Corsa: a história de todas as gerações ao redor do mundo

Opel Corsa Advantage 3 door B 1997

Chevrolet Corsa. Um carrinho que fez muito sucesso no Brasil, e também um dos modelos mais emblemáticos e carismáticos do Grupo GM.

Ele começou seus dias de glória na Europa, mais precisamente em 1983, quando fora lançado com o nome de Corsa – corrida em italiano. Mas lá ele era o Opel Corsa.

Fabricado em Zaragoza, Espanha, o Corsa vinha com um design que lembrava muito seu irmão mais velho, o Kadett, que havia sido lançado três anos antes.

Vamos conhecer a história do Corsa:

Se quiser saber mais sobre as versões do Corsa que tivemos no Brasil, veja nossas matérias sobre o Corsa Sedan, Corsa GSi, Corsa Wagon (perua), Corsa Classic, Corsa hatch, Corsa Wind e Pickup Corsa.

Corsa A

O primeiro Corsa, ainda sob a bandeira da Opel, debutou no mundo, numa época em que os combustíveis estavam muito caros – o que não foge muito a regra de hoje em dia – e com isso, as marcas precisavam investir em projetos com motores mais econômicos e mais compactos.

Outras marcas como a Volkswagen e Ford, com o Polo e Fiesta, já ditavam quais seriam as regras do jogo: motor transversal, tração dianteira, carroceria hatchback de três e cinco portas, e pouco mais de 3,5 metros de comprimento.

Opel Corsa GLS 5 door A 1985–87

Com uma ampla área envidraçada, traseira com desenho e corte mais reto e anguloso, o Corsa, mesmo sendo menor que o Kadett, proporcionava aos passageiros uma boa visibilidade interna e bom espaço interno.

Com versões de 2 e 4 portas, além da primeira variante sedan, o Corsa tinha concorrentes de peso, como o Fiat Uno, que curiosamente fora lançado no mesmo ano, Renault 5, e Peugeot 205 – a partir de 1984.

Opel Corsa GL Sedan A 1985–87

Sua versatilidade se dava também no quesito motorização, com opções 1.0, 1.2, 1.3 e 1.4 litros a gasolina e o 1.5 a diesel. Neste mesmo período, o mundo conhecia as primeiras variantes SR, com o motor 1.3 e bons 72 cavalos, o GTE de 1990, com um motor 1.6 de 100 cavalos que mais tarde ao adicionar a injeção eletrônica, seria chamado de GSI.

Ainda nos anos 90, o modelo começava a ser vendido na Inglaterra com o nome de Nova, sob a bandeira da Vauxhall, braço direito da GM.

Opel Corsa GSi A 1988–90

Corsa B – Opel e Chevrolet

Como o modelo anterior do Corsa ficou 10 anos no mercado, recebendo apenas pequenas reestilizações, a nova geração apresentada em 1993 tinha que ser estupenda.

Para isso, a Opel, contratou um estúdio japonês de design, o Studio 6, chefiado pelo japonês Hideo Kodama, que trouxe um design mais avançado, sem linhas retas, apenas formas fluidas e ovais.

Com isso, o modelo apresentava ao mundo suas novas variantes, a de 3 portas e a de 4 portas – detalhe que a traseira do modelo de quatro portas era ligeiramente diferente, com lanternas verticais e menores, e um amplo espaço para as bagagens, e nesta geração, não houve a versão sedan, que fora apenas apresentada em 1995 no Brasil, com design exclusivo feita pela equipe de Design da GMB.

Dentre as versões apresentadas naquele ano, destacava-se o novo Corsa GSI, agora com motor 1.6 litros, com 16 válvulas e bons 109 cavalos.

Opel Corsa Sport 3 door B 1993–97

Em 1994, ano do Tetra no futebol, e também da lastimável morte de Ayrton Senna, ganhávamos um consolo, o Chevrolet Corsa. Apresentado em Barcelona, na Espanha, o Corsa Brasileiro, inicialmente em sua versão básica Corsa Wind, agradava por seu visual em dia com o modelo Europeu, motores modernos, e fez com que a concorrência ficasse de cara no chão.

No salão do Automóvel de 94, a Chevrolet apresentava seu trunfo, o Corsa GSI, que usava a mesma configuração do modelo Europeu, o belo motor 1.6 16v importado da Hungria, com injeção multiponto sequencial, bomba de oxigênio e válvula de recirculação de gases de escapamento (EGR).

O que tornava o Corsa, um dos esportivos mais gostosos de se dirigir, segundo revistas especializadas da época, e é claro, seus donos atualmente.

Opel Corsa GSi B 1993–97

Nessa mesma geração o mundo conhecia um dos modelos mais atraentes da linha Corsa – o Tigra. Iniciando a vida como apenas um exercício de design, o Tigra foi apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt, e logo ganhou a simpatia do público.

E para fabricá-lo, a Opel, nem ao menos teve que ter muita dor de cabeça, já que era necessário apenas adaptar uma nova carroceria, que tinha um visual muito marcante e esportivo, a mecânica do Corsa GSI.

E assim, nascia um cupê esportivo de duas portas da linha Corsa. Em 1997, chegava o último membro da família Corsa, sua versão perua. Que tinha por objetivo, substituir a Kadett Ipanema e a lendária Chevette Marajó – essa já fora de linha há alguns anos.

A versão Corsa Wagon – sobrenome dado a perua do Corsa – acompanhava o restante da linha no quesito motorização, acabamento e itens de série. Um ano antes, a GM apresentava sua versão picape, que no Brasil viria a se chamar Montana.

opel tigra sports 2

Corsa C, no Brasil em 2002

Na sua terceira geração – segunda no Brasil – o Opel Corsa, trazia um novo e melhorado design, agora inspirado no irmão maior o Astra. Lanternas que agora eram mais verticais e que contornavam o vidro da tampa do porta-malas, um espaço interno ainda melhor, e novos motores, o Corsa chegava de fato nos anos 2000.

Para o Brasil, foram necessários 2 anos para que o Opel trocasse o “Raio” pela “Gravata”, uma vez que tiveram que fazer alguns retoques e ajustes para manter o Corsa competitivo no nosso mercado. Dentre essas alterações, estavam coisas como a retirada do repetidor de seta que ficava nas laterais do Corsa Europeu, redução da quantidade de Air-Bags – eram 6 no modelo original – ficando com apenas o duplo – como opcional – e a adaptação dos motores para a gasolina usada aqui.

No caso dos motores, o famoso 1.8, era uma adaptação do 1.6 da Família I da Opel. As versões equipadas com motor 1.0, adotaram a tecnologia de alta taxa de compressão, fazendo com que o motor rendesse 71 cavalos e fosse chamado de VHC.

Opel Corsa Sport C 00–03

Ainda em 2002, a GM, apresentava sua versão local do Corsa Sedan também, versão que não existia na Europa, por uma questão de sedans derivados de carros pequenos, não vendiam muito.

Mas em terras tupiniquins, era praticamente líder de vendas no seu segmento, por contar com um conjunto mecânico acertado, motores modernos e amplo espaço para bagagens e passageiros.

Desta vez, a linha corsa não ganharia uma versão station wagon, para a tristeza dos fãs de peruas, mas em 2003, a picape do Corsa ganhava um novo design, e agora um nome próprio: Montana.

autowp.ru chevrolet montana sport 3

Chevrolet Corsa 5 door 2002

De 2002 veio também o que se pode chamar de sucessor da Corsa Wagon, a Chevrolet Meriva, que tinha sido apresentada como conceito no Salão Internacional de Detroit, em 2001 com o nome de Sabiá.

No ano seguinte, a Meriva debutava no país com design sofisticado e elegante e dotado de um sistema de bancos inteligente, chamado de Flexspace, que permitia que o banco traseiro pudesse ser movido e até dobrado para aumentar o volume de carga.

Do mesmo ano, a GM inaugurava seus motores flexíveis. No ano seguinte, a nossa Meriva seria venda na Europa sob a bandeira da Opel e da Vauxhall, devido ao seu grande sucesso no nosso mercado, e é claro, uma pontinha de inveja por parte dos Europeus, por não ter pensando nisso primeiro.

autowp.ru chevrolet meriva premium 1

De 2005, temos a famigerada linha SS, que era composta pelo Corsa em sua versão hatch com motor Flexpower, acompanhado da irmã Meriva e do Astra hatch.

Que nada mais eram do que versões com cores limitadas, no início apenas vermelho, e um ano depois passando a acrescentar o preto e um tom de cinza.

Nenhum tipo de alteração nos motores era feito, uma vez que Corsa e Meriva dividiam o mesmo motor 1.8 Flexpower enquanto o Astra vinha com o já tradicional 2.0 litros.

Bem que o Corsa SS e a Meriva SS poderiam ter sido equipados com motor 2.0, seria sensacional sem dúvida.

Chevrolet Corsa SS 2006

Corsa D

Dividindo componentes e base do Fiat Grande Punto, o Corsa D, era apresentado ao mundo em 2006. Com novos motores, design atualizado, ainda com forte inspiração no Astra, o novo Corsa mostrava seu amadurecimento.

Com tantas novidades, o modelo até mudou de categoria, saindo de compacto para Compacto Premium, e brigando com os novos Ford Fiesta, Volkswagen Polo e outros concorrentes europeus fortes.

Desta vez, nós não ficaríamos em pé de igualdade com a Europa. Suas carrocerias de 2 e 4 portas ostentavam novos vincos e design diferente entre si. Do Corsa D, tivemos apenas a felicidade de utilizar a base, que mesmo que compartilhada com o Fiat Grande Punto, estava bem mais atualizada do que a plataforma aqui lançada em 2002.

Opel Corsa 5 door D 2006

Corsa E

Na sua quinta e mais recente aparição, o Opel Corsa apresenta um design com linhas mais invocadas, detalhes em led, novos motores e atualização de plataforma e conteúdo das versões.

Também sem qualquer chance de ser vendida no Brasil, atualmente o Corsa D conta com mais de 750 mil unidades vendidas.

Opel Corsa 5 door Worldwide E 2014

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klebersilva
Autor: Kleber Silva

Kleber, 28 anos, designer e apaixonado por carros desde pequeno. Formado em design gráfico pela UNIP, ouvinte assíduo de música pop e master chef nas horas vagas.