O Hyundai Azera 2012 chegou ao mercado nacional como a segunda geração do sedã grande que fez muito sucesso no Brasil, atraindo muitos consumidores que buscavam um modelo alternativo aos médios nacionais.
O Azera 2012 chegou para dar continuidade ao sucesso do anterior, só que isso não aconteceu por vários motivos e a atratividade do sedã da Hyundai foi por água abaixo, deixando o modelo a ver navios…
Antes bem-sucedido e dono de um custo-benefício arrebatador, o Azera passou a ser um modelo marginalizado, mas não pelo design ou sofisticação a bordo, mas a coisa toda começou pelo preço.
O Azera 2011, o antigo, custava R$ 75.000, mas o novo saía por R$ 109.920 na versão de acesso e a Top tinha preço de R$ 119.920.
Outro ponto é que o Novo Azera tinha um V6 menor, um 3.0 com 250 cavalos contra o anterior 3.3 de 265 cavalos, o que foi apontado pelo mercado imediatamente.
Azera 2012 – detalhes
O Hyundai Azera 2012 se utilizou do estilo Fluidic Sculpture para uma carroceria bem estilosa e fluida, que só perdia para o Sonata de mesmo estilo, que era um pouco mais radical em visual.
Com faróis de xénon na versão mais completa, o Azera 2012 tinha ainda luzes diurnas em LED e grade cromada, enquanto o para-choque tinha faróis de neblina grande e grade inferior ampla.
O protetor frontal tinha ainda sensores de estacionamento e também lavadores de faróis por conta dos projetores de xenônio.
Esculpida, a carroceria apresentava linhas acentuadas na traseira, evocando a musculatura existente na geração anterior, tendo inclusive elevação da área envidraçada.
Tinha ainda maçanetas pronunciadas e retrovisores com rebatimento elétrico e repetidores de direção em LED.
Com traseira alta, o Hyundai Azera 2012 tinha lanternas grandes e conectadas por uma lente com o nome Azera, enquanto a iluminação era por LED’s com friso cromado no topo.
O para-choque traseiro era bem liso e tinha sensores de estacionamento, assim como duas saídas de escape cromadas.
Tendo cromados nas janelas, o sedã tinha ainda teto solar elétrico de tamanho panorâmico e teto preto com antena em estilo barbatana de tubarão.
Por dentro, o Hyundai Azera 2012 tinha painel com design em “X” com duplo cockpit e elemento vazado no console, com conexão de estilo nas portas com curvas acentuadas.
Tendo iluminação em LED azul no painel, console e portas, o Azera tinha difusores de ar fluidos e multimídia com tela de 7 polegadas com navegador GPS e câmera de ré.
Com comandos físicos abaixo para o sistema de som com CD player, USB e Bluetooth, com ar condicionado dual zone e alavanca de transmissão em couro, além de comandos do aquecimento dos bancos dianteiros.
O volante era multifuncional em couro com comandos de mídia, telefonia e computador de bordo, além de controle de cruzeiro e ajuste de coluna em altura e profundidade.
Nas portas, botões de ajustes elétricos dos bancos com memórias para o motorista, além de aplique em preto brilhante, texturas diferenciadas e couro.
Os bancos eram revestidos em couro e o banco traseiro bipartido com apoio de braço com porta-copos, tendo ainda difusores de ar traseiro com cintos completos e apoios de cabeça.
No teto, alças, luzes de leitura e retrovisor eletrocrômico, além de para-sois com espelhos iluminados e teto solar elétrico panorâmico.
Já o porta-malas tinha 461 litros com iluminação e revestimento completo em tecido, além de abertura elétrica da tampa.
Leia também sobre o Azera (todos os anos) e o Azera 2011.
Azera 2012 – versões
- Hyundai Azera 3.0 V6 Automático
- Hyundai Azera Top 3.0 V6 Automático
Azera 2012 – equipamentos
Hyundai Azera 3.0 V6 Automático – Motor V6 3.0 e câmbio automático de seis marchas, faróis com luzes diurnas em LED, lanternas em LED, retrovisores com rebatimento elétrico, repetidores de direção em LED nos retrovisores, rodas de liga leve aro 18 polegadas e pneus 245/45 R18.
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, freios a disco nas quatro rodas, direção hidráulica, ar condicionado dual zone, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, retrovisor interno eletrocrômico, antena estilo barbatana e alarme.
Bancos em couro, bancos dianteiros elétricos, aquecimento dos bancos dianteiros, vidros verdes, vidro térmico traseiro, para-sois com espelhos iluminados, volante em couro multifuncional, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, entrada presencial e botão de partida.
Difusores de ar traseiros, banco traseiro bipartido, luzes de leitura, porta-luvas com iluminação, freio de estacionamento por pedal, cluster analógico com iluminação em LED, iluminação indireta em LED, chave presencial, sistema de som com seis alto-falantes e navegador GPS.
Hyundai Azera Top 3.0 V6 Automático – Itens acima, mais faróis de xénon, teto-solar panorâmico, cortina traseira elétrica, sistema de som premium e disqueteira para seis discos.
Azera 2012 – preços
- Hyundai Azera 3.0 V6 Automático – R$ 69.191*
(*) Preço da tabela Fipe – março/2023.
Azera 2012 – motor
O motor do Hyundai Azera 2012 tinha motor V6 3.0 MPi, que tinha bloco de alumínio e dois cabeçotes de duplo comando de válvulas variável com quatro válvulas por cilindro.
Com acionamento por corrente, os quatro comandos movimentam as válvulas de admissão e escape, que ajudam a movimentar os seis cilindros.
Tendo injeção eletrônica multiponto, o propulsor tinha 2.999 cm³ com taxa de compressão de 10,6:1, dispondo assim de 250 cavalos a 6.400 rpm e 28,8 kgfm a 4.700 rpm.
Já a transmissão automática tinha seis marchas com conversor de torque, porém, com modo Sport e trocas manuais de marchas na alavanca.
Esse motor tem uma versão para mercados principais como EUA, Coreia, Europa e China, com injeção direta de combustível de alta pressão, tendo uma calibração diferente para obter maior rendimento, potência e torque.
Azera 2012 – desempenho
- Hyundai Azera 3.0 V6 Automático – 0 a 100 km/h – 8,7 segundos
- Hyundai Azera 3.0 V6 Automático – velocidade máxima – 235 km/h
Azera 2012 – consumo
- Hyundai Azera 3.0 V6 Automático – urbano – 8,2 km/l
- Hyundai Azera 3.0 V6 Automático – rodoviário – 10,7 km/l
Azera 2012 – ficha técnica
Motor | V6 3.0 |
Tipo | |
Número de cilindros | 6 em V |
Cilindrada em cm3 | 2999 |
Válvulas | 4 |
Taxa de compressão | 10,6:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 250 cv a 6.400 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 28,8 kgfm a 4.700 rpm (gasolina) |
Transmissão | |
Tipo | Automática de 6 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Freios | |
Tipo | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson |
Traseira | Multilink |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve aro 18 polegadas |
Pneus | 245/45 R18 |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 4.910 |
Largura (mm) | 1.860 |
Altura (mm) | 1.470 |
Entre eixos (mm) | 2.845 |
Capacidades | |
Porta-malas (L) | 461 |
Tanque de combustível (L) | 70 |
Carga (Kg) | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.581 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,28 |
Veja também a história do Azera lá no exterior.
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