Qual é a diferença entre carros 8V e 16V

tsi-motor Carros 8v ou 16v?

Responsáveis pela entrada e saída de ar do motor, as válvulas são extremamente importantes para o funcionamento do veículo. Muito se discute sobre motores 8V e 16V. Mas você sabe a diferença entre motores com 8 válvulas e 16 válvulas e se existe um melhor do que o outro?

Antes de apresentar as características de cada um, vamos explicar o que significa e qual a função dessa letra “V”, que na verdade pode ser chamada de válvula. Em um motor a combustão interna, duas válvulas são necessárias para que o automóvel funcione de maneira correta. As duas são abertas durante o ciclo de combustão.

No mínimo duas são necessárias por cilindro, sendo: válvula de admissão e válvula de escape. Elas estão presentes no cabeçote do motor, subdivididas pelos cilindros em igual quantidade. As duas são responsáveis pela entrada e saída da mistura do ar no cilindro.

Abrindo e fechando, elas sofrem com a temperatura elevada da explosão que ocorre dentro da câmera do cilindro, são refrigeradas pelo sistema de arrefecimento e também contam com a lubrificação.

Ainda assim, cada cilindro poderá ter mais do que apenas duas válvulas, proporcionando uma eficiência maior do motor, um exemplo são os modelos com quatro: duas de admissão e duas de escape.

Vimos que os automóveis geralmente tem seu motor denominado pelo número de válvulas, portanto, um carro com 4 cilindros e 2 válvulas pode ser chamado de 8V, com 4 cilindros e 4 válvulas de 16V, outro com 6 cilindros e 4 válvulas é 24V, e assim por diante.

Carros 8V ou 16V? Qual tem manutenção mais barata?

Como a válvula de admissão funciona

A válvula de admissão tem a função de enviar a quantidade máxima de ar para dentro do motor. Ou seja, assim que a válvula é aberta, acontece a mistura de ar com o combustível, fazendo com que o motor a combustão interna funcione sem problemas.

O pistão comprime essa mistura (ar + combustível) pelo pistão que está no cilindro do motor. Fazendo com que a motorização trabalhe, é gerada uma faísca originada da vela de ignição. Dependendo do motor, a dimensão da cabeça da válvula de admissão chega a ser superior à da válvula de escape, facilitando a introdução de gases no cilindro.

Essa cabeça chega atingir cerca de 250 °C, enquanto a haste fica a aproximadamente 100 °C.

Como a válvula de escape funciona

Já com a válvula de escape, o nome diz tudo: “escapar”. Os gases que se acumulam no cilindro do motor devem ser retirados e a válvula de escape cumpre essa função após a combustão. Nesse processo, antes da válvula de admissão ser aberta, é necessário que os gases acumulados sejam retirados.

Por esse motivo, que requer duas válvulas, a de admissão fecha e a de escape é aberta, fazendo com que os gases saiam e deixem o cilindro vazio.

A válvula de escape possui uma temperatura muito mais elevada, chegando a 750ºc e 400ºc na haste.

Carro 8V ou 16V – Qual é melhor?

tsi-motor Carros 8v ou 16v?

Muitas pessoas não se interessam em saber os detalhes do motor, mas esse é um grande erro ao adquirir um veículo. Podemos notar que a grande maioria se preocupa em ter informações sobre consumo e mais nada.

Infelizmente isso é comum e faz parte de um dos problemas ao adquirir um novo automóvel. Se quiser saber mais, confira um top 10 com os maiores erros que as pessoas cometem ao comprar um carro.

Há uma grande discussão e divisão de informações e opiniões referente a motores 8V e 16V. Por isso mostraremos a diferença entre cada um deles. Primeiro, é importante saber que tanto 8V quanto 16V são confiáveis, entretanto os dois têm comportamentos diferentes.

Em termos gerais, o motor de 8 válvulas proporciona uma arrancada melhor em comparação com o 16V. Isso acontece porque o motor entrega seu torque máximo em rotações mais baixas. Como ele acaba perdendo rendimento em velocidades maiores, um motor 8V (igual ao mesmo motor só que com 16V) terá sempre uma potência inferior.

Por outro lado, a manutenção dele costuma ser mais barata e simples devido à mão de obra e peças. Um motor 8V é mais fácil para um mecânico sem muitas habilidades mexer, além de ser mais simples em seu funcionamento.

Além disso, ele é mais recomendado para a cidade, onde o motorista enfrenta trânsito lento. Comparado com o 16V, o 8V pode ser mais econômico, embora isso não seja uma regra. Ele ainda é mais difícil de ter problemas de carbonização no motor, por conta de sua estrutura diferente.

tsi-motor Carros 8v ou 16v?

O motor de 16 válvulas começou a surgir no Brasil em meados dos anos 90, após a liberação da entrada de veículos importados no país. Essa licença fez com que novas tecnologias e produtos entrassem no mercado brasileiro. Chevrolet, Ford, Volkswagen e Fiat começaram a modernizar seus veículos por aqui.

Obviamente, o motor 16V se tornou símbolo de status no Brasil. Porém, seu “sucesso” foi encerrado em pouco tempo. Por estar ligado diretamente a carros importados e com reconhecimento por ter tecnologia inovadora, o 16V ganhou muita fama, mas isso acabou devido a alguns problemas como desempenho fraco, revenda difícil e manutenção complicada, já que o 8V era mais acessível.

Resumindo, a chegada dele na época foi uma grande novidade e conquistou muitas pessoas, contudo, o mercado brasileiro não estava preparado, nem as montadoras, mecânicos e muito menos o proprietário, que era o mais prejudicado.

Agora, vamos às características do motor 16V. Diferentemente do motor 8V, o de 16V tem a manutenção um pouco mais complicada, o custo das peças também são um pouco mais caras. Para andar em rodovias, ele é melhor, pois tem mais potência.

Em ultrapassagens ele pode ser até mesmo mais seguro por ter respostas mais rápidas, embora isso também não seja uma regra.

Com essa comparação fica a pergunta: um carro com motor 16V ainda é ruim? Como mostramos aqui, no começo entregou muita dor de cabeça, inclusive alguns modelos ficaram marcados no mercado por esse motivo.

Atualmente a coisa é bem diferente de anos atrás, pois hoje não há problemas na hora de vender um 16V. As montadoras se prepararam e podemos mostrar exemplos de modelos que conquistaram um ótimo espaço com seu motor 16V, como Toyota Corolla e Honda Civic, por exemplo.

Cada motor tem seus prós e contras, em vista disso, não podemos afirmar qual é o melhor. Logo, vai da pessoa analisar entre os dois e tirar as suas próprias conclusões e qual irá atender as suas necessidades.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011