Honda HR-V – veja quais são seus problemas

Honda HR V 2019 1

A expectativa de alguém que compra um carro zero km é não ter problemas tão cedo, esperando levar o carro de volta à concessionária apenas para fazer as revisões.

Isso é ainda mais importante quando o modelo está num segmento disputado como o dos SUVs, como é o caso do Honda HR-V.

Atualizado recentemente, ele sempre foi vendido com preços salgados. Ao mesmo tempo, o modelo tem tido um bom desempenho nas vendas desde que foi lançado, em março de 2015.

Mas para continuar com o bom desempenho, é essencial que o HR-V tenha o mínimo de reclamações entre seus proprietários.

E o que eles tem achado de sua experiência com o SUV japonês? Veja abaixo os relatos dos principais problemas vistos até aqui, conforme expressos no site Reclame Aqui.

Ruídos internos

Ouvir alguns barulhos no carro pode ser normal para alguns, mas não é algo que o proprietário de um carro zero km espera acontecer. E é com esse motivo que os muitos relatos de ruídos internos começam, o que aumenta a insatisfação.

No caso de um relato de Porto Alegre (RS), sobre um HR-V EX 2017, o problema começou logo no primeiro uso, no trajeto entre a concessionária e a residência da proprietária.

Ela relata um barulho na parte traseira, que parece vir do porta-malas, e que (estranhamente) vem acompanhado de um cheiro forte de queimado. O carro foi levado à concessionária, mas os técnicos não constataram nada (nem o barulho, nem o cheiro de queimado).

A dona do veículo resolveu falar com o chefe da oficina, que sugeriu que o problema poderia ser a placa do veículo. Depois de alguns dias na concessionária (por causa desse e de outros problemas), o carro voltou com um barulho ainda pior, dessa vez constante, e também vindo do painel do carro.

Num outro caso, também de um HR-V 2017, o carro também apresentou ruídos vindos da traseira, após 10 dias de uso. O veículo foi levado para a concessionária, mas o barulho voltou depois de 3 dias, apresentando também um novo ruído, vindo da roda dianteira esquerda.

Dessa vez, os técnicos pediram mais tempo para avaliar a causa, inclusive cedendo um carro reserva para a proprietária. Passados mais dois dias, foi informado que o carro poderia ser retirado, que todos os testes havia sido feitos e que o problema estava solucionado.

Ao chegar na concessionária, a proprietária pediu para andar no carro (junto com um técnico da oficina), pra ver se o problema realmente havia sumido. Em 10 minutos, segundo ela, o mesmo barulho voltou a aparecer, e o carro precisou voltar para uma nova avaliação.

Além desses relatos mais extensos, outros também citam ruídos parecidos, vindos da traseira, do painel e da suspensão e quando o ar-condicionado era utilizado, além de problemas com a acústica.

Central multimídia e GPS

honda hr v ex avaliação NA 53

Item opcional em alguns segmentos, mas muito requisitado entre os SUVs, a central multimídia tem sido alvo de muitas reclamações por parte dos donos do HR-V.

Um dos problemas citados é em relação à sua funcionalidade. No caso de um modelo 2016, por exemplo, o proprietário diz que a central exige a seleção de uma operadora toda vez que ele vai fazer uma ligação.

Como isso o obriga a tirar as mãos do volante, ele reclama que essa função faz perder o sentido de ter um celular conectado ao veículo por Bluetooth. Ao reclamar com a concessionária, a resposta foi que o sistema funciona dessa forma e que não há nada errado.

Outra reclamação é em relação a erros do sistema, como no caso de um HR-V EXL de Limeira (SP), que fazem a central multimídia apresentar mensagens de erro e resetar. Várias visitas foram feitas à concessionária por causa desse problema, segundo o proprietário, mas ele não foi resolvido.

Eles apenas ensinaram o dono a resetar o sistema, instruindo a fazer isso toda vez que um problema aparecer. Além disso, depois de uma atualização do GPS feita em uma revisão, o sistema passou a apresentar alguns problemas, como não identificar endereços (que aparecem em outros sistemas, como aplicativos de GPS no celular).

Aliás, quando falamos especificamente sobre problemas com o GPS do HR-V, vários relatos aparecem no Reclame Aqui. Muitos deles em relação à desatualização do sistema, como no caso de um modelo EXL 2016, que não atualizava para a versão 2017 do mapa.

Noutro caso, dum HR-V EXL 2017 com 5.000 km rodados, a atualização do sistema não foi feita e o GPS foi desinstalado, já que a concessionária ainda não tinha feito o download da atualização.

Mesmo assim, o serviço foi prometido e o carro foi entregue como se ele tivesse sido feito. Algo parecido aconteceu com um proprietário de Pouso Alegre (MG), que acabou entrando na contra mão numa viagem a São Paulo.

Ao reclamar com a concessionária, a resposta foi que “a Honda não está atualizando seu GPS pois eles estão com problemas no sistema e não tem previsão de mudança neste quadro.”

Barulhos na suspensão

honda hr v exl NA 27

Outro problema citado em vários relatos é em relação a barulhos na suspensão do HR-V. Num deles, o problema ocorreu na suspensão dianteira. Após falar com a concessionária, os técnicos relataram não ter percebido nada de errado.

O carro voltou a apresentar o problema e, dessa vez, teve que ficar 10 dias na concessionária. Para a surpresa do dono, o carro continuou com o problema. Um engenheiro da fábrica o contatou, dizendo que soldas foram feitas na carroceria.

Depois de várias tentativas, os técnicos devolveram o carro com a peça trocada (usada, vinda de outro carro), mas o problema ainda persistia.

Outro relato, de São Paulo (SP), conta que foram necessárias cinco visitas à concessionária para tentar resolver o problema na suspensão, que fazia muito barulho. Com 5.000 km rodados, outro proprietário percebeu o mesmo barulho.

De início os técnicos não reconheceram o problema, mas depois os amortecedores traseiros e os batentes foram substituídos. Tudo parecia resolvido, mas o problema voltou. Dessa vez, a concessionária sugeriu a colocação de “um kit para a suspensão dianteira”, chamado de “recall oculto” pelo proprietário.

Outros relatos sobre problemas parecidos podem ser vistos aqui, aqui e aqui.

Em anos recentes, a lista de reclamações do Honda HR-V incluiu problemas na iluminação do porta-luvas, defeito no sensor de combustível, pintura com defeito de fábrica, falta de peças e dificuldades na realização de serviços na concessionária.

Recall

O HR-V passou por um recall em 15/09/2015, para a confirmação do aperto dos parafusos dos cubos das rodas traseiras. O chamado envolveu modelos produzidos entre março e setembro de 2015, num total de 3.889 unidades.

Depois disso, foram apenas dois recalls. Um deles, em novembro de 2018, envolveu quase 20.000 unidades do SUV por causa de problemas no sistema de freios.

O outro chamado, em julho de 2020, incluiu Civic e Accord, todos com falhas na bomba de combustível.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.