JAC T40 2021: versões, preços, motor, consumo, novidades, fotos

JAC T40 2021: versões, preços, motor, consumo, novidades, fotos

O JAC T40 2021 chega ao mercado brasileiro querendo roubar uma fatia do tão desejado segmento dos SUVs para a marca chinesa. São dezenas de marcas disputando a preferência do consumidor, desde as mais tradicionais até as novatas.


No meio desse bolo, está a JAC, que conta com diversos modelos nesse segmento. Considerados como SUVs em listas dos mais vendidos, como a divulgada pela Fenabrave, e chamados dessa forma pela própria marca, o fato é que, pelo menos no caso do T40, suas medidas estão mais para um crossover.

Por outro lado, seus 18 cm de altura livre do solo o colocam na categoria dos SUVs segundo os critérios do Inmetro.

Independentemente disso, o fato é que a chinesa precisa provar sua qualidade a cada lançamento, diferente das marcas mais conhecidas no país, sempre com o objetivo de diminuir a desconfiança que sentiu quando chegou por aqui.

JAC T40 2021 – detalhes

JAC T40 2021: versões, preços, motor, consumo, novidades, fotos

Para recuperar seu espaço, a marca decidiu investir forte em novos modelos, como o T40, lançado por aqui em agosto de 2017.

Segundo Sérgio Habib, o modelo “nasceu como um hatch, mas no meio do caminho mudamos de ideia e ele virou um SUV”, sendo totalmente desenvolvido para o mercado brasileiro. Mas isso custou muito dinheiro: foram gastos cerca de US$ 20 milhões em todo o projeto, o equivalente hoje a R$ 101 milhões.

O JAC T40 tem um visual interessante, especialmente quando levamos em conta a mescla entre pintura chamativa, teto de outra cor e os detalhes cromados. A frente apresenta uma grade cromada proeminente e luzes diurnas em LED.

JAC T40 2021: versões, preços, motor, consumo, novidades, fotos

Na lateral, o cromado continua na parte inferior da moldura das janelas e nas maçanetas, e na traseira ele aparece no para-choque. O conjunto de faróis e lanternas são bem destacados, acompanhando o desenho do carro e sempre invadindo a lateral.

Algo muito importante em seu segmento é o visual, e parece que o modelo da marca chinesa não fica devendo nesse quesito. As rodas são de liga leve e com pinças de freio vermelhas, outro ponto chamativo.

O interior é relativamente simples, mas dentro do esperado para essa faixa de preço, quando olhamos os concorrentes. O desenho é harmonioso, e parece que a qualidade dos materiais tem melhorado a cada modelo que a JAC coloca no mercado brasileiro.

Assim como no exterior, a marca se preocupou em chamar a atenção para alguns detalhes, como a costura vermelha no volante e no câmbio, além dos puxadores pintados de cinza nas portas, o que dá um bom contraste.

A lista de equipamentos é farta, e conta com itens que não são vistos em outros modelos dessa faixa de preço. O espaço interno também agrada, tanto para os ocupantes como para as bagagens no porta-malas, que conta com ótimos 450 litros.

Leia também sobre o JAC T50.

JAC T40 2021 – novidades

JAC T40 2021: versões, preços, motor, consumo, novidades, fotos

O JAC T40 2021 chegou renovado para o próximo ano, assim como os modelos maiores na linha de SUVs da marca chinesa.

A primeira grande mudança, para destacar as novidades no visual e na lista de equipamentos, foi a mudança de nome. Agora o modelo é chamado de T40 Plus, assim como os outros mais caros.

Visualmente, o JAC T40 Plus 2021 recebeu nova grade com mais elementos pretos e menos cromados, novo para-choque, faróis com luzes diurnas em LED e faróis de neblinas renovados. As lanternas tem um novo desenho interno e o para-choque traseiro foi remodelado, assim como as rodas de liga-leve.

O interior passa a contar com ainda mais equipamentos. O destaque fica por conta do teto solar panorâmico, da câmera em 360 graus e da central multimídia de 10 polegadas, que é compatível com Android Auto e Apple Carplay.

Na parte mecânica, o JAC T40 Plus 2021 vem com motor 1.5 de 127 cv e 15,7 kgfm de torque ligado ao câmbio manual de cinco marchas, ou ainda com motor 1.6 de 138 cv e 17,1 kgfm com câmbio CVT.

Confira abaixo as mudanças anteriores:

O JAC T40 é um modelo que não foi lançado há tanto tempo por aqui, mas ele já apresentou novidades interessantes desde que chegou às concessionárias.

A principal delas é a JAC Connected Front Camera (foto acima), um item que poucos carros oferecem (nesse segmento ou até nos superiores). Essa câmera trabalha em conjunto com o aplicativo JAC View, disponível para Android e iOS, e permite a gravação de fotos, vídeos ou apenas áudio, registrando todo o percurso percorrido com o carro.

Os vídeos são em HD, e tudo fica salvo em cartões SD inseridos na lateral do dispositivo. Outro ponto interessante é que ela possui acelerômetro, o que permite registrar os últimos momentos antes de um acidente, sendo bem útil para comprovar o que realmente ocorreu.

Outra novidade apresentada pela JAC foi a adição da versão CVT à linha do T40, lançada em meados de 2018. Diferente da versão manual, que conta com motor 1.5, essa opção chegou com o novo propulsor 1.6 de 138 cv e 17,1 kgfm de torque.

O câmbio CVT tem os modos Sport e Inverno, além da opção de trocas manuais (ele simula seis marchas). O conjunto ainda traz o sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo pára.

Além disso, o JAC T40 deve ganhar uma leve reestilização em 2020, como mostram unidades flagradas que já rodam pelas estradas brasileiras. O modelo é baseado na novidade apresentada para o mercado chinês, e inclui faróis com LED diurnos, novo para-choque, novas rodas e grade redesenhada.

A traseira recebeu novo para-choque e novas lanternas, enquanto o interior pode receber uma nova central multimídia (ainda não confirmada para o mercado brasileiro). O conjunto mecânico continua o mesmo, com motor 1.6 e câmbio CVT.

JAC T40 2021 – versões

  • JAC T40 Pack 2 1.5 MT 2021
  • JAC T40 Pack 3 1.5 MT 2021
  • JAC T40 Pack 2 1.6 CVT 2021
  • JAC T40 Pack 3 1.6 CVT 2021

Cores disponíveis: Laranja Terracota, Branco Nevada, Prata Imperial, Vermelho Rubi, Marrom Dolomita e Preto Quasar.

JAC T40 2021 – equipamentos

JAC T40 2021: versões, preços, motor, consumo, novidades, fotos

JAC T40 Pack 2 1.5 MT 2021 – motor 1.5 VVT 16V JetFlex, de 125/127 cv e 15,4/15,7 kgfm de torque, transmissão manual de cinco velocidades.

ITENS DE SÉRIE: Airbag duplo frontal, barras de proteção lateral nas portas, cintos de segurança com três pontos, cintos dianteiros equipados com pré-tensionador, aviso de cinto não acoplado (piloto e copiloto), chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas, travas elétricas, imobilizador, alarme antifurto, travamento automático das portas à 15 km/h, freios ABS com EBD, BOS – Brake Overide System, ESP – Eletronic Stability Program, TCS – Traction Control System, HSA – Hill System Assist, BA – Brake Assist/ BAS – Brake Assist System, TPMS – Tire Pressure Monitoring System, sensor de estacionamento, lâmpadas halógenas, alça de segurança dianteiras e traseiras (exceto motorista), abertura interna da tampa do tanque de combustível, parassol com espelho, parassol com espelho iluminado, brake light, espelho retrovisores elétricos, desembaçador traseiro, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis de neblina (dianteira), lanternas de neblina (traseira), luzes de leitura dianteiras, limpador traseiro, sensor crepuscular, luzes de conversão estática, bancos em tecido, banco do motorista com ajuste de altura, encosto de cabeça para cinco ocupantes, Isofix, acendedor de cigarros/ tomada 12V, ajuste de iluminação de painel, porta copos, iluminação no painel de instrumentos, teto solar, Android Auto e Apple Carplay, ar-condicionado, vidros elétricos, computador de bordo, 4 alto falantes e 2 tweeters e painel soft touch com acabamento em couro.

JAC T40 Pack 3 1.5 MT 2021  – motor 1.5 VVT 16V JetFlex, de 125/127 cv e 15,4/15,7 kgfm de torque, transmissão manual de cinco velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + luzes diurnas de LED, retrovisor interno antiofuscante, função GSI (Indicador de troca de marchas), piloto automático, função “Follow me Home”, chave canivete, faróis com acendimento automático, bancos em couro ecológico, rack de teto, kit multimídia com tela de 10″, câmera panorâmica de 360 graus, entrada USB, entrada AUX, Bluetooth e volante revestido em couro.

JAC T40 Pack 2 1.6 CVT 2021 – motor 1.6 DVVT 16V, de 138 cv e 17,1 kgfm de torque, transmissão CVT de seis velocidades.

ITENS DE SÉRIE: airbag duplo frontal, barras de proteção lateral nas portas, cintos de segurança com três pontos, cintos dianteiros equipados com pré-tensionador, aviso de cinto não acoplado (piloto e copiloto), chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas, travas elétricas, imobilizador, alarme antifurto, travamento automático das portas à 15 km/h, freios ABS com EBD, BOS – Brake Overide System, ESP – Eletronic Stability Program, TCS – Traction Control System, HSA – Hill System Assist, BA – Brake Assist/BAS – Brake Assist System, TPMS – Tire Pressure Monitoring System (com display), sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro), sensor do capô aberto, retrovisor interno anti-ofuscante, lâmpadas halógenas, alça de segurança dianteiras e traseiras (exceto motorista), abertura interna da tampa do tanque de combustível, parassol com espelho, brake light, espelhos retrovisores elétricos, desembaçador traseiro, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis de neblina (dianteira), lanternas de neblina (traseira), luzes de leitura dianteiras, limpador traseiro, sensor crepuscular, luzes de conversão estática, sistema Start/Stop, bancos em tecido, banco do motorista com ajuste de altura, encosto de cabeça para cinco ocupantes, Isofix, acendedor de cigarros/ tomada 12V, ajuste de iluminação de painel, porta copos, iluminação no painel de instrumentos, saída USB na segunda fileira, porta óculos, teto solar, Android Auto e Apple Carplay, ar-condicionado digital, vidros elétricos, computador de bordo, 4 alto falantes e 2 tweeters, apoio de braço central e painel soft touch com acabamento em couro.

JAC T40 Pack 3 1.6 CVT 2021 – motor 1.6 DVVT 16V, de 138 cv e 17,1 kgfm de torque, transmissão CVT de seis velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + luzes diurnas de LED, função GSI (Indicador de troca de marchas), piloto automático, função “Follow me Home”, chave canivete, faróis com acendimento automático, bancos em couro ecológico, rack de teto, cinzeiro VIP, kit multimídia com tela de 10″, câmera panorâmica de 360 graus, entrada USB e Bluetooth.

JAC T40 2021 – preços

  • JAC T40 Pack 2 1.5 MT 2021 – R$ 79.990
  • JAC T40 Pack 3 1.5 MT 2021 – R$ 82.990
  • JAC T40 Pack 2 1.6 CVT 2021 – R$ 88.990
  • JAC T40 Pack 3 1.6 CVT 2021 – R$ 91.990

*Preços com base no configurador online da JAC Motors em dezembro de 2020.

JAC T40 2021 – motor

JAC T40 2021: versões, preços, motor, consumo, novidades, fotos

Como dito acima, inicialmente o JAC T40 chegou apenas com o motor 1.5 VVT 16V JetFlex, que é dianteiro, longitudinal e com 4 cilindros, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades e com tração dianteira.

Esse propulsor entrega 125 cv (a 6.000 rpm) com gasolina e 127 cv (também a 6.000 rpm) com etanol, enquanto o torque é de 15,4 kgfm (152 nm) quando abastecido com gasolina (4.000 rpm) e 15,7 kgfm (154 nm) com etanol (4.000 rpm).

Já no mês passado, a linha do T40 ganhou o novo motor 1.6 DVVT 16V, que só roda com gasolina, e é associado a uma transmissão CVT, que simula seis marchas. Com esse conjunto, o modelo chinês entrega 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm (ou 168 nm) a 4.000 rpm.

A utilização desse motor, como já testado pelo Notícias Automotivas, mostra que ele tem a força necessária (e que faltava ao motor 1.5) para conduzir bem o T40.

O uso dele na estrada faz com que as rotações fiquem abaixo dos 3.000 giros, enquanto na cidade dá pra manter abaixo das 2.000 rotações por minuto. Isso certamente gera um conforto maior e um nível de ruído aceitável, o que é exatamente a proposta de modelos com esse tipo de câmbio.

No modo Sport, a rotação sobe cerca de 500 rpm em média, e o ruído também aumenta consideravelmente.

JAC T40 2021 – desempenho

Segundo os dados oficiais divulgados pela JAC, o T40 com câmbio manual de cinco velocidades vai de 0-100 km/h em 9,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 191 km/h. Já com a transmissão CVT, o tempo para atingir os 100 km/h é de 11,1 segundos, e a velocidade máxima é de 190 km/h.

Em outros testes, porém, os números de aceleração ficaram um pouco acima desses oficiais.

JAC T40 2021 – consumo

Os dados de consumo do JAC T40 mostram que esse é um ponto forte do modelo chinês. A versão manual conseguiu médias de 8,1 km/l (cidade) e 8,7 km/l (estrada) com etanol e 11,9 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina.

Já a versão com câmbio CVT marcou 11,6 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, também com gasolina.

JAC T40 2021 – manutenção e revisão

Um dos grandes destaques dos carros da JAC, desde sua chegada ao Brasil, é a garantia de 6 anos sem limite de quilometragem. Ela vale para falhas de material, montagem ou de fabricação, desde que o proprietário sempre faça as revisões programadas.

O programa de revisões do JAC T40, assim como de outros modelos da marca, é feito a cada 10.000 km. Elas tem preço fixo (que podem ser divididos em 4 vezes) e a primeira é grátis, mas uma informação é importante: a primeira revisão é feita logo aos 3.000 km.

Levando em conta os valores citados ali, o JAC T40 tem um custo de revisões até os 60.000 km de R$ 4.948.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços T40 (manual ou CVT)

10.000 km

R$ 568

20.000 km

R$ 700

30.000 km

R$ 700

40.000 km

R$ 1.360

50.000 km

R$ 568

60.000 km

R$ 1.052

Além disso, a marca também destaca sua assistência 24 horas, que é válida para todo o Brasil, e contempla benefícios como conserto no local, reboque e transporte, táxi, retorno ao domicílio, serviço de passagem para retirada do veículo, hospedagem, carro reserva, pane seca e troca de pneus. Essa assistência atualmente é válida por 1 ano (antes eram 2 anos).

JAC T40 2021 – ficha técnica (motor 1.5)

Motor

1.5

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.499

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima (cv/rpm)

125/6000 Gasolina 127/6000 Etanol

Torque Máximo (kgfm/rpm)

15,4/4000 Gasolina 15,7/4000 Etanol

Transmissão

Tipo

Manual, de cinco velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Caixa de pinhão e cremalheira, assistência elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente tipo McPherson

Traseira

Semi independente com eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16

Pneus

205/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4135

Largura sem retrovisores (mm)

1750

Altura (mm)

1568

Distância entre os eixos (mm)

2490

Capacidades

Porta-malas (litros)

450

Tanque (litros)

42

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1155

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

JAC T40 2021 – ficha técnica (motor 1.6)

Motor

1.6

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1590

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima (cv/rpm)

138/6000

Torque Máximo (kgfm/rpm)

17,1/4000

Transmissão

Tipo

CVT de seis velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente tipo McPherson

Traseira

Semi independente com eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16

Pneus

205/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4135

Largura (mm)

1750

Altura (mm)

1568

Distância entre os eixos (mm)

2490

Capacidades

Porta-malas (litros)

450

Tanque (litros)

42

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1155

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

JAC T40 – história

Dos representantes da JAC entre os SUVs, o T40 é o que tem conseguido os melhores resultados por enquanto. E sempre com a velha receita das marcas chinesas: oferecer modelos com bom custo-benefício e uma vasta lista de itens de série, vista somente em modelos mais caros.

Mas isso é algo que a marca só passou a fazer nos últimos anos. Fundada em 1964, ainda com o nome Hefei Jianghuai, a marca sempre foi mais conhecida lá fora como uma montadora de caminhões, e não de veículos de passeio.

Foi apenas no começo dos anos 2000 que surgiu seu interesse de brigar em outros segmentos, como o dos SUVs e sedãs, com isso acontecendo de fato em 2007.

A determinação da JAC de seguir sozinha para outros segmentos foi vista em 2009, quando uma junção com a Chery (uma marca mais forte entre os veículos de passeio) era vista como muito provável por especialistas do mercado automotivo chinês.

As duas estavam localizadas, inclusive, na mesma província. Mas a JAC rejeitou a ideia e afastou os boatos, investindo forte na produção de seus próprios modelos.

E isso deu resultado: logo no ano seguinte, em 2010, a marca chegou a 458.500 unidades vendidas na China, alcançando 2,5% de participação no mercado local e uma ótima 8ª posição entre as marcas mais vendidas.

A chegada da JAC em outros países também serviu para reforçar sua imagem diante do público. No Brasil isso foi esperado durante todo o ano de 2010, mas acabou ocorrendo apenas no ano seguinte.

Quem a trouxe para cá foi o Grupo SHC (que na época tinha 55 concessionárias das marcas Citroën, Volkswagen, Ford e Jaguar), do empresário e ex-presidente da Citroën do Brasil, Sérgio Habib.

De início, as mais de 40 lojas da JAC ofereciam os modelos J3 (hatch compacto) e J3 Turin (sedã compacto), que ganharam em seguida a companhia do J5 (sedã médio) e da J6 (minivan).

Para diminuir a desconfiança do público em relação à qualidade e pós-venda, a chinesa sempre destaca a garantia de 6 anos (sem limite de km) e a assistência 24 horas por dois anos, em parceria com a Porto Seguro.

No final de seu primeiro ano, a JAC havia vendido 23.747 unidades, o que representou 0,82% do mercado (abaixo do esperado) e a 14ª posição entre todas as marcas.

Mas esse acabou sendo seu melhor desempenho no Brasil, pois nos anos seguintes as vendas foram caindo vertiginosamente, chegando a apenas 3.780 no final de 2017 (sendo a 20ª marca mais vendida). Nos anos seguintes, ela não figurou nem entre as 20 mais vendidas.

JAC T40 2021 – fotos

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.