Chevrolet Hatches Manutenção

Chevrolet Corsa 2008 e 2009 com (vários) problemas no hodômetro

Chevrolet Corsa 2008 e 2009 com (vários) problemas no hodômetro

O Chevrolet Corsa 2008 e também o Chevrolet Corsa 2009 tem problema no hodômetro, onde o mesmo apaga de repente, segundo relato de proprietários do modelo vem informando em sites e fóruns pela internet.


O nosso leitor Rafael Marinheiro, que trabalha com vistorias automotivas, recentemente surpreendeu-se com nada menos que três exemplares do Chevrolet Corsa modelos 2008 e 2009 com hodômetro completamente apagado, em um curto período de tempo.

Ele pesquisou sobre os hodômetros do Chevrolet Corsa na internet e descobriu relatos de donos de Corsa dizendo a mesma coisa, que o hodômetro simplesmente parou de funcionar sem dar nenhum sinal antes.

Os relatos estão sendo feitos no fórum do Corsa Clube e lá também tem membro com Corsa 2009/2010 apresentando o mesmo problema.


O que estaria ocorrendo com essas unidades do Chevrolet Corsa neste caso?

Alguns falam em defeito no cabo ou em um problema elétrico. Por isso, fica aí o espaço aberto para a GM poder esclarecer os fatos ocorridos e fazer uma pesquisa para ver o que está mesmo acontecendo.

Ou então, o que é mais provável, os proprietários comunicarem o que de fato ocorreu e se houve resolução do problema por parte da montadora. Quem sabe não é o caso de ser feito um recall nos Corsa com problema no hodômetro, para eles terem essa peça trocada.

E você, tem um Corsa 2008 ou 2009 e já presenciou esse problema no seu carro? Fez alguma coisa para conseguir solucionar o problema? O que? Conte para nós nos comentários!

Agradecemos ao nosso leitor Rafael pela colaboração e pelas informações.

Corsa 2008 – Ficha técnica

Cilindrada 1389 cm³
Combustível Flexível
Potencia 105 cv
Torque 13,4 kgf.m
0 a 100 km/h 12,2 s
Consumo urbano 8,7 km / l
Consumo rodoviário 12 km / l
Dimensões
Peso 1043 kg
Porta malas 260 litros
Tanque 44 litros
Comprimento 3830 mm
Largura 1640 mm
Altura 1430 mm
Entreeixos 2940 mm

[Foto e informações: Fórum do Corsa Clube]

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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • cassete!!!!

    • Helton

      O meu Corsa sedan 2009 também esta com o odometro apagado, o que esta acontecendo com a GM? Nunca mais!

  • Dava pra fazer uma matéria sobre vistorias automotivas e como tirar vantagem disso na compra de um usado?

  • fumaça

    O problema vale para a FIAT tambem! A bomba não faz a leitura correta, apenas com tanque até a boca. Chega a baixo de meio tanque ja não da para confiar.
    Exemplo, se voce andar mal 1km que seje, desligar o carro e ligar novamente a redução é assustadora!

    • plyndagos

      Não é coisa de Fiat isso não, hein… Isso é da bomba mesmo… Meu Celta é a mesma coisa, quase sempre que eu ligo o carro, o ponteiro mede menos que o real… E olha que meu tanque dificilmente baixa da metade…

  • Luiz fernando Zanin

    pode cre, meu pai tem um corsa 2009, e ta assim , apagado! phoda

  • Além de horrendos são mal-feitos, tudo que a GM precisa aqui é de um recall do tamanho do da Toyota, assim quem sabe ela não some de vez… esperança é a última que morre né?!

  • Caio

    Mais um recall a caminho.

    • Mauricio

      nao vai ser recall q infelizmente no brasil recall so acontece em caso de perigo ao passageiro……

      GM nunca mais !!!!!

    • Acho que nem isso.

  • Murilo

    pessoal, sem procurar problema onde nao existe… simplesmente um ou dois leds queimaram! ocorreu no meu 2009… troca mto rapida… mto tranquilo… carro mto bom, tao falando besteira…

  • josymarildo

    Não é defeito não! É um extra que a GM coloca nos seus carros!

    Assim quando quebrar, não vai poder saber quantos quilómetros o carro tinha… :d

  • Nelsão

    Aconteceu na minha montana 2008. Resolvi com uma porrada no painel nas duas vezes que aconteceu.

    Mais tarde na revisão relatei o ocorrido, o responsável disse que limpou os contatos e nunca mais isso aconteceu.

  • Diego

    Aconteceu isso na minha montana (09)…levei na concessionaria e o mecanico me disse q eh comum o problema…mas a solução eh simples…o fio que da contato na lampada que ilumina o hodometro eh mal posicionado e fica com mal contato facilmente…eh so ligar direitinho que nunca mais da problema…pelo menos no meu carro foi assim…abraço a todos.

  • É a GM imitando as fabricantes de som e colocando painel com função "blackout".

  • Victor Hugo

    Alguem me responde aquele painel eh o do corsa de que ano?

  • Só não cai a carroceria do chassi porque não tem chassi.

  • Diogo

    É simples. É uma lâmpada queimada. Aconteceu o mesmo na Montana 2008 aqui de casa. Precisa abrir o painel e trocar a lâmpada que fica atrás do visor do hodômetro. Leva uns 15 minutos pra fazer o serviço em uma auto-elétrica.

  • Não quebra, é só o backlight, facil de arrumar. Se apontar uma lanterna para o display, os números ficam visíveis. Já vi um corsa com esse problema, e que depois foi arrumado sem a perda da km.

  • Com certeza esse aí a GM vai colocar debaixo do tapete, assim como os problemas com os VHC batedores de pino e as embreagens de Zafira, Vectra e Astra que se acabam com 10 mil km e a lindíssima GM nada de anunciar recall nem nada do tipo. Detalhe, no caso dos VHC bategores de pino, quando os carros saiam da garantia a GM só fazia o serviço se o otá… cliente pagasse!

  • A propósito, ese aí ñ é o mesmo painel da Meriva ñ, né?

    • Daniel

      não, o painel do corsa é diferente do da Meriva. Mas a Meriva tbm apresenta o mesmo defeito… é um LED que queima e deve ser substituido…

  • adriano

    por isso q detesto essas porcarias nacionais feitos com lixo e td de mais pobreza….prefiro comprar um carro importado usado q um corsa-tralha 0km……….falou e disse quem sabe do assunto: ja tive 3 carros importados e soh alegria…Os padroes internacionais sao superiores a industria sucateira nacional.

    • Daniel

      Aham… carro importado não queima lampada nenhuma…
      Agora, vc comprou carro importado, eu já morei na europa e te digo que lá carro novo tem os mesmos problemas que por aqui… (veja recalls da toyota, honda, gm, fiat, vw e todas as outras)… não adianta, maquinas podem apresentar falhas, aqui e em qualquer lugar do mundo. Meu cunhado tem uma BMW 750 que já queimou lampada do farol na estrada no meio da noite e acendeu lampada do ABS numa viagem (e teve que trocar uns sensores caros pra danar – e isso lá na europa!)… como a garantia tinha acabado, teve que arcar com o preju… e ai? BMW é uma #^$&*#$?

  • Gustavo

    Aconteceu esse problema com o carro daqui de casa, um Corsa Sedan 08/09. Não me lebro direito a quilometragem, mas foi com menos de 20.000 km. Levamos à concessionária, o técnico abriu o painel e disse que uma pequena lâmpada, que acende o hodômetro, estava queimada, e foi substituída, e tá normal até hoje.

  • anderson

    Tenho um Corsa 2008/2009,,,, vários problemas na injeção (ainda no período de garantia); mais recentemente tive que trocar a válvula de entrada de ar (fora da garantia) R$170 com a mão de obra. Ele ficava dando trancos em baixa rotação.

    • Daniel

      Na verdade é o problema do mecanismo que aciona a borboleta… essa peça deve ser trocada em garantia mesmo depois que acabe o periodo da garantia. Já fiz essa troca "de gratis" numa meriva com mais de 2 anos de uso. Mas, claro, vc tem que chegar bem informado, pq a concessionária (e não a GM) vai querer te empurrar a peça e a MO… em serviço de garantia eles não tem o lucro da peça e a GM paga MO mais barata…
      Na epoca, liguei na concessionaria que comprei o carro (2 anos antes) e disse que queria agendar a troca em garantia e até passei o numero do comunicado interno da GM… dai o cara veio com papo que tinha que verificar o carro, analisar isso e aquilo… mandei o cara passear e liguei em outra concessionária, que me atendeu super bem, agendei, levei o carro, troquei a peça, me explicaram a diferença da peça antiga e da nova, o procedimento, etc… sai de lá com o carro redondinho e sem deixar nenhum centavo pra tras…

  • meu pai tem um corsa 2008 e deu esse mesmo problema, ele só levou numa auto elétrica e eles trocaram a cebolinha do hodômetro.

  • Daniel

    O pessoal gosta de tempestade em copo dagua, hein?!
    Recall? vcs acham que isso afeta a segurança?
    É só uma lampada queimada (na verdade um LED) que com 10 reais se resolve.
    Minha Meriva apresentou esse problema, como na concessionária valorizam pra caramba o serviço (iam cobrar 1 hora de mão de obra + a lampada)… como eu estava de ferias resolvi abraçar a causa, peguei um manual de manutenção da meriva (tem no merivaclube) e desmontei o painel (o chato é que tem uma sequencia que deve ser seguida certinha, mas como estava com o manual de manutenção, foi só seguir a receita de bolo)… comprei a lampada (é agora é lampada, não mais LED) e troquei… entre desmontar e montar gastei uns 40minutos, pra quem não tinha pressa e estava fazendo pela primeira vez, achei que foi sussegado!
    Ah, minha meriva já estava com qse 30mil km e com mais de 2 anos de uso… até 3 meses da compra, qualquer lampada queimada deve ser trocada em garantia, depois disso não há obrigação do fabricante…

    • o problema eh q esse nao é o unico caso de defeito!

      A GM nao quer assumir recall algum! Borboletas, carros nao ligando mais, porta malas sem fechar, paineis descolando,
      caixas de embreagem com problemas e por ai vai! Ela nm quer assumir, pois ainda nao foi pressionada pelo governo pra fazer isso!!!! (caso da fiat com o stilo!)

      • Daniel

        A fabrica só é obrigada a fazer um recall quando o problema trazer riscos a segurança… no caso de lampada apagando ou problemas de acabamento, não há obrigação legal… existe o famoso recall branco que é feito algumas vezes…
        no caso da borboleta, consegui a troca em garantia num carro que estava fora da garantia, basta vc reclamar por seus direitos…
        Na concessionaria, sempre vao querer te empurrar venda da peça + MO, pq se for na garantia eles não tem lucro na peça e a fabrica paga menos de MO… em caso de duvida, ligue para o atendimento da fabrica que eles vao resolver o problema (ou simplesmente diga para o "consultor" da concessionaria que vc vai fazer isso, e o cara já amolece).
        Problema de nao ligar mais tem a ver com oleo 20W50 em vez do 5W30… o 20W50 é compativel, no calor, se fizer frio fica uma droga pra ligar… colocando o 5W30 resolve o problema (já vi varios casos desses nos motores 1.4). Ambos os oleos constam no manual, o que falta é uma explicação de quando (na verdade onde) usar cada um… pro nordeste, 20W50 nao vai dar problema, pro sul, é certo que vai dar problema (na verdade é só dificuldade de partida, nao vai danificar nada que precise ser trocado – alem do oleo)!

  • impressionante como as coisas queimam nos carros da GM. Meu pai tava comentando com mais dois amigos um dia desses (os 3 tem a mer## da S10) e eles perceberam que, antes dos 10000km o carro sempre queima algum farol/lanterna ou alguma luzinha dessas de leitura.. acho que eles devem usar uns componentes de menor qualidade que acabam ficando mais sujeitos a falhas.

  • rodsini

    tenho um astra 08/09 que ja deu esse problema a uns 3 meses atras, dizem no astra clube que é bem normal queimar essa lâmpada

  • Gustavo Vieira

    O meu astra apresentou o mesmo defeito, e foi corrigido trocando-se uma pequena lâmpada que fica atrás do painel, apesar de ter custado barato é um fato inaceitável.

  • thiago

    gm nao esta assumindo nada …por isso fico na vw!

  • daniel

    tenho um prisma 2009/2010 com 11000 km. dia 4 apagou a luz do painel. Alguns kilometros depois reacendeu. Já posso pensar que também irá apresentar o defeito nvamente.

  • FNP

    Caramba…
    não tem o que falar mal do corsa mesmo hein…
    uma matéria dessas por causa de uma lâmpada queimada…
    daqui a pouco vão dizer que o corsa não presta porque está queimando as lampadas das lanternas…
    e os entendidos de carros ainda falam mal…

  • Okubo

    Duas semanas atrás troquei do Celta da minha mãe (1 ano de uso) e hoje estou trocando do meu Classic (2 anos de uso)…Crônico e cômico…Apagão nos Hodômetros.

  • Sidney

    Pois é gente, tenho um Celta 2009 e realmente também constatei o mesmo problema da famosa luz. Como sou curioso eu mesmo vou desmontar e trocar, mas acho que a GM realmente deveria fazer essa correção, ainda mais que meu Celta não tem nem 13.000km rodado.

  • Sidney

    Pois é gente, tenho um Celta 2009 e realmente também constatei o mesmo problema da famosa luz. Como sou curioso eu mesmo vou desmontar e trocar, mas acho que a GM realmente deveria fazer essa correção, ainda mais que meu Celta não tem nem 13.000km rodado.

  • Marco Mirandela

    Acho que aumentarei a estatística, pois meu corsa classic 2008 também apresentou o mesmo problema e não adianta mais eu socar o painel, acho que tenho que trocar o led ou lâmpada.

  • Edwylson Dias

    Tenho um corsa joy 08/09 e tb apagou o odômetro mas isso não é motivo para trocar de carro rsrs calma gente é só uma lâmpada, e só para consolar vcs meu irmão comprou um polo sedam completo com abs e air bag e com 1000 km a suspensão dianteira teve que mexer nos batentes. Minha cunhada comprou um palio zero tb e com 2500 km teve que trocar embreagem e rolamento da roda diant direita e por isso não trocaram de carro rsrsrs , não esqueçam que avião tb dá problema galera. calma.

  • Mônica Marques

    Aí, pessoal. Mais um na estatística do hodômetro que parou de acender. Meu carro é um corsa joy 2007/2008 e já teve que trocar o módulo elétrico completo, por defeito de fabricação, com ônus para a GM, depois de várias tentativas de conserto. Agora, espero que seja só a lâmpada mesmo.

  • osvaldo

    vale pela dica, estou muito assustado pois meu classic esta com falencia multipla de orgãos………….

  • leonardo souza costa

    que significa uma chave acesa no painel do corsa hatch 1,4 premium 2009, ela antes apagava antes de ligar o carro, agora so apaga quando liga o carro?

    • leonardo souza costa

      obrigado fico no aguardo

  • daniel

    tenho um prisma joy 2009 e tambem aconteceu o mesmo

  • Alan

    O meu corsa classic 2008 começou a apresenter os mesmos sintomas começou a parar de funcionar o velocimentro, conta-giro,temeratura da agua, conbustivel travado. parava e depois de algum tempo voltava o normal mais agora parou de vez e já faz três dias que o painel travou tudo e não voltou, se alguem conseguil resolver este problema me ajuda ai!
    Vlew fico no aguardo de uma ajuda.

  • felipe

    meu pai tem um astra 2001 tambem ta o mesmo defeito quando pisa na embreage ele apaga tudo não sei o q fazer espero ajuda de alguem que saiba obrigado.

  • rmanuncios

    meu 2010 tb esta com este defeito, cuidados com os carros mau feitos da GM

  • samyr

    o meu corsa hatch 2012 ta com o problema no hodômetro, pois as vezes ele fica piscando tudo( rpm,tanque,km e temperatura! quando ele ta piscando não marca a km e a luz do freio de mao fic piscando junto com ele! o que devo fazer ??

  • Rogério

    Comprei um corsa hatch 2009 eram duas lampadas queimadas, referente a bomba fiat que marca abaixo, retirei a bomba e a bóia estava encharcada, ai apenas troqueia a bóia, mas foi duro achar somente a bóia…ah o fiat Palio é do meu pai….

  • welberth

    o meu tbm 08/09 ta com o mesmo problema

  • João José

    Eu tenho um corsa classic e agora apresentou um problema no painel o velocímetro parou de funcionar e também o controle de combustível que tipo de assistência tenho que procurar.

  • Adriano Longo

    O odômetro do meu corsa 2009 tb apagou.

  • Anderson San’to Dos San’tos Sa

    Tenho um Corsa Premium 2008/09 a lâmpada queimou também alguém sabe aonde consigo encontrar ou qual o modelo correto ?

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