Corolla 2016: estreia da versão GLi Upper, outras novidades

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O Corolla 2016 é um dos ano/modelo mais interessantes do sedã médio da Toyota, que nessa geração 11 tinha ainda dois motores aspirados de concepção clássica, sendo eles 1.8 e 2.0 litros.

Além disso, estreou a versão GLi Upper, bem como manteve as opções GLi, XEi e Altis, oferecendo ainda transmissão manual de seis marchas ou câmbio CVT.

Bem valorizado no mercado de usados, o Corolla é um produto altamente atraente por seu custo-benefício, bem como conforto, economia e desempenho adequado.

Produzido em Indaiatuba, interior de São Paulo, o Corolla 2016 tinha bom espaço interno, porta-malas adequado e equipamento suficiente para o perfil de clientes da marca japonesa.

O sedã da Toyota já vendeu mais de 50 milhões de unidades em todo o mundo e bem mais de um milhão aqui no Brasil, onde é fabricado desde 1997.

Corolla 2016 – novidades

Corolla GLi

O Corolla 2016 chegou com a versão Upper como novidade, sendo ela disponibilizada na versão GLi, trazendo como diferencial o acabamento interno em cor cinza no painel, apoio de braço central, portas e assentos.

Além disso, o GLi Upper ganhou ainda banco traseiro bipartido com acesso fácil ao porta-malas, ampliando assim a capacidade de bagagem em viagens.

A versão também manteve as rodas de liga leve aro 16 polegadas, que foram retiradas das versões GLi manual e CVT.

Falando nessas opções, a Toyota adicionou rodas de aço com calotas em aro 16 polegadas, bem como retirou o sistema de áudio embutido.

O Corolla 2016 tinha versões GLi, GLi Upper, XEi e Altis, além de motores 1.8 e 2.0, sendo o primeiro oferecido nas duas primeiras versões e o 2.0 para as versões mais caras.

Corolla GLi

O 1.8 tinha 139 cavalos na gasolina e 144 cavalos no etanol, tendo 17,7 kgfm no derivado de petróleo e 18,4 kgfm no combustível vegetal.

Com motor 2.0 litros, o Corolla 2016 entregava 143 cavalos no primeiro e 154 cavalos no segundo, além de 19,4 kgfm no derivado de petróleo e 20,3 kgfm no combustível vegetal.

A transmissão manual de seis marchas e câmbio CVT (conheça os diferentes tipos de câmbio) com conversor de torque e mudanças manuais na alavanca e paddle shifts.

Com ar condicionado, direção elétrica, rodas de aço ou liga leve aro 16 polegadas, vidros elétricos e travamento central elétrico, retrovisores elétricos, bancos em tecido ou couro, sistema de som com CD player e rebatimento elétrico dos retrovisores, fazem parte das opções.

Corolla 2015: os detalhes da nova geração

Acendimento automático dos faróis, airbags frontais, airbags laterais e airbag de joelho, controle de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia com tela de 6,1 polegadas sensível ao toque também estavam disponíveis.

Com ela, o Corolla 2016 oferecia DVD, GPS, CD, TV Digital, USB, câmera de ré, Bluetooth, entre outras funcionalidades, sendo um dispositivo importante para o modelo, ainda que não tivesse projeção para Android Auto e Apple CarPlay.

Corolla 2016 – detalhes

Corolla GLi

O Corolla 2016 tinha frente com faróis grande e duplos com projetor tipo canhão e luzes diurnas em LED, além de piscas com lâmpadas comuns, tendo ainda grade com elementos cromados horizontais.

O para-choque era liso na parte superior e grandes aberturas na parte inferior, além de molduras com faróis de neblina.

Nas laterais, rodas de aço aro 16 polegadas com calotas integrais na versão GLi, enquanto as demais possuem modelos de rodas de liga leve de mesmo tamanho, além de pneus 205/55 R16.

As portas possuíam maçanetas na cor do carro, com detalhes cromados na versão Altis, além de retrovisores com repetidores de direção e cor do carro.

Os vidros eram verdes, com para-brisa degradê, enquanto o vidro traseiro com desembaçador, enquanto as lanternas traseiras tem em LED parcialmente, com piscas e luz de ré em lâmpadas.

A tampa do porta-malas tem moldura cromada sobre a placa (veja as placas por estado), enquanto o para-choque é liso e tem refletor e luz de neblina embutidas.

O interior tinha painel retilíneo com cluster analógico com velocímetro, conta-giros e nível de combustível, além de display digital com computador de bordo.

Nas versões XEi e Altis, a instrumentação difere e tem grafismos e visual exclusivos, com conta-giros, velocímetro, nível de combustível e temperatura da água, além de display TFT centralizado com computador de bordo.

O volante em couro tinha ajuste em altura e profundidade, além de assistência elétrica, enquanto o ar condicionado era manual nas versões GLi e GLi Upper, enquanto as XEi e Altis tinham ar condicionado automático.

A direção tinha ainda comandos para computador de bordo, mídia e telefonia, enquanto o controle de cruzeiro ficava em uma haste clássica dos anos 80.

No alto, o painel tinha difusores de ar horizontais, enquanto os laterais eram menores, com o conjunto frontal tendo dois tons, sendo preto acima e bege ou cinza abaixo.

Já no console, há um porta-objetos com tampa, além de alavanca de câmbio tradicional no manual e com pomo elevado de acabamento cinza.

No motor 2.0, havia ainda a opção Sport num botão perto do câmbio CVT, cujo seletor era do tipo escada com engates manuais, que podiam ser feitos também por meio de paddle shifts no volante.

Ao centro do painel, com exceção da versão GLi, havia um sistema de som integrado com CD player e USB, bem como Bluetooth e som com quatro alto-falantes.

Nas versões XEi e Altis, havia multimídia com tela sensível ao toque de 6,1 polegadas, equipada com navegador GPS, reprodutor de CD e DVD, TV digital, Bluetooth, USB, auxiliar, câmera de ré, entre outros.

O porta-luvas tinha amortecimento na abertura e iluminação, enquanto a parte superior tinha acabamento soft, assim como no alto das portas dianteiras e traseiras, tendo tweeters nas duas versões mais caras.

O Corolla 2016 tinha acabamento duplo nas portas, com comandos elétricos dos vidros com one touch para o motorista, enquanto as travas das portas eram embutidas nas maçanetas internas.

Já os bancos eram em tecido nas versões mais baratas (veja onde os carros são mais baratos) e couro nas mais caras, com banco do motorista tendo ajuste de altura, tendo o banco traseiro bipartido em 60:40.

Havia apoios de cabeça para todos os ocupantes e cintos de segurança de três pontos para todos, com pré-tensionadores nos dianteiros, além de airbags frontais, laterais e de joelho.

Sem controle de tração e estabilidade, ele não tinha também assistente de partida em rampa, mas obrigatoriamente havia freios a disco com ABS, além de suspensão traseira por eixo de torção e molas telescópicas nesse conjunto.

No entanto, havia alças, luzes de leitura, para-sois com espelhos iluminados, retrovisor interno eletrocrômico e iluminação geral, bem como retrovisores com rebatimento elétrico.

No porta-malas, 470 litros com iluminação e abertura interna, assim como revestimento em tecido geral, enquanto o interior tinha abertura interna do bocal do tanque.

Corolla 2016 – versões

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O Corolla 2016 tinha cinco versões, sendo três opções da GLi, sendo duas opções de câmbio e uma terceira de acabamento e equipamento.

Já o sedã médio da Toyota tinha ainda as versões mais caras XEi e Altis, ambas com motorização 2.0 litros, enquanto as demais eram 1.8 litro.

A composição das versões, contudo, empobreceu as duas opções de entrada.

  • Toyota Corolla GLi 1.8 manual
  • Toyota Corolla GLi 1.8 CVT
  • Toyota Corolla GLi Upper 1.8 CVT
  • Toyota Corolla XEi 2.0 CVT
  • Toyota Corolla Altis 2.0 CVT

Corolla 2016 – equipamentos

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Toyota Corolla GLi 1.8 manual – Motor 1.8 e câmbio manual de seis marchas, mais para-choques na cor do carro, faróis duplos, grade cromada, rodas de aço aro 16 polegadas, calotas integrais, lanternas em LED, vidros verdes, para-brisa degradê e vidro térmico traseiro.

Pneus 205/55 R16, retrovisores com repetidores de direção, maçanetas na cor do carro, bancos em tecido, banco do motorista com ajuste em altura, coluna da direção ajustável em altura e profundidade, assistência elétrica e ar condicionado.

Porta-copos, porta-objetos, porta-luvas com iluminação e amortecimento, computador de bordo, fonte de 12V, volante com comandos de mídia e telefonia, cintos de segurança de 3 pontos, cintos de pré-tensionadores e apoios de cabeça.

Alarme, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, luzes de leitura, para-sois com iluminação nos espelhos, retrovisor interno dia e noite, alças no teto e freios com ABS e EDB.

Freios a disco nas quatro rodas, airbag duplo, airbags laterais, airbags de joelho, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, preparação para som, Isofix, Top Tether, luzes de cortesia, entre outros.

Toyota Corolla GLi 1.8 CVT – Itens acima, mais transmissão CVT com mudanças manuais na alavanca.

Toyota Corolla GLi Upper 1.8 CVT – Itens acima, mais banco traseiro bipartido, sistema de som com CD player, Bluetooth, USB, quatro alto-falantes, rodas de liga leve e acabamento interno em cor cinza.

Toyota Corolla XEi 2.0 CVT – Itens acima, mais 2.0 litros, rodas de liga leve exclusivas, faróis de neblina, lanterna de neblina, frisos cromados nas janelas, bancos em couro, modo Sport, volante em couro, ar condicionado automático, tweeters e cluster exclusivo.

Multimídia com tela de 6,1 polegadas, câmera de ré, Bluetooth, USB e auxiliar, DVD, TV digital, retrovisor interno eletrocrômico, apoio de braço central traseiro e controle de cruzeiro.

Toyota Corolla Altis 2.0 CVT – Itens acima, mais rodas de liga leve exclusivas, bancos em couro em bege, acabamento em couro bege, iluminação temporizada de aproximação, luzes diurnas em LED, botão de partida e chave presencial.

Sensor crepuscular, sensor de chuva, ajuste elétrico do banco do motorista e rebatimento elétrico dos retrovisores.

Corolla 2016 – preços

Corolla 2016 – motor

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Os motores do Corolla 2016 são de duas linhas de propulsores da Toyota, construídos em alumínio, com bloco de quatro cilindros e cabeçote de 16 válvulas com duplo comando variável em admissão e escape.

Equipados com injeção eletrônica de combustível com pré-aquecimento na partida a frio, eles possuíam aspiração natural e uma arquitetura ainda moderna, apesar de terem sido lançados em 2008.

Eles são 2ZR-FBE e 3ZR-FBE, respectivamente 1.8 e 2.0 litros, tendo o primeiro 1.798 cm³ com 12:1 de taxa de compressão, entregando 139 cavalos na gasolina e 144 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm.

Os torques eram de 17,7 kgfm no derivado de petróleo e 18,4 kgfm no combustível vegetal, obtidos a 4.800 rpm.

No caso do 2.0, o volume era de 1.986 cm³ com a mesma taxa de compressão, entregando 143 cavalos na gasolina e 154 cavalos no etanol, ambos com a 6.000 rpm.

Este motor tinha 19,4 kgfm no primeiro e 20,3 kgfm no segundo, ambos a 4.800 rpm, sendo equipado com transmissão manual de seis marchas.

Outra opção, disponível no 1.8 e de série no 2.0, era a transmissão CVT (veja quais carros tem câmbio CVT) com conversor de torque, além de sete velocidades simuladas.

Esse câmbio tinha ainda mudanças de marcha manuais na alavanca ou no volante através de paddle shifts.

Corolla 2016 – desempenho

Corolla XEi 2015

  • Toyota Corolla 1.8 manual – 10,5 segundos e 190 km/h
  • Toyota Corolla 1.8 CVT – 11,0 segundos e 186 km/h
  • Toyota Corolla 2.0 CVT – 9,6 segundos e 199 km/h

Corolla 2016 – consumo

Corolla XEi 2015

  • Toyota Corolla 1.8 manual – 7,3/9,1 km/l e 10,7/13,2 km/l
  • Toyota Corolla 1.8 CVT – 7,8/9,2 km/l e 11,4/13,2 km/l
  • Toyota Corolla 2.0 CVT – – 7,2/8,8 km/l e 10,6/12,6 km/l

Corolla 2016 – manutenção e revisão

Corolla XEi 2015

A Toyota tem um pós-venda elogiável que já foi premiado e conquistou a confiança e fidelidade dos clientes, especialmente os donos do Corolla 2016.

O sedã médio é inspecionado em diversos itens antes da revisão, especialmente motor, câmbio, direção, suspensão, freios e sistemas de segurança.

Nas revisões, o best seller da Toyota tem substituídos óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, filtro de ar condicionado, fluido de freio, velas, líquido de arrefecimento e palhetas de limpadores.

Também são trocados itens de desgaste natural, como pastilhas de freio, discos de freio, molas, amortecedores, batentes das torres, buchas de balanças, coxins de motor e câmbio, pivôs de direção, pneus, entre outros.

A rede Toyota tem serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem, funilaria, pintura, recall, instalação de acessórios, lavagem, limpeza oxi-sanitária, tratamento de couro, entre outros.

Corolla 2016 – ficha técnica

Motor 1.8 2.0
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1798 1986
Válvulas 4 4
Taxa de compressão 12:1 12:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 139/144 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) 143/154 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 17,7/18,4 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol) 19,4/20,3 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 6 marchas ou CVT de 7 marchas CVT de 7 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 16 polegadas Liga leve aro 16 polegadas
Pneus 205/55 R16 205/55 R16
Dimensões
Comprimento (mm) 4.620 4.620
Largura (mm) 1.775 1.775
Altura (mm) 1.475 1.475
Entre eixos (mm) 2.700 2.700
Capacidades
Porta-malas (L) 470 470
Tanque de combustível (L) 60 60
Carga (Kg) 375 375
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.235 (MT) 1.260 (AT) 1.295
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,30 0,30

Corolla 2016 – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X