Home Pickups Vale a pena comprar uma pickup diesel, mesmo ela sendo mais cara,...


toyota hilux sw4 2009 gasolina 2 Vale a pena comprar uma pickup diesel, mesmo ela sendo mais cara, andando menos e tendo seguro salgado?




Os consumidores de certos nichos de nosso mercado não deixam de comprar sua boa e velha pickup diesel por nada neste mundo. Mesmo com as diferenças entre modelos gasolina e diesel muitas vezes passando dos 20.000, 30.000 reais. Sim, a pickup diesel consome menos, mas vale a pena comprar uma pickup diesel, com todas essas desvantagens?

A revista Auto Esporte fez uma comparação, analisando duas versões da Toyota Hilux SW4, uma com motor 3.0 turbodiesel de 163 cavalos de potência e a outra com um motor 4.0 V6 gasolina, de 238 cavalos. A diferença de potência é bem grande, já a diferença de torque é mínima, de 35 kgfm para a versão diesel e 38 kgfm para a versão movida a gasolina.

Neste caso, a diferença de preço não é tão grande, com a Toyota Hilux SW4 movida a diesel custando apenas 4.000 reais a mais, 160.800 reais versus 156.800 reais. Não iremos comentar aqui o preço super inflacionado das duas versões da Hilux, que já comentamos anteriormente não valer a pena.

No preço inicial, a clara vantagem é da versão a gasolina. Em outros casos, as diferenças de preço vão muito além dos 4.000 reais das duas pickups citadas. O preço pago pelo combustível no posto, pelo dono da pickup diesel é a vantagem. O diesel tem preço médio de R$ 2,10 atualmente, ao passo que a gasolina tem preço médio de R$ 2,50, isso sem contar que o motor diesel é mais econômico, ampliando ainda mais a vantagem.

Em um percurso misto, uma Hilux SW4 gasolina faz uma média de 7,6 km/l ao passo que a diesel consegue chegar a 10 km/l. Já no desempenho, as coisas mudam. O motor a gasolina acelera mais rápido, mesmo com o motor diesel tendo abundância de torque, mas em baixas rotações.

Com relação aos ruídos provenientes do motor, mesmo com toda a tecnologia empregada atualmente nos motores diesel, não dá pra comparar. Se a pessoa se irrita facilmente com um motor barulhento, deve fugir do motor diesel.

Na hora de parar na oficina, para uma pequena manutenção, ou para uma revisão completa, o gasto com o motor a gasolina é sempre menor. Motores diesel tem cuidados frequentes que devem ser observados, como o dreno de água, que deve ser aberto regularmente.

Na durabilidade, ponto para o motor diesel. Se eles não fossem extremamente duráveis, talvez não seriam a escolha unânime de caminhões e ônibus. Ele dura mais pois gira menos, e acaba tendo desgastes menores.

Com relação a emissões de poluentes, quem se preocupa bastante com o meio ambiente e a vida das pessoas, deve ter um motor a gasolina. Isso porque o motor diesel libera substâncias diferentes, incluindo uma chamada acroleína, que pode causar câncer.

E, finalmente, o rendimento do motor diesel é melhor, pois ele nem sequer precisa de faísca para chegar a uma explosão, apresentando uma eficiência térmica melhor. Ah sim, não podemos esquecer do seguro.

Em uma cotação simples, a Hilux SW4 diesel tem seguros variando na faixa de 6.000 a 7.000 reais. O modelo a gasolina ficou entre 5.000 e 6.000. Avaliando todos os pontos apresentados, qual combustível é a sua opção?

[Fonte: Revista Auto Esporte]


Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.