Home Etc Lavar o carro com sabão em pó ou querosene na verdade só...

lavando o carro Lavar o carro com sabão em pó ou querosene na verdade só prejudica a pintura




Comentando um pouco sobre mais um mito automotivo aqui no NA, depois do ovo no radiador, açucar no pneu e vinagre nos vidros. O assunto de hoje é sabão em pó ou querosene na hora de lavar o carro e dar aquele trato na pintura.

Muitos acreditam que seja bom usar um ou outro. Mas na verdade eles atacam a pintura do carro e fazem com que ela vá ficando sem brilho com o tempo. Só devemos usar alguma coisa que não sabão neutro em lugares que tem manchas feias.

Manchas de piche, óleo, etc. Se você encerou ou poliu seu carro anteriormente, e aí usa querosene na pintura, o mesmo retira a proteção da cera que tenha sido aplicada e ainda resseca as borrachas.

Devemos sempre lavar o carro com sabão ou detergente neutro, na sombra, assim a pintura vai ser bem tratada. E aí vai algumas dicas de lavagem publicadas no Celta Clube:

Atendendo a pedidos, vou explicar a maneira certa de se lavar um carro. Antes que pergunte qual minha qualificação pra isso, ja respondo que tenho uma oficina para parte estética do carro, como personalização e algumas modificações, martelinho de ouro e espelhamento.

1) Jogue bastante água, pra remover grãos de areia e sugeira mais grossa.

2) Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO. Nunca sabão em pó.

3) Com pano limpo e macio, ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem: teto, vidros e colunas de portas, capô e porta malas, laterais do vidro até local do friso, laterais parte de baixo dos frisos, parachoques e pneus / rodas.

4) Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar.

5) Vai ser preciso 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é akelas fraldas de tecido, grandes. São boas pq tem grande absorção.
* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão akela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano

6) Silicone, pneu pretinho ou o produto que costuma usar nas rodas.

Se for lavar na praia / cidade litorânea, nao da pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele “melado” tradicional da maresia, é muito facil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.

7) Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, firadeira, etc) muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos. Se for fazer na mão, o ideal é seguir as intruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plasticas para não ficar akela mancha esbranquiçada.

8) No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que ja conheça. De preferência, nao use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo, e retem mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.

9) Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retem muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.


  • The_mal_voltou

    o que eu vejo de carro sujo,que não vê água…

    mas dizem que poeira proteje a camada masi superficial da tinta.. é verdade?

    sei lá o chevette que a gente tinha aqui em casa não tinha tanta frescura.

  • Elio Jr.

    Passo silicone no interior, mas só se for o GranPrix. Não fica melado nem com cheiro forte e ajuda a manter o bom aspecto dos plásticos. Ah… não tenho nenhum vínculo com o fabricante do produto, sou só um usuário satisfeito.
    Pena que ele é consideravelmente mais caro.

  • Daniel

    [Comentario #148692 sera citado aqui]

    Tiraram o “seja educado nos seus comentários” da nisso.

  • HardHZ

    “Só devemos usar alguma coisa que não sabão neutro em lugares que tem manchas feias.

    Manchas de piche, óleo, etc. Se você encerou ou poliu seu carro anteriormente, e aí usa querosene na pintura, ”

    Critica construtiva:

    Tentem revisar melhor os textos, sei que vcs não são profissionais e talz, mas demorei algum tempo para entender oq o texto estava tentando dizer nessa parte.

  • Zeppa

    caramba! eu soh lavava com sabão em pó!agora soh vo usa detergente!

    eita pega!

  • Eduardo

    Não se usa silicone no interior do carro. Ele evapora e gruda na superfície dos vidros. Quando a temperatura cair, vai embaçar muito mais do que o normal, porque o silicone repele água (piora a molhabilidade da superfície, assim como gordura). O painel só se limpa com água mesmo.

  • alcantara

    [Comentario #148722 sera citado aqui]

    sabão em pó detona a pintura mesmo, eu que o diga…:rolleyes:

  • alcantara

    [Comentario #148724 sera citado aqui]

    Pô..mais aí fica feio o painel todo ressecado..

  • jjj

    [Comentario #148707 sera citado aqui]

    cara, eu tirei uma brincadeira apenas. não faltei com respeito de maneira alguma.

  • Renno

    Para tirar aquelas manchas de piche, eu uso spray WD40, e depois lavo a area com bastante agua e sabao proprio para carros, há mais de 10 anos e nunca tive problemas.

  • alcantara

    Eu queria ser o Galaxie da foto

  • Robson Rogerio

    Passar palheta de limpador na lataria do carro ? To fora.

    Tenho um pano proprio para isso, comprei na SBRIO, o danado absorve pra caramba, nao risca e nao solta fiapos, quem tem carro preto como eu sabe como da trabalho manter o bicho bonito.

  • Renno

    Acho que esse carro é um cadillac, parece o logo dela.
    Alguem aí mais entendido poderia esclarecer?

  • VaaaaLNeeeeY

    Bela foto! xD

  • Wotan

    [Comentario #148909 sera citado aqui]

    Poderia por gentileza dar mais detalhes desse pano, fiquei interessado. :drinkk:

  • Bruno

    O carro da foto é um Cadillac sim. E que Cadillac… merece ser lavado desse jeito mesmo!

    Mas pra mim, vale uma dica pra lavar o carro: NUNCA LEVE NAQUELES LAVAJATOS DE ROLO! Aquilo arrebenta com a pintura do carro, além de arrancar uns frisos de vez em quando. Na pressa, é preferível deixar o carro sujo mesmo…

  • duhs2dany

    E eu nao acho um pano ideal pra enxugar o carro! :T

  • Sangy

    No manual de instruções do meu Audi A4,diz q deve-se apenas utiliza na lavagem,produtos indicados pela montadora,no caso da audi,seria o Audi Absorver Metallic,q custa em torno de 47,00.Vlw,ótimo texto,parabéns :clapp:

  • Champignon

    O Pano ideal para secar o carro chama-se Toalha Magica Towel.
    Ela é de poliester, deve custar uns 20 reais, seca 5x mais que uma toalha normal e não deixa fios.
    É só digitar Toalha Magica no google que vc encontra.

    Um grande abraço

  • dayvson juvino

    so lavo querosene, boto uns 5ml num balde de 20l e dpois bato a mangueira e enxugo e nao sabia que era prujudicial,obg pela dica.

  • machado

    conversa pra boi dormir! lavo carro a 30 anos com querozene e fica show de bola, primeiro lavo com shampoo ou outro sabao neutro, e no final enchaguo com uma tampinha de querosene num balde de agua, ja era e nao tira a sera nao alias reforça o brilho, uso direto no carro q tenho a 12 anos e nunca vi desgaste!