15 problemas deixam dono de um Renault Sandero indignado

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Boa Noite

Deixo aqui, a minha nova reclamação referente ao veículo Renault Sandero e referente ao péssimo atendimento fornecido pela Renault do Brasil a seus clientes. Gostaria que se possível ela fosse publicada para mostrar tamanho descaso da montadora para com seus clientes. Anteriormente eu havia enviado meu caso com o Mégane, que tive que acabar vendendo e comprando um Honda Civic (que até agora é só alegria). Passado o problema do Mégane, não imaginava que o pior ainda estava por vir… Em anexo, segue uma foto do carro parado na concessionária.

No dia 28 de Março adquiri na concessionária Nova Concorde (Campinas – SP) um Renault Sandero 1.6 16V, versão Privilége, Azul Crepúsculo, modelo 2008/2009, com Pack Segurança (Airbag Duplo e Freios ABS), chassi 93YBSR2VH9J078***, por meio da Venda Direta com a fábrica, com prazo de entrega garantido em até 60 dias.

No dia 12 de Maio (45 dias após a realização do pedido) o carro foi faturado, porém com valor totalmente fora do combinado. Sendo assim, a concessionária teve que realizar o cancelamento do Boleto e realizar para a montadora um novo pedido de Re-faturamento, que deveria ocorrer em no máximo 10 dias. Do dia 22 ao 26 de Maio o carro simplesmente sumiu do sistema, ficando a concessionária sem nenhuma previsão do modelo, não cumprindo inclusive, o prazo de entrega máximo de 60 dias.

Após o faturamento do carro, no dia 28 de Maio me foi enviado o Boleto, novamente com valor errado, fora do combinado no momento da venda. Como a diferença era menor do que o erro ocorrido no primeiro faturamento, resolvi aceitar assim mesmo, pois já não podia mais ficar sem carro – pois me utilizo do mesmo para meu trabalho.

O pagamento foi realizado no mesmo dia (28 de Maio), sendo que a partir do momento do pagamento do veículo, o prazo de transporte da fábrica para a concessionária era de no máximo 7 dias. Novamente o prazo foi quebrado, sendo o veículo entregue na concessionária, 12 dias após o pagamento. Com o veículo já na concessionária, seria realizada a realizada a Revisão de entrega chamada de QVN e posteriormente seria feita a entrega do carro. Finalmente, a entrega foi marcada para o dia 11 de Junho.

Compareci na concessionária Nova Concorde para realizar a retirada do veículo conforme agendado. Foi me passada as instruções básicas do veículo – seu funcionamento, entrega do manual, enviado um fax com a nota fiscal com data e hora de saída – para meu seguro, entro outros procedimentos básicos. Fui informado que devido ao tempo, o carro estava empoeirado e que teria que aguardar a sua lavagem.

Passado alguns consideráveis minutos, fui informado que o veículo estava apresentando uma anomalia no sistema de freios, denunciado pela luz (ABS) acesa no painel de instrumentos. Nesse momento fui consultado se queria retirar o veículo assim mesmo e posteriormente agendar um horário na oficina para análise do mesmo, o que recusei visto se tratar de um equipamento indispensável para a segurança. Dessa forma, o veículo foi encaminhado à oficina onde iria ser feita a análise do problema, para que eu retornasse algumas horas depois para a retirada do veículo.

No final da tarde, ainda não havia recebido nenhum posicionamento da concessionária referente ao problema apresentado pelo carro. Entrando em contato fui informado que o problema ainda não havia sido identificado.

Retornei imediatamente à concessionária e solicitei o Cancelamento da Compra do mesmo. Fui informado que estariam realizando a troca do Módulo do ABS e fui consultado que se aceitaria que desistisse do cancelamento caso o carro fosse entregue até a hora do almoço do dia seguinte. Aceitei.

Recebi o primeiro (e até agora, único) posicionamento da Renault do Brasil no seguinte, dia 12 de Junho, onde me ofereceram como cortesia devido aos danos causados, Seguro Gratuito por 1 ano. Recusei, afinal já estava pagando o seguro do mesmo. Foi oferecido assim R$ 1.500 reais em acessórios originais, para instalação posterior a retirada do veículo. Deixei claro que aceitaria esse acordo somente se o carro fosse me entregue com o problema solucionado no mesmo dia – onde para minha surpresa, fui informado que o veículo já se encontrava reparado.

Entrei em contato com a concessionária onde me foi informado que o veículo não havia sido reparado, e que não possuía previsão. O gerente de entrega da concessionária me informou que realizou a substituição do Módulo do ABS com o de um veículo que possuía em estoque e que aparentemente o problema havia sido solucionado. Só que teriam que desfazer a substituição pois não tinham autorização de mexer em um veículo 0Km (detalhe, o meu também é 0Km).

Retornei à concessionária no dia seguinte, 13 de Junho, juntamente com o meu Advogado para ver a situação em que o veículo se encontrava – estava parado em um canto, sem nenhum empenho em solucionar o seu problema. Conforme notificado à concessionária pelo meu advogado, tenho o direito de ter meu carro trocado por outro, desde que possua as mesmas características do pedido original, ou então, que fosse realizado o cancelamento da compra, bem como a devolução do valor já pago e custos (seguro, IPVA, emplacamento, etc – que já foram pagos).

Por se tratar de uma compra feita diretamente com a fábrica, a concessionária não poderia substituir o veículo nem efetuar seu cancelamento por isso tentaram por inúmeras vezes o contato com o escritório da Renault do Brasil, sem sucesso.

Anteriormente, fui proprietário de um Renault Mégane Sedan 1.6 16V, versão Dynamique, Cinza Holograme, modelo 2007/2008, chassi 93YLM2M3H8J870*** o qual apresentou mais de 15 anomalias onde teve que ir diversas vezes a concessionária, onde o veículo ficou quase 30 dias parado no total de 9 meses que fiquei com ele. Em nenhuma das vezes foi liberado carro reserva e a garantia, tão divulgada não foi cedida para solucionar os problemas. Na época, quando recebi um contato telefônico pela Renault do Brasil, informei que devido aos problemas apresentados em meu Mégane, iria realizar o cancelamento do pedido do Sandero. Neste momento me foi solicitado que fornecesse mais uma, e última chance para a RENAULT DO BRASIL, pois nunca mais enfrentaria problemas.

O resultado vemos agora… mais de 75 dias desde o pedido e não tenho o carro.

Um carro novo, com apenas 5Km, que não chegou a sair da concessionária, parado por problemas que se quer foram identificados, e a Renault do Brasil não se manifesta.

Não possuo mais confiança na marca e quero o CANCELAMENTO DA COMPRA.

Muito obrigado mais uma vez !!

Fernando

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.