JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

O JAC T80 é um SUV de porte médio vendido pela JAC Motors no Brasil e sendo oferecido nos Packs 2 e 3, com preços de R$ 159.990 e R$ 163.990, respectivamente. Chinês, o modelo é o mais caro dos carros de passeio a combustão da marca.


Rival de Volkswagen Tiguan e Chery Tiggo 8, o T80 leva vantagem em preço, bem inferior ao dos concorrentes. Com sete lugares, o modelo da JAC Motors alia estilo, conforto e equipamento, tendo ainda um bom nível de segurança.

Lançado em fevereiro de 2019, o T80 nunca teve boas vendas por aqui, mas ainda é uma oferta interessante para quem busca um SUV com sete assentos por um preço ainda justo, dado o aumento expressivo dos valores dos automóveis.

Equipado com motor 2.0 Turbo, o JAC T80 entrega 210 cavalos e 30,6 kgfm, suficientes para o SUV chinês ir de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e com máxima de 217 km/h.

Com bons números de desempenho, contudo, o T80 não é tão bom em consumo, dado que não tem injeção direta de combustível e é muito pesado, movimentando 1.775 kg.

JAC T80 – detalhes

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

Assim, seu consumo médio é de 7,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Tendo câmbio de dupla embreagem com seis marchas, o JAC T80 tem um bom conjunto, reforçado pela suspensão traseira multilink.

Bem completo de série, o T80 tem sete bancos em couro, direção elétrica, ar-condicionado dual zone, faróis de neblina, lanternas em LED, luzes diurnas em LED, rodas de liga leve aro 18 polegadas, computador de bordo e multimídia.

Esta tem tela de 10 polegadas, mas possui somente espelhamento para smartphones iOS e Android. O SUV da JAC tem ainda monitoramento em 360 graus com animação em 3D. Tem ainda entrada presencial, rebatimento dos espelhos, etc.

Tais itens fazem parte do Pack 2, uma das duas opções do T80, sendo a outra a Pack 3. Nesse caso, o pacote inclui cluster digital de 12,3 polegadas, além de teto solar panorâmico, banco do motorista elétrico e assentos dianteiros climatizados.

Outro item é o sistema de som premium Infinity com 280 watts e alto-falantes, incluindo amplificador e subwoofer. Assim, tem um bom nível de equipamentos de conforto e entretenimento, o T80 ainda dispõe de muita segurança.

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

Com seis airbags, o JAC T80 dispõe de controles de tração e estabilidade, assim como controle de descida e assistente de rampa, tendo ainda freio de estacionamento elétrico e auto hold, que permite manter o carro parado, engatado e freado.

Tendo amplo espaço interno, o JAC T80 mede 4,79 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,76 m de altura e 2,75 m de entre-eixos, com porta-malas que vai de 620 a 1.550 litros.

Por fora, o conjunto é interessante, mas possui faróis duplos comuns, além de luzes diurnas em LED, além de grade imponente cromada e faróis de neblina estilizados. Na traseira, as lanternas em LED são integradas à tampa.

Com carroceria de linhas fluidas e consistentes, o JAC T80 recebe influência de outros produtos, notadamente do Audi Q7, cuja traseira é muito inspirada no SUV alemão, incluindo as luzes de neblina e ré no para-choque.

As lanternas na tampa também são outra influência do germânico de luxo, enquanto o interior tem painel com quatro difusores de ar centrais que lembram o Classe S da Mercedes-Benz.

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

O JAC T80 tem frente com faróis duplos dotados de LEDs diurnos, grade cromada e para-choques com vincos acentuados, tendo ainda faróis de neblina. Nas laterais, frisos são cromados e as rodas aro 18 polegadas, escurecidas.

Os retrovisores são na cor do carro, como as maçanetas, mas têm repetidores de direção e basculamento elétrico. No teto, barras longitudinais, antena barbatana e teto solar panorâmico.

Na traseira, as lanternas em LED são integradas à tampa do bagageiro, que sustenta a placa e tem base cromada, além de para-choque com luzes de ré e de neblina integrados.

Há sensor de estacionamento e câmeras nos para-choques e espelhos. Por dentro, bancos em couro são pretos e os dianteiros climatizados, tendo ainda ajustes elétricos para o motorista. Também há detalhes imitando alumínio e couro.

Tendo guarnições em preto brilhante e imitando fibra de carbono, o JAC T80 traz ainda revestimentos soft no painel, portas e console. O cluster digital tem 12,3 polegadas, enquanto a multimídia dispõe de 10 polegadas.

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

Esses detalhes metalizados possuem boa impressão visual, parecendo realmente com alumínio polido. O mesmo em relação à alavanca de câmbio e base do seletor do mesmo.

O relógio analógico de estilo inglês chama atenção, assim como os gráficos 3D da multimídia, que lembram os da Audi. No cluster, apenas um dos temas é agradável, enquanto os demais parecem xing-ling.

O espaço interno é generoso para quem vai ao meio e pode acomodar adultos de estatura média na terceira fileira, cujos bancos são rebatíveis. Já o porta-malas tem um bom volume com 500 litros com cinco lugares e com encostos reclinados.

Na posição mais vertical da segunda fileira, são 620 litros, mas com os sete lugares postos, apenas 150 litros de bagagem são admitidos. Por isso, um acessório importante é o bagageiro fechado de teto, quando com sete pessoas em viagem.

O volante tem um desenho que destoa do conjunto e não tem paddle shift, o que seria merecido num carro do porte do T80. Mas, a assistência elétrica tem três opções de ajuste: leve, normal e pesada. A pesada tem uma pegada melhor.

Novidades

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

O JAC T80 tem como novidade os bancos dianteiros com climatização, podendo ser frios ou quentes, assim como o banco do motorista tem ajustes elétricos. O teto solar panorâmico é outro item de destaque, assim como as rodas aro 18.

No interior, o cluster com três temas é importante, assim como a direção elétrica com três ajustes de resposta. Outro destaque do SUV da JAC Motors é o sistema de som premium Infinity, que também fornece para marcas como a Lexus.

Com tecnologia Hi-Fi, o sistema de som integrado tem 10 alto-falantes e equalizador gráfico, bem como subwoofer. Tendo 280 watts, exibe boa sonoridade em um ambiente amplo, gerando conforto aos passageiros.

JAC T80 – versões

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

No JAC T80 existem duas opções de versões, que são indicadas como Packs, sendo o número 2, que é o de entrada e o número 3, que dispõe de alguns itens a mais, relacionados no tópico abaixo.

  • JAC T80 2.0 Turbo DCT Pack 2
  • JAC T80 2.0 Turbo DCT Pack 3

Preços

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

A JAC Motors segura o preço do JAC T80 em um patamar atrativo, ainda mais pelo que o SUV oferece em termos de conteúdo e desempenho, porém, o modelo vendido é de ano/modelo 2019/2020.

Ou seja, a JAC Motors não vendeu todo o lote importado e os carros restantes ainda esperam nas lojas por clientes interessados. Com escassez de carros novos no mercado, é uma oportunidade boa, apesar dele não estar mais vindo.

  • JAC T80 2.0 Turbo DCT Pack 2 – R$ 159.990
  • JAC T80 2.0 Turbo DCT Pack 3 – R$ 163.990

Equipamentos

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

JAC T80 2.0 Turbo DCT Pack 2 – Motor 2.0 Turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas e mudanças manuais, mais faróis duplos, faróis de neblina, grade cromada, rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 235/60 R18, luzes diurnas em LED, luzes de neblina, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê, barras longitudinais no teto, antena barbatana, luz auxiliar de freio, retrovisores e maçanetas na cor do carro, retrovisores com repetidores de direção e basculamento elétrico, frisos cromados, bancos em couro, banco do motorista com ajuste em altura, computador de bordo, multimídia com tela de 10 polegadas, monitoramento em 360 graus, Bluetooth, USB, reprodutor de DVD/CD, TV digital, espelhamento para smartphone, fonte 12V, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, luzes de leitura em LED, para-sois com espelhos iluminados, porta-óculos, alças no teto, freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de descida, seis airbags, banco traseiro bipartido e reclinável, terceira fileira reclinável, saídas de ar-condicionado atrás, ar-condicionado dual zone, volante multifuncional em couro, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, direção elétrica adaptativa, pedais de alumínio, detalhes metalizados e em preto brilhante, revestimento soft, cobertura retrátil do bagageiro, cintos completos, Isofix, alerta de pressão dos pneus, discos de freio nas quatro rodas, freios ABS com EDB, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, apoios de braços centrais, porta-luvas iluminado e refrigerado, entre outros.

JAC T80 2.0 Turbo DCT Pack 3 – Itens acima, mais teto solar elérico e panorâmico, cluster digital com tela de 12,3 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros com ventilação e aquecimento, e sistema de som Infinity com 280 watts e 10 alto-falantes.

JAC T80 – motor

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

O JAC T80 tem um motor de quatro cilindros desenvolvido em parceria com a AVL, da Áustria. Com bloco de alumínio, o propulsor da JAC tem cabeçote com o mesmo material, além de duplo comando de válvulas variável na admissão.

Com os comandos acionados por corrente, o propulsor do T80 vem com turbocompressor e intercooler, mas não possui injeção direta de combustível, tendo apenas injeção multiponto.

Abastecido somente com gasolina, o 2.0 Turbo do SUV chinês tem 1997 cm3 e taxa de compressão de 8,5:1, entregando assim 210 cavalos a 5.000 rpm e 30,6 kgfm entre 1.800 e 4.000 rpm, garantindo assim uma boa elasticidade.

Montado em transversal, ele é acoplado com uma caixa de dupla embreagem da Getrag, que tem seis velocidades e discos banhados a seco. Essa transmissão tem modo Sport e mudanças manuais na alavanca somente.

Desempenho

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

O JAC T80 tem um bom desempenho, graças ao motor 2.0 turbinado, que realmente dispõe de muita força em baixa rotação, o que permite ao SUV arrancar com mais disposição, embora a transmissão de dupla embreagem seja longa.

Mesmo assim, com 1.775 kg, o T80 vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9 segundos e chega a quase 220 km/h. Com suspensão independente nas quatro rodas, ele garante bom conforto ao dirigir e estabilidade em curvas.

  • JAC T80 2.0 Turbo DCT – 0 a 100 km/h – 9,2 segundos
  • JAC T80 2.0 Turbo DCT – velocidade máxima – 217 km/h

Consumo

No consumo, o JAC T80 não era muito bom, dado seu peso excessivo e também ao motor sem injeção direta, além de ser muito potente. Assim, mesmo com relações mais longas da transmissão de dupla embreagem, ele gastava bem.

Na cidade, nem chegava a 8,0 km/l, enquanto na estrada passava pouco de 10 km/l. Apesar do porte, alguns modelos de SUVs com motores menores e dotado de injeção direta são mais econômicos.

  • JAC T80 2.0 Turbo DCT – cidade – 7,9 km/l
  • JAC T80 2.0 Turbo DCT – estrada – 10,4 km/l

JAC T80 – manutenção e revisão

JAC T80: preço, interior, motor, consumo, versões, detalhes

A JAC Motors tem garantia de seis anos sem limite de quilometragem para seus carros e seu plano de manutenção para o JAC T80 é um tanto diferente. Com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, ele tem cinco delas com o mesmo valor.

Com isso, as revisões de 10.000 km até 50.000 km custam unitariamente R$ 656,00, mas a de 60.000 km é equivalente ao de um carro compacto, chegando a absurdos R$ 3.680,00, como de um SUV premium europeu.

No total, a JAC cobra até essa quilometragem, nada menos que R$ 6.690,00, um valor alto. Nessas paradas, são inspecionados diversos itens de suspensão, direção, freios, motor, câmbio, sistemas de segurança, entre outros.

Já as trocas consistem em óleo do motor, filtro de ar do motor, filtro de óleo, filtro do ar-condicionado, velas, correia em V, fluido de freio, entre outros.

Palhetas do limpador, discos de freio, pastilhas de freio, coxins de motor e câmbio, buchas de bandeja, pivôs de direção, bieletas, batentes das torres, molas, amortecedores, buchas das barras estabilizadoras, pneus, rodas, etc.

Na rede JAC, há serviços como alinhamento, balanceamento, cambagem, funilaria, pintura, recall, higienização, limpeza oxi-sanitária, lavagem, instalação de acessórios, tratamento de couro, entre outros.

Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total
2.0 Turbo R$ 656,00 R$ 656,00 R$ 656,00 R$ 656,00 R$ 656,00 R$ 3.680,00 R$ 6.690,00

Ficha técnica

Motor 2.0 Turbo
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1997
Válvulas 16
Taxa de compressão 8,5:1
Injeção eletrônica Indireta, turbo
Potência máxima 210 cv a 5.000 rpm (gasolina)
Torque máximo 30,6 kgfm a 1.800 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Automatizado de dupla embreagem com 6 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 18 polegadas
Pneus 235/60 R18
Dimensões
Comprimento (mm) 4.790
Largura (mm) 1.900
Altura (mm) 1.760
Entre eixos (mm) 2.750
Capacidades
Porta-malas (L) 150 (7L) 500 (5L)
Tanque de combustível (L) 64
Carga (Kg) 540
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.775
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,35

Fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.