A Ferrari SF90 é um modelo híbrido plug-in da marca italiana, que une dois mundos, o da alta performance e também da eficiência energética, num conjunto agressivo e exclusivo.
Custando milhões de reais, a SF90 é uma máquina sofisticada que reúne pelo menos quatro propulsores, sendo três deles elétricos e um V8 F154CD a gasolina, para manter o espírito do produto.
Construída em fibra de carbono, a SF90 é um super carro dotado da mais alta tecnologia, podendo alcançar 340 km/h e partir da imobilidade até os 100 km/h em 2,5 segundos.
Da mesma forma, usando sua bateria de lítio de 7,9 kWh para rodar até 25 km apenas com energia ou chegar a 135 km/h da mesma forma, sem nenhuma emissão de CO₂.
Tudo isso com uma transmissão de dupla de embreagem de oito marchas e tração nas quatro rodas no modo híbrido, além de ser recarregada em fonte externa para manter a bateria sem cheia.
A Ferrari SF90 em carroceria cupê é conhecida como Stradale e pesa 1.570 kg, enquanto sua versão conversível é a Spyder com 1.670 kg.
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Ferrari SF90 – detalhes
A Ferrari SF90 é uma super máquina da mais alta qualidade com perfil aerodinâmico mais eficiente com frente larga e baixa, dotado de faróis full LED em “L”, bem como luzes diurnas em LED.
A SF90 tem dois grandes radiadores no spoiler inferior, cuja parte central tem um duto de ar com saída no capô, criando assim um efeito downforce, enquanto o para-brisa curto tem somente um limpador.
A cabine tem teto preto em carbono com uma antena barbatana e uma vigia traseira que incorpora o cofre do motor, exposto o imenso V8 F154, terminando em dutos de vento sobre o arco traseiro.
Neste, com o nome Ferrari estampado, o defletor de ar incorporado à peça não sobe como tradicionalmente ocorre, mas desce, criando assim uma barreira que amplia o downforce para 530 kg.
As portas possuem botões para abertura e logo atrás ficam as grandes entradas de ar para o motor V8, com retrovisores grandes apoiados em pescoços nas portas.
Na traseira, a SF90 possui quatro lanternas em LED e dois escapes no acabamento superior, integrado ao design, com dois enormes difusores de ar nas laterais e um central, menor.
As rodas são de alumínio forjado e possuem 20 polegadas, com pneus 255/35 R20 na frente e 315/30 R20 atrás, que garantem enorme aderência.
A Ferrari SF90 tem ainda dois geradores de vórtice na parte inferior do chassi, garantindo assim maior controle dinâmico de condução em altas velocidades.
Dentro da Ferrari SF90, o espaço é suficiente para dois ocupantes com bancos em fibra de carbono ajustáveis eletricamente e com climatização.
O painel tem um cluster-infotainment digital com várias telas configuráveis, podendo ter mapa geral ou informações em separado.
Já mo volante ovalizado tem comandos dos modos de condução, ajustes de suspensão, touchpads, piscas, faróis, limpador do para-brisa, piloto automático e botão de partida touch.
Comandos de climatização e dados de performance para o passageiro ficam ao centro, com o console abaixo tendo botões de marcha em disposição clássica de duplo “H”.
Além dos comandos dos vidros elétricos, ali fica ainda o slot da chave-chaveiro presencial. A SF90 tem um pequeno compartimento sob o capô com 74 litros, onde fica também o carregador de fonte externa.
Essas características são da Ferrari SF90 Stradale, sendo a versão cupê, com a conversível sendo chamada Spyder, que traz um teto retrátil automaticamente sob a cobertura móvel traseira.
O teto se recolhe em poucos segundos e volta à cobertura da mesma forma, mas a velocidade é limitada a 50 km/h. Entre os bancos, coberturas traseiras criam um espaço que amplia a visão para trás.
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Ferrari SF90 – versões
- Ferrari SF90 Stradale V8 4.0
- Ferrari SF90 Spyder V8 4.0
Ferrari SF90 – equipamentos
Ferrari SF90 Stradale V8 4.0 – Motor V8 4.0 biturbo, três motores elétricos e câmbio de dupla embreagem com oito marchas, mais bateria de lítio, rodas forçadas de aro 20 polegadas, pneus 255/35 ZR20 na frente e 315/30 ZR20 atrás, geradores de vórtice e defletor de ar retrátil.
Faróis full LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, pinças de freio Brembo, discos de freio ventilados, modos de condução, ajustes de suspensão, controles dinâmicos de pista, cluster-infotainment digital, volante multifuncional F1 com paddle shifts, chaveiro presencial, bancos em couro tipo climatizados, entre outros.
Ferrari SF90 Spyder V8 4.0 – Itens acima, mais teto retrátil automaticamente.
Ferrari SF90 – preços
- Ferrari SF90 Stradale V8 4.0 2021 – R$ 6.109.421
- Ferrari SF90 Spyder V8 4.0 2022 – R$ 7.521.461
(*) Preços da tabela Fipe – julho/2023.
Ferrari SF90 – motor
A Ferrari SF90 é um híbrido plug-in, mas seu coração ainda é um V8 autentico à gasolina, sendo o F154, que faz parte de uma família de motores, que inclui o V6 2.9 da Alfa Romeo, assim como variantes de 3.8 e 3.9 litros.
Feita de liga de alumínio, tem comandos variáveis por corrente, quatro válvulas por cilindro e injeção direta de alta pressão, assim como dois turbocompressores.
Os 3.990 cm³ possuem taxa de compressão de 9,4:1 com 780 cavalos a 7.500 rpm e 81,6 kgfm a 6.000 rpm, garantindo assim muita energia em tempo real.
Acoplado a uma caixa automatizada de dupla embreagem Magna 8DCL900 de oito marchas, o F154 tem ainda um motor elétrico integrado de 110 cavalos, provendo a tração traseira.
Já na frente, cada roda tem um motor elétrico de 55 cavalos, totalizando mais 110 cavalos de tração dianteira, somando assim 1.000 cavalos combinados na SF90.
Ferrari SF90 – desempenho
- Ferrari SF90 Stradale V8 4.0 – 2,5 segundos e 340 km/h
- Ferrari SF90 Spyder V8 4.0 – 2,5 segundos e 340 km/h
Ferrari SF90 – consumo
- Ferrari SF90 Stradale V8 4.0 – 8,0/12,0 km/l
- Ferrari SF90 Spyder V8 4.0 – 8,0/12,0 km/l
Ferrari SF90 – ficha técnica
Motor | Stradale | Spyder |
Tipo | ||
Número de cilindros | 8 em V | 8 em V |
Cilindrada em cm3 | 3990 | 3990 |
Válvulas | 4 | 4 |
Taxa de compressão | 9,4:1 | 9,4:1 |
Injeção eletrônica | Direta, turbo | Direta, turbo |
Potência máxima | 780 cv a 7.500 rpm (gasolina) | 780 cv a 7.500 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 81,6 kgfm a 6.000 rpm (gasolina) | 81,6 kgfm a 6.000 rpm (gasolina) |
Transmissão | ||
Tipo | Dupla embreagem de 8 marchas | Dupla embreagem de 8 marchas |
Potência elétricos | 55 cv (cada roda dianteira) e 110 cv (traseiro) | 55 cv (cada roda dianteira) e 110 cv (traseiro) |
Potência combinada | 1.000 cv | 1.000 cv |
Tração | ||
Tipo | Integral | Integral |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Freios | ||
Tipo | Discos dianteiros e traseiros | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | ||
Dianteira | Braços sobrepostos | Braços sobrepostos |
Traseira | Multilink | Multilink |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Liga leve aro 20 polegadas | Liga leve aro 20 polegadas |
Pneus | 255/35 R20 na frente e 315/30 R20 atrás | 255/35 R20 na frente e 315/30 R20 atrás |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 4.710 | 4.709 |
Largura (mm) | 1.972 | 1.973 |
Altura (mm) | 1.186 | 1.191 |
Entre eixos (mm) | 2.650 | 2.649 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 74 | 74 |
Tanque de combustível (L) | 68 | 68 |
Carga (Kg) | ND | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.570 | 1.670 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND |
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