração 7 e perdeu as versões de acabamento posteriormente, ficando apenas com a designação do motor.

Perdeu com isso o câmbio automatizado, porém, ganhou uma caixa automática Tiptronic da Aisin, com seis marchas, modo Sport e paddle shifts, valorizando ainda mais o produto.

O Gol automático só era disponível com o motor 1.6 MSI com 16V, ficando o câmbio manual no 1.6 MSI de 8V. Então, no fim de 2021, o Gol MSI saiu de linha, ficando apenas o Gol MPI.

Gol MSI – detalhes

volkswagen gol g7 1

O Gol MSI foi disponibilizado em versões como Trendline, Comfortline, Highline, Seleção, Rallye, entre outras, mas basicamente tinha frente com faróis duplos inicialmente na G6, assumindo um para-choque de linhas bem fluidas e resolvidas.

Faróis de neblina eram bem emoldurados no G6, enquanto no G6 ganharam proporção maior, já que o conjunto frontal passou a ser o mesmo da Saveiro, com capô elevado e visual mais truncado.

As rodas de liga leve variam de 15 a 16 polegadas, com pneus 195/55 R15 ou 195/50 R16, enquanto os retrovisores tinham repetidores de direção e ajustes elétricos.

Já na traseira, as lanternas mudaram, mas mantiveram o formato compacto, enquanto a tampa do limpador da vigia ficou mais suave em forma da G6 para a G7.

Por dentro, o painel do Gol MSI inicialmente refletia a geração G5, com difusores de ar circulares e aparência em dois tons, mas depois passou a ter um visual mais moderno, inspirado no Golf e com injeção de texturas.

O quadro de instrumentos pouco mudou, mas o sistema de som com CD player e MP3, passou para multimídia com projeção para Android Auto e CarPlay, tendo ainda câmera de ré.

O acabamento pouco evoluiu e apenas os itens adicionais de segurança forma acrescidos, como Isofix e cintos completos com nova ancoragem.

Gol MSI – versões

volkswagen gol g7 11

  • Volkswagen Gol MSI 1.6 8V
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V I-Motion
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V Automático

Gol MSI – equipamentos

VW Gol automático

Volkswagen Gol MSI 1.6 8V – Motor 1.6 8V e câmbio manual de cinco marchas, mais para-choques na cor do carro, faróis de neblina, faróis duplos, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 195/55 R15, freios com ABS e EDB, lavador e limpador traseiro, e desembaçador.

Airbag duplo, ar condicionado, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, rádio com CD player, Bluetooth, USB, SD, banco traseiro bipartido, vidros verdes, para-brisa degradê, entre outros.

Volkswagen Gol MSI 1.6 16V – Itens acima, mais motor 1.6 16V, rodas de liga leve aro 16 polegadas, 195/50 R16, retrovisor eletrocrômico, sensor crepuscular, piloto automático, entre outros.

Volkswagen Gol MSI 1.6 16V I-Motion – Itens acima, mais câmbio automatizado ASG de cinco marchas com mudanças manuais na alavanca, paddle shifts e modo Sport.

Volkswagen Gol MSI 1.6 16V Automático 2019 – Itens do 1.6 MSI 16V, mais transmissão automática de seis marchas Tiptronic com mudanças manuais na alavanca ou paddle shifts, bem como modo Sport,

Multimídia com Android Auto e CarPlay, câmera de ré e suporte para celular, Isofix, Top Tether, cintos de 3 pontos para todos, apoios de cabeça para todos, entre outros.

Gol MSI – preços

VW Gol automático

  • Volkswagen Gol MSI 1.6 8V 2015 – R$ 43.723
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V 2015 – R$ 46.108
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V I-Motion 2015 – R$ 46.383
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V Automático 2019 – R$ 61.349

Gol MSI – desempenho

gol imotion 1

  • Volkswagen Gol MSI 1.6 8V – 9,8 segundos e 190 km/h
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V – 9,0 segundos e 190 km/h
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V I-Motion – 9,5 segundos e 190 km/h
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V Automático 2019 – 10,1 segundos e 185 km/h

Gol MSI – consumo

gol comfortline 1

  • Volkswagen Gol MSI 1.6 8V – 7,3/9,4 km/l e 10,7/13,7 km/l
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V – 7,7/8,0 km/l e 11,1/11,3 km/l
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V I-Motion – 7,3/8,0 km/l e 10,5/11,2 km/l
  • Volkswagen Gol MSI 1.6 16V Automático – 7,7/9,6 km/l e 11,1/13,6 km/l

Gol MSI – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X