O Peugeot 3008 é um crossover que aqui está em sua segunda geração, sendo um player que abriu caminho para a marca francesa apostar em SUVs no mercado brasileiro, tendo lançado a primeira geração em 2010 no Brasil.
Fusionando elementos de crossover e minivan, o Peugeot 3008 da primeira geração chegou com a plataforma PF1, apelidada de “mutante”, com grande espaço interno e versatilidade de uso, combinando ainda elementos premium e mecânica sofisticada.
O motor 1.6 THP tinha 156 cavalos inicialmente e depois 165 cavalos, sempre com caixa automática de seis marchas. Itens como ar condicionado dual zone, HUD, teto panorâmico, porta-objetos refrigerado, rodas aro 17 polegadas, entre outros, chamavam atenção.
O Peugeot 3008 mudou para segunda geração em 2017 com um carro tomando forma de SUV com a base modular EMP2, mas com a mesma mecânica 1.6 THP com gasolina e câmbio automático de seis marchas, preservando ainda o conceito de eixo de torção na traseira.
Todavia, o Peugeot 3008 de segunda geração incorpora cluster digital, teto solar panorâmico, multimídia com Android Auto e CarPlay, pacote ADAS, bancos com massagem, acabamento primoroso e uma dinâmica de condução superior.
O Peugeot 3008 tem defeitos e problemas? Sim, mas na opinião dos donos, a primeira geração é “uma fonte inesgotável de gastos”, como relatou um dono do crossover médio francês.
Defeitos e problemas do primeiro 3008 não são novos e refletem exatamente o projeto da PF1 que tornam marcantes os pontos negativos da mecânica Prince, considerada de alto custo de reparação devido às falhas.
Nesse caso, problemas compartilhados com outros carros da Peugeot e da Citroën, como bomba de combustível de alta pressão, desgaste prematuro do esticador de corrente de comando e vazamento de óleo na tampa do cabeçote.
Já a segunda geração parece ter corrigido esses defeitos, pois os donos do Novo 3008 não relatam estes defeitos e problemas, com o carro sendo bem elogiado e relatado com pequenos defeitos corrigíveis na assistência técnica.
Primeira geração – bomba de alta, vazamentos de óleo
Como já mencionado, o Peugeot 3008 da primeira geração tem vários defeitos e problemas, especialmente relacionados com o motor Prince 1.6 THP, mas também relacionados com a parte elétrica, suspensão, direção e freios.
No primeiro caso, o motor 1.6 THP é ótimo em funcionamento, mas seu projeto possui três defeitos básicos e muitos donos apontam a bomba de combustão de alta pressão, que segundo um dono, quebrou com 70.000 km.
Outro também relata defeito na chamada “bomba de alta”, um defeito já bem conhecido do motor Prince 1.6 THP, com donos ainda reclamando do desgaste prematuro do esticador de corrente de comando, que obriga a troca do kit com preço médio de R$ 1,8 mil.
Alguns donos de 3008 reclamam do vazamento de óleo na tampa do cabeçote, sendo um problema crônico do motor Prince, com a troca da junta do mesmo para solucionar o problema.
Outros donos também alegam que o tubo do filtro de ar quebra e a peça se tornou mais um problema comum no 3008, com outros mencionando danos na carcaça da válvula termostática, que resseca e quebra, mesmo em baixa quilometragem.
O vazamento de óleo da turbina é algo que vários donos indicam que ocorre no Peugeot 3008 e alguns deles relatam que tiveram até que trocar o turbocompressor. Também existem casos de motor trocado completamente antes de 70.000 km.
Também são relatados defeitos e problemas elétricos, com ativação e desativação de funcionalidades, como vidros elétricos, alertas falsos e problemas com ar condicionado, especialmente relacionado com o compressor do sistema de climatização.
São relatados problemas com a suspensão, que teria componentes frágeis, como buchas e batentes, tanto na frente quanto atrás.
Outros proprietários falam ainda de desgaste prematuro de buchas, batentes, coxins e bieletas, especialmente no eixo traseiro.
Os discos de freio empenam com facilidade, com alguns relatos falando de poucos meses ou baixa quilometragem.
Um dono disse que trocou os discos quatro vezes antes de 100.000 km, enquanto outros falam de troca da caixa de direção com baixa quilometragem.
Segunda geração – poucos problemas
O Peugeot 3008 da segunda geração é bem elogiado e os defeitos e problemas relatados são poucos, mais relacionados com inconsistências eletrônicas.
Com tão poucos detalhes, o 3008 da segunda geração se torna uma opção interessante para quem busca um usado ou novo, apesar da idade da mecânica Prince, que continua a mesma.
Por isso, é importante considerar as soluções para eventuais serviços de manutenção no motor Prince e na transmissão automática da Aisin, que tem seis marchas.
Peugeot 3008 – Recall
O Peugeot 3008 tem vários defeitos e problemas na primeira geração e quase sem relatos na segunda, mas constam duas chamadas de recall, sendo um relacionado com o mau posicionamento do chicote elétrico do motor de arranque e tubulações de combustível.
No caso do chicote elétrico do motor de arranque, o mau posicionamento do chicote no cofre é a causa da chamada.
Segundo a Peugeot, existe a possibilidade de degradação do chicote elétrico, podendo ocasionar o não funcionamento do motor e/ou aquecimento do motor de arranque.
Em casos raros, poderá ocorrer deslocamento involuntário do veículo e incêndio no compartimento do motor, gerando risco de acidente com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros.
A solução é a verificar do posicionamento do chicote elétrico do motor de arranque, adicionando proteção. Se necessário, efetuar a substituição do chicote.
Já as tubulações de combustível geraram uma chamada devido a possível não conformidade do posicionamento das tubulações de combustível no cofre do motor.
A marca diz que existe a possibilidade de vazamento de combustível sob o veículo, a longo prazo, gerando risco de incêndio e acidente, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros.
A solução é adicionar uma proteção sobre as tubulações de combustível situadas sob a carroceria do veículo. Caso seja constatado desgaste, as tubulações de combustível serão substituídas e posicionadas adequadamente.
O 3008 tem a chamada do chicote elétrico para os carros feitos de 9 de setembro de 2016 a 24 de julho de 2017.
No caso das tubulações de combustível, a Peugeot não revela quais são os chassis, sendo necessário que os clientes pesquisem o recall por meio do número de chassi e façam a correção gratuita na rede autorizada.
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